Medicina e Salvação

CAPÍTULO 16

A Saúde do Obreiro

MS - Pag. 291  

Pertencemos a Deus

Nosso corpo pertence a Deus. Ele pagou o preço da redenção pelo corpo tanto quanto pela alma. "Acaso, não sabeis... que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo." I Cor. 6:19 e 20. "O corpo não é para a impureza, mas, para o Senhor, e o Senhor, para o corpo." I Cor. 6:13. O Criador vela sobre a maquinaria humana, mantendo-a em movimento. Não fosse o Seu constante cuidado, o pulso não bateria, a ação do coração cessaria, o cérebro não mais desempenharia a sua parte.

O cérebro é o órgão e instrumento da mente, e controla o corpo todo. Para as outras partes do organismo serem sadias, tem de o cérebro ser sadio. E para o cérebro ser sadio, o sangue tem de ser puro. Se, mediante corretos hábitos de comer e beber, o sangue for conservado puro, o cérebro será nutrido devidamente.

É a falta de ação harmoniosa no organismo humano que produz enfermidades. A imaginação pode controlar as outras partes do corpo, para dano seu. Todas as partes do organismo precisam trabalhar harmoniosamente. As diferentes partes do corpo, especialmente as partes distantes do coração, devem receber abundante circulação de sangue. Os membros desempenham uma parte importante, e devem receber a devida atenção.

Deus é o grande operador da maquinaria humana. No cuidado de nosso corpo precisamos cooperar com Ele. Amor a Deus é essencial para a vida e saúde. ... Para termos perfeita saúde nosso coração precisa estar cheio de amor, esperança e felicidade.

Desejo imprimir na mente de nossos médicos o fato de que eles não podem fazer com seus pensamentos e imaginação como lhes agrada, e ao mesmo tempo estar seguros em sua vocação. Satanás é o destruidor; Cristo é o restaurador. Desejo que nossos médicos compreendam plenamente este ponto. Eles podem salvar almas da morte pela correta aplicação do conhecimento que obtiveram, ou podem operar contra o grande Edificador-Mestre. Podem cooperar com Deus, ou podem agir contrariamente aos Seus planos, deixando de trabalhar com Ele harmoniosamente.


MS - Pag. 292  

Regularidade no Comer

Todos os médicos devem colocar-se sob o controle do Grande Médico. Sob Sua guia farão o que devem fazer. Mas o Senhor não operará um milagre para salvar a médicos que indiferentemente maltratam o Seu edifício. Até onde seja possível, devem os médicos observar regularidade em seus hábitos no comer. Devem fazer uma quantidade adequada de exercício. Devem estar determinados a cooperar com o grande Obreiro-Mestre. Deus opera, e o homem deve entrar na fileira e trabalhar com Ele, pois Ele é o Salvador do corpo.

Os médicos, mais do que todos, precisam compreender a relação que os seres humanos mantêm para com Deus, no que respeita à preservação da saúde e da vida. Necessitam estudar diligentemente a Palavra de Deus, não suceda transgredirem as leis da saúde. Não há necessidade de se tornarem fracos e desequilibrados. Sob a guia da autoridade celestial, podem ir a vante em linhas retas e inconfundíveis. Mas precisam dar a mais fervorosa atenção às leis de Deus. Devem sentir que são propriedade de Deus, que foram comprados por preço, e portanto devem glorificá-Lo em todas as coisas. Manuscrito 24, 1900.

Guardas Fiéis de Suas Próprias Faculdades

Os que colocam toda a sua alma no trabalho médico-missionário, que incansavelmente trabalham, em perigo, em privação muitas vezes, em cansaço e dor, estão em risco de esquecer que devem ser fiéis guardadores de suas próprias faculdades físicas e mentais. Não se devem permitir excessivo desgaste. Mas, cheios de zelo e fervor, eles muitas vezes agem desavisadamente, colocando-se sob demasiada tensão. A menos que tais obreiros façam mudança, o resultado será que sobre eles virá a doença, e entrarão em colapso.

Conquanto os obreiros de Deus devam ser cheios de nobre entusiasmo, e de determinação de seguir o exemplo do Obreiro divino, o grande Médico-Missionário, não devem tumultuar o seu dia de trabalho com coisas excessivas. Se o fizerem, terão logo de deixar o trabalho inteiramente esgotados, porque procuraram conduzir carga excessiva. Meu irmão, é correto de tua parte fazer o melhor uso das vantagens que te foram dadas por Deus,


MS - Pag. 293  

em ferventes esforços para alívio de sofredores e salvação de almas. Mas não sacrifiques tua saúde.

Temos uma vocação tão mais alta do que interesses comuns e egoístas, quão mais altos são os céus do que a Terra. Mas este pensamento não deve levar os dispostos e sacrificados servos de Deus a levar todos os fardos que possivelmente consigam levar, sem períodos de descanso.

Quão estupendo seria se entre todos os que se empenham em levar avante o maravilhoso plano de Deus para a salvação de almas, não houvesse indolentes! Quanto mais não seria realizado, se todos dissessem: "Deus me tem como responsável de estar inteiramente desperto; e que meus esforços falem em favor da verdade que professo crer Devo ser um obreiro ativo, e não um sonhador." É porque há tantos sonhadores que fiéis obreiros têm de levar carga dupla. Carta 291, 1904.

Esmagados Pela Tensão

Ouço a respeito de obreiros cuja saúde está entrando em colapso em virtude do peso das cargas que estão levando. Isto não deve acontecer. Deus nos faz lembrar que somos mortais. Não devemos incluir tarefas demasiadas em nosso trabalho. Não devemos conservar-nos sob tão grande tensão que nossas faculdades físicas e mentais sejam usadas até a exaustão.

Necessitam-se mais obreiros, para que alguns dos fardos possam ser removidos de alguns que estão agora tão sobrecarregados. O Senhor deseja que os que alcançaram experiência em Seu serviço sejam educadores. Devemos ser discípulos na escola de Cristo, para que possamos ensinar a outros e planejar sabiamente para o prosseguimento da obra de Deus. Manuscrito 71, 1903.

O Médico Deve Conservar as Forças

Alguns que escolheram ser médicos são com demasiada facilidade levados para além dos deveres que sobre eles repousam como médicos. Alguns, pelo errôneo uso, debilitam suas faculdades, de modo que não podem prestar a Deus serviço perfeito. Eles se colocam onde não podem agir com vigor, tato e habilidade, e não compreendem que ao desconsiderarem as leis do físico, tornam-se ineficientes, e assim roubam a Deus e O desonram.

Não devem os médicos permitir que sua atenção seja desviada do trabalho.


MS - Pag. 294  

Também não devem confinar-se tanto ao trabalho profissional que sua saúde seja prejudicada. No temor de Deus, devem ser sábios no uso da força que Deus lhes deu. Jamais devem desconsiderar os meios que Deus proveu para a conservação da saúde. É seu dever manter sob o controle da razão toda faculdade que Deus lhes concedeu.

O médico, dentre todos os homens, deve tanto quanto possível tomar horas regulares para descanso. Isto lhe dará poder de resistência para fazer face ao desgaste imposto pelo seu trabalho. Em sua ocupada vida o médico descobrirá que o estudo das Escrituras e a oração fervorosa darão vigor de mente e estabilidade de caráter. Manuscrito 53, 1907.

Perda Espiritual por Excesso de Fadiga

Há os que podem com sucesso fazer certa quantidade de trabalho, mas que se tornam abatidos, irascíveis, impacientes, quando se acumula sobre eles uma porção maior de trabalho do que suas forças físicas e mentais lhes permitem realizar. Eles perdem o amor de Deus no coração, e então perdem o ânimo e a fé, e a bênção de Deus não está com eles. Há médicos que perderam o seu poder espiritual porque fizeram duas vezes mais trabalho do que deviam ter feito. Quando os homens são tentados, ou solicitados, a fazer mais trabalho do que podem, digam com firmeza: Não posso concordar em fazer isto. Não posso com segurança fazer mais do que estou fazendo. Manuscrito 44, 1903.

É Dever do Pastor Resguardar sua Saúde

Deus não deseja apenas que Seus servos tenham fé no trabalho de Suas instituições. Deseja que vão além disto. Devem compreender que Deus deseja sejam exemplos vivos do que significa estar bem física e espiritualmente. Deseja que mostrem haver a verdade realizado grande obra por eles.

Os que se reúnem em nossas assembléias nem sempre estão em condições de julgar corretamente. Muitos sofrem de congestão cerebral. Os que se reúnem em tais ocasiões deviam primeiro fazer todo o possível para colocar-se em correta relação para com Deus e a saúde. Se a cabeça está congestionada, descubram onde está a causa. O cérebro é molestado porque há algum mal do estômago.


MS - Pag. 295  

Procurem descobrir o que há de errado em seu regime dietético. Nosso corpo é o templo do Espírito Santo, e se deixamos de fazer tudo que podemos para ter o corpo nas melhores condições de saúde, estamos roubando a Deus na honra que Lhe é devida pelos seres que Ele criou.

Se sois chamados a uma reunião conciliar, perguntai a vós mesmos se vossas faculdades perceptivas estão em condições adequadas para pesar as evidências. Se não estiverem em condições apropriadas, se vosso cérebro estiver confuso, não tendes o direito de tomar parte na reunião. Sois irascíveis? É vosso temperamento doce e fragrante, ou é tão agitado e desagradável que sereis levados a tomar decisões precipitadas? Tendes a sensação de que gostaríeis de lutar contra alguém? Então não vades à reunião, pois se fordes, por certo desonrareis a Deus. Pegai um machado e cortai lenha, ou empenhai-vos em algum exercício físico até que vosso espírito esteja brando e facilmente acessível a rogos. Justamente tão certo como vosso estômago está causando perturbações no cérebro, vossas palavras criarão perturbação na assembléia. Mais tormento é causado por distúrbios digestivos do que muitos reconhecem.

Devemos sempre comer o alimento mais simples. Não é raro comer-se duas vezes mais do que o organismo necessita. Então a natureza tem de trabalhar penosamente para dar conta do excesso. Tratai vosso estômago do modo correto, e ele fará o melhor que puder. ...

Admitam ou não, Deus impõe sobre todos os seres humanos o dever de cuidar do templo da alma. O corpo deve ser conservado limpo e puro. A alma deve ser santificada e enobrecida. Então, Deus diz: A ele virei, e com ele habitarei. Somos responsáveis por nossa própria salvação, e Deus nos pede contas da influência que exercemos sobre aqueles com quem nos relacionamos. Devemos assumir tal posição, física e espiritualmente, que recomendemos a religião de Cristo. Devemos dedicar nosso corpo a Deus.

Deus deseja que os Seus pastores permaneçam numa alta e santa posição. Os que abrem a Palavra de Deus para outros devem perguntar-se a si mesmos, antes de assumir o púlpito, se têm sido abnegados, se sua alimentação foi simples, de modo que o estômago possa digeri-la sem obscurecer o cérebro. Por favor, lede o primeiro capítulo de II Coríntios. Esse capítulo inteiro é uma lição para todos os crentes. Manuscrito 62, 1900.


MS - Pag. 296  

Fortalecendo as Faculdades Mentais e Morais

Sou instruída a dizer aos nossos obreiros e aos nossos presidentes de campo: Vossa utilidade como obreiros de Deus na tarefa de recuperar almas que estão a perecer, depende muito de vosso êxito em vencer o apetite. Vencei o desejo de satisfazer o apetite, e se conseguirdes isto, vossas paixões serão facilmente controladas. Então vossas faculdades mentais e morais serão mais fortes. "E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do Seu testemunho." Carta 158, 1909.

Nos Climas Quentes

Em climas quentes, calmosos, deve dar-se ao obreiro, seja qual for o setor de trabalho em que esteja, menos atividade do que se faria em clima mais brando. O Senhor Se lembra de que somos apenas pó. ...

Quanto menos açúcar se introduza no preparo do alimento, menos dificuldade se experimentará em relação à elevada temperatura climática. Carta 91, 1898.

Jardinagem e Saúde

Que homens e mulheres trabalhem no campo, pomar e jardim. Isto levará saúde e força aos nervos e aos músculos. Viver em ambiente fechado e convidar a má saúde é péssimo negócio. Se os que estão enfermos dessem aos nervos, músculos e tendões adequado exercício ao ar livre, sua saúde seria renovada.

A mais espantosa ignorância predomina quanto a pôr o cérebro, ossos e músculos em serviço ativo. Cada parte do organismo humano deve ser taxada por igual. Isto é necessário para o desenvolvimento harmônico e ação de cada parte.

Muitos não vêem a importância de ter terra para cultivar, e de produzir frutas e verduras, de modo que suas mesas possam ser supridas com essas coisas. Sou instruída a dizer a cada família e cada igreja: Deus vos abençoará quando operardes vossa salvação com temor e tremor, receando que, por desavisado trato do corpo, macularíeis o plano do Senhor para vós.

Muitos agem como se saúde e enfermidade fossem coisas inteiramente independentes de sua conduta, e inteiramente fora do seu controle. Não raciocinam da causa para o efeito, submetendo-se a debilidade e doença como uma necessidade.


MS - Pag. 297  

Violentos ataques de enfermidades crêem eles ser especial dispensação da Providência, ou o resultado de algum predominante, soberano poder; e recorrem a drogas como remédio para o mal. Mas as drogas tomadas para curar a doença enfraquecem o organismo.

Exercícios Regulares

Se os que estão enfermos, tanto homens como mulheres, exercitassem diariamente os músculos ao ar livre, usando cérebro, ossos e músculos proporcionalmente, fraqueza e abatimento desapareceriam. Saúde ocuparia o lugar de doença, e força o lugar de debilidade.

Façam os que estão enfermos tudo que estiver em seu poder, mediante hábitos corretos no comer, beber e vestir-se, e pela prática judiciosa de exercícios, para garantir a recuperação da saúde. Que os pacientes que vêm aos nossos hospitais sejam ensinados a cooperar com Deus na busca da saúde. "Vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus." I Cor. 3:9. Deus fez nervos e músculos para que fossem usados. É a inação da maquinaria humana que produz sofrimento e enfermidades. Carta 5, 1904.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>