Livro - Conselhos Sobre o Regime Alimentar | Ellen G. White Books

Conselhos Sobre o Regime Alimentar

CAPÍTULO 22

Proteínas

CRA - Pag. 363  

Nozes e Alimentos com elas Preparados

Parte de Um Regime Apropriado

Cereais, frutas, nozes e verduras constituem o regime dietético escolhido por nosso Criador. Estes alimentos, preparados da maneira mais simples e natural possível, são os mais saudáveis e nutritivos. Proporcionam uma força, uma resistência e vigor intelectual, que não são promovidos por uma alimentação mais complexa e estimulante. A Ciência do Bom Viver, pág. 296.

Nos cereais, frutas, verduras e nozes devem encontrar-se todos os elementos alimentícios de que necessitamos. Se chegarmos ao Senhor em singeleza de espírito, Ele nos ensinará a preparar comida saudável livre da contaminação da carne. Manuscrito 27, 1906.

Alimentos com Nozes Cuidadosamente Preparados e Baratos

Deus nos tem dado ampla variedade de comidas saudáveis, e cada pessoa deve escolher dentre elas aquelas que a experiência e o são juízo demonstram ser as mais convenientes às suas próprias necessidades.

As abundantes provisões de frutas, nozes e cereais da Natureza, são amplas; e de ano para ano os produtos de todas as terras são mais geralmente distribuídos por todos, devido às facilidades de transporte. ...

As nozes e as comidas com elas preparadas, estão-se tornando largamente usadas, substituindo os pratos de carne. Com as nozes se podem combinar cereais, frutas e alguns tubérculos, preparando pratos saudáveis e nutritivos. Deve-se cuidar, no entanto, em não usar grande proporção de nozes. Os que percebem


CRA - Pag. 364  

os maus efeitos do uso das nozes, talvez consigam afastar o mal mediante essa precaução. A Ciência do Bom Viver, págs. 297 e 298.

Deve-se tomar muito tempo para aprender a preparar alimentos com nozes. Importa, porém, cuidar em não reduzir o cardápio a uns poucos artigos, usando pouco mais que os alimentos com nozes assim preparados. A maioria de nosso povo não pode obter os preparados com as várias espécies de nozes; poucos sabem prepará-las bem para o uso, ainda que as possam comprar. Carta 177, 1901.

Os alimentos usados devem corresponder ao clima. Alguns alimentos adequados a um país, não serviriam absolutamente em outro lugar. E os alimentos preparados com nozes devem ser oferecidos ao mais baixo custo possível, de maneira a estarem ao alcance dos pobres. Carta 14, 1901

A Proporção de Nozes em Relação a Outros Ingredientes

É preciso dispensar cuidadosa atenção ao devido uso de alimentos preparados com nozes. Algumas espécies dessas nozes não são tão saudáveis como outras. Não reduzais o cardápio a alguns artigos, consistentes em grande parte de comidas preparadas com nozes. Estas comidas não devem ser usadas com abundância. Caso o fossem mais parcimoniosamente por alguns, mais satisfatórios seriam os resultados. Na combinação feita em largas proporções com outros artigos, em algumas das receitas dadas, torna-se o alimento demasiado rico para o organismo assimilar. Carta 135, 1902.

Foi-me instruído que o alimento composto de frutos oleaginosos é muitas vezes usado sem critério, que é usado em quantidade demasiada, e que alguns deles não são tão saudáveis quanto outros. A amêndoa é preferível ao amendoim; mas este, em pequena quantidade, pode ser usado juntamente com cereais para formar um alimento nutritivo e digesto. Testimonies, vol. 7, pág. 134.

Três anos atrás recebi uma carta, dizendo: "Não posso comer os alimentos preparados com nozes: meu estômago não os digere." Eram-me então apresentadas várias receitas;


CRA - Pag. 365  

uma era de que devia haver outros ingredientes combinados às nozes, os quais com elas se harmonizassem, e não se empregasse tão grande proporção dessas nozes. De um décimo a um sexto de nozes devia ser suficiente, variando segundo as combinações. Experimentamos isso, e com êxito. Carta 188, 1901.

Ovos

O Uso de Ovos Tornar-se-á Cada Vez Menos Seguro

Os que residem em novos países, ou em distritos pobres, onde são escassas as frutas e as nozes, não deviam ser incitados a excluir o leite e os ovos de seu regime dietético. É verdade que pessoas de físico forte e em quem as paixões são vigorosas, precisam evitar o uso de comidas estimulantes. Especialmente nas famílias de crianças dadas a hábitos sensuais, os ovos não devem ser usados. Mas no caso de pessoas cujos órgãos produtores do sangue são fracos - especialmente se não podem obter outros alimentos que forneçam os elementos necessários - leite e ovos não deviam ser de todo abandonados. Grande cuidado, no entanto, deve ser exercido para que o leite seja de vacas sãs, e da mesma maneira os ovos venham de aves sadias e bem alimentadas e cuidadas; e os ovos sejam preparados de modo a serem facilmente digestos.

A reforma dietética deve ser progressiva. À medida que as doenças aumentam nos animais, o emprego de leite e ovos se tornará cada vez menos livre de perigo. Deve-se fazer um esforço para os substituir com outras coisas que sejam saudáveis e pouco dispendiosas. O povo de toda parte deve ser ensinado a cozinhar sem leite e ovos, isto o quanto possível, fazendo não obstante comida saudável e apetecível. A Ciência do Bom Viver, págs. 320 e 321.

Não Devem Ser Classificados Como Alimento Cárneo

Leite, ovos e manteiga não devem ser classificados como alimento cárneo. Nalguns casos o uso de ovos é proveitoso.


CRA - Pag. 366  

Não chegou ainda o tempo de dizer que deva ser inteiramente abandonado o uso de leite e ovos. ...

Seja progressiva a reforma alimentar. Sejam as pessoas ensinadas a preparar o alimento sem o uso de leite ou manteiga. Diga-se-lhes que breve virá o tempo em que não haverá segurança no uso de ovos, leite, creme ou manteiga, por motivo de as doenças nos animais estarem aumentando na mesma proporção do aumento da impiedade entre os homens. Aproxima-se o tempo em que, por motivo da iniqüidade da raça caída, toda a criação animal gemerá com as doenças que amaldiçoam a nossa Terra. Deus concederá ao Seu povo habilidade e tato para preparar alimento saudável sem o uso dessas coisas. Rejeite o nosso povo toda receita insalubre. Testimonies, vol. 7, pág. 135.

Estimulante Para Crianças

Devíeis estar ensinando vossos filhos. Devíeis estar instruindo-os a evitar os vícios e corrupções deste século. Em lugar disto, muitos estão pensando em arranjar alguma coisa boa para comer. Pondes na mesa manteiga, ovos e carne, e vossos filhos deles participam. São alimentados justo com os artigos que lhes incitarão as paixões animais, e depois ides à reunião e pedis que Deus abençoe e salve vossos filhos. Até que altura subirão vossas orações? Cumpre-vos fazer uma obra antes. Quando houverdes feito por vossos filhos tudo quanto Deus vos deixou para fazer, então podereis pedir confiantemente o auxílio especial que Deus prometeu dar-vos. Testimonies, vol. 2, pág. 362.

Há Propriedades Medicinais nos Ovos;

Cautela Quanto aos Extremos

Não vades a extremos na questão da reforma de saúde. Alguns de nossos membros são muito negligentes no que respeita a ela. Mas porque alguns ficam muito para trás, não deveis vós, para lhes serdes um exemplo, tornar-vos extremista. Não deveis abster-vos da espécie de alimento que vos proporciona bom sangue. Vossa dedicação aos princípios verdadeiros está a levar-vos a submeter-vos a um regime que vos coloca numa situação não recomendável para a reforma de saúde. Tal


CRA - Pag. 367  

é o perigo em que vos encontrais. Quando virdes que vos estais enfraquecendo fisicamente, é essencial fazer mudanças, e quanto antes. Acrescentai a vosso regime alguma coisa que tendes deixado fora. É vosso dever fazer isto. Arranjai ovos de aves sadias. Usai esses ovos cozidos ou crus. Ponde-os crus no melhor vinho não fermentado que puderdes encontrar. Isto suprirá o que é necessário a vosso organismo. Não penseis nem por um momento que não é justo assim proceder. ...

Virá o tempo em que não se poderá usar o leite abundantemente como agora; mas o presente não é tempo de rejeitá-lo. E os ovos contêm propriedades que são agentes medicinais neutralizantes de certos venenos. ...

No regime dietético do hospital. Se bem que eu rejeite a carne como nociva, alguma coisa menos objetável pode ser usada, e isto se encontra nos ovos. Não retireis o leite da mesa nem proibais que ele seja usado no preparo dos alimentos. O leite empregado deve ser obtido de vacas sadias, e esterilizado. ...

Desejo dizer, porém, que quando chegar o tempo em que não mais é garantido usar leite, nata, manteiga e ovos, Deus o revelará. Extremo algum deve ser defendido na reforma de saúde. A questão de usar leite, manteiga e ovos solucionará seu problema. Atualmente, não temos nenhuma preocupação nesse sentido. Seja a vossa moderação notória a todos os homens. Carta 37, 1901.

Quando me chegou às mãos uma carta de Cooranbong, dizendo que o Dr. ______ estava para morrer, fui instruída naquela noite quanto a necessitar ele de uma mudança de regime. Um ovo cru duas ou três vezes ao dia, ministrar-lhe-ia a nutrição de que ele estava grandemente a carecer. Carta 37, 1904.

Os que chegam para o hospital devem ser providos de comida saudável preparada da maneira mais saborosa em harmonia com os retos princípios. Não podemos esperar que eles vivam exatamente como nós. ... A comida colocada diante dos doentes deve ser de molde a causar impressão favorável. Podem-se preparar ovos de maneiras variadas. Carta 127, 1904.


CRA - Pag. 368  

Falha na Substituição dos Elementos Nutritivos

Posto que se tenha advertido contra o perigo de contrair enfermidades pelo uso de manteiga e contra os males provenientes do uso abundante de ovos por parte das crianças, não devemos considerar violação do princípio, usar ovos de galinhas bem tratadas e convenientemente alimentadas. Os ovos contêm propriedades que são agentes medicinais neutralizantes de certos venenos.

Abstendo-se de leite, ovos e manteiga, alguns deixaram de prover ao organismo o alimento necessário e, em conseqüência, se enfraqueceram e incapacitaram para o trabalho. Assim a reforma de saúde perde o seu prestígio. A obra que temos procurado erguer solidamente, confunde-se com coisas estranhas que Deus não exigiu, e as energias da igreja se paralisam. Mas Deus intervirá para evitar os resultados de idéias tão extremadas. O evangelho tem por alvo harmonizar a raça pecaminosa. O seu fim é levar ricos e pobres, juntos, aos pés de Jesus.

Tempo virá em que talvez tenhamos que deixar alguns dos artigos de que se compõe o nosso atual regime, tais como leite, nata e ovos, mas não é necessário provocar perplexidades para nós mesmos com restrições exageradas e prematuras. Esperai até que as circunstâncias o exijam e o Senhor prepare caminho para isso. Testimonies, vol. 9, pág. 162.

Queijo

Impróprio Para Alimentação

Queijo nunca deve ser introduzido no estômago. Testimonies, vol. 2, pág. 68.

A manteiga é menos nociva quando comida no pão, do que empregada na cozinha; mas, em regra, melhor é dispensá-la inteiramente. O queijo é ainda mais objetável. É totalmente impróprio como alimento. A Ciência do Bom Viver, pág. 302.

Muitas mães põem a mesa de maneira que se torna uma cilada para a família. Alimentos cárneos, manteiga, queijo, massas extravagantes, alimentos temperados e condimentos são


CRA - Pag. 369  

usados livremente por adultos e jovens. Esses artigos fazem sua obra em perturbar o estômago, irritando os nervos e enfraquecendo o intelecto. Os órgãos produtores de sangue não podem converter esses artigos em bom sangue. A gordura cozida com o alimento torna-o de difícil digestão. O efeito do queijo é deletério. Christian Temperance and Bible Hygiene, págs. 46 e 47.

Às crianças tem-se permitido comer carne, condimentos, manteiga, queijo, carne de porco, massas requintadas, e especiarias em geral. É-lhes permitido comer irregularmente e entre as refeições, alimentos não saudáveis. Essas coisas realizam o seu trabalho de transtornar o estômago, irritando os nervos a ação fora do natural, e debilitam o intelecto. Não compreendem os pais que estão semeando a semente que produzirá enfermidade e morte. Testimonies, vol. 3, pág. 136.

Ao iniciarmos nossa reunião campal em Nora, Illinois, senti ser meu dever fazer algumas observações quanto a sua maneira de comer. Relatei o que infelizmente ocorrera com alguns em Marion, e disse-lhes que responsabilizava por isto os desnecessários preparativos feitos para a reunião, e também o comer durante as mesmas os artigos desnecessários que haviam preparado. Alguns levaram queijo para a reunião, e o comeram; se bem que novo, ele era positivamente demasiado forte para o estômago, e nunca aí deveria ser introduzido. Review and Herald, 19 de julho de 1870.

Foi decidido que em certa reunião campal, não se vendesse queijo aos que se encontravam no acampamento; ao chegar ali, porém, o Dr. Kellogg, para surpresa sua, verificou que grande quantidade de queijo fora comprada para vender na mercearia. Ele e outros objetaram a isto, mas os encarregados da mercearia disseram que o queijo havia sido comprado com o consentimento do irmão ________ , e que não podiam perder o dinheiro nele empregado. Diante disso, o Dr. Kellogg perguntou o preço do queijo, e comprou-o todo, deles. Ele seguira a questão de causa para efeito, e sabia que alguns alimentos geralmente considerados saudáveis, eram muito prejudiciais. Carta 40, 1893.


CRA - Pag. 370  

Costume da Sra. White

Quanto ao queijo, estou agora inteiramente certa de que não o compramos nem o pusemos à nossa mesa por anos. Nunca pensamos em fazer do queijo artigo de alimentação, muito menos em comprá-lo. Carta 1, 1875.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>