Apelo Para se Melhorar
A Necessidade de Avançar Sempre
O trabalho da mãe exige contínuo avanço em sua própria vida para que possa guiar os filhos para realizações cada vez mais elevadas. Mas Satanás estabelece seus planos para apossar-se tanto da alma dos pais como dos filhos. As mães são desviadas dos deveres do lar e da cuidadosa educação dos seus pequeninos para o serviço do eu e do mundo. Christian Temperance and Bible Hygiene, pág. 60.
Por amor dos filhos, senão por qualquer outra razão, devem as mães cultivar seu intelecto, pois têm maior responsabilidade em seu trabalho que o rei no trono. Poucas mães sentem o peso da incumbência que lhes é dada, ou reconhecem a eficiência que podem alcançar para sua obra peculiar por meio de um esforço paciente e perfeito na educação própria.
E, primeiramente, precisa a mãe disciplinar e cultivar estritamente todas as faculdades e afeições da mente e do coração, para que não venha a ter um caráter deturpado ou unilateral e deixar em seus filhos as marcas de sua deficiência ou excentricidade. Muitas mães precisam ser despertadas para ver a positiva necessidade de mudança em seus propósitos e caráter a fim de realizarem aceitavelmente deveres que voluntariamente assumiram ao entrarem na vida conjugal. Os meios de utilidade da mulher podem ser ampliados e a sua influência dilatada a um grau quase ilimitado, se ela der a devida atenção a essas questões, que afetam o destino da raça humana. Pacific Health Journal, maio de 1890.
Crescer Constantemente em Sabedoria e Eficiência
Mais que todos os outros, devem as mães acostumar-se a
pensar e a examinar, se quiserem crescer em sabedoria e eficiência. As que perseveram nesse sentido, logo perceberão estarem adquirindo a faculdade na qual se julgavam deficientes; estão aprendendo a formar corretamente o caráter dos filhos. O resultado do trabalho e da atenção dada a essa obra ver-se-á em sua obediência, simplicidade, modéstia e pureza. Tal resultado compensará ricamente todo esforço feito.
Deus deseja que as mães procurem melhorar constantemente tanto a mente como o coração. Devem elas sentir que têm uma obra a fazer para Ele na educação e preparo de seus filhos e, quanto mais perfeitamente puderem melhorar as suas próprias faculdades, tanto mais eficientes se tornarão em sua obra de mães. Signs of the Times, 9 de fevereiro de 1882.
Os Pais Devem Crescer Intelectual e Moralmente
É dever das mães cultivar a mente e guardar puro o coração. Devem melhorar todo o meio ao seu alcance para seu progresso intelectual e moral a fim de serem habilitadas a melhorar o espírito dos filhos. Testimonies, vol. 3, pág. 147.
Os pais devem ser constantes discípulos na escola de Cristo. Necessitam de vigor e poder, a fim de que com a simplicidade de Cristo possam ensinar aos membros mais novos da família de Deus a conhecer Sua vontade. Signs of the Times, 25 de setembro de 1901.
O Admirável Poder da Cultura Cristã
Os pais ainda não despertaram a ponto de compreender o admirável poder da cultura cristã. Há minas de verdade a serem trabalhadas que têm sido estranhamente negligenciadas. Essa descuidada indiferença não recebe a aprovação de Deus. Pais, Deus vos roga que olheis essa questão com olhos ungidos. Até aqui, apenas tendes roçado a superfície. Assumi vossa obra muito
negligenciada, e Deus cooperará convosco. Fazei vossa obra com inteireza de coração, e Deus vos ajudará a melhorar. Começai pondo o evangelho na vida do lar. Signs of the Times, 3 de abril de 1901.
Estamos agora na oficina de Deus. Muitos de nós somos pedras brutas da pedreira, mas ao incidir a verdade de Deus sobre nós, toda a imperfeição é removida e somos preparados para brilhar como pedras vivas no templo celestial, onde seremos colocados em associação, não somente com os santos anjos, mas com o próprio Rei dos Céus. Christian Temperance and Bible Hygiene, pág 161.
O Alvo: Perfeição
Mães, não abandonareis o trabalho inútil e sem importância com o que deve perecer com o uso? Não procurareis aproximar-vos de Deus para que Sua sabedoria vos possa guiar e Sua graça assistir numa obra que será tão duradoura como a eternidade? Tende o alvo de tornar vossos filhos perfeitos no caráter. Lembrai-vos de que somente estes poderão ver a Deus. ...
Muitos pais estão negligenciando a obra que lhes foi dada por Deus. Eles mesmos estão longe da pureza e da santidade e não vêem os defeitos dos filhos, como veriam se seus próprios olhos estivessem contemplando e admirando a perfeição do caráter de Cristo. Signs of the Times, 1º de julho de 1886.
Como se Tornar uma Mãe Ideal
Em lugar de se entregar a uma mera labuta, procure a esposa e mãe encontrar tempo para ler, para se manter bem informada, para ser uma companheira a seu marido, e se conservar em contato com a mente em desenvolvimento de seus filhos. Empregue ela sabiamente as oportunidades que tem agora de influenciar os seus queridos para aquela vida mais elevada. Tome tempo para tornar o querido Salvador um companheiro diário, um amigo familiar. Consagre tempo ao estudo de Sua Palavra,
tome tempo para levar as crianças aos campos, e aprender a conhecer a Deus mediante a beleza de Suas obras.
Mantenha-se ela animada e alegre. Em vez de passar todos os momentos num costurar sem fim, faça do serão um agradável período social, uma reunião de família depois dos deveres do dia. Muito homem seria assim levado a preferir o convívio de seu lar em vez de o clube e os bares. Muito menino seria guardado contra a rua e o bar da esquina. Muita menina seria salva de associações fúteis, que não levam a bom caminho. A influência do lar seria tanto para os pais como para os filhos, aquilo que era o desígnio de Deus que fosse, uma bênção que se estendesse por toda a vida. A Ciência do Bom Viver, pág. 294.
Tornar a Vida Doméstica um Êxito
Não deveis seguir as vossas próprias inclinações. Deveis ser muito cuidadosa em dar o devido exemplo em todas as coisas. Não sejais inativa. Despertai vossas energias adormecidas. Tornai-vos uma necessidade a vosso marido, sendo atenta e prestativa. Sede-lhe uma bênção em tudo. Assumi os deveres essenciais que devem ser executados. Estudai como realizar com vivacidade os deveres simples, desinteressantes, caseiros, mas muito necessários, que se relacionam com a vida doméstica. ...
Procurai tornar vossa vida doméstica um êxito. Ocupar a posição de esposa e mãe significa mais do que tendes pensado. Necessitais da cultura e experiência da vida doméstica. Necessitais da variedade, do estímulo, do esforço sincero, do cultivo da força de vontade que essa vida oferece. Carta 5, 1884
Pais Ocupados Demais
Muitos pais alegam que têm tanto a fazer que não têm tempo para melhorar suas
idéias para educar os filhos para a vida prática, ou lhes ensinar como se podem tornar cordeiros do redil de Cristo. Testimonies, vol. 3, págs. 144 e 145.
Os pais não devem negligenciar armar sua própria mente contra o pecado, guardar-se contra o que não somente os arruinará, mas comunicará dor e toda espécie de miséria e mal a seus filhos. Educando-se corretamente, os pais devem ensinar aos filhos que os Céus governam. Carta 86, 1899.
Os Pais Devem Aceitar o Conselho
Enquanto dormem em ímpia indiferença, Satanás está semeando no coração de seus filhos sementes que germinarão, dando uma colheita de morte. No entanto, freqüentemente, esses pais se ressentem dos conselhos sobre seus erros. Agem como se quisessem perguntar aos que os advertem: Que direito tendes de vos intrometer com meus filhos? Não são também filhos de Deus? Como considera Ele sua perversa negligência? Que justificativas darão quando Ele lhes perguntar por que trouxeram filhos ao mundo para deixá-los desprotegidos ante às tentações de Satanás? Signs of the Times, 3 de abril de 1901.
Preparai-vos para ouvir o conselho dos outros. Não acheis que não é da conta de vossos irmãos ou irmãs como tratais os vossos filhos, ou como estes se conduzem. Manuscrito 27, 1911.
Benefício das Reuniões Para Conselho Mútuo
Deus colocou em nossas mãos uma obra muitíssimo sagrada, e precisamos reunir-nos para receber instrução, a fim de que possamos estar habilitados para realizar essa obra. ... Precisamos reunir-nos e receber o toque divino para que possamos compreender nossa obra no lar.
Os pais precisam compreender como poderão enviar os filhos e filhas do santuário do lar, ensinados e educados de tal maneira que estejam preparados para brilhar como luzes no mundo. Testimonies, vol. 6, págs. 32 e 33.
Da reunião campal, podemos levar conosco melhor compreensão de nossos deveres domésticos. Há aqui lições a serem aprendidas quanto à obra que o Senhor quer que nossas irmãs façam em seu lar. Devem aprender a polidez na linguagem, ao falarem com o marido e os filhos. Devem estudar como ajudar a pôr todo o membro da família sob a disciplina de Deus. Reconheçam os pais e mães que têm a obrigação de tornar o lar agradável e atraente, e que não se obtém a obediência com censuras e ameaças. Muitos pais ainda têm de aprender que nenhum bem se consegue com explosões de xingamento. Muitos não consideram a necessidade de falar bondosamente às crianças. Não se lembram de que esses pequeninos foram comprados por preço e são a possessão adquirida do Senhor Jesus. Manuscrito 65, 1908.