Orientação da Criança

CAPÍTULO 20

Prestatividade

OC - Pag. 119  

VI. Lições Sobre Virtudes Práticas

Prestatividade

Ensinar as Crianças a Serem Prestativas

Na escola do lar, as crianças devem ser ensinadas a cumprir os deveres práticos da vida diária. Enquanto ainda são pequenas, deve a mãe dar-lhes alguma tarefa simples a fazer, cada dia. Levará mais tempo para os ensinar do que fazê-la ela própria; mas lembre-se de que deve, para a formação do caráter delas lançar o fundamento da prestatividade. Lembre-se de que o lar é a escola em que ela é a mestra principal. Toca-lhe ensinar aos filhos a cumprir os deveres da casa, pronta e habilmente. Tão cedo quanto possível, na vida deles, devem ser ensinados a participar dos encargos do lar. Desde a infância, ensinem-se os meninos e meninas a enfrentar cada vez mais pesados encargos, auxiliando inteligentemente na obra da sociedade familiar. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, pág. 122.

Tolerar os Erros Infantis

Milhares, em sua própria casa, são deixados quase sem educação. "Dá tanto trabalho", diz a mãe. "Prefiro eu mesma fazer essas coisas; dá tanto trabalho; você me amola." Não se lembrará a mãe de que ela mesma teve de aprender nos jotas e nos tis, antes de poder ser útil? É um erro para com a criança recusar ensinar-lhe pouco a pouco. Conservai essas crianças convosco. Deixai-as fazer perguntas, respondendo-as com paciência. Dai aos vossos filhinhos algo a fazer, deixando-os ter a felicidade de supor que vos ajudam.

Não deve haver repulsa a vossos filhos quando procuram fazer coisas apropriadas. Se cometem erros, se ocorrem acidentes e as coisas se quebram, não os censureis.


OC - Pag. 120  

Toda a sua vida futura depende da educação que lhes dais nos anos da infância. Ensinai-lhes que todas as faculdades do corpo e da mente lhes foram dadas para serem usadas, e que todas pertencem ao Senhor e devem ser votadas ao Seu serviço. A algumas dessas crianças o Senhor dá uma indicação precoce de Sua vontade. Pais e professores, começai cedo a ensinar vossos filhos a cultivarem as faculdades que Deus lhes deu. Carta 104, 1897.

Deixar as Crianças Partilharem dos Encargos da Casa

Tornai agradável a vida de vossos filhos, ensinando-os ao mesmo tempo a serem obedientes e prestativos, assumindo pequenos encargos, enquanto vós assumis os maiores. Educai-os nos hábitos da operosidade, para que o inimigo não faça de sua mente uma oficina. Dai aos vossos filhos algo para pensar, algo a fazer, para que possam estar habilitados para a utilidade nesta vida e na vida futura. Manuscrito 62, 1901.

Desde os primeiros anos, devem ser ensinados a desempenhar sua parte nos encargos do lar. Deve-lhes ser ensinado que as obrigações são mútuas. Também devem ser ensinados a trabalhar com rapidez e correção. Essa educação ser-lhes-á do maior valor em anos posteriores. Signs of the Times, 11 de dezembro de 1901.

Todo o membro da família deve compreender justamente a parte que se espera que desempenhe em união com os outros. Todos, desde a criança de seis anos para cima, devem compreender que deles se espera que assumam a sua parte nos encargos da vida. Testimonies, vol. 2, pág. 700.

Fonte de Experiência e Prazer

Quão importante seria que os pais e as mães dessem aos filhos, já desde a infância, a devida instrução! Devem-lhes ensinar a obedecer ao mandamento: "Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na Terra que o Senhor, teu Deus, te dá". Êxo. 20:12.


OC - Pag. 121  

E ao ficarem mais velhos, os filhos devem apreciar o cuidado que os pais lhes dispensarem. Devem encontrar seu maior prazer em ajudar o pai e a mãe. Manuscrito 129, 1903.

Certo Encanto Pode Cercar o Trabalho Mais Humilde

Caso se ensinassem os filhos a considerar a humilde rotina dos trabalhos diários como o rumo para eles determinado pelo Senhor, como uma escola na qual devam ser treinados para prestar trabalho fiel e eficiente, quanto mais agradável e honroso pareceria ser seu trabalho! Realizar qualquer dever como ao Senhor, enche de encanto a ocupação mais humilde, e liga os obreiros da Terra com os seres santos que fazem a vontade de Deus, no Céu. E, no lugar que nos for designado, devemos desempenhar nossos deveres com a mesma fidelidade com que os anjos o fazem na sua esfera mais elevada. Signs of the Times, 11 de outubro de 1910.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>