IX. Elementos Fundamentais
Vantagens dos Primeiros Anos
A Primeira Infância é o Período Mais Importante
Nunca será demais acentuar a importância da educação ministrada à criança em seus primeiros anos. As lições que a criança aprende durante os primeiros sete anos de vida têm mais que ver com a formação do seu caráter que tudo que ela aprenda em anos posteriores. Manuscrito 2, 1903.
Desde a infância, o caráter deve ser moldado e formado de acordo com o plano divino. Devem-se infundir virtudes em sua mente que desabrocha. Signs of the Times, 25 de setembro de 1901.
A obra dos pais deve começar com a criança, na infância, para que esta possa receber o cunho certo de caráter antes que o mundo coloque sua marca na mente e no coração. Review and Herald, 30 de agosto de 1881.
A Idade Mais Adequada
É durante os primeiros anos da vida da criança que sua mente é mais suscetível a impressões, sejam boas ou más. Durante esses anos, faz-se decidido progresso, quer na direção certa, quer na errada. De um lado, muita informação inútil pode ser adquirida; de outro, conhecimento muito sólido e valioso. A força do intelecto, o saber substancial são riquezas que o ouro de Ofir não pode comprar. Seu preço está acima do ouro ou da prata. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, pág. 132.
As Primeiras Impressões
Nem as crianças, nem os bebês, nem os jovens devem ouvir uma palavra impaciente do pai, da mãe, ou de qualquer membro da família; pois muito cedo na vida recebem as impressões, e aquilo que os pais deles fazem hoje, eles serão amanhã, e no dia seguinte, e no imediato. As primeiras lições impressas na criança raras vezes são esquecidas. ...
As impressões feitas no coração, no princípio da vida, são vistas em anos posteriores. Podem estar sepultadas, mas raras vezes serão removidas. Manuscrito 57, 1897.
O Fundamento é Posto nos Primeiros Três Anos
Mães, estai certas de que disciplinais devidamente vossos filhos durante os seus três primeiros anos de vida. Não lhes permitais formar suas vontades e desejos. A mãe deve ser mente para os filhos. Os três primeiros anos são o tempo para vergar o pequenino rebento. As mães devem compreender a importância desse período. É aí que é posto o fundamento.
Se essas primeiras lições tiverem sido defeituosas, como muito freqüentemente são, por amor de Cristo, por amor ao bem futuro e eterno de vossos filhos, procurai reparar o erro que cometestes. Se esperastes até vossos filhos terem três anos de idade para lhes começar a ensinar o domínio próprio e a obediência, procurai fazê-lo agora, embora seja muito mais difícil. Manuscrito 74, 1899.
Não é Tão Difícil
Muita ansiedade e tristeza dos pais poderiam ser poupadas se desde o berço se ensinasse às crianças que sua vontade não deve tornar-se lei, nem serem seus caprichos continuamente satisfeitos. Não é tão difícil, como geralmente se supõe, ensinar a criança a reprimir suas explosões de temperamento e a dominar seus primeiros acessos de raiva. Pacific Health Journal, abril de 1890.
Não Adiar Esse Trabalho
Muitos negligenciam seu dever durante os primeiros anos de vida dos filhos, pensando que, quando ficarem mais velhos, então serão muito cuidadosos em reprimir o erro e educá-los no que é direito. Mas o tempo próprio para fazerem essa obra é quando os filhos ainda são bebês em seus braços. Não é direito os pais mimarem e satisfazerem os caprichos dos filhos; tampouco é direito que deles abusem.
Uma atitude firme, decidida e reta, produzirá os melhores resultados. Testimonies, vol. 4, pág. 313.
Ao chamar a atenção de pais para os maus hábitos que estão incentivando nos seus filhos bem pequenos, alguns deles têm parecido inteiramente indiferentes; outros têm dito com um sorriso: "Queridinhos! Não posso suportar contrariá-los de qualquer maneira. Eles farão melhor quando tiverem mais idade. Então se envergonharão dessas explosões de raiva. Não é bom ser escrupuloso e restrito demais com os pequenos. Eles chegarão à idade de perderem esses hábitos de contar mentiras e enganar, e ser indolentes e egoístas." Maneira verdadeiramente muito fácil de as mães decidirem a questão, mas isso não atende à vontade de Deus. Manuscrito 43, 1900.
Frustrar os Esforços de Satanás
Pais, deixais geralmente de começar vossa obra suficientemente cedo. Permitis que Satanás ocupe o solo do coração, introduzindo a primeira semente. Review and Herald, 14 de abril de 1885.
Tendes uma obra a fazer a fim de que Satanás não consiga o domínio de vossos filhos e os arranque de vós antes que estejam fora de vossos braços. Mães, deveis cuidar de que os poderes das trevas não dominem vossos pequeninos. Deveis determinar que o inimigo não hasteará sua perversa bandeira em vosso lar. Signs of the Times, 22 de julho de 1889.
Preparando Também Para a Vida Prática
Poucos há que tomam tempo para considerar cuidadosamente que quantidade de conhecimentos, tanto das coisas temporais como eternas, deve a criança obter durante os seus primeiros doze ou quinze anos. Não somente devem as crianças nesses primeiros anos de vida estar obtendo conhecimentos dos livros, mas devem estar aprendendo as artes essenciais à vida prática; isso não deve ser negligenciado por aquilo. Manuscrito 43, 1900.
A Herança de Napoleão
O caráter de Napoleão foi grandemente influenciado por sua educação na meninice. Instrutores insensatos inspiraram-lhe o amor à conquista, formando os exércitos de brincadeira e o colocando à sua frente, como comandante. Aí foi posto o fundamento de sua carreira de lutas e derramamento de sangue. Fossem os mesmos cuidados e esforços dirigidos para torná-lo um homem bom, imbuindo-lhe o jovem coração do espírito do Evangelho, e quão amplamente diversa poderia ter sido sua história! Signs of the Times, 11 de outubro de 1910.
Hume e Voltaire
Diz-se que Hume, o cético, era em seus primeiros anos um crente consciencioso na Palavra de Deus. Estando ligado a uma sociedade de debates, foi-lhe designado apresentar os argumentos em favor da incredulidade. Estudou com afinco e perseverança, e sua mente perspicaz e ativa ficou imbuída dos sofismas do ceticismo. Dentro em pouco, começou a crer nos seus enganosos ensinos, e toda a sua vida posterior apresentou a negra marca da infidelidade.
Quando Voltaire tinha cinco anos, decorou um poema incrédulo, e a perniciosa influência nunca se apagou de sua mente. Tornou-se um dos agentes de maior êxito de Satanás para desviar os homens de Deus. Milhares se levantarão no juízo e atribuirão ao incrédulo Voltaire a ruína de sua alma.
Pelos pensamentos e sentimentos alimentados nos primeiros anos, cada jovem determina a história de sua vida. Os hábitos corretos, virtuosos e varonis formados na juventude, tornar-se-ão uma parte do caráter, e geralmente determinarão a conduta do indivíduo em toda a vida. Os jovens podem tornar-se viciados ou virtuosos, segundo sua escolha. Também podem ser distinguidos por atos verdadeiros e nobres, bem como por grandes crimes e impiedade. Signs of the Times, 11 de outubro de 1910.
A Recompensa de Ana
A cada mãe são confiadas oportunidades de inestimável valor e interesses infinitamente preciosos. Durante os primeiros três anos de vida do profeta Samuel, sua mãe lhe ensinou cuidadosamente a distinguir entre o bem e o mal. Por meio de todo objeto familiar de que estava rodeado, ela procurou levar-lhe os pensamentos para o Criador. Cumprindo o voto de dar o filho ao Senhor, com grande abnegação ela o colocou sob o cuidado de Eli, o sumo sacerdote, para ser educado para o serviço da casa de Deus. ... Seu preparo precoce levou-o a escolher manter sua integridade cristã. Que recompensa a de Ana! E que incentivo para a fidelidade o seu exemplo! Review and Herald, 8 de setembro de 1904.
Como o Espírito de José Foi Protegido
As lições dadas por Jacó a José em sua juventude, ao expressar sua firme confiança em Deus e lhe relatar freqüentemente as preciosas evidências de Sua amorável bondade e Sua contínua cuidado foram justamente as de que necessitava no exílio entre um povo idólatra. No tempo de prova pôs essas lições em uso prático. Estando sob provas severas, buscou seu Pai celestial, em quem havia aprendido a confiar. Tivessem os preceitos e o exemplo do pai de José sido de um caráter oposto, e a pena inspirada jamais teria registrado nas páginas da história sagrada a história de integridade e virtude que irradia do caráter de José. As primeiras impressões feitas sobre sua mente protegeram-lhe o coração na hora da feroz tentação e o levaram a exclamar: "Como, pois, faria eu este tamanho mal e pecaria contra Deus?" Gên. 39:9. Good Health, janeiro de 1880.
Frutos de um Ensino Sábio
Triste fato é que qualquer fraqueza e indecisão por parte da mãe é imediatamente vista pelos filhos, e o tentador opera então sobre sua mente,
levando-os a persistir em seguir suas inclinações. Se os pais cultivassem as qualidades necessárias, para usarem no devido ensino dos filhos, se apresentassem claramente diante deles as regras que eles devem seguir, não permitindo que essas regras fossem quebradas, o Senhor cooperaria com os pais e os filhos e os abençoariam. Manuscrito 133, 1898.
Muito cedo na vida tornam-se os filhos suscetíveis às influências corruptoras, mas pais que professam ser cristãos, parecem não discernir o mal de sua própria maneira de governar. Oh, se eles reconhecessem que a direção que estão dando à criança, em seus primeiros anos, imprime certa tendência ao caráter, e forma o destino tanto para a vida eterna como para a morte eterna! As crianças são suscetíveis às impressões morais e espirituais. E os que são sabiamente ensinados na meninice podem errar às vezes, mas não irão longe demais. Signs of the Times, 16 de abril de 1896.