Orientação da Criança

CAPÍTULO 77

A Bíblia no Lar

OC - Pag. 505  

XVIII. Mantendo a Experiência Religiosa

A Bíblia no Lar

Um Livro Variado

Em sua vasta série de estilos e assuntos, a Bíblia tem algo para interessar a todo espírito e apelar a cada coração. Encontram-se em suas páginas as mais antigas histórias, as mais fiéis biografias, princípios governamentais para orientação de Estados, para a direção do lar, princípios que a sabedoria humana jamais igualou. Contém a mais profunda filosofia, a poesia mais doce e sublime, mais apaixonada e emocionante. Os escritos da Bíblia são de um valor incomensuravelmente acima das produções de qualquer autor humano, mesmo considerados sob este ponto de vista; mas de um alcance infinitamente mais amplo, de valor infinitamente maior, são eles sob o ponto de vista de sua relação para com o grandioso pensamento central. Encarado à luz desse conceito, cada tópico tem nova significação. Nas verdades mais singelamente referidas, acham-se envolvidos princípios que são tão altos como o Céu e abrangem a eternidade. Educação, pág. 125.

A Palavra de Deus é farta em preciosas jóias da verdade, e os pais devem tirá-las de seu cofre e apresentá-las aos filhos em seu verdadeiro brilho. ... Tendes na Palavra de Deus uma casa do tesouro da qual podereis tirar preciosas provisões, e como cristãos deveis abastecer-vos para toda a boa obra. Signs of the Times, 10 de setembro de 1894.

Rico Banquete

Dando-nos o privilégio de estudar a Sua Palavra, o Senhor pôs diante de nós um lauto banquete. Muitos são os benefícios que se derivam de nos banquetearmos em Sua Palavra, que é representada por Ele como Sua carne e sangue, Seu Espírito e vida.


OC - Pag. 506  

Participando dessa Palavra, nossa força espiritual é aumentada; crescemos em graça e no conhecimento da verdade. Formam-se e se fortalecem hábitos de domínio próprio. Desaparecem as fraquezas da meninice: mau humor, teimosia, egoísmo, palavras precipitadas, atos apaixonados, e em seu lugar se desenvolvem as graças da varonilidade e feminilidade cristãs. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, pág. 207.

As belas lições das histórias e parábolas da Bíblia, a instrução pura e simples da Palavra de Deus, são o alimento espiritual para vós e vossos filhos.

Oh, que obra está diante de vós! Empenhar-vos-eis nela, no amor e temor de Deus? Por-vos-eis em comunicação com Deus por meio de Sua Palavra? Carta 27, 1890.

Norma da Retidão

Deve a Palavra de Deus ser judiciosamente aplicada à mente juvenil e ser sua norma de retidão, corrigindo-lhes os erros, iluminando-lhes e guiando-lhes o espírito, o que será muito mais eficiente na restrição e domínio de um temperamento impulsivo do que palavras ásperas, que provocarão a ira. Esse preparo dos filhos para atender à norma bíblica requererá tempo, perseverança e oração. A isso se deve atender, caso algumas coisas em casa sejam negligenciadas. Signs of the Times, 13 de setembro de 1877.

As verdades da Bíblia, uma vez recebidas, elevarão o espírito de suas vaidades terrenas e degradação. Fosse a Palavra de Deus apreciada como deve ser, e tanto os jovens como os velhos possuiriam uma retidão íntima, uma força de princípio, que os habilitariam a resistir à tentação. Testimonies, vol. 8, pág. 319.

O Santo de Israel tem-nos feito conhecer os estatutos e leis que devem governar todas as inteligências humanas. Esses preceitos, declarados "santos, justos e bons", devem tornar-se a norma de ação no lar.


OC - Pag. 507  

Não pode haver afastamento deles sem que haja pecado, pois são o fundamento da religião cristã. Review and Herald, 13 de novembro de 1888.

Fortalece o Intelecto

Se a Bíblia fosse estudada como deveria ser, os homens se tornariam intelectualmente fortes. Os assuntos tratados na Palavra de Deus, a digna simplicidade de sua exposição, os nobres temas que ela apresenta ao espírito, desenvolvem no homem faculdades que de outro modo não se podem desenvolver. Abre-se, na Bíblia, um campo ilimitado à imaginação. O aluno sairá da contemplação de seus grandiosos temas, da associação com suas sublimes imagens com pensamentos e sentimentos mais puros e elevados que se tivesse passado o tempo lendo qualquer obra de mera origem humana, sem falar nas de caráter leviano. Os jovens deixam de alcançar seu mais nobre desenvolvimento, quando negligenciam a mais alta fonte de sabedoria: a Palavra de Deus. A razão de termos tão poucos homens de bom espírito, de estabilidade e de sólido valor, é que Deus não é temido, Deus não é amado, os princípios religiosos não são aplicados à vida como devem ser.

Deus quer que aproveitemos todos os meios de cultivar e fortalecer nossas faculdades intelectuais. ... Se a Bíblia fosse mais lida, fossem suas verdades melhor compreendidas, e seríamos um povo muito mais iluminado e inteligente. Pelo exame de suas páginas é comunicada energia à alma. Christian Temperance and Bible Hygiene, pág. 126.

Fundamento da Prosperidade Doméstica

O ensino da Bíblia tem um papel de importância vital na prosperidade do homem em todas as relações da presente vida. Desvenda os princípios que são a pedra angular da prosperidade de uma nação - princípios que se prendem


OC - Pag. 508  

ao bem-estar da sociedade, e que são a salvaguarda da família, princípios sem os quais ninguém pode chegar a ser útil, feliz e honrado nesta vida, ou esperar conseguir a vida futura e imortal. Não há posição alguma na vida, nem ramo de experiência humana, para os quais o ensino da Bíblia não seja um preparo essencial. Patriarcas e Profetas, pág. 599.

O Conhecimento das Escrituras Protege

Desde a infância, Timóteo conhecia as Escrituras; e esse conhecimento lhe foi uma salvaguarda contra as más influências que o rodeavam e a tentação de preferir o prazer e a satisfação própria ao dever. Todos os nossos filhos necessitam dessa salvaguarda; e deve constituir parte da obra dos pais e dos embaixadores de Cristo ver que as crianças sejam convenientemente instruídas na Palavra de Deus. Testemunhos Seletos, vol. 1, pág. 528.

O Amor à Bíblia não é Natural

A juventude é ignorante e inexperiente, e o amor à Bíblia e às suas sagradas verdades não virá naturalmente. A menos que se façam dolorosos esforços para construir barreiras ao seu redor, para abrigá-los dos ardis de Satanás, estarão sujeitos às suas tentações e serão por ele levados cativos à sua vontade. Na tenra infância, as crianças devem ser ensinadas quanto aos reclamos da lei de Deus e a fé em Jesus, nosso Redentor, para purificar da mancha do pecado. Essa fé deve ser ensinada dia a dia, por preceito e exemplo. Testimonies, vol. 5, pág. 329.

Os Jovens Negligenciam o Estudo da Bíblia

Tanto jovens como adultos negligenciam a Bíblia. Não fazem dela seu estudo, a regra de sua vida. Os jovens, especialmente, são culpados dessa negligência. A maioria deles encontra tempo para ler outros livros, mas aquele que indica o caminho da vida eterna não é diariamente estudado. Histórias tolas são lidas atentamente ao passo que a


OC - Pag. 509  

Bíblia é negligenciada. Esse Livro é nosso guia para uma vida mais elevada e santa. Os moços o declarariam o mais interessante Livro que já leram, não estivesse sua imaginação pervertida pela leitura de histórias fictícias.

As mentes juvenis deixam de atingir seu mais nobre desenvolvimento quando negligenciam a mais alta fonte de sabedoria - a Palavra de Deus. O fato de nos acharmos no mundo de Deus, em presença do Criador; o fato de sermos feitos à Sua imagem; de que Ele vela por nós e nos ama e cuida de nós - eis maravilhosos temas para o pensamento, e que levam a mente a amplos, exaltados campos de meditação. Aquele que abre a mente e o coração a temas como esses jamais ficará satisfeito com assuntos triviais, de sensação. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, págs. 138 e 139.

O Desrespeito Paterno é Refletido nos Filhos

Mesmo quando bem novas, as crianças notam; e se os pais demonstram que a Palavra de Deus não é seu guia e conselheiro, se desrespeitam as mensagens que lhes são enviadas, verificar-se-á nos filhos o mesmo espírito negligente de: "Não me importa; seguirei meu próprio caminho." Manuscrito 49, 1898.

Dar à Palavra o seu Honroso Lugar

Como um povo que tem tido grande luz, devemos ser edificantes em nossas palavras e hábitos, em nossa vida doméstica e associação. Dai à Palavra sua honrada posição como guia no lar. Seja ela considerada conselheiro em cada dificuldade, a norma de cada ação. Convencer-se-ão meus irmãos e irmãs de que jamais poderá haver verdadeira prosperidade de qualquer pessoa no círculo familiar, a não ser que a verdade de Deus, a sabedoria da justiça presidam? Todos os esforços devem ser feitos pelos pais e mães para tirar de sua própria mente o hábito ocioso de considerar o serviço de Deus um fardo. O poder da verdade deve ser um agente santificador no lar. Carta 107, 1898.


OC - Pag. 510  

Pais, dai a vossos filhos, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, a instrução contida na santa Palavra de Deus. Essa foi a obra que vos comprometestes a fazer quando vos batizastes. Não permitais que coisa alguma de caráter mundano vos impeça de realizar essa obra. Fazei tudo o que estiver ao vosso alcance para salvar a alma de vossos filhos, quer sejam ossos de vossos ossos e carne de vossa carne ou tenham sido recebidos em vossa família pela adoção. Manuscrito 70, 1900.

O Manual do Lar

Pais, se quiserdes educar vossos filhos para servir a Deus e fazer o bem no mundo fazei da Bíblia o vosso guia. Ela expõe os ardis de Satanás. É a grande luz da humanidade, o reprovador e corregedor dos males morais, o que nos habilita a fazer distinção entre o verdadeiro e o falso. Seja o que for que se ensine no lar ou na escola, a Bíblia deve, como grande educadora, ter o primeiro lugar. Caso lhe for dado esse lugar, Deus será honrado e por vós trabalhará na conversão de vossos filhos. Há nesse santo Livro rica mina de verdade e beleza, e os pais terão de culpar-se a si mesmos se não o tornarem intensamente interessante para os filhos. Testimonies, vol. 5, pág. 322.

"Está Escrito" foi a única arma que Cristo usou quando o tentador chegou com os seus enganos. O ensino da verdade bíblica é a grande e sublime obra que todo pai deve empreender. Em agradável e alegre disposição de espírito, apresentai aos vossos filhos a verdade, conforme foi falada por Deus. Como pais e mães, podereis ser lições objetivas para as crianças na vida diária, praticando a paciência, a bondade e o amor, atraindo-as a vós. Não permitais que façam o que quiserem, mas mostrai-lhes que vosso trabalho é praticar a Palavra de Deus e criá-las na doutrina e na admoestação do Senhor. Manuscrito 5, 1896.


OC - Pag. 511  

Estudar Diligente e Sistematicamente

Tende método no estudo das Escrituras em vossa família. Negligenciai qualquer coisa que seja de natureza temporal, ... mas tende a certeza de que a alma é alimentada com o pão da vida. É impossível estimar os bons resultados de uma hora, ou mesmo de meia hora, cada dia, dedicada de maneira alegre e social à Palavra de Deus. Fazei da Bíblia seu próprio expositor, reunindo tudo que se diz concernente a um dado assunto, em tempos diferentes e sob circunstâncias várias. Não interrompais vossa aula doméstica para atender a pessoas que chamam ou a visitas. Se chegarem durante o culto, convidai-as a participar dele. Veja-se que considerais mais importante obter conhecimento da Palavra de Deus do que alcançar os lucros ou prazeres do mundo. Review and Herald, 9 de outubro de 1883.

Se estudássemos diligentemente a Bíblia cada dia e com oração, veríamos diariamente alguma bela verdade em nova, clara e penetrante luz. Conselhos Sobre a Escola Sabatina, pág. 23.

A Lição da Escola Sabatina

A Escola Sabatina proporciona a pais e filhos uma oportunidade para o estudo da Palavra de Deus. Mas, a fim de que adquiram o benefício que deveriam alcançar na Escola Sabatina, cumpre tanto a pais como a filhos dedicar tempo ao estudo da lição, procurando obter completo conhecimento dos fatos apresentados, e também das verdades espirituais que esses fatos se destinam a ensinar. Devemos especialmente impressionar o espírito dos jovens com a importância de procurar o amplo significado da passagem em consideração.

Pais, separai um pequeno período, cada dia, para o estudo da lição da Escola Sabatina com vossos filhos. Deixai a visita de sociabilidade, se necessário for, de preferência a sacrificar a hora dedicada às lições de História Sagrada.


OC - Pag. 512  

Tanto pais como filhos receberão benefício desse estudo. Confiem-se à memória as passagens mais importantes da Escritura ligadas à lição, e isto não como uma tarefa, mas como um privilégio. Embora a princípio a memória seja deficiente, ganhará força pelo exercício, de modo que depois de algum tempo vos deleitareis em assim armazenar as palavras da verdade. E tal hábito se demonstrará um valiosíssimo auxílio no crescimento espiritual. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, págs. 137 e 138.

Os pais devem sentir ser sagrado o dever de instruir seus filhos nos estatutos e reivindicações de Deus, bem como nas profecias. Devem educar as crianças no lar, interessando-se eles mesmos nas lições da Escola Sabatina. Ao estudar com as crianças, mostram que dão importância à verdade apresentada nas lições, ajudando a criar gosto pelo conhecimento bíblico. Testimonies on Sabbath School Work, pág. 111.

Não Satisfeito com um Conhecimento Superficial

A importância de buscar um completo conhecimento das Escrituras dificilmente pode ser avaliada. "Divinamente inspirada", capaz de nos fazer sábios "para a salvação", tornando o "homem de Deus... perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra" (II Tim. 3:15-17), a Bíblia tem o mais elevado direito a nossa reverente atenção. Não nos devemos satisfazer com um conhecimento superficial, antes devemos procurar aprender o verdadeiro significado das palavras de verdade, beber com interesse do espírito dos profetas. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, pág. 139.

Aplicar as Lições

Ao ensinar a Bíblia às crianças, podemos conseguir muito observando a propensão de seu espírito, as coisas pelas quais se interessam, e despertando-lhes interesse para verem o que diz a Bíblia a respeito dessas coisas. Aquele que nos criou com nossas várias aptidões, deu em Sua Palavra alguma coisa a cada um. Vendo os alunos que as lições da Bíblia


OC - Pag. 513  

se aplicam à sua própria vida, ensinai-os a considerá-la como um conselheiro. ...

A Bíblia tem uma inesgotável plenitude, força e profundidade de sentido. Estimulai as crianças e os jovens a descobrirem seus tesouros, tanto de pensamentos como de expressões. Educação, pág. 188.

Estudar por si Mesmo

Os pais e mães têm pesada responsabilidade com relação aos filhos. Os pais que crêem nas Escrituras, e as estudam, reconhecerão deverem obedecer aos mandamentos de Deus, não deverem andar contrários à Sua santa lei. Os que permitem a qualquer um, mesmo pastores, levá-los a desrespeitar a Palavra de Deus terão de, no juízo, defrontar-se com os resultados de sua atitude. Os pais não devem confiar sua própria alma e a dos filhos ao pastor, mas a Deus, de quem são, pela criação e pela redenção. Os pais devem estudar por si mesmos as Escrituras, pois têm almas a salvar ou a perder. Não devem consentir em depender do pastor para a salvação. Devem estudar eles mesmos a verdade. Manuscrito 33, 1900.

Tornar o Estudo da Bíblia Interessante

Ensinem-se os jovens a amar o estudo da Bíblia. Seja o primeiro lugar de nosso pensamento e afeições concedido ao Livro dos livros, pois este contém o conhecimento de que necessitamos mais que todos os outros. Review and Herald, 9 de outubro de 1883.

Para realizar essa obra, os próprios pais devem familiarizar-se com a Palavra de Deus. ... E em vez de falarem palavras vãs e apresentarem contos de fadas aos filhos, falar-lhes-ão sobre assuntos da Bíblia. Esse Livro não foi designado para eruditos apenas, foi escrito em estilo claro e simples, para alcançar a compreensão do povo comum; e, com as devidas


OC - Pag. 514  

explanações, grande parte dele pode ser tornada intensamente útil mesmo às crianças pequenas. Signs of the Times, 8 de abril de 1886.

Não penseis que a Bíblia se tornará para as crianças um livro enfadonho. Sob a direção de um instrutor prudente, a Palavra se tornará cada vez mais desejável. Ser-lhes-á como pão da vida, nunca envelhecerá. Nela há um frescor e beleza que atraem e encantam as crianças e os jovens. É como o Sol a resplandecer na Terra, dando seu brilho e calor, e nunca se esgotando, entretanto. Por meio de lições tiradas da história e doutrinas da Bíblia, as crianças e os jovens podem aprender que todos os outros livros são inferiores a esse. Podem ali encontrar uma fonte de misericórdia e amor. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, pág. 171.

Pais, seja simples a instrução que dais a vossos filhos, e certificai-vos de que ela é claramente compreendida. As lições que aprendeis da Palavra, deveis apresentar às mentes juvenis tão claramente que não deixem de compreender. Por meio de lições simples, tiradas da Palavra de Deus, e da própria experiência, podeis ensiná-los a conformar a vida à mais elevada norma. Mesmo na meninice e juventude, podem aprender a viver vida ponderada, séria, que produza rica conquista de bem. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, pág. 109.

Usar os Melhores Métodos

Nosso Pai celestial, ao dar Sua Palavra, não deixou despercebidas as crianças. Onde é que, dentre tudo que os homens hajam escrito, se poderá encontrar algo que tenha tal influência sobre o coração das crianças, algo tão bem adaptado para despertar o interesse delas, como sejam as histórias da Bíblia?

Nessas singelas histórias podem-se esclarecer os grandes princípios da lei de Deus. Assim, por meio das ilustrações mais bem adaptadas à compreensão da criança, pais e professores podem começar muito cedo a cumprir a ordem do Senhor relativa aos Seus preceitos [ou palavras]:


OC - Pag. 515  

"E as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, deitando-te, e levantando-te." Deut. 6:7.

O uso de comparações, quadros-negros, mapas e gravuras, será de auxílio na explicação dessas lições e na fixação das mesmas na memória. Pais e professores devem constantemente procurar métodos aperfeiçoados. O ensino da Bíblia deve ter nossos mais espontâneos pensamentos, nossos melhores métodos, e nosso mais fervoroso esforço. Educação, págs. 185 e 186.

Tomar a Bíblia Como Guia

Deveis fazer da Bíblia vosso guia, se quiserdes criar vossos filhos na doutrina e na admoestação do Senhor. Sejam a vida e o caráter de Cristo apresentados como um modelo que devem imitar. Caso errem, lede-lhes o que o Senhor disse com relação a idênticos pecados. Há necessidade de constante cuidado e diligência nessa obra. Um mau traço tolerado pelos pais, não corrigido pelos professores, pode fazer com que todo o caráter fique deformado e desequilibrado. Ensinai às crianças que devem ter um coração novo; que novos gostos devem ser criados, novos motivos inspirados. Devem ter o auxílio de Cristo; devem familiarizar-se com o caráter de Deus segundo é revelado em Sua Palavra. Signs of the Times, 25 de maio de 1882.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>