Cultivar a Ordem e o Bom Gosto
O cultivo da ordem e do bom gosto é parte importante da educação das crianças. ...
Como guardas e professores de vossos filhos, tendes o estrito dever de fazer as mínimas coisas no lar com esmero e ordem. Ensinai aos vossos filhos a valiosa lição de conservar as roupas em boa ordem. Conservai vossa própria roupa limpa, agradável e respeitável. ...
Sempre estais na obrigação diante de Deus de ser modelos de correção no lar. Lembrai-vos de que no Céu não há desordem, e que vosso lar deve ser um Céu aqui embaixo. Lembrai-vos de que ao fazerdes fielmente dia a dia as pequenas coisas que devem ser feitas no lar, sois colaboradores de Deus, aperfeiçoando um caráter cristão. Carta 47a, 1902.
Tende em mente, pais, que estais trabalhando para a salvação de vossos filhos. Se vossos hábitos forem corretos, se revelardes correção e ordem, virtude e justiça, santificação do corpo, da alma e do espírito, correspondereis às palavras do Redentor: "Vós sois a luz do mundo." Mat. 5:14. Manuscrito 74, 1901.
Ensinar Hábitos de Esmero
Exige-se de cada família que seja educada nos hábitos de esmero, limpeza e perfeição. Nós, que professamos crer na verdade, devemos tornar manifesto ao mundo que os princípios da verdade e da justiça não tornam o povo grosseiro, rude, sem higiene e desorganizado.
O amor a Deus será expresso na família pelo amor aos nossos filhos. O amor genuíno não os deixará ser arrastados para a indolência e o desleixo, porque este é o caminho mais fácil, mas pelo exemplo puro, posto diante deles pelos pais, pela firmeza amável mas inflexível no cultivo de hábitos de operosidade, educarão os filhos segundo a mesma ordem. Manuscrito 24, 1894.
Ensinar as Crianças a Cuidarem da Roupa
Ensinai cedo às crianças a cuidarem da roupa. Tenham elas um lugar para pôr as coisas e sejam ensinadas a dobrar cuidadosamente cada artigo e pô-lo em seu lugar. Se não podeis ao menos ter uma cômoda barata, usai um caixote de madeira, arrumando-o com prateleiras e cobrindo-o com algum pano vivo e estampado. Essa obra de ensinar esmero e ordem tomará um pouco de tempo cada dia, mas recompensará no futuro de vossos filhos, e no fim poupar-vos-á muito tempo e cuidado. Christian Temperance and Bible Hygiene, pág. 142.
Conservar o Próprio Quarto Arrumado
Se as crianças têm um quarto que consideram seu, e se forem ensinadas a conservá-lo arrumado, e o tornarem atraente, terão um sentimento de posse - acharão que têm dentro do lar, um lar que é seu mesmo, e terão satisfação em conservá-lo em ordem e bonito. A mãe terá necessariamente de lhes inspecionar o trabalho, fazer sugestões e dar instrução. Esse é o trabalho da mãe. Christian Temperance and Bible Hygiene, pág. 143.
Ter Horas Regulares Para Dormir
Quão predominante é o hábito de transformar o dia em noite e a noite em dia! Muitos jovens dormem profundamente de manhã, quando deviam estar de pé com os primeiros pássaros que cantam e estar em movimento quando toda a Natureza está desperta. Youth"s Instructor, 7 de setembro de 1893.
Alguns jovens são muito contrários à ordem e disciplina. Não respeitam as regras do lar, não se levantando à hora regular.
Ficam na cama algumas horas depois do romper do dia, quando todos deviam estar em atividade. Ficam acordados até altas horas da noite, dependendo de luz artificial para substituir a luz que a Natureza proveu nas horas propícias. Assim fazendo não somente desperdiçam preciosas oportunidades, mas causam despesas extras. Mas em quase todos os casos é dada a desculpa: "Não posso terminar meu trabalho; tenho algo a fazer; não me posso deitar cedo." Os preciosos hábitos de ordem são quebrados, e os momentos assim gastos ociosamente na primeira parte da manhã descontrolam as coisas durante todo o dia.
Nosso Deus é um Deus de ordem e quer que Seus filhos desejem pôr-se em ordem sob Sua disciplina. Não seria melhor, portanto, romper esse hábito de transformar a noite em dia, e as frescas horas da manhã em noite? Se os jovens formassem o hábito de regularidade e ordem, melhorariam a saúde, o espírito, a memória e a disposição. É dever de todos observar regras estritas em seus hábitos de vida. Queridos jovens, isso é para o vosso próprio bem, tanto física como moralmente. Ao vos levantardes de manhã, tomai em consideração, tanto quanto possível, o trabalho que deveis realizar durante o dia. Se necessário, tomai um livrinho no qual anotar as coisas que precisam ser feitas, e determinai para vós mesmos um tempo no qual fazer vosso trabalho. Youth"s Instructor, 24 de janeiro de 1897.