Muitos Estão Deixando o Caminho em Instituições Mundanas
É um fato terrível, e que deve fazer tremer o coração dos pais, que em tantas das escolas a que se mandam os jovens, em busca de cultura e disciplina intelectual, dominam influências que deturpam o caráter, desviam a mente dos verdadeiros objetivos da vida e aviltam a moral. Mediante o contato com os irreligiosos, os amantes de prazeres e os corrompidos, muitíssimos jovens perdem a simplicidade e a pureza, a fé em Deus e o espírito de sacrifício que pais cristãos incentivaram e conservaram mediante cuidadosas instruções e fervorosas preces.
Muitos dos que entram na escola com o intuito de preparar-se para algum ramo de serviço desinteressado, absorvem-se em estudos seculares. Desperta-se o desejo de alcançar distinções nos estudos e honras no mundo. Perde-se de vista o desígnio para que entraram na escola e a vida é dedicada a ocupações egoístas e mundanas. E formam-se muitas vezes hábitos, que arruínam a vida tanto para este mundo como para o futuro. A Ciência do Bom Viver, pág. 403.
As Influências Religiosas do Lar São Dissipadas
Orais: "Não nos deixes cair em tentação." Mat. 6:13. Então não consintais que vossos filhos sejam colocados onde encontrarão desnecessária tentação. Não os envieis a escolas em que estarão ligados a influências que serão como joio no campo de seu coração. Na escola do lar, durante a infância, ensinai e disciplinai vossos filhos no temor de Deus.
E então sede cuidadosos para não os colocardes onde as impressões religiosas que receberam sejam dissipadas e o amor de Deus tirado de seu coração. Não permitais que qualquer incentivo de altos salários ou de aparentes grandes vantagens educacionais vos levem a separar vossos filhos de vossa influência, para colocá-los em lugares onde estejam expostos a grandes tentações. "Pois que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? Ou que daria o homem pelo resgate de sua alma?" Mar. 8:36 e 37. Manuscrito 30, 1904.
Nossas Escolas São Ordenadas por Deus
Ao me ser mostrado pelo anjo de Deus que se deveria estabelecer uma instituição para a educação de nossos jovens, vi que esse seria um dos maiores meios ordenados por Deus para a salvação de almas. ... Se a influência de nossas escolas for a que deve ser, os jovens que ali se educam serão habilitados a discernir a Deus e glorificá-Lo em todas as Suas obras; e ao se empenharem em cultivar a faculdade que Deus lhes tem concedido estarão se preparando para Lhe prestar mais eficiente serviço. Testimonies, vol. 4, págs. 419 a 422.
Os jovens devem ser incentivados a freqüentar nossas escolas, que se devem tornar cada vez mais semelhantes às escolas dos profetas. Nossas escolas têm sido estabelecidas pelo Senhor. Fundamentos da Educação Cristã, pág. 489.
Vantagens da Experiência no Internato
Em grande proporção, as crianças que tenham de receber a educação em nossas escolas farão muito maior progresso se estiverem separadas do círculo familiar em que receberam uma educação errônea. Poderá ser necessário que algumas famílias fixem residência onde possam ter os filhos consigo, evitando assim certas despesas; mas, em muitos casos, isso se demonstraria ser um impedimento, e não uma bênção para seus filhos. Fundamentos da Educação Cristã, pág. 313.
O Internato Para uma Filha Desobediente
O inimigo tem feito o que quer com vossa filha, a ponto de seus laços a terem amarrado como fitas de aço, e requererá forte e perseverante esforço para salvá-la. Se quiserdes êxito neste caso, não deve haver trabalho pela metade. Os hábitos de anos não podem ser facilmente quebrados. Ela deve ser colocada onde uma influência constante, firme e duradoura seja perseverantemente exercida. Eu vos aconselharia a pô-la no Colégio de ______; receba ela a disciplina do internato. Lá é que ela já devia ter estado há anos.
O internato é dirigido segundo um plano que o torna um bom lar. Pode ser que esse lar não agrade às inclinações de alguns, mas é devido a terem sido educados em falsas teorias, na condescendência própria e satisfação do próprio eu; em todos os seus hábitos e costumes, têm estado num caminho errado. Mas, minha querida irmã, estamos nos aproximando do fim do tempo; e não queremos agora seguir os gostos e práticas do mundo, mas seguir a vontade de Deus, ver o que dizem as Escrituras, e então andar de acordo com a luz que Deus nos deu. Nossas inclinações, nossos costumes e práticas não devem ter a preferência. Nossa norma é a Palavra de Deus. Testimonies, vol. 5, pág. 506.
Alunos Externos
Parece que alguns professores pensam que nenhuma das crianças e jovens cujos pais moram nas vizinhanças da escola devem ter privilégios escolares a menos que morem com os professores no internato. Tal idéia para mim é nova e estranha.
Há alguns jovens cuja influência do lar é tal que seria uma grande vantagem para eles morarem por algum tempo num internato bem orientado. E para os que moram onde necessariamente precisam deixar a casa para desfrutar os privilégios escolares, os internatos são uma grande bênção.
Mas o lar paterno em que Deus é temido e obedecido é e sempre deve ser o melhor lugar para nossos filhos pequenos, onde, sob o devido ensino, podem desfrutar o cuidado e disciplina de uma família religiosa, administrada por seus próprios pais. ...
Quanto aos jovens que estão em idade própria para freqüentar um internato, evitemos fazer regras desnecessárias e arbitrárias que separariam dos pais os que moram nas vizinhanças de nossas escolas. ...
A menos que os pais estejam convencidos de que atenderia o melhor interesse dos filhos colocá-los sob a disciplina do internato, dever-se-lhes-ia permitir conservá-los sob seu domínio o máximo possível. Em alguns lugares, pais que moram perto da escola podem achar que seus filhos seriam beneficiados morando num internato, onde podem receber certas espécies de instrução, que não poderiam receber tão bem em sua própria casa. Mas não se deve exigir dos filhos que em todos os casos sejam separados dos pais para conseguir as vantagens de qualquer uma de nossas escolas. ...
Os pais são protetores naturais dos filhos, e têm a solene responsabilidade de orientar sua educação e preparo.
Não podemos compreender que os pais, que por anos vigiaram o desenvolvimento dos filhos, devem saber melhor qual a espécie de preparo e de orientação que devem ter, a fim de que neles se desenvolvam e sejam cultivados os melhores traços de caráter? Aconselharia que às crianças de lares que distam quatro ou cinco quilômetros da escola, se permitisse freqüentar a escola enquanto moram em casa e recebem os benefícios da influência paterna. Sempre que possível, seja a família conservada junta. Carta 60, 1910.
Todas as Crianças Devem Ter Privilégios Educacionais
A igreja está adormecida, e não reconhece a magnitude dessa questão de educar as crianças e jovens. "Ora", diz alguém, "qual a necessidade de ser tão meticuloso em educar perfeitamente os nossos jovens? Parece-me que se levardes alguns que decidiram seguir uma vocação literária ou alguma outra vocação que requer certa disciplina e dar-lhes a devida atenção, isso é tudo que é necessário. Não se exige que toda a multidão de nossos jovens seja tão bem educada. Não satisfaz isso toda a exigência necessária?" Respondo: Não. Decididamente, Não. ... A todos os nossos jovens se deve permitir ter as bênçãos e privilégios da educação em nossas escolas, para que sejam inspirados a se tornar colaboradores de Deus. Todos eles necessitam de uma educação, para se habilitarem a ser úteis, qualificarem-se para lugares de responsabilidade tanto na vida particular como na pública. Review and Herald, 13 de fevereiro de 1913.
Um Programa Escolar Equilibrado
As faculdades da mente precisam ser cultivadas a fim de serem usadas para a glória de Deus. Cuidadosa atenção deve ser dada ao cultivo do intelecto, para que os vários órgãos da mente tenham igual força, sendo postos em exercício, cada um na sua função distinta. Se os pais deixarem seus filhos seguirem a tendência de sua própria vontade, de sua inclinação e prazer, com negligência do dever, o caráter deles será formado segundo essa norma, e não terão competência para qualquer posição de responsabilidade na vida. Os desejos e inclinações dos jovens devem ser restringidos, fortalecidos os pontos fracos de caráter, e reprimidas as tendências fortes demais.
Caso se permita uma faculdade permanecer adormecida, ou seja desviada de seu próprio rumo, o propósito de Deus não é executado.
Todas as faculdades devem ser bem desenvolvidas. A cada uma se deve dispensar cuidado, pois cada uma exerce influência sobre as outras, e todas elas devem ser exercitadas para que o espírito seja devidamente equilibrado. Caso um ou dois órgãos sejam cultivados e conservados em uso contínuo devido a terem nossos filhos escolhido pôr a força da mente em uma direção com negligência de outras faculdades mentais, chegarão à maturidade com a mente desequilibrada e o caráter desarmônico. Serão aptos e fortes numa direção, mas grandemente deficientes em outros sentidos justamente tão importantes. Não serão homens e mulheres competentes. Sua deficiência será acentuada e maculará todo o caráter. Testimonies, vol. 3, pág. 26.
Os Males do Estudo Constante
Muitos pais conservam os filhos na escola quase o ano inteiro. Essas crianças seguem mecanicamente a rotina do estudo, mas não retêm o que aprendem. Muitos desses estudantes contínuos parecem quase destituídos de vida intelectual. A monotonia do estudo seguido, fatiga o cérebro, e pouco é o interesse que tomam nas lições; e para muitos, torna-se penosa a aplicação aos livros. Não têm íntimo amor ao pensar, nem ambição de adquirir conhecimentos. Não estimulam em si mesmos hábitos de reflexão e estudo. ...
São poucos os pensadores racionais e lógicos, em razão de haverem falsas influências impedido o desenvolvimento do intelecto. A suposição de pais e professores, de que o estudo contínuo fortaleceria o intelecto, tem-se demonstrado errônea; pois em muitos casos o efeito tem ocorrido exatamente o contrário. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, págs. 84 e 85.
Freqüentemente a Censura Pertence Justamente aos Pais
Não se espera, no entanto, que os mestres façam a obra dos pais. Tem havido, da parte de muitos pais, terrível negligência do dever.
Como Eli, falham quanto a exercer a devida restrição; e depois, mandam os indisciplinados filhos para o colégio a fim de receber a educação que os pais lhes deviam ter ministrado em casa.
Os mestres têm uma tarefa que poucos apreciam. Caso sejam bem-sucedidos em reformar esses extraviados jovens, pouco é o mérito que se lhes atribui. Se os jovens procuram a companhia dos que são inclinados para o mal, e vão de mal a pior, então os professores são censurados e acusada a escola. Em muitos casos, a censura caberia justamente aos pais. Eles tiveram a primeira e mais favorável oportunidade de controlar e educar os filhos, quando o espírito dos mesmos era dócil, a mente e o coração facilmente impressionáveis. Devido à negligência dos pais, porém, as crianças têm permissão de seguir a própria vontade, até se endurecerem em má direção. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, págs. 80 e 81.
Os Pais Devem Manter a Autoridade do Professor
Uma das maiores dificuldades dos professores é a falta da parte dos pais de cooperar na administração da disciplina do colégio. Se os pais se propusessem a manter a autoridade do professor, muita insubordinação, vício e libertinagem seriam evitados. Os pais devem exigir que os filhos respeitem e obedeçam à devida autoridade. Devem trabalhar com incansável cuidado e diligência, para instruir, guiar e reprimir seus filhos, até que hábitos corretos estejam devidamente estabelecidos. Com tal ensino, estariam os jovens sujeitos às instituições da sociedade e às restrições gerais da obrigação moral. Testimonies, vol. 5, pág. 89.
Não se deve deixar as crianças julgarem se a disciplina do colégio é razoável ou desarrazoada. Se os pais têm suficiente
confiança nos professores e no sistema de educação adotado pela escola para enviar seus filhos, mostrem bom senso e fibra moral, e apóiem o professor na aplicação da disciplina. ...
Os pais sensatos ficarão muito gratos por haver escolas onde a ilegalidade de qualquer espécie não será tolerada, e onde às crianças será ensinada a obediência em vez da condescendência, e onde as boas influências predominarão sobre elas. Há alguns pais que se propõem enviar os filhos corrompidos à escola, porque em casa são incorrigíveis. Apoiarão esses pais ao professor em sua obra de disciplina ou estarão prontos a crer em todo o relato falso? Manuscrito 119, 1899.
Devem Apoiar a Disciplina Escolar
Alguns dos pais que enviaram os filhos a ______ têm-lhes dito que se deles for exigida qualquer coisa incoerente, não se submetam, seja quem for que o exija. Que lição para dar aos filhos! Em sua inexperiência, como poderão eles julgar o que é razoável ou incoerente?
Podem desejar ficar fora à noite, ninguém sabe onde, e se os professores ou responsáveis exigirem que dêem conta de si, dirão que isso é um disparate, e uma infração de seus direitos. Sua independência não deve sofrer interferência. Que poder as regras e a autoridade terão sobre esses jovens enquanto consideram qualquer disciplina uma restrição despropositada à sua liberdade?
Em muitos casos. esses jovens têm permanecido na escola apenas um curto período de tempo voltando para casa com uma educação inacabada, para terem a liberdade de seguir à inclinação de sua vontade não educada e indisciplinada, o
que não podiam ter na escola. As lições de condescendência que lhes foram ensinadas por um pai ou mãe insensatos desempenharam sua obra para o tempo e para a eternidade, e a perda dessas almas será lançada à sua conta. Manuscrito 119, 1899.
Educação Fora do Currículo Escolar
As crianças e jovens devem cultivar hábitos de perfeição com respeito à educação. O curso superior não abrange toda a educação que devem receber. Poderão estar constantemente aprendendo lições das coisas que vêem e ouvem. Poderão estudar da causa para o efeito pelo ambiente e as circunstâncias da vida; todos os dias poderão conhecer algo que devem evitar, e algo que podem praticar que os elevará e enobrecerá, dando-lhes solidez ao caráter e neles fortalecendo aqueles princípios que são o fundamento de uma varonilidade e feminilidade nobres.
Se se lançarem à educação com propósitos descuidados, bem contentes de passar sem qualquer esforço especial de sua parte, então não alcançarão a norma que Deus deseja que atinjam. Youth"s Instructor, 21 de abril de 1886.