Sincero Arrependimento e Esforço Resoluto
Os que corrompem seu próprio corpo não poderão fruir o favor de Deus enquanto não se arrependerem sinceramente, fazendo completa reforma e aperfeiçoando a santidade no temor do Senhor. Appeal to Mothers, pág. 29.
A única esperança para os que praticam hábitos vis é abandoná-los completamente, se é que dão qualquer valor à saúde aqui e à salvação no além. Quando se transige com esses hábitos por largo espaço de tempo, resistir à tentação e abandonar a corrupta condescendência requer determinado esforço. Appeal to Mothers, pág. 27.
Os Pensamentos Devem Ser Controlados
Deveis dominar vossos pensamentos. Não será trabalho fácil; não o conseguireis sem assíduo e mesmo árduo esforço. ... Se condescenderdes com vãs imaginações, permitindo que a mente se demore em assuntos impuros, sereis, em certo sentido, tão culpada perante Deus, como se vossos pensamentos fossem levados à ação. Tudo o que impede a ação é a falta de oportunidade. Sonhar e construir castelos dia e noite são hábitos maus e excessivamente perigosos. Uma vez estabelecidos, é quase impossível rompê-los e dirigir os pensamentos para temas puros, santos e elevados. Deveis tornar-vos fiel sentinela de vossos olhos, ouvidos e todos os sentidos, se quiserdes dominar a mente e impedir que vãos e corruptos pensamentos vos manchem a alma. Só o poder da graça pode realizar tão desejável obra. Testimonies, vol. 2, pág. 561.
Sujeitar as Paixões e Afetos à Razão
Deus requer que não somente domineis vossos pensamentos, mas também as paixões e afeições. Vossa salvação depende de vos governardes nestas coisas. A paixão e a afeição são agentes poderosos. Mal aplicadas, postas em operação por motivos injustos, mal colocadas, são poderosas para realizar vossa ruína e deixar-vos um infeliz destroço, sem Deus e sem esperança.
A imaginação deve ser positiva e persistentemente dominada, se as paixões e afeições tiverem de tornar-se sujeitas à razão, à consciência e ao caráter. ...
A menos que restrinjais vossos pensamentos, leitura e palavras, vossa imaginação tornar-se-á doentia. Lede a Bíblia atentamente e com oração, e sede guiados pelos seus ensinos. Essa é a vossa segurança. Testimonies, vol. 2, págs. 561-563.
Fechar os Sentidos
Os que querem ter a sabedoria que vem de Deus não se devem tornar insensatos no pecaminoso conhecimento deste século, a fim de serem sábios. Devem fechar os olhos para não ver e aprender o mal. Devem fechar os ouvidos para não ouvirem o mal, e obterem o conhecimento que lhes macularia a pureza de pensamento e de ações, e guardar sua língua para que não transmita comunicações corruptas nem em sua boca haja o engano. Appeal to Mothers, pág. 31.
Evitai ler e ver coisas que sugiram pensamentos impuros. Cultivai as faculdades morais e intelectuais. Testimonies, vol. 2, pág. 410.
Evitar a Inatividade Unida ao Estudo Excessivo
O estudo excessivo, em virtude de aumentar a corrente do sangue para o cérebro, cria uma irritabilidade mórbida que tende a diminuir o poder do domínio próprio, e muitíssimas vezes dá lugar a impulso e capricho. Assim se abre a porta à impureza. O mau uso, ou a falta de uso da capacidade física, é, em grande parte, responsável pela onda de corrupção que
se está espalhando pelo mundo. "Orgulho, abundância de pão e de ociosidade" são os inimigos mortais do progresso humano nesta geração, bem como quando ocasionaram a destruição de Sodoma.
Os professores devem compreender essas coisas e instruir seus alunos nesse sentido. Ensinai aos estudantes que viver de maneira correta depende de pensar de maneira correta, e que a atividade física é essencial à pureza do pensamento. Educação, pág. 209.
Não Há Tempo Para Vacilação
A pureza de vida e um caráter moldado segundo o Modelo divino não se obtêm sem ardorosos esforços e princípios fixos. A pessoa vacilante não terá êxito em alcançar a perfeição cristã. Será pesada na balança e achada em falta. Como um leão rugidor, Satanás está procurando sua presa. Experimenta seus ardis sobre todo o jovem ingênuo. ... Satanás diz aos jovens que ainda há bastante tempo, que podem transigir com o pecado e o vício uma vez mais e depois nunca mais; mas essa única condescendência envenenar-lhes-á toda a vida. Não vos aventureis, uma vez que seja, a pisar em terreno proibido. Nesses dias maus e perigosos, em que a sedução ao vício e à corrupção se encontram a cada lado, eleve-se ao Céu o grito sincero e sentido dos jovens: "Como purificará o jovem o seu caminho?" E se abram os seus ouvidos e se incline seu coração a obedecer à instrução dada na resposta: "Observando-o conforme a Tua Palavra." Sal. 119:9. Testimonies, vol. 2, págs. 408 e 409.
Todos são responsáveis por suas ações, enquanto são provados neste mundo. Todos terão poder para controlar suas ações se o quiserem. Se forem fracos na virtude, pureza de pensamentos e ações, poderão obter auxílio do Amigo do indefeso.
Jesus está familiarizado com todas as fraquezas da natureza humana e, se Lhe rogarem, dará forças para vencer às mais poderosas tentações. Todos poderão obter essa força, se a buscarem com humildade. Appeal to Mothers, pág. 31.
A única segurança para a juventude deste século corrompido é pôr em Deus a sua confiança. Sem o auxílio divino, não poderão controlar as paixões e apetites humanos. Em Cristo está justamente o auxílio necessitado, mas quão poucos vão a Ele em busca desse auxílio! Quando esteve na Terra, Jesus disse: "E não quereis vir a Mim para terdes vida." João 5:40. Em Cristo, todos podem ser vencedores. Podeis dizer com o apóstolo: "Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por Aquele que nos amou." Rom. 8:37. E ainda: "Antes, subjugo o meu corpo e o reduzo à servidão." I Cor. 9:27. Testimonies, vol. 2, pág. 409.
NEle se Pode Encontrar Verdadeiro Prazer
A única segurança absoluta para nossos filhos contra toda prática viciosa é procurar serem admitidos no redil de Cristo e ficar sob o vigilante cuidado do Pastor fiel e verdadeiro. Ele os livrará de todo o mal; protegê-los-á de todo o perigo, se atenderem à Sua voz. Diz: "As Minhas ovelhas ouvem a Minha voz, ... e elas Me seguem." João 10:27. Em Cristo encontrarão pastagens, obterão força e esperança e não serão perturbados por impaciente anelo de alguma coisa para lhes divertir a mente e satisfazer o coração. Acharam a pérola de grande preço e o espírito descansa pacificamente. Seus prazeres são de caráter puro, pacífico, elevado e celestial. Não deixam doloridas reflexões nem remorso. Tais prazeres não prejudicam a saúde ou debilitam a mente, mas são de natureza sadia.
A comunhão com Deus e o seu amor a Ele, a prática da santidade, a destruição do pecado, são todos agradáveis.
A leitura da Palavra de Deus não fascinará a imaginação e inflamará as paixões, como um livro de histórias fictícias, mas abrandará, suavizará, elevará e santificará o coração. Quando em dificuldades, perseguidos por ferozes tentações, têm o privilégio da oração. Que exaltado privilégio! Seres finitos, de pó e cinza, admitidos pela mediação de Cristo na sala de audiência do Altíssimo! Em tais exercícios, a alma é levada a uma sagrada aproximação de Deus, renovada no conhecimento e verdadeira santidade, e fortalecida contra os assaltos do inimigo. Appeal to Mothers, págs. 23 e 24.
XVII. Despertando as Faculdades Espirituais