Orientação da Criança

CAPÍTULO 72

A Luta Pela Reforma

OC - Pag. 464  

Sincero Arrependimento e Esforço Resoluto

Os que corrompem seu próprio corpo não poderão fruir o favor de Deus enquanto não se arrependerem sinceramente, fazendo completa reforma e aperfeiçoando a santidade no temor do Senhor. Appeal to Mothers, pág. 29.

A única esperança para os que praticam hábitos vis é abandoná-los completamente, se é que dão qualquer valor à saúde aqui e à salvação no além. Quando se transige com esses hábitos por largo espaço de tempo, resistir à tentação e abandonar a corrupta condescendência requer determinado esforço. Appeal to Mothers, pág. 27.

Os Pensamentos Devem Ser Controlados

Deveis dominar vossos pensamentos. Não será trabalho fácil; não o conseguireis sem assíduo e mesmo árduo esforço. ... Se condescenderdes com vãs imaginações, permitindo que a mente se demore em assuntos impuros, sereis, em certo sentido, tão culpada perante Deus, como se vossos pensamentos fossem levados à ação. Tudo o que impede a ação é a falta de oportunidade. Sonhar e construir castelos dia e noite são hábitos maus e excessivamente perigosos. Uma vez estabelecidos, é quase impossível rompê-los e dirigir os pensamentos para temas puros, santos e elevados. Deveis tornar-vos fiel sentinela de vossos olhos, ouvidos e todos os sentidos, se quiserdes dominar a mente e impedir que vãos e corruptos pensamentos vos manchem a alma. Só o poder da graça pode realizar tão desejável obra. Testimonies, vol. 2, pág. 561.


OC - Pag. 465  

Sujeitar as Paixões e Afetos à Razão

Deus requer que não somente domineis vossos pensamentos, mas também as paixões e afeições. Vossa salvação depende de vos governardes nestas coisas. A paixão e a afeição são agentes poderosos. Mal aplicadas, postas em operação por motivos injustos, mal colocadas, são poderosas para realizar vossa ruína e deixar-vos um infeliz destroço, sem Deus e sem esperança.

A imaginação deve ser positiva e persistentemente dominada, se as paixões e afeições tiverem de tornar-se sujeitas à razão, à consciência e ao caráter. ...

A menos que restrinjais vossos pensamentos, leitura e palavras, vossa imaginação tornar-se-á doentia. Lede a Bíblia atentamente e com oração, e sede guiados pelos seus ensinos. Essa é a vossa segurança. Testimonies, vol. 2, págs. 561-563.

Fechar os Sentidos

Os que querem ter a sabedoria que vem de Deus não se devem tornar insensatos no pecaminoso conhecimento deste século, a fim de serem sábios. Devem fechar os olhos para não ver e aprender o mal. Devem fechar os ouvidos para não ouvirem o mal, e obterem o conhecimento que lhes macularia a pureza de pensamento e de ações, e guardar sua língua para que não transmita comunicações corruptas nem em sua boca haja o engano. Appeal to Mothers, pág. 31.

Evitai ler e ver coisas que sugiram pensamentos impuros. Cultivai as faculdades morais e intelectuais. Testimonies, vol. 2, pág. 410.

Evitar a Inatividade Unida ao Estudo Excessivo

O estudo excessivo, em virtude de aumentar a corrente do sangue para o cérebro, cria uma irritabilidade mórbida que tende a diminuir o poder do domínio próprio, e muitíssimas vezes dá lugar a impulso e capricho. Assim se abre a porta à impureza. O mau uso, ou a falta de uso da capacidade física, é, em grande parte, responsável pela onda de corrupção que


OC - Pag. 466  

se está espalhando pelo mundo. "Orgulho, abundância de pão e de ociosidade" são os inimigos mortais do progresso humano nesta geração, bem como quando ocasionaram a destruição de Sodoma.

Os professores devem compreender essas coisas e instruir seus alunos nesse sentido. Ensinai aos estudantes que viver de maneira correta depende de pensar de maneira correta, e que a atividade física é essencial à pureza do pensamento. Educação, pág. 209.

Não Há Tempo Para Vacilação

A pureza de vida e um caráter moldado segundo o Modelo divino não se obtêm sem ardorosos esforços e princípios fixos. A pessoa vacilante não terá êxito em alcançar a perfeição cristã. Será pesada na balança e achada em falta. Como um leão rugidor, Satanás está procurando sua presa. Experimenta seus ardis sobre todo o jovem ingênuo. ... Satanás diz aos jovens que ainda há bastante tempo, que podem transigir com o pecado e o vício uma vez mais e depois nunca mais; mas essa única condescendência envenenar-lhes-á toda a vida. Não vos aventureis, uma vez que seja, a pisar em terreno proibido. Nesses dias maus e perigosos, em que a sedução ao vício e à corrupção se encontram a cada lado, eleve-se ao Céu o grito sincero e sentido dos jovens: "Como purificará o jovem o seu caminho?" E se abram os seus ouvidos e se incline seu coração a obedecer à instrução dada na resposta: "Observando-o conforme a Tua Palavra." Sal. 119:9. Testimonies, vol. 2, págs. 408 e 409.

Todos são responsáveis por suas ações, enquanto são provados neste mundo. Todos terão poder para controlar suas ações se o quiserem. Se forem fracos na virtude, pureza de pensamentos e ações, poderão obter auxílio do Amigo do indefeso.


OC - Pag. 467  

Jesus está familiarizado com todas as fraquezas da natureza humana e, se Lhe rogarem, dará forças para vencer às mais poderosas tentações. Todos poderão obter essa força, se a buscarem com humildade. Appeal to Mothers, pág. 31.

A única segurança para a juventude deste século corrompido é pôr em Deus a sua confiança. Sem o auxílio divino, não poderão controlar as paixões e apetites humanos. Em Cristo está justamente o auxílio necessitado, mas quão poucos vão a Ele em busca desse auxílio! Quando esteve na Terra, Jesus disse: "E não quereis vir a Mim para terdes vida." João 5:40. Em Cristo, todos podem ser vencedores. Podeis dizer com o apóstolo: "Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por Aquele que nos amou." Rom. 8:37. E ainda: "Antes, subjugo o meu corpo e o reduzo à servidão." I Cor. 9:27. Testimonies, vol. 2, pág. 409.

NEle se Pode Encontrar Verdadeiro Prazer

A única segurança absoluta para nossos filhos contra toda prática viciosa é procurar serem admitidos no redil de Cristo e ficar sob o vigilante cuidado do Pastor fiel e verdadeiro. Ele os livrará de todo o mal; protegê-los-á de todo o perigo, se atenderem à Sua voz. Diz: "As Minhas ovelhas ouvem a Minha voz, ... e elas Me seguem." João 10:27. Em Cristo encontrarão pastagens, obterão força e esperança e não serão perturbados por impaciente anelo de alguma coisa para lhes divertir a mente e satisfazer o coração. Acharam a pérola de grande preço e o espírito descansa pacificamente. Seus prazeres são de caráter puro, pacífico, elevado e celestial. Não deixam doloridas reflexões nem remorso. Tais prazeres não prejudicam a saúde ou debilitam a mente, mas são de natureza sadia.

A comunhão com Deus e o seu amor a Ele, a prática da santidade, a destruição do pecado, são todos agradáveis.


OC - Pag. 468  

A leitura da Palavra de Deus não fascinará a imaginação e inflamará as paixões, como um livro de histórias fictícias, mas abrandará, suavizará, elevará e santificará o coração. Quando em dificuldades, perseguidos por ferozes tentações, têm o privilégio da oração. Que exaltado privilégio! Seres finitos, de pó e cinza, admitidos pela mediação de Cristo na sala de audiência do Altíssimo! Em tais exercícios, a alma é levada a uma sagrada aproximação de Deus, renovada no conhecimento e verdadeira santidade, e fortalecida contra os assaltos do inimigo. Appeal to Mothers, págs. 23 e 24.

XVII. Despertando as Faculdades Espirituais

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>