Livro - Beneficência Social | Ellen G. White Books

Beneficência Social

CAPÍTULO 11

Como Visitar e o que Fazer

BS - Pag. 87  

Aproximar-se dos Vizinhos

Ide aos vossos vizinhos um por um, aproximando-vos deles até que seus corações sejam aquecidos pelo vosso abnegado amor e interesse. Simpatizai com eles, orai por eles, aproveitai cada oportunidade de fazer-lhes bem, e quanto vos for possível reuni alguns e abri a suas mentes entenebrecidas a Palavra de Deus. Review and Herald, 13 de março de 1888.

Ajudar Onde a Necessidade é Maior

Por toda a parte ao vosso redor há os que experimentam ais, que necessitam palavras de simpatia, amor e bondade, bem como de nossas orações humildes e piedosas. Alguns sofrem sob a férrea mão da pobreza, outros sob enfermidades, quebrantamentos, desalento, turbações. Como Jó, deveis ser olhos para os cegos, pés para os coxos, e deveis interrogar sobre as causas que desconheceis e analisar com o objetivo em vista de aliviar as necessidades e ajudar exatamente onde o auxílio se fizer mais necessário. Testimonies, vol. 3, pág. 530.

Deveis primeiramente satisfazer as carências materiais dos pobres, e aliviar suas necessidades e sofrimentos físicos, e depois encontrareis caminho franco ao seu coração, onde podereis plantar as boas sementes da virtude e da religião. Serviço Cristão, pág. 132.

Maneira Persuasiva de Aproximar-se

Aproximai-vos do povo de maneira persuasiva, bondosa, manifestando alegria e amor por Cristo. ... Nenhuma linguagem humana pode expressar quão preciosa é a ministração da Palavra e do Espírito Santo. Nenhuma expressão


BS - Pag. 88  

humana pode retratar para a mente finita o valor de compreender e pela fé viva receber a bênção que é concedida quando Jesus de Nazaré passa. Carta 60, 1903.

Manter Atitude Apropriada

Delicada coisa é o trato com a mente dos homens. Unicamente Aquele que conhece o coração sabe a maneira de levar o homem ao arrependimento. Só a Sua sabedoria nos pode dar êxito em alcançar os perdidos. Podeis erguer-vos inflexivelmente, pensando: "Sou mais santo do que tu", e não importa quão correto seja o vosso raciocínio ou quão verdadeiras as vossas palavras, elas jamais tocarão corações. O amor de Cristo, manifestado em palavras e atos, encontrará caminho à alma, quando a reiteração do preceito ou do argumento nada conseguiria. A Ciência do Bom Viver, págs. 163 e 164.

Mostrar Amorável Simpatia

Necessitamos mais da simpatia natural de Cristo; não somente simpatia pelos que se nos apresentam irrepreensíveis, mas pelas pobres almas sofredoras, em luta, que são muitas vezes achadas em falta, pecando e se arrependendo, sendo tentadas e vencidas de desânimo. Devemos dirigir-nos a nossos semelhantes tocados - como nosso misericordioso Sumo Sacerdote - pelo sentimento de suas enfermidades. A Ciência do Bom Viver, pág. 164.

Trabalhar de Maneira a Remover Preconceito

Irmãos e irmãs, visitai aqueles que residem próximo de vós, e com simpatia e bondade procurai cativar-lhes o coração. Cuidai bem de trabalhar de tal maneira que desvaneçais os preconceitos, em lugar de criá-los. E lembrai-vos de que aqueles que conhecem a verdade para o momento presente, e ainda limitam seus esforços a sua própria igreja, recusando-se a trabalhar por seus vizinhos ainda não convertidos, serão chamados a prestar contas por deveres não cumpridos. Serviço Cristão, pág. 115.


BS - Pag. 89  

Entrar nos Lares

Aproximai-vos do povo; entrai nos lares quando puderdes; não espereis que o povo saia em busca do pastor. Carta 8, 1895.

Três Passos Importantes no Ministério de Casa em Casa

A responsabilidade agora é convencer as almas da verdade. Isto pode ser feito melhor por esforços pessoais, pelo introduzir a verdade em seus lares, orando com eles e abrindo-lhes as Escrituras. Review and Herald, 8 de dezembro de 1885.

O Valor de um Aperto de mão

Muito depende da maneira em que vos aproximais daqueles a quem fazeis visita. Podeis pegar de tal maneira na mão de uma pessoa ao saudá-la, que lhe conquisteis a confiança imediatamente, ou de modo tão frio que pense que não tendes por ela interesse algum. Obreiros Evangélicos, pág. 189.

Polidez Cristã Necessária

Há suficientes pessoas que desejam ser cristãs, e se deixarmos que o fermento comece a operar, ele atingirá um, depois outro, tal como o Espírito de Deus trabalhará conosco e veremos que podemos alcançar o povo, não por habilidade nossa, mas pelo Espírito de Deus. Não obstante necessitamos da habilidade e do poder que Deus nos tem dado para ser posto em ação. Não queremos ser neófitos sempre; queremos saber como nos conduzir a nós mesmos devidamente; precisamos de polidez cristã. E precisamos levá-la conosco em todo o nosso trabalho. Não queremos que qualquer das arestas agudas que possam existir em nosso caráter se tornem preeminentes, mas desejamos trabalhar em humildade, de maneira que as esqueçamos, e melhores características se desenvolvam. Desejamos alegria em nosso trabalho. Manuscrito 10, 1888.


BS - Pag. 90  

O Poder da Cortesia

A cultura de uma cortesia uniforme, de uma disposição para fazer aos outros conforme desejaríamos que nos fizessem, extinguiria a metade dos males da vida. O espírito de engrandecimento próprio é o espírito de Satanás; mas o coração em que o amor de Cristo é acalentado, possuirá aquela caridade que não busca o seu próprio proveito. Patriarcas e Profetas, pág. 128.

A Atitude Própria Para com os Pobres

Não deveis assumir a atitude de quem está demonstrando condescendência ao entrar em contato com famílias pobres. Falai-lhes como sendo eles parte da humanidade, tal como vós o sois. Eles não possuem luz e alegria bastantes, e por que não lhes proporcionar luz e alegria adicionais que lhes ilumine o caminho e encha-lhes o coração? O que necessitamos é a terna simpatia de Jesus Cristo, para então podermos abrir caminho diretamente aos seus corações. Precisamos vestir-nos a nós mesmos, não com pompa, mas com simplicidade, para que sintam que somos iguais a eles, tendo considerado que eram dignos da salvação, podendo assim abrir caminho para os seus corações.

Ora, irmãos e irmãs, nós desejamos que seja tirada a dureza de nossa alma e de nossa maneira de trabalhar. Podemos educar obreiros em cada igreja. Manuscrito 10, 1888.

Usar de Tato, Como Jesus

Possuía tato para Se aproximar do espírito mais cheio de preconceitos, surpreendendo-o com ilustrações que lhe prendiam a atenção. Por intermédio da imaginação, chegava-lhes à alma. O Desejado de Todas as Nações, pág. 254.

Promover o Encorajamento

Não profirais uma palavra de desalento, pois tais palavras agradam a Satanás. Falai da bondade de Cristo e de Seu poder. Palavras de esperança, confiança e encorajamento são tão facilmente ditas


BS - Pag. 91  

como palavras de queixa. "Regozijai-vos, sempre, no Senhor; outra vez digo: Regozijai-vos." Filip. 4:4. Review and Herald, 7 de abril de 1904.

Ir Direto ao Ponto

Ora, quando entramos numa casa, não devemos falar de coisas frívolas, mas ir direto ao ponto e dizer: Eu gostaria que amásseis a Jesus, pois Ele vos amou primeiro. ... Levai convosco publicações e pedi-lhes que as leiam. Quando virem que sois sinceros, não desprezarão nenhum de vossos esforços. Há um caminho para alcançar os corações mais empedernidos. Aproximai-vos com simplicidade, com sinceridade e humildade que vos ajudarão a alcançar as almas daqueles por quem Cristo morreu. Manuscrito 10, 1888.

Apresentar a Cristo na Intimidade do Lar

A todos quantos estão trabalhando com Cristo, desejo dizer: Sempre que vos for possível ter acesso ao povo em seu lar, aproveitai a oportunidade. Tomai a Bíblia, e exponde-lhes as grandes verdades da mesma. Vosso êxito não dependerá tanto de vosso saber e realizações, como de vossa habilidade em chegar ao coração das pessoas. Sendo sociáveis e aproximando-vos bem do povo, podereis mudar-lhes a direção dos pensamentos muito mais facilmente do que pelos mais bem feitos discursos. A apresentação de Cristo em família, no lar e em pequenas reuniões em casas particulares, é muitas vezes mais bem-sucedida em atrair almas para Jesus, do que sermões feitos ao ar livre, às multidões em movimento, ou mesmo em salões e igrejas. Obreiros Evangélicos, pág. 193.

Contar Como Achou a Jesus

[Visitai vossos vizinhos e mostrai interesse na salvação de suas almas.] Ponde em ação toda a vossa energia espiritual. Dizei àqueles a quem visitais que se acha próximo às portas, o fim de todas as coisas. O Senhor Jesus Cristo abrirá a porta do coração deles, fazendo uma duradoura


BS - Pag. 92  

impressão em seu espírito. Esforçai-vos por despertar homens e mulheres de sua insensibilidade espiritual. Dizei-lhes como encontrastes Jesus, e como tendes sido abençoados desde que vos pusestes ao Seu serviço. Contai-lhes a ventura que vos advém de sentar-vos aos pés de Jesus, aprendendo preciosas lições de Sua Palavra. Falai-lhes da alegria, da satisfação que existe na vida cristã. Vossas palavras calorosas, cheias de fervor, hão de convencê-los de que encontrastes a pérola de grande preço. Que vossas palavras alegres e animadoras demonstrem que achastes com certeza a estrada melhor. Isso é trabalho missionário genuíno, e em ele sendo feito, muitos acordarão como de um sonho. Serviço Cristão, págs. 124 e 125.

Apresentar a Cristo em Seu Tocante Amor

Muitas almas há que de maneira indizível anseiam por luz, por segurança e força além do que lhes tem sido possível alcançar. É preciso que sejam buscadas e que por elas se trabalhe paciente e perseverantemente. Buscai ajuda do Senhor em fervente oração. Apresentai a Jesus porque O conheceis como vosso Salvador pessoal. Permiti que o Seu tocante amor, Sua abundante graça, fluam de lábios humanos. Não precisais apresentar pontos doutrinários, a menos que sejais solicitados a isto. Mas tomai a Palavra, e com amor terno e solícito pelas almas, mostrai-lhes a preciosa justiça de Cristo, a quem vós e eles deveis ir para serdes salvos. Manuscrito 27, 1895.

Em todo o vosso trabalho deixai evidente que conheceis a Jesus. Apresentai Sua pureza e graça salvadora, de maneira que aqueles por quem trabalhais possam, pela contemplação, ser mudados na imagem divina. A corrente que desce do trono de Deus é bastante longa para alcançar as mais baixas profundezas do pecado. Erguei diante dos perdidos


BS - Pag. 93  

e desolados o Salvador que perdoa os pecados, pois fez divina intercessão em favor deles. Ele é capaz de erguê-los do abismo do pecado, para que sejam reconhecidos como filhos de Deus, herdeiros com Cristo de uma herança imortal. Eles podem ter a vida que se mede com a vida de Deus. Review and Herald, 11 de abril de 1912.

O Poder dos Cânticos Religiosos

Há necessidade dos que tenham o dom do canto. O cântico é um dos meios mais eficazes para imprimir a verdade espiritual no coração. Muitas vezes pelas palavras do cântico sacro franquearam-se as fontes de penitência e fé. Os membros da igreja, jovens e adultos, devem ser educados para que saiam a proclamar esta última mensagem ao mundo. Se forem em humildade, os anjos de Deus os acompanharão, ensinando-lhes como erguer a voz em oração, como fazê-lo em cântico, e como proclamar a mensagem do evangelho para este tempo. Review and Herald, 6 de junho de 1912.

Corações Tocados por Cânticos Simples

Aprendei a cantar os cânticos mais simples. Eles vos ajudarão no trabalho de casa em casa, e os corações serão tocados pela influência do Espírito Santo. Cristo muitas vezes era ouvido a cantar hinos de louvor; e no entanto tenho ouvido pessoas dizerem: "Cristo nunca sorria." Quão errôneas são suas idéias com respeito ao nosso Salvador. Havia júbilo em Seu coração. Aprendemos da Palavra que há regozijo entre os anjos celestiais quando um pecador se arrepende, e que o próprio Senhor Se regozija sobre Sua igreja com cântico. Review and Herald, 11 de novembro de 1902.

Falar com Familiaridade e Fazer Apelos Pessoais

Esforço e interesse pessoal, individual, por vossos vizinhos e amigos, realizará mais do que se pode imaginar. É por falta desta espécie de trabalho que estão perecendo almas pelas quais Cristo morreu. ... Vossa


BS - Pag. 94  

obra pode produzir maior soma de bem real do que o fariam as mais extensas reuniões, se a estas faltar o esforço pessoal. Quando ambos estão combinados, uma obra mais perfeita e cabal pode ser levada a êxito com a bênção de Deus; mas se podemos fazer apenas uma parte, seja esta a individual tarefa de abrir as Escrituras em família, fazendo apelos pessoais, falando familiarmente com os membros da família, não sobre coisas de pouca importância, mas sobre os grandes temas da redenção. Que eles vejam estar o vosso coração preocupado pela salvação de almas. Review and Herald, 13 de março de 1888.

Eficácia da Técnica de Perguntas

Meus irmãos do ministério, não penseis que o único trabalho que podeis fazer, a única maneira por que podeis operar em benefício de almas, seja fazer discursos. A melhor obra que podeis fazer, é ensinar, educar. Onde quer que se vos depare uma oportunidade de assim fazer, sentai-vos com alguma família, e deixai que vos façam perguntas. Respondei-lhes então pacientemente, humildemente. Continuai esta obra juntamente com vossos esforços em público. Pregai menos, e educai mais, mediante estudos bíblicos, e orações feitas nas famílias e pequenos grupos. Obreiros Evangélicos, pág. 193.

Com Voz Cheia de Simpatia

Expresse a voz simpatia e ternura. A voz de Cristo era plena de bondade. Mediante perseverante esforço podemos cultivar a voz, livrando-a de toda aspereza. Oremos com fé por uma voz convertida, uma convertida língua, e por simpatia e ternura como as de Cristo, a fim de ganharmos almas para a verdade que ensinamos. Review and Herald, 11 de novembro de 1902.

Portas Fechadas

"Mas", dirá alguém, "suponhamos que eu não consiga ser admitido nos lares do povo; suponhamos que se levantem


BS - Pag. 95  

contra as verdades que apresentamos. Não nos deveremos sentir escusados de empenhar novos esforços por eles?" De modo algum. Mesmo que fechem a porta em vosso rosto, não vos retireis apressadamente e indignados, não fazendo novos esforços, por salvá-los. Pedi a Deus, com fé, que vos dê acesso a essas mesmas almas. Não cesseis vossos esforços, mas estudai e planejai até que encontreis algum outro meio de atingi-los. Se não tiverdes êxito mediante visitas pessoais, experimentai-o mandando-lhes o mensageiro silencioso da Verdade. Existe no coração humano tanto orgulho de opinião, que nossas publicações muitas vezes alcançam entrada onde o mensageiro vivo não o consegue. Historical Sketches, pág. 150.

Como Cristo Se Aproximava do Povo

Receberemos muitas instruções para nosso trabalho, de um estudo dos métodos de trabalho de Cristo, e Sua maneira de Se aproximar do povo. Na história dos evangelhos temos o registro de como Ele trabalhava por todas as classes, e de como, ao trabalhar nas cidades e aldeias, milhares eram atraídos para junto dEle, a fim de Lhe ouvir os ensinos. As palavras do Mestre eram claras e distintas, e pronunciadas com simpatia e ternura. Levavam consigo a certeza de que ali estava a verdade. Era a simplicidade e o fervor com que Cristo trabalhava e falava, o que a tantos atraía para Ele. Review and Herald, 18 de janeiro de 1912.

Não Formais no Trabalho

Todos quantos se empenham nesse trabalho pessoal, devem ser tão cuidadosos de não agir mecanicamente, como os próprios ministros que pregam a Palavra. Devem aprender continuamente. Obreiros Evangélicos, pág. 193.

Novos Métodos

Dirijo-me a cristãos que vivem em nossas grandes cidades: Deus vos fez depositários da Verdade, não para que a retenhais, mas para que a comuniqueis a outros. Deveis fazer visitas de casa


BS - Pag. 96  

em casa, como fiéis mordomos da graça de Cristo. Enquanto trabalhais, e delineais e planejais, novos métodos se vos apresentarão à mente a todo momento, e pelo uso as faculdades de vosso intelecto aumentarão. O cumprimento indiferente, frouxo, do dever, representa um dano à alma pela qual Cristo morreu. Se queremos encontrar as pérolas perdidas nos detritos das cidades, precisamos sair, prontos para fazer o trabalho que o Mestre de nós requer. Review and Herald, 11 de junho de 1895.

Nova Vida e Novos Planos

Necessitam-se homens que orem a Deus pedindo sabedoria, e que, sob a guia de Deus, introduzam nova vida nos velhos métodos de trabalho e possam imaginar novos planos e novos métodos para despertar o interesse dos membros da igreja e alcançar os homens e mulheres do mundo. Manuscrito 117, 1907.

Em Poder de Persuasão, Oração e Amor

Os pobres devem ser socorridos, cuidados os doentes, os aflitos e os que sofreram perdas confortados, instruídos os ignorantes e os inexperientes aconselhados. Cumpre-nos chorar com os que choram, e alegrar-nos com os que se alegram. Aliado ao poder de persuasão, ao poder da oração e ao poder do amor de Deus, esta obra jamais ficará sem frutos. A Ciência do Bom Viver, págs. 143 e 144.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>