Livro - Vida de Jesus | Ellen G. White Books

Vida de Jesus

CAPÍTULO 4

Fuga Para o Egito

VJ - Pag. 25  

Herodes não havia sido sincero quando disse que queria ir e adorar Jesus. Temia que o Salvador crescesse e se tornasse rei, arrebatando-lhe o trono. Desejava encontrar a criança para matá-la. Os magos preparavam-se para voltar e contar a Herodes. Mas o anjo do Senhor lhes apareceu em sonho, ordenando-lhes que voltassem ao seu país por outro caminho.

"Tendo eles partido, eis que apareceu um anjo do Senhor a José, em sonho, e disse: Dispõe-te, toma o Menino e Sua mãe, foge para o Egito e permanece lá até que Eu te avise; porque Herodes há de procurar o Menino para O matar." Mat. 2:13.

José não esperou amanhecer; levantou-se no mesmo instante, tomou Maria e o menino e partiu, naquela noite, para a longa viagem.

Os magos deram valiosos presentes a Jesus, e assim Deus proveu os meios para as despesas da viagem


VJ - Pag. 27  

e sua estada no Egito, até o retorno à sua própria terra.

Herodes irou-se quando percebeu que os magos haviam tomado outro caminho para voltar ao seu país. Ele sabia o que Deus havia dito, através de Seu profeta, a respeito da vinda de Cristo.

Sabia como a estrela havia sido enviada para guiar os magos. Mesmo assim, estava decidido a matar Jesus. Em sua ira, "mandou matar todos os meninos de Belém e de todos os seus arredores, de dois anos para baixo". Mat. 2:16.

Estranho era que um homem se pusesse a lutar contra Deus! Como deve ter sido pavorosa a cena da matança de crianças inocentes! Herodes havia praticado muitos atos cruéis, mas sua vida ímpia chegaria logo ao fim. Morreu de modo terrível.

José e Maria permaneceram no Egito até a morte de Herodes. Então o anjo apareceu a José e lhe disse: "Dispõe-te, toma o Menino e Sua mãe e vai para a terra de Israel; porque já morreram os que atentavam contra a vida do Menino." Mat. 2:20.

José esperava estabelecer seu lar em Belém, onde Jesus havia nascido, mas ao se aproximar da Judéia, soube que o filho de Herodes reinava no lugar de seu pai.

José temeu ao receber a notícia e não sabia o que fazer. Então Deus enviou um anjo para instruí-lo. Seguindo a orientação do anjo, José retornou para o seu antigo lar em Nazaré.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>