Orientação da Criança

CAPÍTULO 10

A Chave da Felicidade e do Êxito

OC - Pag. 79  

IV. Obediência, a Lição Mais Importante

A Chave da Felicidade e do Êxito

A Felicidade Depende da Obediência

Lembrem-se os pais, mães e educadores em nossas escolas de que é um ramo mais elevado de educação ensinar obediência às crianças. No entanto, muito pouca importância é dada a esse ramo de educação. Manuscrito 92, 1899.

As crianças serão mais felizes, muito mais felizes, sob a devida disciplina do que se as deixarmos fazer o que seus impulsos não educados sugerem. Manuscrito 49, 1901.

A obediência pronta e contínua à sábia autoridade paterna promoverá a felicidade dos próprios filhos bem como honra a Deus e o bem da sociedade. Os filhos devem aprender que na submissão às leis da casa está sua perfeita liberdade. Os cristãos aprenderão esta mesma lição: que na obediência à lei de Deus está a sua perfeita liberdade. Review and Herald, 30 de agosto de 1881.

A vontade de Deus é a lei do Céu. Enquanto essa lei foi a regra da vida, toda a família de Deus era santa e feliz. Mas ao ser desobedecida a lei divina, então foram introduzidos a inveja, o ciúme e a luta, e uma parte dos habitantes do Céu caiu. Enquanto a lei de Deus for acatada em nossos lares terrenos, a família será feliz. Review and Herald, 30 de agosto de 1881.

A Desobediência Ocasionou a Perda do Éden

É dada integralmente a história da desobediência de Adão e Eva no próprio princípio da história da Terra. Por esse ato de desobediência, nossos primeiros pais perderam o seu belo lar no Éden. E foi uma coisa tão pequena! Temos razões para


OC - Pag. 80  

ser gratos por não ter sido uma questão grande, porque se fosse, ter-se-iam multiplicado os pequenos descuidos da desobediência. Foi a menor prova que Deus podia dar ao santo par, no Éden.

A desobediência e a transgressão sempre são uma grande ofensa a Deus. A infidelidade no mínimo, caso não seja corrigida, logo levará à transgressão no máximo. Não é o grau da desobediência, mas a desobediência em si mesma que é crime. Manuscrito 92, 1899.O Fundamento da Prosperidade Temporal e Espiritual

A prosperidade temporal e espiritual é condicionada à obediência à lei de Deus. Mas nós não lemos a Palavra de Deus e assim não nos familiarizamos com as condições da bênção a todos os que diligentemente ouvem a lei de Deus, e diligentemente a ensinam em sua família. A obediência à Palavra de Deus é a nossa vida, nossa felicidade. Contemplamos um mundo e o vemos gemendo sob a impiedade e violência dos homens que degradaram a lei de Deus. Ele tem retirado a Sua bênção do pomar e da vinha. Não fosse o Seu povo que guarda os mandamentos e que vive sobre a Terra, não reteria Ele os Seus juízos. Estende a Sua misericórdia por causa dos justos, que O amam e O temem. Manuscrito 64, 1899.

Guiar as Crianças no Caminho da Obediência

O sagrado dever de guiar os filhos nos caminhos da estrita obediência repousa sobre os pais. A verdadeira felicidade nesta vida e na futura depende da obediência a um "Assim diz o Senhor". Pais, deixai que a vida de Cristo seja o modelo. Satanás descobrirá todo meio possível para derrubar essa norma elevada de piedade, apresentando-a como demasiado rigorosa. É vosso trabalho inculcar nos filhos, nos seus mais tenros anos, o pensamento de que são formados à imagem de Deus.


OC - Pag. 81  

Cristo veio a este mundo para lhes dar um exemplo vivo do que todos eles deveriam ser, e os pais que pretendem crer na verdade para este tempo devem ensinar os filhos a amar a Deus e obedecer a Sua lei. Esse é o maior e mais importante trabalho que os pais e mães podem fazer. ... É propósito de Deus que até mesmo as crianças e jovens compreendam inteligentemente o que Ele requer, para que possam distinguir entre a justiça e o pecado, entre a obediência e a desobediência. Manuscrito 67, 1909.

A Obediência Deve Tornar-se um Deleite

Os pais devem educar os filhos mandamento sobre mandamento, regra sobre regra; um pouco aqui, um pouco ali, não permitindo qualquer desrespeito à santa lei de Deus. Devem confiar no poder divino, pedindo ao Senhor que os ajude a conservar os filhos fiéis Àquele que deu Seu Filho unigênito para reconduzir o desleal e desobediente à lealdade. Deus almeja derramar sobre homens e mulheres as ricas torrentes de Seu amor. Almeja vê-los deleitar-se em fazer a Sua vontade, usando em Seu serviço cada jota das faculdades que lhe foram confiadas, ensinando a todos que entram na esfera de Sua influência que a maneira de ser tratado como justo por amor de Cristo é obedecer à lei. Manuscrito 36, 1900.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>