Orientação da Criança

CAPÍTULO 74

Cada Lar uma Igreja

OC - Pag. 480  

Cada Lar, uma Igreja

Os Pais Devem Ser Representantes de Deus

Cada família, na vida doméstica, deve ser uma igreja, belo símbolo da igreja de Deus no Céu. Reconhecessem os pais sua responsabilidade para com os filhos, e sob nenhuma circunstância ralhariam e se irritariam com eles. Não é essa a espécie de educação que qualquer criança deve ter. Muitas e muitas crianças têm aprendido a censurar, a irritar-se, a xingar, a serem impetuosas, porque em casa assim lhes foi permitido ser. Os pais devem considerar que estão em lugar de Deus para com os filhos, a fim de incentivar todo princípio correto e reprimir todo mau pensamento. Carta 104, 1897.

Se as qualidades morais dos filhos forem negligenciadas pelos pais e professores, eles certamente serão pervertidos. Review and Herald, 30 de março de 1897.

A Religião Bíblica é a Única Salvaguarda

Falando de modo geral, a juventude tem bem pouca força moral. É isso o resultado da negligência da educação na infância. O conhecimento do caráter de Deus e de nossas obrigações para com Ele não deve ser considerado questão de pouca importância. A religião da Bíblia é a única salvaguarda da juventude. Testimonies, vol. 5, pág. 24.

Felizes são os pais cuja vida é um verdadeiro reflexo da Divindade, de maneira que as promessas e ordens de Deus despertem na criança gratidão e reverência; os pais, cuja ternura, justiça e longanimidade interpretam para a criança o amor, a justiça e a longanimidade de Deus, que ensinam a criança a amá-los e obedecer-lhes, estão ensinando-a a amar ao Pai do


OC - Pag. 481  

Céu, a obedecer-Lhe e nEle confiar. Os pais que repartem com o filho tal dom o estão dotando com um tesouro mais precioso que as riquezas de todos os séculos - um tesouro tão perdurável como a eternidade. Profetas e Reis, pág. 245.

A Religião no Lar

Os atos diários da vida revelam a medida e a forma de nossa disposição e caráter. Onde quer que falte a religião no lar, a profissão de fé é sem valor. Portanto, não saiam dos lábios dos que compõem o círculo familiar palavras grosseiras. Tornai a atmosfera fragrante, pela terna solicitude para com os outros. Só entrarão nos Céus os que, durante o tempo da prova, tiverem formado um caráter que respire uma influência celestial. O santo do Céu deve ser primeiro um santo na Terra. Signs of the Times, 14 de novembro de 1892.

O que tornará o caráter desejável no lar é o que o tornará desejável nas mansões celestiais. A medida de vosso cristianismo é aferida pelo caráter de vossa vida no lar. A graça de Cristo habilita quem a possui a tornar o lar um lugar feliz, cheio de paz e descanso. A menos que tenhais o espírito de Cristo, nenhum de vós é Seu, e nunca vereis os santos remidos em Seu reino, e que devem ser um com Ele no Céu da bem-aventurança. Deus quer que vos consagreis inteiramente a Ele e que representeis Seu caráter no círculo familiar. Signs of the Times, 14 de novembro de 1892.

A obra da santificação começa no lar. Os que são cristãos em casa serão cristãos na igreja e no mundo. Há muitos que não crescem na graça, porque deixam de cultivar a religião no lar. Signs of the Times, 17 de fevereiro de 1904.

Os Pais Como Educadores

Digo aos pais e às mães: podeis ser educadores em vossas igrejas do lar; podeis ser agências missionárias espirituais. Sintam os pais e mães a necessidade de ser missionários no lar, a necessidade de conservar sua atmosfera livre da influência de uma


OC - Pag. 482  

linguagem grosseira e precipitada, e a escola do lar num lugar em que os anjos de Deus possam entrar e abençoar, concedendo êxito aos esforços feitos. Manuscrito 33, 1908.

Considerai a educação do lar uma escola missionária que prepara para a realização dos deveres religiosos. Vossos filhos devem desempenhar uma parte ativa na igreja. E toda faculdade do espírito, toda a aptidão física, deve ser conservada forte e ativa para o serviço de Cristo. Deve-lhes ser ensinado a amar a verdade porque é a verdade; devem ser santificados pela verdade, para que possam suportar a grande revista que logo terá lugar para determinar a habilitação de cada um para entrar na mais elevada escola e tornar-se membro da família real, filho do Pai celestial. Manuscrito 12, 1898.

Vida Coerente

Todas as coisas deixam sua impressão na mente juvenil. O semblante é estudado, a voz tem sua influência, e o comportamento é por eles bem imitado. Os pais e mães irritadiços e mal-humorados estão dando aos filhos lições pelas quais em algum período de sua vida dariam todo o mundo, caso fosse seu, se pudessem desaprender. Os filhos devem ver na vida dos pais aquela coerência que está de acordo com sua fé. Por levarem vida coerente e exercerem o domínio próprio, os pais podem moldar o caráter dos filhos. Testimonies, vol. 4, pág. 621.

Preparar os Filhos Como Obreiros Para Cristo

Os que estão ligados por laços naturais têm as mais fortes pretensões uns sobre os outros. Os membros da família devem manifestar bondade e o mais terno amor. As palavras faladas e os atos praticados devem estar de acordo com os princípios cristãos. Dessa maneira, o lar poderá ser transformado numa escola onde se poderão preparar obreiros para Cristo.


OC - Pag. 483  

O lar deve ser considerado um lugar sagrado. ... Cada dia de nossa vida, devemos entregar-nos a Deus. Assim, poderemos alcançar auxílio especial e vitórias diárias. A cruz deve ser suportada todos os dias. Toda palavra deve ser vigiada, pois somos responsáveis diante de Deus quanto ao representar em nossa vida, o máximo possível, o caráter de Cristo. Manuscrito 140, 1897.

Erro Fatal

Poderemos educar os nossos filhos e filhas para uma vida de respeitáveis formalidades, uma vida que se professe cristã, mas a que falte aquele sacrifício próprio como o de Jesus, uma vida enfim, sobre a qual o veredicto dAquele que é a Verdade deverá ser: "Não vos conheço"? Milhares estão fazendo assim. Julgam assegurar a seus filhos os benefícios do evangelho, enquanto negam o espírito do mesmo. Mas assim não pode ser. Os que rejeitam o privilégio da associação com Cristo no serviço cristão rejeitam o único ensino que lhes dá habilitação para participar com Ele de Sua glória. Rejeitam o ensino que nesta vida concede força e nobreza de caráter. Muitos pais e mães, negando os filhos à cruz de Cristo, viram demasiado tarde que assim os estavam entregando ao inimigo de Deus e do homem. Selaram sua ruína, não somente para o futuro, mas para a vida presente. A tentação venceu-os. Cresceram como uma maldição ao mundo, uma tristeza e uma vergonha para os que lhes deram o ser. Educação, págs. 264 e 265.

Não sabemos em que setor nossos filhos poderão ser chamados a servir. Eles podem despender sua vida no círculo do lar; podem empenhar-se nos misteres comuns da vida, ou ir a terras pagãs como ensinadores do evangelho; mas todos são igualmente chamados como missionários para Deus, ministros de misericórdia para o mundo. Devem obter uma educação que os ajude a permanecer ao lado de Cristo em abnegado serviço. Profetas e Reis, pág. 245.


OC - Pag. 484  

Ensinar a Contar com o Auxílio Divino

Se quiserdes que vossos filhos possuam amplas aptidões para o bem, ensinai-lhes o devido apego ao mundo futuro. Se forem instruídos a confiar no auxílio divino, em suas dificuldades e perigos, não lhes faltará o poder para sujeitar a paixão e deter as tentações interiores para fazer o mal. A ligação com a Fonte da sabedoria comunicará luz e poder de discernimento entre o que é certo e o errado. Os que assim são dotados tornar-se-ão moral e intelectualmente fortes, e terão visão mais clara e melhor julgamento mesmo nas questões temporais. Pacific Health Journal, janeiro de 1890.

A Salvação Garantida Pela Fé

Podemos ter a salvação de Deus em nossa família; mas devemos para isso crer, por ela viver, e ter uma contínua e persistente fé e confiança em Deus. ... A restrição que a Palavra de Deus nos impõe visa nosso próprio interesse. Aumenta a felicidade de nossa família e a de todos os que nos cercam. Refina-nos o gosto, santifica-nos o juízo e traz paz de espírito, e, afinal, a vida eterna. ... Os anjos ministradores de Deus demorar-se-ão em nossa habitação, e com alegria levarão ao Céu as novas de nosso avanço na vida divina, e o anjo relator fará um relatório alegre e feliz. Signs of the Times, 17 de abril de 1884.

O Espírito de Cristo será uma influência permanente na vida do lar. Se os homens e mulheres abrirem o coração à influência celestial da verdade e do amor, esses princípios novamente brotarão como correntes no deserto, a tudo refrescando e fazendo com que a frescura apareça onde agora há aridez e escassez. Manuscrito 142, 1898.

Vossos filhos levarão de casa a preciosa influência da educação do lar. Então trabalhai no círculo familiar, nos primeiros anos de vida das crianças, e elas levarão sua influência


OC - Pag. 485  

à sala de aula; e essa influência será sentida por muitos outros. Assim o Senhor será glorificado. Manuscrito 142, 1898.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>