Orientação da Criança

CAPÍTULO 68

Predominância de Vícios Corruptores

OC - Pag. 439  

XVI. Preservando a Integridade Moral

Predominância de Vícios Corruptores

Era de Abundante Iniqüidade

Vivemos em meio dos perigos dos últimos dias. Por se generalizar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará. A palavra "muitos" refere-se aos professos seguidores de Cristo. Eles são afetados pela iniqüidade dominante, e se afastam de Deus; não é, porém, necessário que eles assim sejam afetados. A causa desse declínio é eles não se manterem limpos da iniqüidade. O fato de seu amor para com Deus estar esfriando por sobrar iniqüidade, mostra que eles são em certo sentido participantes dessa iniqüidade, do contrário ela não lhe afetaria o amor para com Deus, e seu zelo e fervor em Sua causa. Testemunhos Seletos, vol. 1, pág. 256.

A Influência de Livros e Figuras Degradantes

Muitos dentre os jovens são ávidos de livros. Lêem tudo que podem obter. As provocantes histórias de amor e os quadros impuros exercem uma influência corruptora. As novelas são lidas por muitos com avidez, e, em resultado, sua imaginação se torna corrompida. Nos trens, fotografias de mulheres em estado desnudo são freqüentemente oferecidas à venda. Esses quadros repugnantes encontram-se também em salões de daguerreotipia [estúdios fotográficos], e são dependurados nas paredes dos que negociam com gravuras. É esta uma época em que a corrupção prolifera por toda parte. A concupiscência dos olhos e paixões corruptas despertam-se pela contemplação e a leitura. O coração é corrompido pela imaginação. O espírito se alegra em contemplar cenas que despertam as mais baixas e vis paixões. Essas desprezíveis imagens, através de uma imaginação deturpada, corrompem a moral e preparam as criaturas enganadas e imprudentes para darem rédeas soltas às paixões voluptuosas.


OC - Pag. 440  

Então se seguem pecados e crimes que arrastam os seres formados à imagem de Deus ao baixo nível dos animais, mergulhando-os afinal na perdição. Testimonies, vol. 2, pág. 410.

Licenciosidade, Pecado Especial

Foi-me apresentado terrível quadro da condição do mundo. A iniqüidade alastra-se por toda parte. A licenciosidade é o pecado especial deste século. Jamais o vício ergueu a cabeça disforme com tal ousadia como o faz agora. O povo parece estar entorpecido, e os amantes da virtude e da verdadeira piedade acham-se quase desanimados por sua ousadia, força e predominância. Testemunhos Seletos, vol. 1, pág. 256.

Foi-me apresentado Romanos 1:18-32, como verdadeira descrição do mundo antes da segunda vinda de Cristo. Appeal to Mothers, pág. 27.

É o pecado, e não as provas de sofrimento, que separa Deus de Seu povo e torna a alma incapaz de apreciá-Lo e glorificá-Lo. É o pecado que está destruindo almas. Pecado e vício existem em famílias de observadores do sábado. Testimonies, vol. 2, págs. 390 e 391.

O Ataque de Satanás à Juventude

É obra especial de Satanás nestes últimos dias, tomar posse da mente dos jovens, corromper os pensamentos e inflamar as paixões, pois sabe que assim fazendo, pode levar a ações impuras, e assim se tornarão vis todas as nobres faculdades da mente, e ele poderá dirigi-las para satisfazer aos seus próprios propósitos. Christian Temperance and Bible Hygiene, pág. 136.

O Futuro da Sociedade

A juventude de hoje é um indicativo certo do futuro da sociedade e, ao vê-la, que podemos esperar desse futuro? A maioria é amante dos prazeres e avessa ao trabalho. ... Tem muito pouco domínio próprio, e fica exaltada e furiosa ante a mais leve ocorrência. Muitíssimos, em qualquer época e condição social,


OC - Pag. 441  

são sem princípio e consciência; e com seus hábitos ociosos e esbanjadores correm para o vício e corrompem a sociedade, até se estar tornando o mundo uma segunda Sodoma. Estivessem os apetites e paixões sob o domínio da razão e da religião, e a sociedade apresentaria um aspecto muitíssimo diferente. Deus nunca determinou que existisse a presente condição calamitosa; tem sido produzida pela crassa violação das leis da Natureza. Christian Temperance and Bible Hygiene, pág. 45.

Os Problemas do Abuso

Alguns que fazem alta profissão de fé não compreendem o pecado da masturbação e seus seguros resultados. O hábito longamente arraigado lhes tem cegado o entendimento. Eles não avaliam a excessiva malignidade desse degradante pecado. Testemunhos Seletos, vol. 1, pág. 257.

Jovens e crianças de ambos os sexos se entregam a poluição moral, e praticam esse repulsivo vício, destruidor da alma e do corpo. Muitos professos cristãos acham-se tão embotados pela mesma prática, que suas sensibilidades morais não podem ser despertadas para compreender que isso é pecado e que, se nisso continuam, os seguros resultados serão completa ruína do corpo e da mente. O homem, o ser mais nobre da Terra, formado à imagem de Deus, transforma-se em animal! Faz-se grosseiro e corrupto. Todo cristão terá de aprender a refrear as paixões e a ser regido por princípios. A menos que assim faça, é indigno do nome de cristão. Testemunhos Seletos, vol. 1, págs. 256 e 257.

A corrupção moral tem feito mais do que qualquer outro mal para causar a degeneração da raça. É praticada em alarmante grau e traz doenças de quase todas as espécies descritas. Mesmo crianças, nascidas com irritabilidade natural dos órgãos sexuais, encontram alívio momentâneo em tocá-los, o que apenas aumenta a irritação e leva à


OC - Pag. 442  

repetição do ato, até se estabelecer um hábito, que aumenta com o crescimento. Testimonies, vol. 2, pág. 391.

As Tendências Licenciosas São Herdadas

Geralmente os pais não suspeitam que os filhos compreendam algo a respeito do vício. Em muitíssimos casos, os pais são os verdadeiros pecadores. Têm abusado dos privilégios matrimoniais e, pela condescendência, fortalecido suas paixões animais. E ao se fortalecerem estas, têm-se enfraquecido as faculdades morais e intelectuais. O espiritual tem sido superado pelo animalesco. Nascem crianças com tendências animais grandemente desenvolvidas, tendo-lhes sido transmitido o próprio retrato do caráter dos pais. ... Os filhos nascidos desses pais quase que invariavelmente se inclinam aos desagradáveis hábitos da masturbação. ... Os pecados dos pais serão visitados sobre seus filhos, pois os pais lhes têm dado o estigma de suas próprias tendências licenciosas. Testimonies, vol. 2, pág. 391.

Uma Fascinante Escravidão

Tenho sentido profundamente, ao ver a poderosa influência das paixões animais no controle de homens e mulheres de inteligência e habilidade fora do comum. Seriam capazes de se empenhar numa boa obra, de exercer poderosa influência, não estivessem escravizados por baixas paixões. Minha confiança na humanidade tem sido terrivelmente abalada.

Tem-me sido mostrado que pessoas de comportamento aparentemente bom, e que não tomam injustificável liberdade com o outro sexo, eram culpadas de praticar a masturbação quase todos os dias de sua vida. Não se têm afastado desse terrível pecado, mesmo durante as mais solenes reuniões. Têm ouvido os mais solenes e impressionantes sermões sobre o juízo, que pareciam colocá-las diante do tribunal de Deus, fazendo-as temer e tremer, no entanto, mal passada


OC - Pag. 443  

uma hora essas pessoas continuam em seu pecado favorito e fascinante, corrompendo seu próprio corpo. São tão escravas do terrível crime que parecem destituídas de poder para controlar suas paixões. Temos trabalhado fervorosamente por alguns deles, temos rogado, temos chorado e orado por eles; no entanto, sabemos que, mesmo em meio a todo o nosso esforço e angústia, a força horrível do hábito pecaminoso tem obtido a vitória e esses pecados têm sido cometidos. Testimonies, vol. 2, págs. 468 e 469.

O Conhecimento do Vício é Espalhado

Os que assim se têm tornado tão completamente firmados nesse vício destruidor da alma e do corpo raramente podem descansar enquanto sua carga de mal secreto não é comunicada àqueles com quem se associam. Desperta-se a curiosidade, e o conhecimento do vício é passado de jovem para jovem, de criança para criança, até dificilmente encontrar-se um que ignore a prática desse pecado degradante. Testimonies, vol. 2, pág. 392.

Uma mente corrompida pode semear mais semente má num curto período de tempo do que muitos a podem arrancar em toda a vida. Testimonies, vol. 2, pág. 403.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>