Orientação da Criança

CAPÍTULO 27

Alegria e Gratidão

OC - Pag. 146  

Uma Doce Influência Sobre o Lar

Sobretudo que os pais circundem os filhos de uma atmosfera de alegria, cortesia e amor. O lar onde o amor habita, e onde este se exprime em olhares, palavras e atos, é um lugar onde os anjos se deleitam em manifestar sua presença.

Pais, que o sol do amor, da alegria, do feliz contentamento, penetre vosso coração e sua doce e alentadora influência domine em vosso lar. Manifestai espírito bondoso, tolerante; incentivai o mesmo em vossos filhos, cultivando todas as graças que tornarão agradável a vida em família. A atmosfera assim criada será para os filhos o que o ar e a luz do Sol são para o mundo vegetal, promovendo saúde e vigor da mente, e do corpo. A Ciência do Bom Viver, págs. 386 e 387.

Seja Alegre o Semblante

Nada há de sombrio na religião de Jesus. Embora toda a leviandade, frivolidade e zombaria que o apóstolo diz não serem convenientes devam ser estudadamente evitadas, há um doce descanso e paz em Jesus que serão expressos pelo semblante. Os cristãos não serão tristes, deprimidos e nem se desesperam. Serão serenos, no entanto demonstrarão ao mundo uma alegria que somente a graça pode comunicar. Review and Herald, 15 de abril de 1884.

As crianças são atraídas por uma atitude alegre e radiante. Mostrai-lhes bondade e cortesia, e manifestarão o mesmo espírito para convosco, e umas para com as outras. Educação, pág. 240.

Educai a alma na alegria, na gratidão, e na expressão de


OC - Pag. 147  

agradecimento para com Deus pelo grande amor com que nos amou. ... A alegria cristã é a própria beleza da santidade. Youth"s Instructor, 11 de julho de 1895.

Palavras Agradáveis e Alegres

As palavras agradáveis e alegres não custam mais que as desagradáveis e mal-humoradas. Não gostais de que vos digam palavras ásperas? Lembrai-vos de que, quando falais palavras dessa natureza, os outros sentem a aguda picada. ... Pais, trazei a piedade prática para o lar. Os anjos não são atraídos para um lar em que reina a discórdia. Ensinai vossos filhos a falar palavras que tragam luz e alegria. Review and Herald, 31 de dezembro de 1901.

Alegre Disposição de Espírito

Se há alguém que deve ser continuamente grato, esse é o cristão. Se há alguém que desfruta felicidade, mesmo nesta vida, é o fiel seguidor de Jesus Cristo. É dever dos filhos de Deus serem alegres. Devem conservar alegre disposição de espírito. Deus não pode ser glorificado quando Seus filhos vivem continuamente na penumbra e lançando sombra onde quer que vão. O cristão deve lançar luz em vez de sombra. ... Terá um semblante alegre. Review and Herald, 28 de abril de 1859.

As crianças odeiam as sombrias nuvens de tristeza. Seu coração corresponde à vivacidade, alegria e amor. Conselhos Sobre a Escola Sabatina, pág. 98.

É Preciso Sorrir

Alguns pais, e alguns professores também, parecem esquecer-se de que eles mesmos alguma vez foram crianças. Tomam ares de dignidade, são frios e insensíveis. ... Seu rosto habitualmente traz uma expressão solene, de reprovação. A vivacidade ou inconstância infantis, a irrequieta atividade da jovem vida, não encontram desculpa aos seus olhos. As pequenas infrações são tratadas como graves pecados. Tal disciplina não se assemelha à de Cristo. As crianças educadas desse modo temem os pais e os professores, mas não os amam; não lhes confiam


OC - Pag. 148  

suas experiências infantis. Algumas das mais valiosas qualidades da mente e do coração são enfraquecidas a ponto de morrer, como uma planta tenra, ante a brisa do inverno.

Sorride, pais; sorride, professores. Se vosso coração está triste, não permitais que vossa face revele esse fato. Deixai que a luz de um coração amante e grato ilumine o semblante. Descei de vossa dignidade de ferro, adaptai-vos às necessidades das crianças e fazei com que vos amem. Deveis cativar-lhes a afeição, se lhes quiserdes imprimir a verdade religiosa no coração. Review and Herald, 21 de março de 1882.

Uma Oração Adequada

Tornai vosso trabalho agradável por meio de cânticos de louvor. Se quiserdes ter um registro limpo nos livros do Céu, nunca vos irriteis ou xingueis. Seja a vossa oração diária: "Senhor, ensina-me a fazer o melhor. Ensina-me como fazer melhor trabalho. Dá-me energia e regozijo." Ponde Cristo em tudo que fizerdes, então vossa vida se encherá de brilho e de gratidão. ... Façamos o melhor, avançando alegremente no serviço do Senhor, com o coração repleto de Seu regozijo. Australasian Union Recorder, 15 de novembro de 1903.

Ensinar as Crianças a Serem Gratas

Deve-se dar ações de graças e louvor a Deus pelas bênçãos temporais e por todos os confortos que Ele nos concede. Deus quer que cada família que Ele está preparando para habitar nas mansões eternas lá em cima Lhe dê glória pelos ricos tesouros de Sua graça. Fossem as crianças educadas e preparadas na vida do lar, para serem gratas ao Doador de todas as boas coisas, e veríamos em nossa família um elemento da graça celestial. Ver-se-ia alegria na vida do lar, e, saindo desses lares, o jovem levaria consigo um espírito de respeito e


OC - Pag. 149  

reverência para a escola e para a igreja. Haveria freqüência no santuário em que Deus Se encontra com Seu povo, reverência a todas as ordenanças de Seu culto, sendo tributados grato louvor e ações de graças por todos os dons de Sua providência.

Se as palavras do Senhor fossem agora seguidas tão estritamente como quando foram ordenadas ao antigo Israel, os pais e mães dariam aos filhos um exemplo do mais alto valor. Toda a bênção temporal seria recebida com gratidão, e toda a bênção espiritual se tornaria duplamente preciosa, por que a percepção de cada membro da família fora santificada pela Palavra da Verdade. Muito perto está o Senhor dos que apreciam Seus preciosos dons, atribuindo todas as boas coisas que têm ao Deus benévolo, amorável e solícito, reconhecendo-O como a maior Fonte de todo o conforto e consolo, o inesgotável Manancial da graça. Manuscrito 67, 1907.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>