Orientação da Criança

CAPÍTULO 21

Operosidade

OC - Pag. 122  

Salvaguarda Para a Juventude

Uma das mais seguras salvaguardas da juventude é a ocupação útil. As crianças que são instruídas nos hábitos de trabalho, de maneira que todas as suas horas sejam útil e agradavelmente empregadas, não têm inclinação para queixar-se de sua sorte, nem tempo para ociosas ilusões. Correm pouco perigo de adquirir hábitos perniciosos ou andar em más companhias. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, pág. 122.

Há um valor indescritível no trabalho. Ensinem-se as crianças a fazer alguma coisa útil. Mais que sabedoria humana é necessária para que possam os pais compreender como melhor educar seus filhos para uma vida útil e feliz aqui, e para um serviço mais elevado e maior alegria na vida futura. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, pág. 125.

Tarefas Apropriadas à Idade e Aptidão

Desde a infância, as crianças devem ser ensinadas a fazer as coisas apropriadas à sua idade e aptidão. Os pais devem encorajar agora os filhos a serem mais independentes. Sérias dificuldades logo se verão na Terra, e as crianças devem ser ensinadas de tal maneira que as possam enfrentar. Signs of the Times, 13 de agosto de 1896.

Ensinai os vossos filhos a serem úteis, a assumir responsabilidades de acordo com a sua idade; então o hábito de trabalhar tornar-se-á para eles uma segunda natureza, e o trabalho útil nunca parecerá penoso e ingrato. Review and Herald, 24 de junho de 1890.

O Fruto da Ociosidade

Os pais não podem cometer maior pecado do que negligenciar a responsabilidade que Deus lhes deu, deixando os filhos sem nada para fazer; pois esses


OC - Pag. 123  

filhos logo aprenderão a amar a ociosidade e ao crescerem serão homens e mulheres desamparados e inúteis. Ao terem idade suficiente para ganhar a vida, e entrarem no trabalho, agirão de maneira preguiçosa e pensarão que o pagamento será o mesmo se andarem ociosamente todo o tempo, que se trabalharem fielmente. Há a máxima diferença entre esta classe de trabalhadores e a que reconhece que deve ser um mordomo fiel. Seja qual for o ramo de trabalho em que se empenhem, os jovens devem ser diligentes no cuidado, fervorosos no espírito, servindo ao Senhor; pois o que é infiel no mínimo também é infiel no muito. Manuscrito 117, 1899.

Se as crianças tiverem a devida educação no lar, não se encontrarão nas ruas recebendo a educação imprópria que tantos recebem. Os pais que amam aos filhos de maneira sensível, não lhes permitirão crescer com hábitos de ociosidade e ignorantes quanto à maneira de desempenharem os deveres domésticos. A ignorância não é aceitável a Deus, e não favorece o fazer a Sua obra. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, pág. 149.

O Sábio Uso do Tempo

Onde há abundância de ociosidade, Satanás opera com suas tentações para estragar a vida e o caráter. Se os jovens não forem preparados para o trabalho útil, sejam ricos ou pobres, estarão em perigo, pois Satanás encontrará ocupação para eles segundo a sua ordem. O jovem, que não está entrincheirado nos princípios, não considera o tempo como um tesouro precioso, um depósito de Deus, do qual todo ser humano deve dar conta. Manuscrito 43, 1900.

As crianças devem ser ensinadas a fazer o melhor uso do seu tempo, a ser um auxílio ao pai e à mãe, a confiarem em si mesmas. Não se lhes deve permitir considerarem-se isentas de qualquer trabalho necessário. Carta 11, 1888.

O valor do tempo supera todo o resultado. O tempo desperdiçado jamais poderá ser recuperado. ... O aproveitamento dos momentos perdidos é um tesouro. Manuscrito 117, 1899.


OC - Pag. 124  

Vencer Todo Hábito de Indolência

Em Sua Palavra, Deus delineou um plano para a educação da criança, e os pais devem seguir esse plano. Devem ensinar os filhos a vencer todo o hábito de indolência. A cada criança se deve ensinar que tem um trabalho a fazer no mundo. Manuscrito 98, 1901.

A ociosidade e a indolência não são frutos produzidos pela árvore cristã. Manuscrito 24, 1894.

A indolência é uma grande maldição. Deus abençoou as criaturas humanas com nervos, órgãos e músculos; e não se lhes deve permitir que se deteriorem devido à inação, antes devem ser fortalecidos e conservados sadios pelo exercício. Nada ter a fazer é uma grande infelicidade, pois a ociosidade sempre foi e sempre será uma maldição para a família humana. Manuscrito 60, 1894.

Filhos, nunca vos demonstreis mordomos infiéis no lar. Nunca vos esquiveis de vosso dever. O trabalho bom e árduo faz nervos e músculos firmes. Promovendo a prosperidade do lar, trareis sobre vós as mais ricas bênçãos. Manuscrito 117, 1899.

Por que Trabalhar Antes de Brincar

Minha mãe me ensinou a trabalhar. Eu costumava perguntar-lhe: "Por que sempre devo fazer tanto trabalho antes de brincar?" "É para educar e treinar tua mente para o trabalho útil, e, além disso, é para evitar travessuras; e quando ficares mais velha, me agradecerás por isso." Quando uma das minhas meninas [uma neta] me disse: "Por que devo eu fazer tricô?" "As vovós fazem tricô", respondi-lhe: "Pode me dizer como as vovós aprenderam a tricotar?" "Ora, elas começaram quando eram meninas." Manuscrito 19, 1887.

O Valor do Programa Diário

Tanto quanto possível, é bom considerar o que deve ser realizado durante o dia. Fazei uma lista dos diferentes deveres que aguardam a vossa


OC - Pag. 125  

atenção e ponde de parte certo tempo para a realização de cada um deles. Faça-se tudo completamente e com correção e desenvoltura. Se vos tocar a sorte de fazer arrumação, então cuidai de que os quartos estejam bem arejados e a roupa de cama seja exposta ao sol. Marcai uma certa quantidade de minutos para fazer o trabalho, e não pareis para ler os jornais e livros em que os vossos olhos recaem, mas dizei a vós mesmos: "Não, só tenho tantos minutos para fazer o trabalho e devo realizar minha tarefa no tempo determinado."

Os que naturalmente são vagarosos nos movimentos, procurem tornar-se ativos, ligeiros, enérgicos, lembrando-se das palavras do apóstolo: "Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor." Rom. 12:11.

Se vos couber preparar as refeições, fazei cálculos cuidadosos e tomai todo o tempo necessário para preparar o alimento e pô-lo na mesa em boa ordem e no tempo exato. Ter a refeição pronta cinco minutos mais cedo do que o tempo que estabelecestes, é mais recomendável do que tê-la cinco minutos mais tarde. Mas se fordes dominados por movimentos vagarosos, demorados, se vossos hábitos forem preguiçosos, fareis um trabalho comprido de um trabalho curto; e é dever dos que são vagarosos reformar-se e tornar-se mais rápidos. Se quiserem, poderão vencer seus hábitos atrapalhados e lentos. Ao lavarem a louça, devem ser cuidadosos, fazendo ao mesmo tempo o trabalho depressa. Exercitai a vontade até esse ponto, e as mãos se moverão com desenvoltura. Youth"s Instructor, 7 de setembro de 1893.

Unir o Físico com o Mental

Quando mandavam algumas crianças hospedar-se com minha família, e estas diziam: "Mamãe não quer que eu lave a minha roupa", eu dizia: "Bem, quer que façamos isso para vocês e lhes cobremos meio dólar


OC - Pag. 126  

a mais pela hospedagem?" "Oh, não! Mamãe não quer pagar nem um pouco mais por mim." "Bem, então", dizia eu, "então você pode levantar-se de manhã e fazer isso você mesma. Deus nunca determinou que você fosse servida por nós. Em vez de sua mãe se levantar e preparar o desjejum de manhã, enquanto você está na cama, você é que deveria dizer: "Mamãe, não se levante de manhã, eu tomarei conta dessas responsabilidades e cumprirei os deveres." Deve deixar aqueles cujos cabelos estão ficando grisalhos terem seu descanso de manhã."

Por que não é assim? Onde está a dificuldade? Está com os pais que deixam os filhos crescerem sem assumirem qualquer responsabilidade na família. Quando essas crianças saem para a escola, dizem: "Mamãe diz que não quer que eu trabalhe." Essas mães são insensatas. Estragam os filhos e então os mandam para a escola para estragá-la. ... A melhor disciplina que eles podem ter é o trabalho. Não é mais difícil para eles do que para suas mães. Uni o trabalho físico ao mental, e as faculdades da mente se desenvolverão muito mais. Manuscrito 19, 1887.

Inventar Meios

Os pais devem inventar maneiras e meios para conservar os filhos ocupados com o que é útil. Dêem-se às crianças pequenos pedaços de terra para cultivar, para que tenham algo para dar como oferta voluntária. Manuscrito 67, 1901.

Permiti-lhes ajudar-vos em toda a maneira possível, e mostrai-lhes que apreciais o seu auxílio. Sintam eles que são parte da sociedade familiar. Ensinai-lhes a usar a mente tanto quanto possível, para que possam planejar o trabalho a fim de fazê-lo rápida e perfeitamente. Ensinai-lhes a serem vivos e ativos no trabalho, a economizarem o tempo de modo que nenhum minuto se perca nas horas de trabalho que lhes são determinadas. Manuscrito 60, 1903.


OC - Pag. 127  

O Trabalho é Nobre

Ensinemos os pequeninos a nos ajudarem enquanto suas mãos são pequenas e pouca é sua força. Impressionemos-lhes a mente com o fato de que o trabalho é nobre, de que foi ordenado ao homem pelo Céu, que foi imposto a Adão no Éden como sendo essencial para o desenvolvimento saudável da mente e do corpo. Ensinemos-lhes que o prazer inocente não é nem a metade tão satisfatório como o é quando segue ao trabalho ativo. Pacific Health Journal, maio de 1890.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>