Orientação da Criança

CAPÍTULO 71

A Vigilância e o Auxílio Paternos

OC - Pag. 457  

Ensinar o Domínio Próprio Desde a Infância

Quão importante é que ensinemos aos nossos filhos o domínio próprio desde a própria infância, e lhes ensinemos a lição da submissão da vontade a nós! Se forem tão infelizes que aprendam maus hábitos, não conhecendo todos os maus resultados, podem ser reformados apelando-se-lhes à razão, e os convencendo de que tais hábitos arruínam a constituição e afetam a mente. Devemos mostrar-lhes que seja qual for a persuasão que pessoas corruptas possam usar para lhes acalmar os temores despertados e levá-los a ainda condescenderem com esses hábitos perniciosos, seja sua pretensão qual for, são seus inimigos e agentes do diabo. Appeal to Mothers, pág. 10.

Puros e Fortes

É um crime as mães permanecerem na ignorância quanto aos hábitos dos filhos. Se são puros, conservai-os assim. Fortalecei-lhes a mente jovem, e preparai-os para detestarem esse vício destruidor da saúde e da alma. Appeal to Mothers, pág. 13.

Satanás está controlando a mente dos jovens, e devemos trabalhar resoluta e fielmente para salvá-los. Crianças muito novas praticam esse vício, e ele aumenta sobre eles e se fortalece com os anos, até toda nobre faculdade do corpo e da alma estar degradada. Muitos poderiam ter sido salvos, caso fossem cuidadosamente instruídos quanto à influência dessa prática sobre sua saúde. Ignoravam o fato de que estavam trazendo sobre si mesmos muitos sofrimentos. ...

Mães, não podeis ser cuidadosas demais em evitar que


OC - Pag. 458  

vossos filhos aprendam hábitos baixos. É mais fácil aprender o mal do que erradicá-lo depois de aprendido. Appeal to Mothers, págs. 10 e 11.

Vigilância e Cuidado

Se vossos filhos praticam esse vício, podem estar no perigo de recorrer à falsidade para vos enganar. Mas, mães, não deveis ser facilmente acalmadas e deixar vossas buscas. Não deveis deixar a questão descansar, enquanto não estiverdes completamente satisfeitas. A saúde e a alma dos que amais estão em perigo, o que torna esta questão da maior importância. Não obstante as tentativas para ludibriar e ocultar, determinada vigilância e íntima investigação geralmente revelarão o verdadeiro estado do caso. Então a mãe deve apresentar-lhes fielmente este assunto em sua verdadeira luz, mostrando sua degradante tendência para baixo. Procurai convencê-los de que a condescendência com esse pecado destruirá o respeito próprio, e a nobreza de caráter arruinará a saúde e a moral; e essa suja mácula apagará da alma o verdadeiro amor a Deus e a beleza da santidade. A mãe deve prosseguir nessa questão até ter suficiente evidência de que a prática está terminada. Appeal to Mothers, págs. 13 e 14.

Evitar a Precipitação e a Censura

Podereis indagar: Como poderemos remediar o mal já existente? Como começaremos o trabalho? Se vos falta sabedoria, ide a Deus; Ele a prometeu dar liberalmente. Orai muito, e com fervor, pelo auxílio divino. Não se pode seguir a mesma regra em cada caso. Agora há necessidade de exercer juízo santificado. Não vos precipiteis agitando-vos e aproximando-vos de vossos filhos com censura. Tal atitude, apenas despertaria neles a rebelião. Deveis sentir profundamente por qualquer má atitude que tenhais tomado, e que poderia ter aberto a porta para Satanás guiar vossos filhos por suas tentações. Se não os tendes instruído sobre a violação das leis da saúde, a culpa é vossa.


OC - Pag. 459  

Negligenciastes importante dever, cujo resultado se vê nas práticas erradas de vossos filhos. Appeal to Mothers, págs. 20 e 21.

Domínio Próprio e Simpatia

Antes de vos empenhardes na obra de ensinar aos vossos filhos a lição do domínio próprio, vós mesmos a devíeis ter aprendido. Se facilmente vos agitais e tornais impacientes, como podereis parecer razoáveis aos vossos filhos, ao lhes ensinar a controlar suas paixões? Com domínio próprio e sentimentos da mais profunda simpatia e piedade, deveis aproximar-vos de vossos filhos errantes e fielmente lhes apresentar a obra certa de ruína sobre sua constituição física, se prosseguirem no rumo que começaram - que ao debilitarem o físico e o mental, assim também terá a parte moral de sofrer decadência, e estarão pecando não apenas contra si mesmos, mas contra Deus.

Se possível, deveis fazer-lhes sentir que é contra Deus, o puro e santo Deus, que têm pecado; que o grande Perscrutador dos corações é ofendido com essa atitude; que nada Lhe é oculto. Se assim puderdes impressionar vossos filhos para que exerçam aquele arrependimento que é aceitável a Deus, aquela piedosa tristeza que opera o arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende, a obra será completa, e certa a reforma. Não se entristecerão apenas por seus pecados serem descobertos, mas verão suas práticas pecaminosas em seu caráter agravado e serão levados a confessá-los a Deus sem reserva, esquecendo-os. Entristecer-se-ão de sua má atitude, por terem desagradado a Deus e pecado contra Ele, desonrando o corpo diante dAquele que os criou e lhes tem pedido que apresentem seus corpos


OC - Pag. 460  

em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o seu culto racional. Appeal to Mothers, págs. 21 e 22.

Vigiar a Companhia dos Filhos

A menos que o espírito de vossos filhos esteja firmemente equilibrado pelos princípios religiosos, sua moral se corromperá pelos exemplos viciosos com os quais entram em contato. Christian Temperance and Bible Hygiene, pág. 134.

Resguardai-os, como devem fazer as mães fiéis, de serem contaminados pela associação com qualquer novo companheiro. Guardai-os, como jóias preciosas, da influência corruptora desta época. Se estiverdes em tal situação que seu intercâmbio com os jovens companheiros nem sempre possa ser controlado, como gostaríeis que fosse, então deixai que eles visitem vossos filhos em vossa presença; e de modo algum permitais a esses companheiros dormir na mesma cama, ou no mesmo quarto. Será muito mais fácil evitar o mal do que curá-lo mais tarde. ...

Eles [os pais], lhes permitem visitar outros jovens amigos, formar suas próprias amizades, e mesmo fugir ao cuidado vigilante dos pais, um tanto distante de casa, onde lhes é permitido fazer justamente o que querem. Satanás aproveita todas essas oportunidades e toma conta da mente dessas crianças que as mães ignorantemente expõem às suas ardilosas ciladas. Appeal to Mothers, págs. 13 e 14.

A Importância do Regime

Não podeis despertar a sensibilidade moral de vossos filhos, enquanto não fordes cuidadosos na escolha de seu alimento. A mesa que os pais geralmente preparam para os filhos é uma cilada para eles. Testimonies, vol. 2, pág. 400.

Os pais condescendentes não ensinam aos filhos a abnegação. O próprio alimento que diante deles colocam é de molde a irritar o estômago. O estímulo assim produzido é comunicado ao cérebro, e, como resultado, despertam-se as paixões.


OC - Pag. 461  

Nunca será demais repetir que o que é levado ao estômago não somente afeta o corpo, mas em última análise também a mente. Alimento grosseiro e estimulante agita o sangue, estimula o sistema nervoso e com muita freqüência embota a percepção moral de tal modo que a razão e a consciência são subjugadas pelos impulsos sensuais. É difícil, e, muitas vezes, quase impossível, alguém que é intemperante no regime alimentar ser paciente e exercer o domínio próprio. Daí a importância especial de só permitir às crianças, cujo caráter ainda não está formado, terem o alimento que seja saudável, e nada estimulante. Foi em amor que o nosso Pai celestial enviou a luz da reforma de saúde para proteger contra os males que resultam da ilimitada condescendência com o apetite. Christian Temperance and Bible Hygiene, pág. 134.

Se jamais houve tempo em que o regime alimentar devesse ser da mais simples qualidade, esse tempo é agora. Não devemos pôr carne diante de nossos filhos. Sua influência é avivar e fortalecer as mais baixas paixões, tendo a tendência de amortecer as faculdades morais. Testemunhos Seletos, vol. 1, pág. 262.

A Importância da Higiene

Banhar-se freqüentemente é muito benéfico, especialmente à noite, justamente antes de deitar, ou ao se levantar de manhã. Tomará apenas alguns momentos dar nos filhos um banho e friccioná-los até o corpo ficar avermelhado. Isso traz o sangue à superfície, aliviando o cérebro; e há menos inclinação para condescender com práticas impuras. Ensinai aos pequenos que Deus não Se agrada de vê-los com o corpo sujo e roupas desalinhadas e rasgadas. Dizei-lhes que Deus deseja que sejam puros interna e externamente, para poder habitar com eles. Christian Temperance and Bible Hygiene, págs. 141 e 142.

Roupas Limpas e Soltas

Ter a roupa bem arrumada e limpa será um dos meios de conservar os pensamentos puros e dóceis.


OC - Pag. 462  

Toda peça de roupa deve ser modesta e simples, sem adornos desnecessários, para que assim possa haver pouco trabalho para lavá-la e passá-la a ferro. Deve especialmente cada peça que entra em contato com a pele ser conservada limpa e livre de qualquer odor ofensivo. Coisa alguma de caráter irritante deve tocar o corpo das crianças, nem se deve permitir que sua roupa os aperte de qualquer maneira. Caso se desse mais atenção a esse assunto, muito menos impureza seria praticada. Christian Temperance and Bible Hygiene, pág. 142.

Não Dispensar o Exercício

São [os jovens] escusados em grande parte do exercício físico por medo de que trabalhem demais. Os pais levam, eles mesmos, responsabilidades que os filhos devem levar. É mau trabalhar demais, mas o resultado da indolência deve ser mais temido. A ociosidade leva à condescendência de hábitos corruptos. A operosidade não cansa, nem mesmo a quinta parte do que o faz o hábito pernicioso da masturbação. Se o trabalho simples e bem regulado debilita vossos filhos, estai certos, pais, de que há alguma coisa, além de seu trabalho, que lhes está enervando o organismo, e produzindo um senso de constante cansaço. Dai a vossos filhos trabalho físico que ponha em exercício os nervos e os músculos. O cansaço proveniente de tal trabalho diminuir-lhes-á a inclinação para condescenderem com hábitos viciosos. Testimonies, vol. 2, págs. 348 e 349.

Indolência: Porta Para a Tentação

Mães, dai a vossos filhos bastante que fazer. ... A indolência não favorecerá a saúde física, mental ou moral. Abre as portas de par em par e convida Satanás a entrar, oportunidade que ele aproveita, atraindo os jovens para suas ciladas. Pela indolência, não somente será a força moral enfraquecida e aumentado o impulso passional, mas os anjos de Satanás tomam posse de toda a cidadela da mente e


OC - Pag. 463  

compelem a consciência a render-se à vil paixão. Devemos ensinar às crianças hábitos de paciente operosidade. Appeal to Mothers, págs. 18 e 19.

Deus não Deixará o Arrependido Perecer

Deveis apresentar aos vossos filhos o encorajamento de que um Deus misericordioso aceitará o verdadeiro arrependimento de coração e lhes abençoará os esforços para se purificarem de toda a imundícia da carne e do espírito. Ao ver Satanás que está perdendo o domínio sobre o espírito de vossos filhos, tentá-los-á fortemente, procurando obrigá-los a continuar a prática desse enfeitiçante vício. Mas, com firme propósito, devem resistir às tentações de Satanás para transigir com as paixões animais, por ser um pecado contra Deus. Não se devem arriscar em terreno proibido, onde Satanás possa exigir domínio sobre eles. Se, com humildade, rogarem a Deus pureza de pensamento, e uma imaginação refinada e santificada, Ele os ouvirá e lhes atenderá as petições. Deus não os deixou a perecer em seus pecados, mas ajudará ao fraco e indefeso, se esses sobre Ele se lançarem com fé. Appeal to Mothers, págs. 22 e 23.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>