Orientação da Criança

CAPÍTULO 33

A Responsabilidade dos Pais na Formação do Caráter

OC - Pag. 169  

A Responsabilidade dos Pais

Uma Comissão Divina aos Pais

Deus tem dado aos pais o seu trabalho: formar o caráter dos filhos segundo o Modelo divino. Por Sua graça poderão realizar a tarefa; mas isso exigirá esforço paciente e consciencioso, não menos que firmeza e decisão para guiar a vontade e restringir as paixões. Um campo deixado ao abandono só produz espinhos e cardos. Aquele que quer alcançar uma colheita para a utilidade e beleza deve primeiro preparar o solo e espalhar a semente, então cavar ao redor dos novos rebentos, removendo o mato e afofando a terra, e as preciosas plantas florescerão, recompensando-lhe ricamente o cuidado e o labor. Signs of the Times, 24 de novembro de 1881.

A formação do caráter é a obra mais importante que já foi confiada a seres humanos; e nunca dantes foi seu diligente estudo tão importante como hoje. Jamais qualquer geração prévia teve de enfrentar transes tão significativos; nunca dantes moços e moças foram defrontados por perigos tão grandes como hoje. Educação, pág. 225.

Eis vossa obra, pais: desenvolver o caráter de vossos filhos em harmonia com os preceitos da Palavra de Deus. Essa obra deve vir primeiro, pois nelas estão envolvidos interesses eternos. A formação do caráter de vossos filhos é de maior importância que o cultivo de vossas fazendas, mais essencial que a construção de casas para morar e a realização de qualquer espécie de negócio ou indústria. Signs of the Times, 10 de setembro de 1894.


OC - Pag. 170  

O Lar, a Melhor Escola Para a Formação do Caráter

Nem a escola de igreja, tampouco a escola superior, proporcionam, como o faz o lar, as oportunidades de firmar o edifício do caráter de uma criança sobre o fundamento apropriado. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, pág. 162.

O Caráter Deve Ser Endireitado

Os que não endireitam o caráter nesta vida jamais poderão ter parte na vida imortal futura. Oh, quão importante é que a juventude se conserve direita! E os pais desempenham parte importante nessa questão. Sobre eles repousa a sagrada responsabilidade de educar os filhos para Deus. A eles é dada a obra de ajudar os pequeninos a formar caráter que lhes assegurem a entrada nas cortes de cima. Carta 78, 1901.

Os Pais não Devem Cometer Este Erro

Pais, por amor de Cristo não cometais um erro em vossa obra mais importante, a de moldar o caráter de vossos filhos para o tempo e para a eternidade. Um erro de vossa parte negligenciando a instrução fiel, ou na condescendência daquele afeto insensato que vos cega os olhos para os seus defeitos e vos impede de lhes aplicar a restrição apropriada, demonstrar-se-á sua ruína. Vossa atitude pode imprimir uma direção errada a toda a sua carreira futura. Vós determinareis para eles o que serão e o que farão em favor de Cristo e dos homens e pela sua própria alma.

Lidai honesta e fielmente com vossos filhos. Trabalhai corajosa e pacientemente. Não temais as cruzes, não poupeis tempo ou trabalho, responsabilidade ou sofrimento. O futuro de vossos filhos testificará do caráter de vossa obra. A fidelidade de vossa parte para com Cristo melhor se pode exprimir no caráter simétrico de vossos filhos que em qualquer outra maneira. Eles são a propriedade de Cristo, comprados por Seu próprio sangue. Se sua influência for totalmente do lado de Cristo, serão Seus colaboradores, ajudando outros a


OC - Pag. 171  

encontrar o caminho da vida. Se negligenciardes a obra que vos foi confiada por Deus, vossa atitude insensata de disciplina colocá-los-á na classe dos que se afastam de Cristo e fortalecem o reino das trevas. Testimonies, vol. 5, págs. 39 e 40.

Casa Limpa, Mas Filhos não Educados

Vi uma mãe cujo olho crítico podia discernir qualquer coisa imperfeita nos enfeites de madeira de sua casa, e que era muito cuidadosa no sentido de que a limpeza de sua casa fosse feita com perfeição no tempo exato por ela determinado, e que a executava freqüentemente a despeito da saúde física e espiritual, enquanto os filhos eram deixados a correr na rua, dela obtendo sua educação. Essas crianças iam crescendo grosseiras, egoístas, rudes e desobedientes. Embora pagasse uma auxiliar, a mãe estava tão empenhada nos cuidados da casa que não podia ter tempo para educar devidamente os filhos. Deixava-os crescer com caráter defeituoso, indisciplinados e mal-educados. Podíamos sentir que o bom gosto da mãe não era exercido na direção correta, senão teria ela visto a necessidade de moldar a mente e as maneiras dos filhos e educá-los para terem caráter simétrico e temperamento amável.

Caso a mãe tivesse deixado essas coisas que permitira tomarem-lhe a primeira atenção virem em segundo lugar, teria considerado quase da mais infinita importância o preparo físico, mental e espiritual dos filhos. As que assumem a responsabilidade de mãe, devem sentir-se sob a mais solene obrigação para com Deus e para com os filhos, de educá-los de tal maneira que tenham disposição amável e afetuosa, e que sejam puros na moral, refinados no gosto, e de caráter amável. Signs of the Times, 5 de agosto de 1875.


OC - Pag. 172  

Só Pelo Espírito de Deus

Pensamos que somos capazes de moldar nossa vida e caráter para entrar pelos portais da glória? Não o podemos fazer. Dependemos, cada momento, de que o Espírito de Deus opere em nós e em nossos filhos. Manuscrito 12, 1895.

Se os pais quiserem ver um estado de coisas diferente na família, consagrem-se eles inteiramente a Deus, e o Senhor lhes mostrará meios e maneiras pelas quais se possa operar uma transformação em sua casa. Manuscrito 151, 1897.

A Parte de Deus e a dos Pais

Pais cristãos, suplico-vos que desperteis. ... Caso negligencieis vosso dever e vos esquiveis de vossa responsabilidade, esperando que o Senhor faça vosso trabalho, sereis desapontados. Quando tiverdes feito fielmente tudo o que puderdes, trazei vossos filhos para Jesus; e com fé sincera e perseverante intercedei por eles. O Senhor será vosso ajudador; cooperará com vossos esforços; em Sua força alcançareis a vitória. ...

Quando os pais manifestarem tal interesse pelos filhos como o que Deus quer que manifestem, Ele ouvirá as suas orações, e cooperará com seus esforços. Mas Deus não Se propõe a fazer a obra que Ele determinou que os pais fizessem. Review and Herald, 13 de setembro de 1881.

O Criador Ajudará

Mães, lembrai-vos de que o Criador do Universo vos auxiliará em vosso trabalho. Na Sua força, e pelo Seu nome, levareis vossos filhos a serem vencedores. Ensinai-lhes a olhar a Deus em busca da força. Dizei-lhes que Deus lhes ouve as orações. Ensinai-lhes a vencer o mal com o bem. Ensinai-lhes a exercer uma influência elevadora e enobrecedora. Levai-os a se unirem com Deus, e então


OC - Pag. 173  

eles terão forças para resistir à mais forte das tentações. Então receberão a recompensa do vencedor. Review and Herald, 9 de julho de 1901.

Vosso compassivo Salvador contempla-vos com amor e simpatia, pronto para vos ouvir as orações e prestar auxílio de que necessitais em vosso trabalho cotidiano. Amor, alegria, paz, longanimidade, delicadeza, fé e caridade, são os elementos do caráter cristão. Essas preciosas graças são o fruto do Espírito. São a coroa e o escudo do cristão. Pacific Health Journal, setembro de 1890.

Uma Palavra de Ânimo aos que Erraram

Os que vêm ensinando os filhos de maneira imprópria não precisam desesperar; convertam-se a Deus e busquem o verdadeiro espírito de obediência, e serão habilitados a fazer decididas reformas. Conformando vossos próprios costumes com os princípios da santa lei de Deus, tereis influência sobre vossos filhos. Signs of the Times, 17 de setembro de 1894.

Alguns Filhos Recusarão Conselhos Paternos

Os pais podem fazer tudo ao seu alcance para dar aos filhos todo o privilégio e instrução, para que dêem a Deus o coração; no entanto, os filhos podem recusar andar na luz e, pela sua má conduta, lançar considerações desfavoráveis sobre os pais que os amam, e cujo coração suspira pela sua salvação.

É Satanás que tenta os filhos a seguirem a conduta do pecado e desobediência. ... Se recusarem andar na luz, se recusarem submeter sua vontade e seu caminho a Deus, e persistirem em seguir, em sua impenitência, o rumo do pecado, a luz e o privilégio que têm tido, deporão contra eles no juízo, porque não andaram na luz, e não sabiam para onde iam. Satanás os está guiando, e tornam-se objetos de observações no mundo.


OC - Pag. 174  

O povo dirá: Ora, olhem aquelas crianças! Seus pais são muito religiosos, mas vedes que eles são piores que meus filhos e eu não professo ser cristão! E, dessa maneira, os filhos que recebem boa instrução, e assim mesmo não lhe dão atenção, lançam injúria sobre os pais, desonrando-os e envergonhando-os perante um mundo ímpio. Também, pela sua atitude ímpia, trazem opróbrio sobre a religião de Jesus Cristo. Youth"s Instructor, 10 de agosto de 1893.

A Obra dos Pais

Pais, vossa obra é desenvolver nos filhos a paciência, a constância e o amor genuíno. Lidando corretamente com os filhos que Deus vos deu, vós os estais ajudando a pôr o fundamento de um caráter puro e bem equilibrado. Vós lhes estais infundido na mente princípios que eles um dia seguirão em sua própria família. O efeito de vossos esforços bem dirigidos ver-se-á ao dirigirem sua casa no caminho do Senhor. Review and Herald, 6 de junho de 1899.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>