Orientação da Criança

CAPÍTULO 38

Idade Escolar e Temperamento

OC - Pag. 204  

Não Ter Pressa em Tirar as Crianças da Infância

Nunca devem os pais ter pressa em fazer as crianças saírem da infância. Sejam as lições que lhes são dadas de tal caráter que lhes inspirem o coração com propósitos nobres; mas sejam crianças e cresçam com aquela simples confiança, candura e veracidade que as prepara para entrar no reino do Céu. Good Health, março de 1880.

Há Uma Beleza em Cada Período

Pais e professores devem ter como objetivo cultivar as tendências da juventude, de tal maneira que em cada estágio da vida possa representar a beleza apropriada àquele período, a desdobrar-se naturalmente, como fazem as plantas no jardim. Educação, pág. 107.

Uma das mais belas e impressionantes parábolas de Cristo, é a do Semeador e da Semente. ... As verdades que essa parábola ensina se fizeram uma viva realidade na própria vida de Cristo. Tanto em Sua natureza física como na espiritual, Ele seguiu a ordem divina para o crescimento, ilustrada pela planta, conforme Ele deseja que todo o jovem faça. Embora fosse a Majestade do Céu, o Rei da glória, fez-Se um bebê em Belém, e durante algum tempo representou a indefesa criança sob os cuidados da mãe.

Na infância Jesus fez os trabalhos de uma criança obediente. Falava e agia com a sabedoria de criança e não de homem, honrando a Seus pais e realizando seus desejos de modo a auxiliá-los, conforme a habilidade de uma criança. No entanto, em cada estágio de seu desenvolvimento Ele era


OC - Pag. 205  

perfeito, com a graça simples, natural, de uma vida sem pecado. O relato sagrado a respeito de Sua infância diz: "E o Menino crescia e Se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre Ele." Luc. 2:40. E quanto à Sua juventude acha-se registrado: "E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens." Luc. 2:52. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, págs. 140 e 141.

A Diversidade de Disposição Entre os Membros da Família

Freqüentemente, existe na mesma família acentuada diversidade de disposição e de caráter, pois está no plano de Deus que pessoas de temperamento variado se associem umas às outras. Quando assim se dá, todo o membro da família deve considerar sagradamente os sentimentos e respeitar o direito dos outros. Dessa maneira serão cultivadas a consideração mútua e a paciência, os preconceitos serão abrandados e aplainadas as arestas do caráter. Pode-se alcançar harmonia, e a fusão dos vários temperamentos pode ser um benefício para cada um. Signs of the Times, 9 de setembro de 1886.

Estudar a Mente e o Caráter Individuais

Cada criança trazida ao mundo aumenta a responsabilidade dos pais. ... Sua disposição, suas tendências, seus traços de caráter devem ser estudados. Com muito cuidado as faculdades de discriminação dos pais devem ser educadas, para que estejam habilitados a reprimir as más tendências e incentivar as impressões certas e princípios corretos.

Essa obra não requer violência ou aspereza. O domínio próprio deve ser cultivado e deixar sua impressão na mente e no coração da criança. Manuscrito 12, 1898.

É obra muito bela lidar com mentes humanas. Nem todas as crianças podem ser tratadas da mesma maneira, pois a restrição que deve ser mantida sobre uma destruiria a vida de outra. Manuscrito 32, 1899.


OC - Pag. 206  

Estimular os Traços Fracos; Reprimir os Errados

Há poucas mentes bem equilibradas, porque os pais são iniquamente negligentes quanto ao dever de estimular os traços fracos e reprimir os errados. Não se lembram de que estão sob a mais solene obrigação de observar as tendências de cada criança, de que é seu dever educar os filhos nos bons hábitos e nas maneiras certas de pensar. Signs of the Times, 31 de janeiro de 1884.

Conhecer a Disposição de Cada Criança

As crianças precisam ter constante cuidado, mas não necessitais deixá-las ver que as estais sempre vigiando. Conhecei a disposição de cada uma delas, segundo se revela em sua associação uma com a outra, e então procurai corrigir-lhes as faltas, incentivando os traços opostos. Deve-se ensinar às crianças que tanto o desenvolvimento das faculdades físicas como mentais repousa sobre elas; é resultado do esforço. Cedo devem aprender que não é na satisfação egoísta que se encontra a felicidade; essa vem apenas na esteira do dever. Ao mesmo tempo deve a mãe procurar tornar as crianças felizes. Signs of the Times, 9 de fevereiro de 1882.

Necessidades Mentais: Tão Importantes Quanto as Físicas

Alguns pais atendem cuidadosamente às necessidades temporais dos filhos; tratam-nos fiel e bondosamente na enfermidade, e pensam então haver cumprido o seu dever. Nisso se enganam. Sua obra apenas começou. Importa cuidarem das necessidades do espírito. Requer-se habilidade para aplicar os remédios apropriados para curar uma mente magoada.

As crianças têm provações tão difíceis de suportar, tão penosas em sua natureza, como as pessoas de mais idade. Os próprios pais não se sentem sempre da mesma maneira. Seu espírito se acha muitas vezes perplexo. Agem movidos por pontos de vista e sentimentos errados. Satanás os esbofeteia e cedem-lhe às tentações. Falam irritados, e de maneira a inflamar a ira dos filhos, e são às vezes exigentes e frenéticos.


OC - Pag. 207  

As pobres crianças partilham do mesmo espírito e os pais não se acham preparados para as ajudar; pois foram a causa do mal. Por vezes tudo parece ir torto. Há irritação ao redor, e todos passam momentos deploráveis e infelizes. Os pais lançam a culpa aos pobres filhos, e julgam-nos muito desobedientes e indisciplinados, as piores crianças do mundo, quando a causa da perturbação encontra-se neles próprios. Testemunhos Seletos, vol. 1, pág. 132.

Animar a Amabilidade

A mente mal-equilibrada, o temperamento precipitado, o mau humor, a inveja, o ciúme testificam da negligência paterna. Esses maus traços de caráter trazem grande infelicidade aos que os possuem. Quantos deixam de receber dos companheiros e amigos o amor que poderiam obter, se fossem mais amáveis! Quantos criam dificuldades onde quer que vão, e em tudo em que se empenham!. Fundamentos da Educação Cristã, pág. 67.

Temperamentos Variados, Disciplina Variada

A crianças têm temperamentos diferentes e nem sempre os pais podem aplicar a cada uma a mesma maneira de disciplina. Há diversas classes de espíritos, e eles devem ser estudados com oração, para que possam ser moldados de tal maneira que realizem o propósito designado por Deus. Good Health, julho de 1880.

Mães, ... tomai tempo para vos familiarizardes com vossos filhos. Estudai-lhes a disposição e o temperamento, para que saibais como lidar com eles. Algumas crianças necessitam mais de atenção do que outras. Review and Herald, 9 de julho de 1901.

Lidar com Crianças Nada Promissoras

Há algumas crianças que necessitam, mais do que outras, disciplina paciente e benévolo ensino. Receberam como legado traços de caráter não promissores, e por causa disso necessitam de mais simpatia e amor. Mediante trabalho perseverante esses


OC - Pag. 208  

transviados podem preparar-se para um lugar na obra do Mestre. Podem possuir faculdades não desenvolvidas, as quais, despertadas, habilitá-los-ão a preencher lugares muito antes do que aqueles de quem mais se esperou.

Se tendes filhos de natureza peculiar, não caia por tal motivo sobre sua vida o peso do desânimo. Não deve haver ordens dadas em alta voz, palavras descorteses e iradas, nem expressões ásperas, severas ou sombrias. Auxiliai-os, manifestando perdão e simpatia. Fortalecei-os com palavras amoráveis e ações bondosas, a fim de que vençam seus defeitos de caráter. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, págs. 115 e 116.

É Possível Ensinar Muito

Tão logo a mãe ame a Jesus, deseja educar os filhos para Ele. Podeis educar a disposição da criança nos seus primeiros anos, muito mais do que pensais. Esse precioso nome de Jesus deve ser uma palavra familiar. Manuscrito 17, 1893.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>