Conselhos Sobre Educação

CAPÍTULO 21

Aos Professores de Nossas Escolas

CE - Pag. 219  

Os Professores de Nossas Escolas

Queridos irmãos e irmãs: O Senhor operará em favor de todos que andarem com Ele em humildade. Ele vos colocou numa posição de confiança. Andai cuidadosamente diante dEle. Deus tem a mão no leme. Ele guiará a nau por entre as rochas até o porto. Tomará as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes.

Imploro que tomeis a Deus como vosso conselheiro. Não sois responsáveis perante homem algum, mas estais sob a liderança de Deus. Mantende-vos junto dEle. Não tomeis idéias mundanas como vosso critério. Não vos afasteis dos métodos de trabalho do Senhor. Não useis fogo comum, mas sim o fogo sagrado da chama do Senhor.

Sede valorosos em vosso trabalho. Por muitos anos tenho mantido diante de nosso povo a necessidade, na educação da juventude, de igual sobrecarga das faculdades físicas e das mentais. Mas àqueles que jamais provaram o valor da instrução dada para que se combinem o treino manual e o estudo dos livros, é difícil compreender as indicações dadas e levá-las a término.

Fazei o melhor que puderdes para partilhar com vossos estudantes as bênçãos que Deus vos tem dado. Com profundo e fervente desejo de ajudá-los, conduzi-os para o terreno do conhecimento. Aproximai-vos deles. A menos que os professores tenham o amor e a delicadeza de Cristo em abundância no coração, mostrarão demasiado do espírito de um senhor ríspido e dominador.

O Senhor deseja que aprendais como usar a rede do evangelho. Para que tenhais êxito em vosso trabalho, as malhas de vossa rede precisam estar bem unidas. A aplicação das Escrituras tem de ser de tal modo que o significado seja facilmente compreendido. Então fazei o máximo no recolher a rede.


CE - Pag. 220  

Ide direto ao ponto. Grande como possa ser o conhecimento de um homem, é de nenhum valor a menos que ele seja capaz de comunicá-lo a outros. Que o encanto de vossa voz, seu profundo sentimento, faça impressão nos corações. Apelai a vossos estudantes para que se entreguem a Deus. "Guardai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna. E compadecei-vos de alguns que estão na dúvida; salvai-os, arrebatando-os do fogo; quanto a outros, sede também compassivos em temor, detestando até a roupa contaminada pela carne." Jud. 21-23. Ao seguirdes o exemplo de Cristo, tereis a preciosa recompensa de ver vossos estudantes ganhos para Ele.

Esforço Viril

O Senhor Deus de Israel está ansioso por frutos. Ele reclama de Seus obreiros que se ramifiquem mais do que estão fazendo. Deseja que façam do mundo o seu campo de trabalho em vez de trabalhar apenas por nossas igrejas. O apóstolo Paulo ia de lugar em lugar, pregando a verdade aos que estavam nas trevas do erro. Ele trabalhou durante ano e meio em Corinto, e mostrou o caráter divino de sua missão ao levantar aí uma florescente igreja composta de judeus e de gentios. Cristo jamais limitou Seu serviço a um só lugar. Nas vilas e cidades da Palestina repercutiam as verdades que saíam de Seus lábios.

Saudações de Cristo ao Mundo

O Sermão da Montanha é a bênção do Céu ao mundo, uma voz vinda do trono de Deus. Foi dado à humanidade para que lhe fosse a lei do dever e a luz do Céu, sua esperança e consolação nos momentos mais difíceis. Aqui o Príncipe dos pregadores, o Mestre por excelência, profere as palavras que o Pai Lhe entregou para referir.


CE - Pag. 221  

As Bem-aventuranças são as saudações de Cristo, não somente aos que crêem, mas a toda a família humana. Jesus parece haver esquecido por um momento que Ele estava no mundo, não no Céu; e usa a saudação familiar do mundo da luz. As bem-aventuranças fluem de Seus lábios como o jorro de uma corrente de vida há muito represada.

Cristo não nos deixa nenhuma dúvida quanto aos traços de caráter que Ele sempre reconhece e abençoa. Dos ambiciosos favoritos do mundo Ele Se volta para aqueles a quem eles renegam, declarando benditos os que recebem Sua luz e vida. Os pobres de espírito, os mansos, os humildes, os tristes, desprezados, perseguidos, a estes Ele abre os braços de refúgio, dizendo: "Vinde a Mim, ... e Eu vos aliviarei." Mat. 11:28.

Cristo pode olhar a infelicidade do mundo sem sombra de tristeza por haver criado o homem. No coração humano Ele vê mais do que pecado, mais do que miséria. Em Sua infinita sabedoria e amor Ele vê as possibilidades do homem, as alturas que ele pode alcançar. Sabe que, muito embora os seres humanos tenham desvalorizado os benefícios que lhes foram concedidos e destruído a dignidade que Deus lhes dera, deve ainda o Criador ser glorificado na redenção deles.

O Sermão do Monte é um exemplo de como devemos ensinar. Que cuidados Cristo tomou para fazer que os mistérios não mais fossem mistérios, mas verdades claras e singelas! Não há em Sua instrução nada vago, nada difícil de ser entendido.

"Abrindo a boca, os ensinava." Mat. 5:2. Suas palavras não eram ditas num sussurro, nem eram Suas sentenças ríspidas e desagradáveis. Ele falava com clareza e ênfase, com força solene e convincente.

"E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão


CE - Pag. 222  

se admirou da Sua doutrina; porquanto os ensinava com autoridade e não como os escribas." Mat. 7:28 e 29.

O estudo fervoroso e com oração do Sermão da Montanha preparar-nos-á para proclamar a verdade, para dar a outros a luz que temos recebido. Devemos primeiro ter cuidado de nós mesmos, recebendo com coração humilde os princípios da verdade e pondo-os em prática em perfeita obediência. Isso produzirá alegria e paz. Desse modo comemos a carne e bebemos o sangue do Filho de Deus, e nos tornamos fortes em Sua força. Nossa vida é absorvida em Sua vida. Nosso espírito, nossas inclinações, nossos hábitos, são conformados à vontade dAquele de quem Deus declarou: "Este é Meu Filho amado, em quem Me comprazo." Mat. 3:17.

Por todo o tempo as palavras que Cristo proferiu no monte das bem-aventuranças conservarão o seu poder. Cada sentença é uma jóia do depósito de tesouros da verdade. Os princípios enunciados neste discurso são para todas as eras e para todas as classes de pessoas. Com divina energia Cristo expressou Sua fé e esperança ao apresentar classe por classe como benditos por haverem adquirido caráter justo. Por viver a vida do Doador da vida, pela fé nEle, todos podem alcançar a norma indicada em Suas palavras. Não é tal conquista digna de permanente e incansável esforço?

As Perspectivas

Estamos nos aproximando do fim da história da Terra. Temos diante de nós uma grande obra, a tarefa final de dar a última mensagem de advertência a um mundo pecaminoso. Há homens que serão tirados do arado, da vinha, de vários ramos


CE - Pag. 223  

de trabalho, e enviados pelo Senhor para dar esta mensagem ao mundo.

O mundo encontra-se desconjuntado. Ao olharmos o quadro geral, a perspectiva parece desalentadora. Mas Cristo acena com preciosas promessas a todos os homens e mulheres que nos causam desânimo. Vê neles qualidades que os habilitarão a ocupar um lugar em Sua vinha. Se eles continuarem como aprendizes, por meio de Sua providência, Ele os tornará homens e mulheres capacitados a fazerem uma obra que não está fora de suas possibilidades; através da comunicação do Espírito Santo, dar-lhes-á poder de expressão.

Muitos campos áridos, não trabalhados, devem ser atingidos por iniciadores. A brilhante perspectiva do Campo mundial, como Jesus o viu, inspirará confiança em muitos obreiros que, se começarem em humildade, e puserem o coração na obra, serão considerados como os homens indicados para o tempo e lugar. Cristo vê todas as misérias e desesperações do mundo, a visão do qual deprimiria alguns dos nossos obreiros de grande capacidade com um sentimento de desânimo tão grande que eles não saberiam nem mesmo como começar a obra de guiar homens e mulheres ao primeiro lance da escada. Seus métodos formalistas são de pouco valor. Eles se colocariam sobre os lances mais baixos da escada, dizendo: "Subi onde estamos." Mas as pobres almas não saberiam onde colocar os pés.

O coração de Cristo é confortado pela visão daqueles que são pobres no mais amplo sentido do termo; confortado por Sua visão daqueles que são maltratados, mas que são mansos; alegrado pelos aparentemente insatisfeitos e famintos pela justiça, pela incapacidade de muitos para começarem. Ele saúda por assim dizer o mesmo estado de coisas que desanimaria a muitos pastores. Ele corrige o nosso devotamento errado, dando o encargo da obra dos pobres e necessitados nos ásperos recantos da Terra, a homens e mulheres


CE - Pag. 224  

que possuem coração que pode sentir com os ignorantes e perdidos. O Senhor ensina a esses obreiros como encontrar aqueles a quem Ele deseja auxiliar. Eles serão encorajados ao verem as portas se lhes abrirem, ao penetrarem em lugares nos quais poderão fazer trabalho médico-missionário. Tendo pouca confiança própria, dão a Deus toda a glória. Suas mãos podem ser rústicas e inexperientes, mas o coração é suscetível à piedade; eles estão possuídos de um ardente desejo de fazer alguma coisa que possa aliviar o infortúnio tão intenso; e Cristo está ao seu lado para ajudá-los. Ele opera por meio daqueles que descobrem misericórdia na miséria, ganho na perda de todas as coisas. Quando a Luz do mundo passa, os privilégios aparecem em todas as adversidades, ordem na confusão, o sucesso e a sabedoria de Deus naquilo que parecia ser uma falha.

Meus irmãos e irmãs, aproximai-vos do povo em vosso ministério. Animai aqueles que estão abatidos. Considerai as calamidades como bênçãos disfarçadas, os infortúnios como bênçãos. Agi de maneira que desperteis confiança em lugar de desespero.

O povo comum deve ocupar seus lugares como obreiros. Compartilhando as dores de seus semelhantes da mesma maneira que o Salvador participou das da humanidade, vê-Lo-ão pela fé, trabalhando juntamente com eles.

"O grande dia do Senhor está perto, está perto, e se apressa muito a voz do dia do Senhor; amargamente clamará ali o homem poderoso." Sof. 1:14. Eu desejo exclamar a todo obreiro: Avançai em fé humilde, e o Senhor será convosco. Mas vigiai em oração. Essa é a ciência de vossa obra. O poder é de Deus. Trabalhai sentindo vossa dependência dEle, lembrando-vos de que sois Seus coobreiros. Ele é vosso ajudador. Dele vem vossa força. Ele será vossa sabedoria, vossa justiça, vossa santificação, vossa redenção. Tomai o jugo de Cristo, aprendendo diariamente dEle a mansidão e a humildade. Ele será vosso conforto, vosso descanso.


CE - Pag. 225  

Poder do Alto

A divina dotação - o poder do Espírito Santo - será concedida hoje a todos que procuram o que é direito, como foi dada aos discípulos. Este poder sozinho é capaz de nos tornar sábios para a salvação e de nos capacitar para as cortes do alto. Cristo deseja conceder-nos uma bênção que nos fará santos. "Tenho-vos dito isso para que a Minha alegria permaneça em vós", Ele diz, "e a vossa alegria seja completa." João 15:11. Alegria no Espírito Santo é alegria que produz vida, que dá saúde. Ao dar-nos o Seu Espírito, Deus nos dá a Si mesmo, fazendo-Se uma fonte de divinas influências para proporcionar saúde e vida ao mundo.

Ao conceder Deus tão liberalmente os Seus dons a vós, lembrai-vos de que é para que possais retorná-los ao Doador, multiplicados ao serem repartidos. Levai à vida de outros luz, alegria e paz. Cada dia necessitamos da disciplina da humilhação própria, a fim de estarmos preparados para receber o dom celestial, não para armazená-lo, não para roubar aos filhos de Deus a Sua bênção, mas para dá-lo em toda a sua rica plenitude a outros. Quando necessitamos mais do que agora de um coração aberto para receber, com dores, por assim dizer, em anseios por repartir?

Estamos por dever obrigados a retirar em grande medida do depósito do divino conhecimento. Deus deseja que recebamos muito, a fim de podermos repartir muito. Ele deseja que sejamos canais por cujo intermédio Ele possa repartir ricamente de Sua graça ao mundo.

Que a sinceridade e a fé caracterizem vossas orações. O Senhor está desejoso de fazer por nós "muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos". Efés. 3:20. Falai sobre isto; orai sobre isto. Não faleis de incredulidade. Não podemos permitir Satanás veja que tem poder para sombrear nossa fisionomia e acarretar tristeza a nossa vida.


CE - Pag. 226  

Orai em fé. E assegurai-vos de que vossa vida foi posta em harmonia com vossas petições, a fim de poderdes receber as bênçãos pelas quais orastes. Não deixeis que vossa fé se enfraqueça, pois as bênçãos recebidas são proporcionais à fé demonstrada. "Seja-vos feito segundo a vossa fé." Mat. 9:29. "E tudo quanto pedirdes em Meu nome" (João 14:13), "crendo, recebereis." Mat. 21:22. Orai, crede, regozijai-vos. Cantai louvores a Deus por haver Ele respondido a vossas orações. Pegai-O em Sua palavra. "Fiel é o que prometeu." Heb. 10:23. Nenhuma súplica sincera é perdida. O conduto está aberto; a corrente está fluindo, consigo levando propriedades curativas e despejando uma restauradora torrente de saúde, vida e salvação.

A cada professor é dado o sagrado privilégio de representar a Cristo. E ao apegarem-se os professores a isto, podem nutrir a tranqüilizadora convicção de que o Salvador está bem ao seu lado, dando-lhes palavras que profiram por Ele, e indicando modos pelos quais possam mostrar Sua excelência.

Os professores enfrentam muitas provas. Sofrem a pressão do desânimo ao verem que seus esforços nem sempre são apreciados pelos alunos. Satanás insiste em afligi-los com enfermidades do corpo, esperando levá-los a murmurar contra Deus, a esquecer Sua bondade, Sua misericórdia, Seu amor e o eterno peso de glória que aguarda o vencedor. Lembrem-se eles de que mediante a provação Deus os está conduzindo a mais perfeita confiança nEle. Seus olhos estão sobre eles, e se em sua perplexidade olharem para Ele em fé, Ele os tirará da fornalha refinados e purificados como ouro provado no fogo. Ele permite que lhes sobrevenham provas a fim de levá-los para mais perto de Si, mas não coloca sobre eles fardo algum maior do que sejam capazes de suportar. E Ele declara: "Não te deixarei, nem te desampararei." Heb. 13:5. Está


CE - Pag. 227  

sempre pronto a livrar os que nEle confiam. Que o professor pressionado, duramente provado, diga: "Ainda que Ele me mate, nEle esperarei." Jó 13:15. "Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas, todavia, eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação." Hab. 3:17 e 18.

Alunos, cooperai com os vossos professores. Assim fazendo, dais-lhes ânimo e esperança. Sois-lhes um auxílio, ao mesmo tempo que vos ajudais a vós mesmos a progredir. Lembrai-vos de que depende em grande parte de vós o se colocarem os vossos professores vantajosamente, o ser a sua obra um reconhecido êxito. Tendes de ser discípulos no mais alto sentido da palavra, vendo por trás do mestre o próprio Deus, e o mestre cooperando com Ele.

Estão passando rapidamente as vossas oportunidades de trabalhar. Não tendes tempo a gastar com vós mesmos. Unicamente vos esforçando com diligência em busca de êxito, conseguireis a verdadeira felicidade. Preciosas são as oportunidades a vós oferecidas durante o tempo que passais na escola. Tornai a vida de estudante o mais perfeita possível. Não percorrereis esse caminho senão uma única vez. E de vós depende que esse trabalho seja um êxito ou um fracasso. Ao serdes bem-sucedidos na obtenção de conhecimento bíblico, estais acumulando tesouros para distribuir.

Se tendes um colega atrasado, explicai-lhe a lição que não compreende. Isto ajudará vossa própria compreensão. Empregai palavras simples; exponde as idéias em linguagem clara e fácil.

Ajudando ao colega, estais sendo útil aos professores. E


CE - Pag. 228  

muitas vezes alguém cuja mente parece tardia, assimilará mais depressa as idéias de um colega, que de um professor. Essa é a cooperação que Cristo louva. O grande Mestre vos está ao lado, auxiliando-vos a ajudar aquele que está mais atrasado.

Talvez tenhais, em vossa vida escolar, oportunidades de falar ao pobre e ao ignorante, das maravilhosas verdades da Palavra de Deus. Aproveitai toda oportunidade de o fazer. O Senhor abençoará cada momento assim passado.

Estamos vivendo num tempo em que Satanás está operando com todo o seu poder para desencorajar e derrotar os que estão trabalhando no serviço de Deus. Mas nós não precisamos falhar nem nos deixarmos desanimar. Precisamos demonstrar maior fé em Deus. Devemos confiar em Sua palavra viva. A menos que tenhamos mais firme sustentáculo de cima, jamais seremos capazes de competir com os poderes das trevas, que serão vistos e sentidos em cada setor da obra.

As cisternas da Terra muitas vezes estarão vazias e seus reservatórios secos; mas em Cristo há uma fonte viva da qual podemos tirar continuamente. Não importa quanto tiremos e demos a outros, a abundância permanecerá. Não há perigo de que o suprimento se esgote; pois Cristo é a inesgotável fonte da verdade.

A ética inculcada pelo evangelho não reconhece outra norma que não a perfeição da mente e da vontade de Deus. Todos os justos atributos do caráter residem em Deus como um todo harmonioso e perfeito. Todo aquele que recebe a Cristo como seu Salvador pessoal tem o privilégio de possuir esses atributos. Esta é uma ciência de santidade.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>