Conselhos Sobre Educação

CAPÍTULO 20

Socorro a Nossas Escolas

CE - Pag. 208  

Um Exemplo de Liberalidade

Quando o Senhor convidou Israel a contribuir para a construção do tabernáculo no deserto, houve calorosa resposta. "E veio todo homem, a quem o seu coração moveu, e todo aquele cujo espírito voluntariamente o impeliu, e trouxeram a oferta alçada ao Senhor para a obra da tenda da congregação." Êxo. 35:21. E vieram, homens e mulheres, tantos quantos tinham o coração voluntário. Vieram os homens com as suas ofertas em ouro e prata, com tecidos selecionados e madeiras valiosas. Os chefes trouxeram pedras preciosas, especiarias de alto custo, e óleo para as lâmpadas. "E todas as mulheres sábias de coração fiavam com as mãos e traziam o fiado." Êxo. 35:25. Eles "traziam cada manhã oferta voluntária" (Êxo. 36:3), até que se trouxe a Moisés esta informação: "O povo traz muito mais do que basta para o serviço da obra que o Senhor ordenou se fizesse." Êxo. 36:5. Este generoso serviço voluntário foi agradável a Deus; e quando o tabernáculo ficou pronto, o Senhor mostrou Sua aprovação à oferta: "Então, a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do Senhor encheu o tabernáculo." Êxo. 40:34.

Exemplo muito semelhante a este de serviço voluntário foi o trabalho feito em favor de nossas escolas na publicação de Parábolas de Jesus, e sua vendagem. Regozijamo-nos de que tão grande número de pessoas dentre nosso povo tenha-se entregue a esta obra, e que seus esforços estejam propiciando tanto sucesso. Regozijamo-nos de que nossos oficiais de associações e das sociedades de publicações tenham empregado sua influência e energia a esta grande tarefa, e que os pastores, obreiros bíblicos, colportores e membros da igreja tenham-se empenhado tão fervorosamente no especial


CE - Pag. 209  

empreendimento para o rápido alívio de nossas escolas. O generoso, o dedicado modo em que nossas casas publicadoras e nossos irmãos e irmãs em geral assumiram este empreendimento é muito agradável ao Senhor. Está em harmonia com Seu plano.

O Plano do Senhor

Há, na providência divina, períodos particulares quando devemos levantar-nos e responder ao chamado de Deus e fazer uso de nossos recursos, de nosso tempo, de nosso intelecto, de todo o nosso ser, corpo e alma e espírito, no cumprimento de Seus reclamos. Assim é no tempo presente. O interesse da causa de Deus está em jogo. As instituições do Senhor estão em perigo. Em virtude do terrível fardo de dívidas com as quais nossas escolas estão lutando, a obra se vê impedida por todos os lados. Em nossa grande necessidade, Deus abriu um caminho em meio às dificuldades, e nos convidou a cooperar com Ele no cumprimento de Seu propósito. Foi plano Seu que o livro Parábolas de Jesus fosse entregue para alívio de nossas escolas, e Ele pede de Seu povo que faça a sua parte em colocar esse livro perante o mundo. Nisso Ele está testando o Seu povo e Suas instituições, para ver se trabalharão unidos e com um só coração em abnegação e altruísmo.

Todos Devem Cooperar

Um bom começo foi feito com a vendagem de Parábolas de Jesus. O que se necessita agora é que haja um fervente e unido esforço para completar a obra que foi tão bem iniciada. Lemos nas Escrituras: "Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor." Rom. 12:11. Cada ramo da causa de Deus é digno de diligência; mas nada pode merecer mais do que este empreendimento nesta oportunidade. Um trabalho decidido deve ser feito na concretização do


CE - Pag. 210  

plano de Deus. Fale cada batida na porta em favor do Mestre na venda de Parábolas de Jesus. Unam-se aos obreiros todos que tiverem possibilidade de fazê-lo.

Pelo resultado do êxito nos esforços já feitos, vemos que é muito melhor obedecer aos reclamos de Deus hoje do que esperar uma ocasião que poderíamos considerar mais favorável. Precisamos tornar-nos homens e mulheres da oportunidade de Deus, pois grandes responsabilidades e possibilidades estão ao alcance de todos que se alistaram para uma vida de serviço sob a bandeira de Cristo.

Deus nos convida a ação, a fim de que nossas instituições educativas possam ficar livres de dívidas. Seja o plano de Deus posto em prática segundo Sua própria ordem.

O presente é uma oportunidade que não podemos concordar em perder. Apelamos a todo o nosso povo que ajude quanto puderem precisamente agora. Apelamos a que façam um trabalho que será agradável a Deus, na aquisição do livro. Suplicamos que todo recurso disponível seja usado para ajudar em sua circulação. Insistimos com todos os presidentes de nossos campos para que considerem como podem promover este empreendimento. Apelamos aos nossos pastores que, ao visitarem as igrejas, animem homens e mulheres a saírem como colportores e a fazerem decidido movimento no sentido da abnegação, doando parte de seus lucros para ajudar nossas escolas.

É necessário um movimento geral, mas este tem de começar com movimentos individuais. Que em toda igreja os membros de cada família façam esforços decididos de abnegação e de promoção do trabalho. Que as crianças desempenhem uma parte. Que haja cooperação de todos. Façamos nós mesmos o melhor que pudermos neste tempo para dedicar a Deus nossa oferta, e pôr em prática Sua vontade específica, criando assim uma ocasião para testemunho em Seu favor e de Sua verdade num mundo de trevas. A lâmpada está em nossas mãos. Deixemos que sua luz brilhe com intensidade.


CE - Pag. 211  

Jovens, vós que pensais entrar no ministério, assumi esta obra. O manuseio do livro posto em vossas mãos pelo Senhor deve ser vosso mestre. Servindo-vos dessa oportunidade, progredireis sem dúvida no conhecimento de Deus e dos melhores métodos para alcançar o povo.

O Senhor conclama rapazes e moças para que entrem em Seu serviço. Os jovens são receptivos, vivos, ardentes, esperançosos. Uma vez tendo provado a ventura do sacrifício próprio, não se satisfarão a menos que estejam constantemente aprendendo do Grande Mestre. O Senhor abrirá caminhos diante dos que respondam ao Seu chamado.

Trazei para o trabalho o fervente desejo de aprender a assumir responsabilidades. Com braços fortes e coração alegre saí para o conflito que todos têm de enfrentar, conflito que se tornará cada vez mais cruel ao nos aproximarmos do embate final.

Preparação Para o Trabalho

Os que se empenham nesta obra devem dar-se primeiro a Deus sem reservas. Devem se colocar onde possam aprender de Cristo e seguir o Seu exemplo. Ele os convidou: "Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o Meu jugo, e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o Meu jugo é suave, e o Meu fardo é leve." Mat. 11:28-30. Anjos são comissionados para sair com os que assumem esta obra com verdadeira humildade.

Devemos orar sem cessar, e todos devemos viver nossas orações. A fé aumentará sobremodo com o exercício. Os que estão colportando com Parábolas de Jesus aprendam as lições ensinadas no livro com que estão trabalhando. Aprendam de Cristo. Tenham fé em Seu poder para vos ajudar e


CE - Pag. 212  

vos salvar. A fé é o próprio fluido vital da alma. Sua presença comunica calor, saúde, coerência e saudável discernimento. Sua vitalidade e vigor exercem influência poderosa, embora inconsciente. A vida de Cristo na alma é como uma fonte de água que salta para a vida eterna. Ela conduz a um constante cultivo das graças celestiais e a afável submissão ao Senhor em todas as coisas.

Falo aos obreiros, jovens e idosos, que estão usando nossos livros, especialmente os que estão colportando com o livro que está agora dando o seu recado de misericórdia: Exemplificai na vida as lições dadas por Cristo em Seu Sermão do Monte. Isto fará uma impressão mais profunda e terá mais duradoura influência sobre as mentes do que os sermões proferidos do púlpito. Podeis não ser capazes de falar com eloqüência aos que desejais ajudar; mas se falardes com modéstia, escondendo em Cristo o vosso eu, vossas palavras serão ditadas pelo Espírito Santo; e Cristo, com quem estais cooperando, impressionará o coração.

Exercitai aquela fé que opera por amor e santifica a alma. Que ninguém permita agora o Senhor Se envergonhe dele por sua incredulidade. Desânimo e indolência nada realizam. Embaraços em negócios seculares são algumas vezes permitidos por Deus para estimular faculdades entorpecidas a mais fervente ação, a fim de que Ele possa honrar a fé pela concessão de ricas bênçãos. Este é um modo de fazer Sua obra progredir. Olhando para Jesus, não apenas como nosso Exemplo, mas como o Autor e Consumador de nossa fé, sigamos adiante, tendo confiança em que Ele suprirá força para o cumprimento de cada obrigação.

Penosíssimos esforços serão requeridos daqueles que têm o fardo desta obra; pois deverá dar-se a correta instrução, a fim de que o senso da importância da obra possa ser mantido ante os obreiros, e que todos possam desejar o espírito de abnegação e sacrifício exemplificado na vida de nosso Redentor. Cristo fez sacrifícios a cada passo, sacrifícios que


CE - Pag. 213  

nenhum de Seus seguidores poderá jamais fazer. Em toda abnegação de nós requerida nessa obra, em meio a todas as coisas desagradáveis que ocorrem, devemos considerar que estamos jungidos a Cristo, partilhando do Seu espírito de bondade, de perdão e abnegação. Este espírito abrirá o caminho diante de nós e nos dará sucesso, porque Cristo é nossa recomendação ao povo.

A Obra em Todas as Terras

Nosso povo em todos os países deve assumir a obra de auxílio a nossas escolas. Seja ela levada avante por nossas igrejas na Divisão do Sul do Pacífico. Nossa escola aí está necessitando de auxílio, e se nosso povo assumir unido à tarefa, muito poderá fazer para diminuir o fardo de dívidas; podem animar o coração dos que estão trabalhando para alcançar esse objetivo, os instrumentos do Senhor; e podem ajudar a estender sua influência de bênção para as distantes terras pagãs e as ilhas do mar.

Estamos certos de que nossa casa publicadora na Austrália será liberal no planejamento da publicação de Parábolas de Jesus. O Senhor tem abençoado grandemente esta instituição, e ela deve apresentar-Lhe uma oferta de gratidão, fazendo doação irrestrita para liberar de dívida a escola. Confiamos em que ela assumirá a tarefa e fará nobremente a sua parte. E esta cooperação com Deus provar-se-á para a casa publicadora da Austrália uma bênção tão grande como tem sido em relação com nossas instituições nos Estados Unidos.

Entregai-vos a esta obra, meus irmãos na Austrália. "A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem." Heb. 11:1. Já não experimentamos isto no passado? Ao sairmos, confiados na promessa de Deus, as coisas que se não vêem salvo, pelos olhos da fé, tornaram-se coisas visíveis. Ao nos movermos e trabalharmos pela fé, Deus cumpriu para conosco cada uma das palavras que proferiu. A prova que temos da fidelidade de Suas promessas


CE - Pag. 214  

deve impedir todo pensamento de incredulidade. Duvidar é um pecado, e não cremos que nossos irmãos na Austrália se façam culpados disso.

O Senhor tem feito muito por vós todos em vossos países. Levantai os vossos olhos e vede os campos, que já estão brancos para a ceifa. Louvemos a Deus porque Sua palavra tem-se cumprido além de todas as nossas expectativas.

Convoco o nosso povo para que, com fervor e desinteressadamente, entre no trabalho de livrar da dívida a escola. Faça a casa publicadora a sua parte na publicação do livro. Que nosso povo em toda a Divisão do Sul do Pacífico mantenha a venda de Parábolas de Jesus. Deus os abençoará nessa tarefa.

Os obreiros na Inglaterra devem fazer todo esforço possível na vendagem deste livro, para que se possa estabelecer uma escola nesse país. Meus irmãos da Inglaterra, da Alemanha e de todos os outros países da Europa onde a luz da verdade está brilhando, sustentai esta obra. Seja este livro traduzido para diferentes línguas e posto a circular nos diversos países da Europa. Que nossos colportores em todas as partes da Europa sejam animados a ajudar em sua vendagem. A venda deste livro fará muito mais do que simplesmente ajudar a aliviar de débito nossas instituições. Ela abrirá o caminho para que nossos livros maiores encontrem um pronto mercado. Assim a verdade alcançará a muitos que de outro modo não a receberiam.

Apelo de modo especial a nossos irmãos na Escandinávia. Não assumiríeis a tarefa que Deus vos entregou? Não trabalharíeis até o máximo de vossa capacidade para aliviar as instituições comprometidas de vosso campo? Não olheis com desespero, dizendo: "Nada podemos fazer." Cessai de falar em desânimo. Apegai-vos ao braço do Poder Infinito. Lembrai-vos de que vossos irmãos em outras terras estão se unindo para prestar-vos auxílio. Não falteis nem vos desanimeis.


CE - Pag. 215  

O Senhor sustentará os Seus obreiros na Escandinávia se assumirem sua parte com fé, oração e esperança, tudo fazendo para promover Sua causa e apressar Sua volta.

Seja feito na Inglaterra por parte de nosso povo o mais fervente esforço, a fim de inspirar com fé e coragem os seus irmãos da Escandinávia. Irmãos, precisamos ir em socorro do Senhor, em socorro do Senhor com os valorosos.

Lembrai-vos de que quanto mais nos aproximamos do tempo da vinda de Cristo, mais fervente e firmemente devemos trabalhar, pois temos a oposição de toda a sinagoga de Satanás. Não precisamos de exaltação, mas daquela coragem que nasce da fé genuína.

Resultados do Trabalho

Por meio da obra de socorro a nossas escolas, uma bênção quádrupla será experimentada: para as escolas, para o mundo, para a igreja e para os obreiros.

Ao mesmo tempo em que se reúnem recursos para alívio de nossas escolas, a melhor leitura está sendo posta nas mãos de grande número de pessoas que, não fora este esforço, jamais teriam visto Parábolas de Jesus. Há almas em lugares solitários que serão alcançadas por este empenho. As lições tiradas das parábolas de nosso Salvador serão para muitos como folhas da árvore da vida.

É desígnio do Senhor que Parábolas de Jesus, com sua instrução preciosa, leve os crentes a união. Os abnegados esforços feitos pelos membros de nossa igreja provar-se-ão um meio de uni-los, de modo que sejam santificados no corpo, alma e espírito, como vasos para honra, preparados para receber o Espírito Santo. Os que procuram fazer a vontade de Deus, investindo cada talento com o máximo de proveito, tornar-se-ão sábios em trabalhar para o Seu reino. Aprenderão lições do maior valor, e sentirão a satisfação mais


CE - Pag. 216  

completa de uma mente racional. Paz, graça e poder de intelecto ser-lhes-ão concedidos.

Ao levarem este livro aos que necessitam da instrução que ele contém, os obreiros ganharão preciosa experiência. Esta obra é um meio de educação. Os que fizerem o melhor como mão ajudadora do Senhor para promover a circulação de Parábolas de Jesus obterão uma experiência que os capacitará a ser bem-sucedidos obreiros de Deus. Muitíssimos, mediante o treino recebido nesta obra, aprenderão a colportar com nossos livros maiores tão necessários ao povo.

Todo aquele que se dedicar a esta tarefa correta, alegre e esperançosamente, encontrará nela uma grande bênção. O Senhor não força pessoa alguma a empenhar-se em Seu trabalho; mas aos que decididamente se colocam a Seu lado, dará Ele mente bem disposta. Ele abençoará a todos os que manifestarem externamente o espírito em que Ele opera internamente. A tais obreiros Ele concederá favor e sucesso. Ao se penetrarem campo após campo, novos métodos e novos planos resultarão de novas circunstâncias. Novos pensamentos virão com os novos obreiros que se dedicarem ao trabalho. Ao procurarem o auxílio do Senhor, Ele Se comunicará com eles. Receberão planos elaborados pelo próprio Senhor. Pessoas serão convertidas, e haverá dinheiro. Os obreiros encontrarão lugares incultos da vinha do Senhor ao lado mesmo de campos já cultivados. Cada campo revela novos lugares a serem conquistados. Tudo que for feito mostrará quanto mais ainda resta por fazer.

À medida que trabalhamos em associação com o Grande Mestre, as faculdades mentais se desenvolverão. A consciência é posta sob guia divina. Cristo toma sob Seu controle todo o ser.

Ninguém pode estar verdadeiramente unido a Cristo, praticar Suas lições, submeter-se a Seu jugo de restrição, sem compreender aquilo que jamais pode expressar em palavras.


CE - Pag. 217  

Vêm-lhe pensamentos novos e ricos. O intelecto recebe luz, a vontade determinação, a consciência recebe sensibilidade e a imaginação pureza. O coração torna-se mais terno, mais espirituais os pensamentos, o serviço mais semelhante ao de Cristo. Vê-se na vida o que palavra alguma pode expressar: veracidade, fidelidade, dedicação amorável do coração, da mente e do espírito, e força para o trabalho do Mestre.

Depois de havermos feito, mediante oração e energia santificada, tudo que podíamos em favor de nossas escolas, veremos a glória de Deus. Quando a prova tiver sido cabalmente concluída, haverá um bendito resultado.

Se promovido em espírito voluntário e liberal, Deus fará que o movimento em favor de nossas escolas seja um sucesso. Ele nos capacitará a fazer refluir o descrédito de que têm sido alvo nossas instituições educativas. Se todos assumirem o trabalho em espírito de abnegação por amor de Cristo e da verdade, não demorará muito antes que o cântico de jubileu da liberdade ecoe através de nossos limites.

"Não vos Canseis de Fazer o Bem"

Alegra-me que tenha havido tão harmonioso esforço para levar a cabo o propósito de Deus e tirar o máximo proveito de Sua providência. Este movimento para promover a circulação de Parábolas de Jesus é uma demonstração do que pode ser feito no campo da colportagem. Aos pastores, estudantes, pais, mães, rapazes e moças que se empenharam nesta obra, eu gostaria de dizer: Não permitais que o vosso interesse esmoreça. Seja esta boa obra levada avante firmemente, de modo perseverante e grandioso, até que o último débito seja removido de todas as nossas escolas e um fundo seja criado para o estabelecimento de escolas em campos importantes, onde haja grande necessidade de obra educativa.

Ao serem pastores e obreiros bíblicos chamados para outros


CE - Pag. 218  

trabalhos, que os membros de nossas igrejas lhes digam: "Ide para o trabalho que vos é indicado e promovei-o, e nós continuaremos a trabalhar para a promoção de Parábolas de Jesus e para a libertação de nossas escolas." Que ninguém entenda dever este trabalho parar com o especial movimento de 1900 e 1901. O campo jamais se esgota, e este livro deve ser vendido para ajudar nossas escolas nos anos futuros.

Tenhamos fé em Deus. Em Seu nome levemos avante Sua obra sem esmorecer. O trabalho para o qual Ele nos chamou será por Ele feito uma bênção para nós. E quando o Seu plano para alívio de nossas escolas tiver vingado, quando a obra indicada tiver sido completamente realizada, Ele nos dirá que fazer a seguir.

Por todo o tempo em que a mensagem de misericórdia tiver de ser dada ao mundo, haverá um chamado para esforço em favor de outras instituições e empreendimentos similares a este em favor de nossas escolas. E enquanto durar o tempo de graça, haverá oportunidade para que o colportor trabalhe. Quando as denominações religiosas se unirem com o papado para oprimirem o povo de Deus, lugares onde houver liberdade religiosa abrir-se-ão para a colportagem evangelística. Se em algum lugar a perseguição se tornar severa, façam os obreiros como Cristo ordenou: "Quando pois vos perseguirem numa cidade, fugi para outra." Se ali vier a perseguição, procurai outro lugar ainda. Deus guiará o Seu povo, fazendo que seja uma bênção em muitos lugares. Não fora a perseguição, e não seriam tão vastamente espalhados para proclamar a verdade. E Cristo declara: "Não acabareis de percorrer as cidades de Israel sem que venha o Filho do homem." Mat. 10:23. Até que no Céu seja dito: "Está consumado", haverá sempre lugares para trabalhar e corações para receber a mensagem.

"E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido." Gál. 6:9.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>