Conselhos Sobre Educação

CAPÍTULO 12

O Caráter e a Obra do Professor

CE - Pag. 138  

A obra feita em nossas escolas não deve ser como a que se faz nos colégios e seminários do mundo. Na grande obra da educação, a instrução nas ciências não deve ser de caráter inferior, mas deve ser considerado de primeira importância o conhecimento que habilitará um povo a subsistir no grande dia da preparação de Deus. Nossas escolas têm de assemelhar-se mais às dos profetas. Devem ser escolas de preparo missionário, onde os alunos sejam guardados na disciplina de Cristo e aprendam do Grande Mestre. Escolas familiares, em que cada aluno seja objeto de especial auxílio de seus professores, como os membros da família devem receber no próprio lar. Brandura, simpatia, união e amor devem ser nutridos aí. Importa haver professores abnegados, cheios de dedicação, fiéis; professores que sejam constrangidos pelo amor de Deus e que, coração possuído de ternura, tenham cuidado da saúde e do bem-estar dos alunos. Cumpre-lhes ter como objetivo o fazer os estudantes progredirem em todo ramo essencial de conhecimento.

Professores sábios devem ser escolhidos para nossas escolas, daqueles capazes de sentir diante de Deus a responsabilidade de impressionar a mente com a necessidade de conhecer a Cristo como um Salvador pessoal. Desde o mais alto ao mais baixo grau, devem manifestar cuidado especial pela salvação dos alunos e, mediante esforço pessoal, buscar dirigir-lhes os pés nos caminhos retos. Olhem eles compassivamente os que foram mal educados na infância, e busquem remediar defeitos, que, se conservados, hão de prejudicar grandemente o caráter. Ninguém pode realizar essa obra, a menos que primeiro haja aprendido na escola de Cristo o modo de ensinar.

Todos quantos ensinam em nossas escolas, devem estar


CE - Pag. 139  

em íntima comunhão com Deus, e ter cabal conhecimento de Sua Palavra, a fim de porem sabedoria e conhecimentos divinos na obra de educar a juventude para utilidade nesta vida, e para a outra, futura e imortal. Precisam ser homens e mulheres que não somente possuem certo conhecimento da verdade, mas que são observadores da Palavra de Deus. "Está escrito", eis o que devem exprimir por palavras e obras. Por sua própria maneira de viver devem ensinar simplicidade e correção de hábitos em tudo. Nenhum homem ou mulher deve estar ligado com nossas escolas como educador, a não ser que tenha demonstrado obediência à palavra do Senhor.

O diretor e os professores necessitam ser batizados com o Espírito Santo. A fervorosa oração de almas contritas será acolhida pelo trono, e Deus atenderá a essas súplicas ao tempo por Ele designado, uma vez que nos apeguemos a Seu braço pela fé. Que o próprio eu seja imerso em Cristo, e Cristo em Deus, e haverá tal manifestação de Seu poder, que abrandará e empolgará os corações. Cristo ensinava de maneira inteiramente diversa dos métodos comuns, e cumpre-nos ser colaboradores Seus.

Ensinar quer dizer muito mais do que muitos supõem. Requer grande habilidade o fazer a verdade compreendida. Por isto todo professor se deve esforçar para possuir crescente conhecimento da verdade espiritual, mas não o pode obter enquanto se divorcie da Palavra de Deus. Caso ele queira ter suas faculdades e aptidões em diário progresso, precisa estudar; cumpre-lhe comer e digerir a Palavra, e trabalhar à maneira de Cristo. A alma nutrida pelo pão da vida, terá toda faculdade revigorada pelo Espírito de Deus. Esta é a comida que permanece para a vida eterna.

Os professores que aprenderem do Grande Mestre, experimentarão


CE - Pag. 140  

o auxílio de Deus, como aconteceu com Daniel e seus companheiros. Eles precisam ascender em direção ao Céu, em vez de permanecerem na planície. A experiência cristã deve estar aliada a toda verdadeira educação. "Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo." I Ped. 2:5. Professores e alunos devem ponderar esta descrição a ver se pertencem à classe que, mediante a abundante graça concedida, estão obtendo a experiência que todo filho de Deus precisa ter antes de poder entrar em uma classe superior. Em todo ensino que comunicam, os professores devem transmitir luz do trono de Deus; pois a educação é uma obra cujo efeito se manifestará pelos incessantes séculos da eternidade.

Os professores devem induzir os alunos a pensar, e a entender claramente a verdade por si mesmos. Não basta ao professor explicar, ou ao aluno crer; cumpre despertar o espírito de conhecimento, e o aluno ser atraído a declarar a verdade em sua própria linguagem, tornando assim evidente que lhe vê a força e faz a aplicação. Por trabalhosos esforços, as verdades vitais devem assim ser gravadas no espírito. Talvez isso seja um processo lento; é, porém, mais valioso do que passar correndo sobre assuntos importantes, sem a devida consideração. Deus espera que Suas instituições ultrapassem as do mundo; pois são representantes Suas. Os homens verdadeiramente ligados a Deus, revelarão ao mundo achar-se ao leme um agente mais que humano.

Nossos professores precisam aprender constantemente. Os reformadores necessitam reformar-se por sua vez, não somente em seus métodos de trabalho, mas no próprio coração. Precisam ser transformados pela graça de Deus. Quando Nicodemos, grande mestre em Israel, foi ter com Jesus, o Mestre expôs-lhe as condições de vida divina, ensinando-lhe o próprio alfabeto da conversão. Nicodemos perguntou: "Como pode ser isso?" "Tu és mestre de Israel e não sabes isso?" respondeu-lhe Cristo. João 3:9 e 10.


CE - Pag. 141  

Esta pergunta podia ser feita a muitos que ocupam agora posição de mestres, mas que negligenciaram o preparo essencial que os habilitaria para essa obra. Se as palavras de Cristo fossem recebidas na alma, então haveria muito maior inteligência, e muito mais profundo conhecimento espiritual do que constitui um discípulo, um sincero seguidor de Cristo, e um educador a quem Ele pode aprovar.

Deficiências dos Professores

Muitos de nossos professores têm bastante a desaprender, e outro tanto, de diverso caráter, a aprender. A menos que sejam voluntários em fazer isto - a menos que se tornem inteiramente familiarizados com a Palavra de Deus e sua mente se absorva no estudo das gloriosas verdades concernentes à vida do Grande Mestre - estimularão os próprios erros que o Senhor está buscando corrigir. Planos e opiniões que não devem ser nutridos, gravar-se-"o na mente e, em toda sinceridade, eles chegarão a conclusões errôneas e perigosas. Assim semear-se-ão sementes que não são genuínas. Muitos costumes e práticas comuns no trabalho escolar, e que podem ser considerados como coisas sem importância, não podem ser agora introduzidos em nossas escolas. Talvez seja difícil aos professores abandonarem idéias e métodos longamente cultivados; mas se eles indagarem sincera e humildemente a cada passo: "É este o caminho do Senhor?" e se submeterem a Seu comando, Ele os conduzirá por caminhos seguros, e suas idéias se mudarão pela experiência.

Os professores em nossas escolas precisam pesquisar as Escrituras, até compreendê-las por si mesmos, abrindo o coração aos preciosos raios de luz que Deus deu, e neles andando. Serão então ensinados por Deus, e trabalharão em sentido inteiramente diverso, introduzindo na instrução que ministram menos das teorias e


CE - Pag. 142  

sentimentos dos homens que nunca tiveram ligação com Deus. Honrarão incomparavelmente menos a sabedoria finita, e sentirão profundo desejo pela sabedoria que de Deus provém.

À pergunta dirigida por Cristo aos doze: "Quereis vós também retirar-vos?" Pedro respondeu: "Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna, e nós temos crido e conhecido que Tu és o Cristo, o Filho de Deus." João 6:67-69. Quando os professores levarem essas palavras para a obra de suas salas de aula, o Espírito Santo estará presente para fazer com que elas operem em mentes e corações.

O Trabalho do Professor

Os professores devem ser colaboradores de Deus na promoção e condução da obra que Cristo por Seu exemplo ensinou-os a realizar. Devem ser sem nenhuma dúvida a luz do mundo, porque manifestam aqueles graciosos atributos revelados no caráter e obra de Cristo, atributos que enriquecerão e embelezarão sua própria vida como discípulos de Cristo.

Que solene, sagrada, importante obra é o esforço de representar o caráter de Cristo e Seu Espírito a nosso mundo! Este é o privilégio de cada responsável e de cada professor com ele relacionado na obra de educar, instruir e disciplinar a mente dos jovens. Todos precisam estar sob a inspiradora, confortante convicção de que estão sem qualquer dúvida tomando o jugo de Cristo e levando o Seu fardo.

Enfrentar-se-ão provas neste trabalho; o desânimo pressionará a alma ao verem os professores que seus esforços nem sempre são apreciados. Satanás exercerá sobre eles o seu poder em tentações, em desânimos, em aflições por enfermidades físicas, esperando poder levá-los a murmurar contra Deus e fechar-lhes o entendimento para Sua bondade, misericórdia e amor, e o excessivo peso de


CE - Pag. 143  

glória que deve ser a recompensa do vencedor. Mas Deus está levando essas almas a mais perfeita confiança em seu Pai celestial. Seus olhos estão sobre eles cada momento; e se erguerem o seu clamor a Ele em fé, se em sua perplexidade arrimarem nEle a alma, o Senhor os trará como ouro purificado. O Senhor Jesus disse: "Não te deixarei, nem te desampararei." Heb. 13:5. Deus pode permitir o surgimento de uma cadeia de circunstâncias que os levem a correr para a Fortaleza, pela fé pressionando o trono de Deus em meio a espessas nuvens de trevas, pois mesmo aqui Sua presença está oculta. Mas Ele está sempre pronto a livrar a todos que nEle confiam. Assim obtida, a vitória será mais completa, o triunfo mais seguro, porque o provado, pressionado e afligido, pode dizer: "Ainda que Ele me mate, nEle esperarei." Jó 13:15. "Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas, todavia, eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação." Hab. 3:17 e 18.

Um Apelo Pessoal

Apelo aos professores em nossas instituições educativas a que não deixem o fervor religioso e o zelo retrocederem. Não façais movimentos de recuo, mas seja vossa senha: "Avante." Nossas escolas devem erguer-se para um plano de ação muito mais elevado; mais ampla visão deve ser alcançada; deve existir mais forte fé e mais profunda piedade; a Palavra de Deus deve tornar-se a raiz e os ramos de toda sabedoria e de toda conquista intelectual. Quando o convertedor poder de Deus tomar posse deles, verão que o conhecimento de Deus cobre um campo muito mais vasto do que os assim chamados "métodos avançados" da educação. Em toda instrução dada, devem lembrar-se


CE - Pag. 144  

das palavras de Cristo: "Vós sois a luz do mundo." Mat. 5:14. Não experimentarão assim embaraços tão grandes ao prepararem missionários que saiam e dêem a outros o seu conhecimento.

Temos toda dotação de capacidade, toda possibilidade provida para o desempenho de deveres que pesam sobre nós; e devemos ser gratos a Deus que por Sua misericórdia temos essas vantagens, e possuímos o conhecimento de Sua graça, da verdade e do dever presentes. Estais, então, como professores, procurando manter a falsa educação que tendes recebido? Estais perdendo as preciosas oportunidades a vós concedidas de vos familiarizardes melhor com os planos e métodos de Deus? Credes na Palavra de Deus? Estais vos tornando cada dia melhor capacitados a compreender, a dar a vós mesmos ao Senhor, e a ser usados em Seu serviço? Sois missionários para fazer a vontade de Deus? Credes na Bíblia e lhe dais ouvidos? Credes que estamos vivendo nos últimos dias da história da Terra? E tendes coração que pode sentir? Temos diante de nós uma grande obra; devemos ser portadores da santa luz da Palavra de Deus, a qual deve iluminar todas as nações. Somos cristãos, e que estamos fazendo?

Assumi vossa posição, professores, como educadores de fato, e mediante palavras e expressões de interesse por suas almas derramai no coração dos estudantes torrentes vivas do amor que redime. Aconselhai-os antes que sua mente esteja previamente ocupada com sua obra escolar. Animai-os a buscar a Cristo e Sua justiça. Mostrai-lhes as mudanças que certamente ocorrerão se entregarem o coração a Cristo. Fortalecei-lhes a atenção nEle; isso fechará a porta a tolas aspirações que naturalmente surgem, e preparar-lhes-á a mente para a recepção da verdade divina. Os jovens devem aprender que o tempo é de ouro, que é perigoso pensar que podem semear loucuras e deixar de colher ais e ruínas. Devem ser ensinados a ser


CE - Pag. 145  

sensatos e a admirar o que é bom no caráter de outros, a pôr a sua vontade ao lado da vontade de Deus, para estarem habilitados a cantar o novo cântico em mistura com as harmonias do Céu.

Despi-vos de toda manifestação de importância pessoal, pois não vos pode ajudar em vosso trabalho; contudo eu vos imploro que tenhais o mais alto apreço por vosso próprio caráter, pois fostes comprados por preço infinito. Sede cuidadosos, dedicados à oração, compenetrados. Não imagineis poder misturar o santo e o profano. Isto tem sido feito no passado de modo tão constante que o discernimento espiritual dos professores ficou obscurecido, e eles não logram discernir entre o que é sagrado e o que é comum. Eles têm utilizado o fogo comum e têm-no apreciado, exaltado e louvado, e o Senhor tem-Se afastado com desgosto. Professores, não seria melhor fazer plena consagração de vós mesmos a Deus? Arriscaríeis vossa salvação num serviço dividido?

Dai a Deus pela pena e pela voz a honra que Lhe é devida. Santificai o Senhor Deus em vosso coração, e estais sempre prontos para dar a qualquer que vos pergunte, com mansidão e temor, a razão da esperança que há em vós. Não compreenderão isto os professores de nossas escolas? Não tomarão a Palavra de Deus como livro de texto capaz de fazê-los sábios para a salvação? Não partilharão com os estudantes esta mais alta sabedoria, dando-lhes claras e aprimoradas idéias da verdade, a fim de que saibam apresentá-las aos outros? Pode parecer que o ensino da Palavra de Deus tenha pouco efeito sobre muitos; mas se o trabalho do professor for realizado no espírito de louvor a Deus, algumas lições da verdade divina permanecerão na memória até mesmo do mais desatento. O Espírito Santo regará a semente semeada, e não raro depois de muitos dias ela germinará, dando fruto para glória de Deus.

O Grande Mestre que veio do Céu não determinou que os professores estudem quaisquer dos estimados grandes


CE - Pag. 146  

autores. Ele diz: "Vinde a Mim. ... Aprendei de Mim... e encontrareis descanso para a vossa alma." Mat. 11:28 e 29. Ao aprendermos lições de Cristo encontraremos descanso, Ele prometeu. Todos os tesouros do Céu foram-Lhe confiados, a fim de que pudesse dá-los ao pesquisador perseverante, diligente. Ele é por Deus feito para nós "sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção". I Cor. 1:30.

Os professores devem compreender que lições comunicar, ou não poderão preparar estudantes para passarem de ano. Devem estudar as lições de Cristo e o caráter de Seu ensino. Devem ver sua libertação do formalismo e da tradição, e apreciar a originalidade, a autoridade, a espiritualidade, a bondade, a benevolência e o caráter prático do Seu ensino. Os que fazem da Palavra de Deus o seu estudo, que cavam em busca dos tesouros da verdade, tornar-se-ão imbuídos do Espírito de Cristo, e pela contemplação serão mudados em Sua semelhança. Os que apreciam a Palavra ensinarão como discípulos que se têm colocado aos pés de Jesus e se acostumaram a aprender dEle. Em lugar de introduzir em nossas escolas livros que contêm teorias dos grandes autores do mundo, eles dirão: Não se me induza a desconsiderar o maior Autor e o maior Mestre, por cujo intermédio obtenho a vida eterna. Ele jamais erra. É a grande Fonte de onde flui toda sabedoria. Semeie portanto todo professor a semente da verdade no espírito dos estudantes. Cristo é o Professor-Modelo.

A Palavra do Deus eterno é nosso guia. Por meio desta Palavra temos nos tornado sábios para a salvação. Esta Palavra deve estar sempre em nosso coração e em nossos lábios. "Está


CE - Pag. 147  

escrito" deve ser nossa âncora. Os que fazem da Palavra de Deus o seu conselheiro compreendem a fraqueza do coração humano e o poder da graça de Deus para subjugar todo impulso profano, não santificado. O seu coração está sempre em atitude de oração, e eles têm a guarda de santos anjos. Quando o inimigo vem como uma inundação, o Espírito de Deus ergue contra ele a Sua bandeira. Há harmonia no coração; pois as preciosas, poderosas influências da verdade promovem o equilíbrio. Há uma revelação da fé que age por caridade e purifica a vida.

Orai pelo novo nascimento. Se experimentardes este novo nascimento deleitar-vos-eis, não nos tortuosos caminhos de vossos próprios desejos, mas no Senhor. Desejareis estar sob Sua autoridade. Estareis de contínuo procurando alcançar norma mais alta. Sede não apenas leitores da Bíblia, mas ferventes estudiosos dela, para que possais saber o que Deus requer de vós. Necessitais do conhecimento experimental de como fazer a Sua vontade. Cristo é nosso Professor.

Estude cada professor em nossas escolas e cada administrador de nossas instituições o que lhes é necessário fazer para trabalhar segundo Suas diretrizes e levar com eles o senso do perdão, do conforto e da esperança.

Mensageiros celestiais são enviados para ministrar aos que serão herdeiros da salvação; e eles poderiam conversar com os professores, não estivessem estes tão satisfeitos com o bem-conhecido caminho da tradição, se não estivessem tão temerosos de se afastarem das sombras do mundo. Devem os professores estar atentos, não aconteça venham a fechar as portas, de modo que o Senhor não encontre entrada para o coração dos jovens.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>