Livro - Maranata! - Meditação Matinal | Ellen G. White Books

Maranata! - Meditação Matinal

CAPÍTULO 2

Fevereiro

Ma - Pag. 38  

Momento Culminante

Quem pode suportar o dia da Sua vinda? e quem subsistir quando Ele aparecer? Porque Ele é como o fogo do ourives o como a potassa dos lavandeiros". "Mal. 3:2. (Ver Êxo. 19.-16-22; 34:29-35.)

Ao povo de Israel, por causa de sua pecaminosidade, foi vedado aproximar-se do monte, quando Deus estava para descer sobre ele e proclamar Sua lei, não acontecesse que fossem consumidos pela ardente glória de sua presença. se tais manifestações do poder de Deus assinalaram o local escolhido para a proclamação de Sua lei, quão terrível de- verá ser o Seu tribunal quando vier para a execução destes estatutos sagrados! Como suportarão Sua glória no grande dia da paga final?...

Quando a presença divina Se manifestou no Sinai, a glória do Senhor era como fogo devorador à vista de todo o Israel. Mas quando Cristo vier em glória com os Seus santos anjos, a Terra toda será grandemente iluminada com a terrível luz de Sua presença. ...

Nunca, desde que o homem foi criado, se testemunhou uma manifestação de poder divino como a que houve quando a lei foi proclamada do Sinai. ... Por entre as mais tremendas convulsões da Natureza, a voz de Deus semelhante a uma trombeta, foi ouvida da nuvem. A montanha abalou-se da base ao cume, e as hostes de Israel, pálidas e a tremer de terror, caíram sobre seus rostos em terra. Aquele cuja voz então abalou a Terra, declarou: "Ainda uma vez comoverei, não só a Terra, senão também o céu". Nb.

Quando Moisés veio da presença divina, no monte, onde havia recebido as tábuas do testemunho, o culpado Israel não podia suportar a luz que lhe glorificava o rosto. Quanto menos poderão os transgressores olhar para o Filho de Deus, quando Ele aparecer na glória de Seu Pai, rodeado por todo o exército celestial, para executar o juízo sobre os transgressores de Sua lei e os que rejeitaram a Sua obra expiatória! ...

Entretanto, em meio da tempestade do juízo divino, os filhos de Deus não terão motivos para receios. "O Senhor será o refúgio do Seu povo, e a fortaleza dos filhos de Israel". Joel 3:16. O dia que traz terror e destruição aos transgressores da lei de Deus, trará aos obedientes "gozo inefável e glorioso". - PP, 3,51-353.

Ano Bíblico: Lev. 1-4. Juvenis: Êxo. 1 e 2


Ma - Pag. 39  

Uma Norma Elevada

"Ser-Me-eis santos, porque Em, o Senhor, sou santo, e separei-vos dos povos, para serdes Meus". Lev. 20:26.

Muitos não compreendem o que devem ser a fim de viverem à vista do Senhor sem um sumo sacerdote no santuário, durante o tempo de angústia. Os que hão de receber o selo do Deus vivo, e ser protegidos, no tempo de angústia, devem refletir completamente a imagem de Jesus.

Vi que muitos negligenciavam a preparação tão necessária, esperando que o tempo do "refrigério" e da "chuva serôdia" os habilitasse para estar em pé no dia do Senhor, e viver à Sua vista. Ho, quantos vi eu no tempo de angústia sem abrigo! Haviam negligenciado a necessária preparação, e por- tanto não podiam receber o refrigério que todos precisam ter para os habilitar a viver à vista de um Deus santo. Os que deixam de purificar a alma na obediência da verdade, ... chegarão ao tempo em que as pragas cairão, e hão de ver então que necessitam ser talhados e lavrados para o edifício. Não haverá, porém, tempo para o fazer, e nem Mediador para pleitear sua causa perante o Pai. Antes deste tempo sairá a declaração terrivelmente solene de que: "Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo seja santificado ainda".

Vi que ninguém poderia participar do "refrigério" a menos que obtivesse a vitória sobre toda tentação, orgulho, egoísmo, amor ao mundo, e sobre toda má palavra e ação. Deveríamos, portanto, estar-nos aproximando mais e mais do Senhor, e achar-nos fervorosamente à procura daquela preparação necessária para nos habilitar a estar em pé na batalha do dia do Senhor. Lembrem todos que Deus é santo, e que unicamente entes santos poderão morar em Sua presença. - PE, 70 e 71.

Hoje, devemos vigiar a fim de não pecarmos por palavras ou atos. ... Precisamos buscar hoje a, Deus, e estar decidi- dos a não ficar satisfeitos sem Sua presença. Devemos vigiar e trabalhar e orar como se este fosse o último dia que nos fosse concedido. Quão intensamente zelosa, então, seria nossa vida! Quão de perto seguiríamos a Jesus em todas as nossas Palavras e ações! 2TS, 60.

Ano Bíblico- Lev. 5.7. Juvenis: Êxo. 3; 4.1-17, 27.31.


Ma - Pag. 40  

Tempo de Ser Pesado na Balança

"O Senhor é o Deus da sabedoria, e pesa todos os feitos na balança". 1 Sam. 2.3.

Vi um anjo com balanças na mão, pesando os pensamentos e interesses do povo de Deus, especialmente dos jovens. Num prato estavam os pensamentos e interesses que tendiam para o Céu, no outro achavam-se os que se inclinavam para a Terra. E nessa balança era lançada toda leitura de livros de histórias, pensamentos acerca do vestuário e exibição, vaidade, orgulho, etc. oh! que momento solene! Os anjos de Deus de pé com balanças, pesando os pensamentos de Seus professas filhos aqueles que pretendem estar mortos para o mundo e vivos para Deus!

O prato cheio dos pensamentos da Terra, vaidade e orgulho, desceu rapidamente, e não obstante peso após peso rolou do prato. O que continha os pensamentos e interesses tendentes ao Céu subiu ligeiro enquanto o outro descia e, Ho! quão leve estava ele! Posso relatar isto segundo o vi, mas nunca poderei dar a impressão solene e vivida gravada em minha mente, ao ver eu o anjo com a balança pesando os pensamentos e interesses do povo de Deus. Disse o anjo. "Podem esses entrar no Céu? Não, não, nunca. Diga-lhes que a esperança que agora possuem é vã, e a menos que se arrependam depressa e obtenham a salvação, hão de perecer"....

Vi que muitos se comparam entre eles mesmos, e comparam sua vida com a de outros. Não deve ser assim . Ninguém, senão Cristo, nos é dado como exemplo. Ele é nosso verdadeiro modelo, e todos devem primar por imitá-Lo....

Vi que muitos mal sabem ainda o que seja abnegação ou sacrifício, ou o que seja sofrer por amor da verdade. Mas ninguém entrará no Céu sem fazer algum sacrifício. Cumpre cultivar o espírito de abnegação e sacrifício. Alguns não se sacrificaram a si mesmos, a seu corpo, sobre o altar de Deus. Condescendem com o temperamento colérico, impulsivo, satisfazem os próprios apetites e cuidam dos próprios interesses egoístas, sem consideração para com a causa de Deus. Os que estiverem dispostos a fazer qualquer sacrifício pela vida eterna, tê-la-ão; e vale a pena que sofram por sua causa, que por ela crucifiquemos o próprio eu, e sacrifiquemos todo ídolo. O excelente peso eterno de glória absorve tudo, e eclipsa todo prazer terreno. ITS, 24 e 26.

Ano Bíblico: Lev. 8-10. Juvenis: Êxo. 5


Ma - Pag. 41  

Resistireis a Prova?

"Recordar-te-ás de todo o caminho, pelo qual o Senhor tez Deus te guiou no deserto estes quarenta amos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os Seus mandamentos". Deut. 8.2.

Se a mensagem [a proclamação de 1844] houvesse tido a breve duração que muitos de nós supunham, não teria havido tempo para desenvolver o caráter. Muitos agiam segundo os sentimentos, não por princípios e pela, fé, e esta solene e terrível mensagem os sacudiu. Atuou sobre seus sentimentos, e, excitou-lhes os temores, mas não realizou a obra que Deus designava que fizesse.

Deus conduz avante Seu povo, passa a passo. Leva-os a diferentes pontos, destinados a manifestar o que está no coração. Alguns resistem em um ponto, mas caem no seguinte. A cada ponto mais adiante, o coração é provado um pouco mais de perto. Se o professo povo de Deus verifica estar o coração contrário a esta direta obra, isto os deve convencer de que têm" alguma coisa a fazer a fim de vencer.

Alguns são prontos em receber um ponto; mas quando Deus os leva a outro ponto probante, recuam diante dele e ficam para trás, pois acham que isto golpeia diretamente algum ídolo acariciado. Aí têm eles ensejo de ver o que, em seu coração, está excluindo a Jesus. Prezam alguma coisa mais que, a verdade, e o coração não está preparado para receber a Jesus. Os indivíduos são experimentados e provados por um espaço de tempo a ver se sacrificarão seus ídolos e darão ouvidos ao conselho da Testemunha Verdadeira. ... Os que satisfazem em todos os pontos e resistem a toda prova, e vencem, seja qual for o preço, atenderam ao conselho da Testemunha Verdadeira, e receberão a chuva serôdia, estando assim aptos para a trasladação.

Deus prova Seu povo neste mundo. Este é o lugar de habilitação para aparecer em Sua presença. Aqui, neste mundo, nestes últimos dias, as pessoas demonstrarão que poder influencia seu coração e controla suas ações. Se é o poder da verdade divina, conduzirá a boas obras. Elevará o recebedor, tornando-o magnânimo e generoso, como seu Divino Senhor. . . .

Jovens e idosos, Deus agora vos está provando. Estais decidindo vosso próprio destino eterno. - 1T, 186-189.

Ano Bíblico: Lev. 11 e 12. Juvenis: Êxo. 7.


Ma - Pag. 42  

Ele é Guia Infalível

"Tornai-vos, pois, praticantes da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos". S. Tia. 1:22.

Deus conclama os que conhecem Sua vontade, a serem obra- dores de Sua Palavra. Fraquezas, indiferença e indecisão convidam os assaltos de Satanás; e os que permitem que esses traços de caráter aumentem, serão irremediavelmente tragados pelos vagalhões da tentação. De todo que professe o nome de Cristo se requer que cresça até à estatura completa de Cristo, a cabeça viva do cristão.

Todos nós precisamos de um gula, que nos dirija através das muitas perplexidades da vida, assim como o marinheiro precisa de um piloto que guie a nau entre os bancos de areia ou nos rios cheios de recifes; e onde se encontrará semelhante guia? Apontamo-vos ... a Bíblia. Inspirada por Deus, escrita por santos homens, ela assinala com grande clareza e precisão quais os deveres, tanto dos velhos como dos jovens. Eleva a mente, enternece o coração e comunica ao espírito alegria e santo gozo. A Bíblia, apresenta uma perfeita norma de caráter; é guia infalível sob todas as circunstâncias, até ao fim, da jornada da vida. Tomai-a como vosso conselheiro, como a rasa de vossa vida diária. ...

Nas Escrituras, milhares de gemas da verdade se encontram ocultas do pesquisador superficial. Jamais se exaure a mina da verdade. Quanto mais investigardes as Escrituras, com o coração humilde, tanto maior será vosso interesse, e tanto mais sentireis a impressão de deverdes exclamar, com Paulo: "Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os Seus juízos, e quão inexocrutáveis os Seus caminhos!" Rom. 11:33.

Dia a dia deveis aprender alguma coisa nova das Escrituras. Pesquisai-as como se buscásseis tesouros escondidos, pois contêm as palavras da vida eterna. Orai pedindo sabedoria e entendimento a fim de compreenderdes esses santos escritos. Se isso fizésseis, encontrareis novas belezas na Palavra de Deus; sentiríeis que recebestes uma nova e preciosa luz sobre assuntos relacionados com a verdade, e as Escrituras recebe- riam constantemente nova valorização em ""vosso apreço....

Agora sois chamados ... a serdes diligentes no emprego de todo meio de graça, a fim de poderdes ser transformados no caráter e crescer à estatura completa de homens e mulheres em Cristo Jesus. - 2TS, 96-99.

Ano Bíblico Lev. 13 e 14. - juvenis. Êxo. 8


Ma - Pag. 43  

Preparados Para Responder

"Santificai a Cristo, como Senhor, em vossos corações, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós, fazendo-o, toda a via com mansidão e temor". I S. Ped. 3:15 e 16.

Tem-me sido mostrado que muitos dos que professam a verdade presente, não sabem o que crêem, Não compreendem as provas de sua, fé. Não apreciam devidamente a obra para este tempo. Homens que agora pregam a outros, ao examinarem, quando chegar o tempo de angústia a posição em que se encontram, verificarão que há multas coisas para as quais não podem dar uma razão satisfatória. Até que fossem assim provados, desconheciam sua grande ignorância. E há na igreja muitos que contam por certo que compreendem aquilo em que crêem, mas que, até surgir uma discussão, ignoram sua fraqueza. Quando separados dos da mesma fé, e forçados a estar sozinhos e expor por si mesmos sua crença, ficarão surpreendidos de ver quão confusas são suas i ia,-, do que têm azeito como verdade.

Deus despertará Seu povo; se outros meios falharem, introduzir-se-ão entre eles heresias, as quais os hão de peneirar, separando a palha do trigo. O Senhor chama todos os que crêem em Sua Palavra, para que despertem do sono. Tem vindo uma preciosa luz, apropriada aos nossos dias.... os crentes não devem ficar em suposições e mal definidas idéias do que constitui a verdade. Sua fé deve estar firme- mente estabelecida sobre a Palavra de Deus, de maneira que, quando o tempo de prova chegar, e eles forem levados perante os concílios para responder por sua fé, sejam capazes de dar uma razão para a esperança que neles há, com mansidão e temor. - 2TS, 312 e 313.

Os servos de Cristo não devem preparar determinado discurso para apresentá-lo quando forem levados a juiz por causa de sua fé. Devem preparar-se dia a dia, entesourando no coração as preciosas verdades da Palavra de Deus, alimentando-se dos ensinos de Cristo e fortalecendo sua fé pela oração; então, quando levados a juízo, o Espirito Santo lhes trará à lembrança as verdades que hão de alcançar o coração dos que as ouvirem.

Qual relâmpago, trar-lhes-á Deus à memória, justo quando for necessário, o conhecimento obtido mediante diligente exame da Palavra divina. - CES, 41.

Ano Bíblico- Lev. 15 e 16. - Juvenis: Èxo. 9. 43


Ma - Pag. 44  

O Banquete que Satisfaz

"Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos". S. Met. 5:6.

Sejam os homens e mulheres que se satisfazem com seu estado raquítico, definhado nas coisas divinas, repentinamente transportados ao Céu, testemunhando por um instante o elevado e santo estado de perfeição ali permanente - toda alma cheia de amor; todo semblante irradiando alegria; e poderão essas pessoas, pergunto, misturar-se à multidão do, céu, participar de seus cânticos celestes, e suportar a glória pura, exaltada, arrebatadora que emana de Deus e do Cordeiro? Oh, não! ...

Aqueles que educaram a mente em deleitar-se nos exercícios espirituais, são os que podem ser trasladados e não serem oprimidos com a pureza e a transcendente glória do Céu. Podes ter bom conhecimento das artes, estar relacionado com as ciências, ser excelente na música e na literatura, tuas maneiras podem agradar àqueles com quem convives, mas que têm estas coisas que ver com o preparo para o Céu? Que fazem elas para preparar-te a fim de comparecer diante do tribunal de Deus?

Não te enganes. De Deus não se zomba. Coisa alguma senão a santidade te preparará para O Céu. Unicamente a piedade sincera, experimental, pode dar-te um caráter puro, elevado, e habilitar-te a entrar à presença de Deus, que habita na luz inacessível. O caráter celeste deve ser adquirido na Terra, jamais se poderá obter. 1 TS, 244 e 245.

Os desejos de bondade e verdadeira santidade, são bons, até certo ponto, mas se te deténs aí, de nada aproveitarão. Os bons propósitos são justos, mas não se demonstrarão de nenhum préstimo, a menos que sejam resolutamente executados. Muitos se perderão enquanto esperam e desejam ser cristãos; não fizeram, porém, nenhum esforço sincero,, portanto, serão pesados nas balanças e achados em falta. A vontade precisa ser exercida na devida direção: Serei um cristão de todo o coração. Conhecerei o comprimento e a largura, a altura e a profundidade do amor perfeito.

Escuta! as palavras de Jesus: " "Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos". S. Mat. 5:6. São tomadas por Cristo amplas providências para sa- tisfazer a alma que tem fome e sede de justiça.- Idem, p. 243.

Ano Bíblico: Lev. 17-19. "Juvenis: Êxo. 10 e 11


Ma - Pag. 45  

Independência Moral

"Por isso,: retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e Eu vos receberei, serei Posso Pai, e vós sereis para Mim filhos o filhas, diz o Senhor Todo- poderoso". 11 Cor. 6:17 e 18.

Muitos hoje em dia têm véus sobre suas faces. Esses véus são a simpatia com os costumes e as práticas do mundo, que lhes encobrem a glória do Senhor. Deus descia que fixemos os olhos nele, para que percamos de vista as coisas deste mundo.

A medida que a verdade é introduzida na vida práticas norma deve ser elevada cada vez mais alto para satisfazer aos requisitos da Bíblia. Isso requererá oposição às modas, costumes, práticas e máximas do mundo. As influências mundanas, quais ondas do mar, erguem-se contra os seguidores de Cristo a fim de os demover dos verdadeiros princípios de. Sua mansidão e graça; mas nós devemos ficar como uma rocha, leais aos nossos princípios. Será preciso coragem moral para fazer isso, e aqueles cuja alma não estiver, :firmada na Rocha Eterna, serão arrastados pelas correntes mundanas. Só poderemos ficar firmes se nossa vida estiver oculta com Cristo em Deus. A independência moral é deveras correta quando se opõe ao mundo. Conformando-nos inteiramente à vontade de Deus, seremos colocados em terreno vantajosa, e reconheceremos a necessidade de compita separação dos costumes e práticas do mundo. Não devemos elevar nossa norma só um pouquinho acima das normas do mundo; mas devemos tornar a diferença bem frisante.

Não é fácil alcançar o inestimável tesouro da vida eterna. Ninguém pode fazer isso e deixar-se levar pela corrente do mundo. Precisamos retirar-nos do mundo e separar-nos, e não tocar em coisas impuras. Ninguém pode portar-se como os mundanos sem ser arrastado pela corrente do mundo. Ninguém pode avançar para o alto sem esforço perseverante. Quem quer vencer precisa apegar-se firmemente a Cristo. Não deve olhar para trás, mas olhar sempre para cima, obtendo uma graça após a outra. Vigilância individual é o, preço da segurança....

O fim de todas as coisas está às portas. Rã necessidade agora de homens preparados e equipados para batalhar para Deus. - 6T, 146-148.

Ano Bíblico: Lev. 20-22. Juvenis: Êxo. 12.


Ma - Pag. 46  

Há algum Ídolo em Nossa Vida?

"Filhinhos, guardai-vos dos ídolos". 1 S. João 5:21.

Todo verdadeiro filho de Deus será joeirado como o trigo, e no processo do joeirainento tem de ser sacrificado todo acarinhado prazer que afaste de Deus a mente. Em muitas famílias o cimo da lareira, as estantes e mesas, estão cheios de ornamentos e quadros. ... Assim os pensamentos, que deveriam estar em Deus e nos interesses celestiais, são atraí- dos para as coisas comum . Não é isto uma espécie de ido- latria? Não deveria o dinheiro assim despendido ter sido usado para beneficiar a humanidade, aliviar os sofredores, vestir os nus e alimentar os famintos? Não deveria ser colocado no tesouro do Senhor, para promover Sua causa e edificar Seu reino na Terra?

Este assunto é de grande importância, e é-vos apresentado para salvar-vos do pecado da idolatria. Bênçãos sobreviriam a vossa alma se obedecêsseis à palavra falada pelo Santo de Israel: "Não terás outros deuses diante de Mim". Êxo. 20:3. Muitos estão a criar para si mesmos cuidados e ansiedades desnecessários, dedicando tempo e pensamento aos ornamentos supérfluos de que enchem sua casa. É necessário o poder de Deus para despertá-los desta devoção, pois é idolatria, para todos os efeitos.

Aquele que esquadrinha o coração, deseja afastar os Seus de toda sorte de idolatria. Ocupe a Palavra de Deus, o bendito livro da vida, as mesas agora repletas de ornamentos inúteis. Gastai vosso dinheiro em comprar livros que sirvam para elucidar a mente com respeito à verdade presente. ... Apanhai a Palavra do Senhor como um tesouro de sabedoria e amor infinitos; ela é o Roteiro que assinala a vereda que leva ao Céu....

Oxalá esquadrinhásseis as Escrituras com coração devoto, e um espírito rendido a Deus! oxalá esquadrinhásseis vosso coração como com uma lâmpada acesa, e descobrísseis o rompêsseis os mais delgados fios que vos prendem a hábitos mundanos, que afastam de Deus a mente! Pleiteai com Deus, para que vos mostre toda prática que afaste dele vossos pensamentos e afeições. Deus deu ao homens Sua santa lei, como Seu padrão de caráter. Por esta lei podeis ver e vencer cada defeito de vosso caráter. Podeis separar-vos de todo ídolo, e vincular-vos ao trono de Deus pela áurea cadela da graça e verdade. - 2ME, 317 e 318.

Ano Bíblico- Lev. 23-25. Juvenis: Èxo. 13.17-22; 14.


Ma - Pag. 47  

Examinai Vosso Próprio Coração

"Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados". II Cor. 13:5.

Coisa alguma é mais traidora que o engano do pecado. É o deus deste mundo que ilude e cega, e conduz à destruição. Satanás não entra imediatamente com suas tentações a descoberto. Disfarça-as com um aspecto de bem. ... A seduzida alma dá um passo, ficando então preparada para dar o seguinte. ... Oh! como Satanás observa para ver seus engodos prontamente aceitos, e as almas caminhando justo nas veredas por ele preparadas! ...

Há necessidade de um profundo exame de consciência, e de que investiguemos profundamente, à luz da Palavra de Deus: Estou com o coração sadio, ou é ele corrupto? Estou renovado em Cristo, ou tenho ainda coração carnal, mudado apenas na aparência exterior? Apresentai-vos ante o tribunal de Deus e vede se, à luz divina, possuis qualquer pecado secreto, qualquer iniqüidade, qualquer ídolo que não sacrificastes ainda. Orai, sim, oral como nunca dantes orastes, para que não sejais iludidos pelos estratagemas de Satanás; para que não vos entregueis a uni espírito irrefletido, descuidoso e vão.

um dos pecados que constituem um dos sinais dos últimos dias é serem professas cristãos mais amantes dos prazeres do que de Deus. Tratai sinceramente com vossa alma. Investigai cuidadosamente. Quão poucos são os que, depois de um exame fiel, podem olhar para o Céu e dizer- "... Eu não amo os prazeres mais do que a Deus!" Quão poucos podem dizer: "Estou morto para o mundo; ... Minha vida está escondida com Cristo em Deus, e quando aparecer Aquele que é minha vida, eu também aparecerei com Ele em glória"!

O amor e a graça de Deus! Oh, preciosa graça! mais preciosa do que ouro fino. Ela eleva e enobrece o espírito além de todos os outros princípios. Dirige o coração e as afeições para o Céu. Enquanto os que nos cercam se dedicam a vaidades profanas, à busca de prazeres e à loucura, nossa conversa trata de coisas do Céu, de onde aguardamos o Salvador,, a alma busca a Deus, pedindo-Lhe perdão e paz, justiça e verdadeira santidade. A conversa com Deus e a contemplação das coisas de cima transformam a alma à semelhança de Cristo. - MJ, 83 e 84.

Ano Bíblico - Lev. 26 e 27. Juvenis - Êxo. 15.


Ma - Pag. 48  

Perguntas Perscrutadoras

"Quem subirá ao monte do Senhor? Quem há de permanecer no Seu santo lugar? O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem jura dolosamente. Este obterá do Senhor a bênção, e a justiça do Deus dá sua salvação". Sal. 24:3 e 4.

Uma alma unida a Cristo ... há de lutar contra toda a transgressão e toda a aproximação do pecado. Torna-se dia a dia mais vitoriosa, mais semelhante a uma clara luz. Avançará de força em força, não de fraqueza em fraqueza.

Ninguém engane sua própria alma nesta questão. Se abrigardes o orgulho, o amor-próprio, o desejo de supremacia, vangloria, ambição egoísta, murmuração, amargura, maledicência, mentira,, engano e calúnia, não tendes Cristo em vosso coração, ... Deveis ter um caráter cristão que subsista.

Deve haver conversões completas entre os que pretendem crer na verdade, ou eles cairão no dia da prova. O povo de Deus deve alcançar norma elevada. Devem ser uma nação .santa, um povo peculiar, a geração eleita zelosos de boas ,obras. Cristo não morreu por vós para que tenhais as paixões, gostos e hábitos dos homens do mundo. ...

Nenhum homem entra pelos portais da glória a não ser aquele que para lá dirige o coração. Então façamos a nós mesmos as perguntas: Importais-vos com as coisas terrenas? São puros os vossos pensamentos? Respirais a atmosfera do Céu? Levais convosco o miasma da poluição? ... Sois fervorosos e dedicados, servindo a Deus com pureza e na beleza da santidade? Perguntai sinceramente: Sou ou não sou eu filho de Deus? ...

Necessitamos de uma reforma completa em todas as nossas igrejas. o convertedor poder de Deus deve penetrar na igreja. ... Não adieis o dia do preparo. Não dormiteis no estado de falta de preparo, não tendo óleo nem em vossos vasos e nem em vossas lâmpadas. ... Não deixeis que o assunto permaneça em perigosa incerteza. Perguntai-vos sinceramente: Estou eu entre os salvos, ou entre os que não estão salvos? Subsistirei ou não subsistirei? Somente aquele que é limpo de mãos e puro de coração subsistirá naquele dia. - TM, 441-443.

É o privilégio de todo filho de Deus ser verdadeiro cristão de momento a momento; então tem ele todo o Céu arregimentado a seu lado. - Idem, pp. 440 e 441.

Ano Bíblico: Núm. 1-3. Juvenis: Êxo. 16. 48


Ma - Pag. 49  

Ousais Ser Diferentes?

"Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, Povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz"-,. 1 S. Ped. 2-9.

A advertência de que o Filho do homem logo virá nas nu- vens do céu tornou-se para muitos um conto familiar. Eles abandonaram a atitude de espera e vigilância. O espírito egoísta e mundano manifestado na vida revela, o sentimento do coração: "Meu Senhor demora-Se" .

O mesmo espírito de egoísmo, de conformidade com as práticas do mundo, existe em nosso tempo assim como no de Noé. Muitos que professam ser filhos de Deus seguem seus empenhos mundanos com uma intensidade que contradiz sua profissão. Estarão plantando e edificando, comprando e vendendo, comendo e bebendo, casando e dando-se em casa- mento até o último momento de seu tempo de graça. Esta é a condição de um grande número de nosso próprio povo. Por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará . . . .

Minha alma é oprimida, quando veja a grande falta de espiritualidade entre nós. As modas e os costumes cio mundo, orgulho, amor às diversões, amor à ostentação, extravagância no vestuário, em casas, em terras estas coisas estão esbulhando o tesouro, dedicando à satisfação do próprio eu Os recursos que deveriam ser usados para transmitir ao mundo a luz da verdade. Propósitos egoístas tornam-se a principal consideração.

Os filhos da luz e do dia não devem reunir ao seu redor as sombras da noite e as trevas alue circundam os obreiros da iniqüidade. Pelo contrário, eles devem permanecer fielmente no posto do dever como portadores de luz, captando luz de Deus para lançá-la sobre os que se encontram em trevas. O Senhor requer quê Seu povo mantenha sua integridade, não tocando isto é, não imitando-as práticas dos ímpios.

Os cristãos serão neste mundo uma "nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus", proclamando as virtudes daquele que os chamou "das trevas para a Sua maravilhosa, luz". Esta luz não deve empanar-se, mas ir brilhando mais e mais até ser dia perfeito. ... A sensacional verdade que tem soado em nossos ouvidos por muitos anos" "O Senhor está às portas; estar vós também preparados", não é menos verdade hoje em dia do que quando ouvimos a mensagem" pela primeira vez. -5T, 9-14-

Ano Bíblico- Núm. 4-6.- Juvenis- Êxo. 17.


Ma - Pag. 50  

Extirpai Toda a Semente de Dúvida

"Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão. Com eleito, tendes necessidade de perseverança, para que havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. ... Nós ... não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma. Heb. 10:35-39.

Vi que estamos agora no tempo da sacudidura. Satanás está trabalhando com todo o seu poder para arrebatar almas da mão de Cristo e fazer com que calquem aos pés o Filho de Deus. ... O caráter está sendo desenvolvido. Anjos de Deus estão avaliando o valor moral. Deus está provando Seu povo. Estas palavras foram-me apresentadas pelo anjo: "Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça, haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo; pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado. Porque nos temos tornado participantes de Cristo, se de fato guardarmos firme até ao fim a confiança que . desde o princípio tivemos".

Deus Se desagrada de que alguns de Seu povo que conheceram o poder de Sua graça falem de suas dúvidas, tornando- se assim um conduto para Satanás transmitir suas sugestões a outras mentes. Uma semente de descrença e maldade, depois de semeada, não é desarraigada com facilidade. Satanás a alimenta a cada momento, e ela viceja e se torna vigorosa. Uma boa semente lançada precisa ser nutrida, regada eternamente cuidada, pois é lançada ao seu redor toda influência perniciosa para impedir-lhe o crescimento e causar-lhe a morte. Os esforços de Satanás são agora mais poderosos do que jamais no passado, pois sabe que seu tempo para enganar é curte. ...

O povo de Deus será joeirado assim como é peneirado o trigo, até que toda palha se separe dos puros grãos de cereal. Devemos olhar a Cristo como exemplo e imitar o humilde Modelo. ...

Foi-me mostrada a recompensa dos santos, a herança imortal. Foi-me revelado então o quanto o povo de Deus sofreu por causa da verdade, e que considerariam o Céu como lhes tendo sido barato demais. Deduziram que os sofrimentos do tempo presente não são para comparar com a glória que neles haveria de ser revelada. O povo de Deus nestes últimos dias será provado. Mas logo chegará sua provação final, e receberão então a dádiva da vida eterna. - 1T1 429-482.

Ano Bíblico, Núm. 7 e 8. Juvenis: Êxo. 18.


Ma - Pag. 51  

Gigantes ou Anões Espirituais?

"Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne, como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus". II Cor. 7:1

O Senhor reprova e corrige o povo que professa guardar Sua lei. Aponta-lhes os pecados e manifesta-lhes a iniqüidade, porque deles deseja separar todo pecado e impiedade, a fim de que aperfeiçoem a santidade em Seu temor, e estejam preparados a morrer no Senhor, ou serem trasladados para o Céu. Deus os repreende, reprova e castiga, de modo a serem purificados, santificados, elevados, sendo afinal exaltados a Seu próprio trono.

Deus não aceitará outra coisa senão pureza e santidade, uma mancha, uma ruga, um defeito de caráter, para sempre excluirão [a pessoa] do Céu, com todas as suas glórias e tesouros. - 2T, 453.

A maioria dos professos cristãos não possuem o senso, do vigor espiritual que poderiam obter, fossem eles tão ambiciosos, zelosos e perseverantes para adquirirem conhecimento, das coisas divinas como são para alcançar as mesquinhas perecíveis coisas desta vida. As massas que , professam ser cristãs, têm-se contentado com ser anões espirituais. Não têm nenhuma disposição de tornarem seu primeiro objetivo buscar primeiro o reino de Deus e Sua justiça; assim, a piedade é para eles um oculto mistério, não a podem entender. Não conhecem a Cristo por um conhecimento experimental. 1TS, 244.

Foram tomadas amplas providências para todos os . que sincera, fervorosa e ponderadamente se aplicam à obra de aperfeiçoar a santidade no temor de Deus. Força, graça e glória foram providas por meio de Cristo, para serem trazidas por anjos ministradores aos herdeiros da salvação. Ninguém é tão baixo, tão corrupto e vil, que não possa encontrar em Jesus, o qual morreu por eles, força, pureza e justiça, se afastar os seus pecados, deixar sua conduta de iniqüidade, e volver-se de todo o coração para o Deus vivo. Ele está à espera para tirar-lhes a vestimenta manchada e poluída pelo pecado e cobri-los com o branco e resplandecente manto da justiça; e ordena que vivam, e não pereçam. nEle podem vicejar. ... Se permanecerem nele, dele poderão extrair vita- lidade e nutrição, ser imbuídos de Seu Espírito, andar assim como Ele andou, vencer assim como Ele venceu e ser exaltados à Sua própria destra. 2T, 453 e 454.

Ano Bíblico- Núm. 9-11. Juvenis - Êxo. 19.


Ma - Pag. 52  

Prudentes ou Néscios?

"Então o reino dos Céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram a encontrar-se com o noivo. Cinco dentre elas eram néscias e cinco prudentes". S. Mat. 25:1 e 2.

Não devemos firmar-nos na idéia de que estamos salvos por ser membros da igreja, embora não demos provas de ser moldados à imagem de Cristo, embora nos apeguemos a nossos velhos hábitos e teçamos a nossa contextura com os fios de idéias e costumes mundanos.

As dez virgens estão esperando na noite da história da Terra. Todas dizem ser cristãs. Todas têm uma vocação, um nome, uma lâmpada, e todas pretendem fazer a obra de Deus. Todas aguardam, aparentemente, o Seu aparecimento. Cinco, porém, estão desprevenidas. Cinco serão encontradas surpreendidas, aterrorizadas, fora do recinto do banquete.,

Somos representados pelas virgens prudentes ou pelas néscias. Muitos há que não querem demorar-se aos pés de Jesus e aprender dEIe. Não têm conhecimento de Seus Caminhos; não estão preparados para Sua vinda. Tinham a pretensão de estar aguardando o seu Senhor. Não vigiaram e oraram com aquela fé que atua por amor e purifica a alma. Levaram uma vida de negligência. Ouviram a verdade e concordaram com ela, mas nunca a introduziram na vida prática.... O óleo da graça não está abastecendo suas lâmpadas, e não se acham preparados para entrar na ceia das bodas do Cordeiro.

Não sejais como as virgens néscias, que contam por certo que as promessas de Deus são suas, embora não sigam as recomendações de Cristo. Ele nos ensina que a profissão não é nada. "Se alguém quer vir após Mim-diz Ele-a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-Me". ...

Quando suportamos a prova de Deus no processo refinador e purificador; quando o fogo da fornalha consome a escória e aparece o autêntico ouro de um caráter purificado, podemos ainda dizer, com Paulo: "Não que eu o tenha já recebido, ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo... ; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus". RH, 31-10-1899.

Ano Bíblico- Núm. 12.14. -"Juvenis- Êxo. 20.


Ma - Pag. 53  

Agora - Sempre Agora!

"Vigiai pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir". S. Mat. 25:13.

A, vinda de Cristo será por assim dizer à meia-noite, quando todos estão dormindo. É bom que cada um endireite todas as suas contas antes do pôr do Sol. Todos os seus trabalhos devem estar, em ordem, corretas todas as transações entre ele e seus semelhantes. Toda desonestidade, todas as práticas pecaminosas devem ser Afastadas para bem longe. ... O óleo da graça deve estar em nossos vasos e em nossas lâmpadas. ... Deveras deplorável será a condição da alma que teve uma forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o Poder; que chamou a Cristo de Senhor, Senhor, não tendo, Porém, Sua imagem e inscrição.

Deus concede bondosamente uni período de graça. um tempo de experiência e prova. Ele faz o convite: - Buscai o Senhor enquanto Se pode achar, invocai-O enquanto está perto".

Hoje a voz da misericórdia está chamando, e Jesus está atraindo os homens com as cordas de Seu amor; chegará porém, o dia em que Jesus porá as vestes da vingança.

iniqüidade do mundo está aumentando diariamente, e quando for atingido certo limite, o registro será encerrado, e acertadas as contas. Não haverá mais sacrifício pelo pecado. O Senhor vem. Por muito tempo a misericórdia estendido a mão de amor, de paciência e tolerância a um mundo culpado. Foi feito o convite: "Que se apodere da minha força, e faça paz comigo mas os homens abusaram de Sua misericórdia e rejeitaram Sua graça.

Por que o Senhor tem adiado Sua vinda por tanto tempo? Toda a hoste celestial está à espera para cumprir a obra final em favor deste mundo perdido, e, no entanto, essa obra é retardada. Isso porque os poucos que professam ter o óleo da graça em seus vasos e em suas lâmpadas não se tornaram luzes brilhantes e ardentes no mundo. É também porque os missionários são poucos. ...

Cada semana que passa é uma semana a menos cada dia que passa é um dia mais perto do tempo designado para o juízo. Quão lamentável que tantos tenham apenas uma religião espasmódica - um religião dependente dos sentimentos e governada pelas emoções! "Aquele que perseverar até ao fim será salvo". Procurai ter, portanto, o óleo da graça em vosso coração. - RH, 27-03-1894.

Ano Bíblico -. Núm.15 e 16. - Juvenis - Êxo. 24.


Ma - Pag. 54  

A Última Vigília

"Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o Dono da casa: se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar dó galo, se peta manhã. ,Para que, vindo Ele inesperadamente, não vos ache dormindo". S. Mar. 13:35 e 36.

Foi-me apresentado urna grupo de pessoas. ... Seus olhos estavam voltados para o céu, e estavam-lhes nos lábios as palavras de seu Mestre: "O que ... vos digo, digo a todos: Vigiai 1 "... O Senhor insinua que haveria uma demora antes de raiar finalmente a manhã. Mas não queria que eles dessem lugar ao enfado, nem atenuassem sua diligente vigilância, pelo fato de a manhã não despontar para eles tão cedo como esperavam. . . .

Vi que era impossível absorver as afeições e os interesses em cuidados mundanos, aumentar as posses terrenas, e estar ainda numa posição de espera e vigilância, como ordenou nosso Salvador. Disse o anjo: "Eles M podem apossar-se de um mundo. A fim de adquirir o tesouro celestial, precisam sacrificar o terreno. Não podem obter ambos os, mundos". ...

Vi que uma vigília após a outra estava no passado. Devido a isso, deve haver falta de vigilância? Oh, não! Há a maior necessidade de incessante vigilância, pois agora os momentos são mais escassos do que antes de haver passado a primeira vigília. ... Se vigiarmos então com inquebrantável vigilância, quanto maior é a necessidade de dupla vigilância na segunda vigília! O passar da segunda vigília nos conduziu à terceira, e agora é inescusável diminuir nossa vigilância,. A terceira vigília requer tríplice diligência,. Impacientar-se agora, seria perder toda a nossa fervorosa e perseverante vigilância até aqui. , A longa noite de tristeza é probante; mas a manhã é adiada em misericórdia, porque se o Mestre viesse, muitos seriam achados desprevenidos. A recusa de Deus em permitir que Seu povo pereça tem sido a razão de tão longa demora. ...

Por meio de nossa atitude de vigilância devemos demonstrar que realmente somos estrangeiros e peregrinos na Terra. A diferença entre os que amam o mundo e os que amam a Cristo é tão clara que se torna inconfundível enquanto as pessoas mundanas manifestem extrema diligência e ambição para adquirir o tesouro terrestre, o povo de Deus não se conforma com o mundo; por sua atitude fervorosa, vigilante e de espera, revela, porém, que foram transformados; que seu lar não está neste mundo. 2T, 192-194

Ano Bíblico: Núm. 17-19. Juvenis.- Êxo. 32.


Ma - Pag. 55  

O Único Procedimento Seguro

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação. Mat. 26.41.

Que direi a fim de despertar o povo remanescente de Deus? ... Advirto a todos os que professam o nome de Cristo a que se examinem rigorosamente, e façam plena e cabal confissão de todos os seus erros, a fim de que os mesmos vão antecipadamente a juízo, e o anjo relator, possa escrever ao lado de seus nomes o perdão. Meu irmão, minha irmã, caso estes preciosos momentos de misericórdia não sejam aproveitados, sereis deixados sem desculpa. Se não fizerdes especial esforço para despertar, se não manifestantes zelo em vos arrepender, esses áureos momentos em breve passarão, e sereis pesados na balança e achados em falta. Então de nada hão de aproveitar vossos brados de angústia. - 1TS, 90. Na advertência "vigia! e orai", Jesus indicou o único pro- cedimento seguro. Há necessidade de vigilância. Nosso próprio coração é enganoso; estamos rodeados das fraquezas e imperfeições da humanidade,. e Satanás está atento para destruir. Podemos estar desprevenidos, mas o nosso adversário jamais está ocioso. Conhecendo a sua incansável vigilância, "não durmamos pois, como os demais, mas vigiemos, e sejam os sóbrios". O espírito e a influência do mundo precisam ser enfrentados, mas não devem ter permissão para apoderar- se da mente e do coração. - 5T, 409. Examinai rigorosamente o vosso próprio coração à luz da eternidade. Não oculteis nada a vosso exame. Esquadrinhai, oh! esquadrinhei, como se disso dependesse a vossa vida, e condenai a vós mesmos, pronuncia! a sentença sobre vós mesmos, e então, pela fé, reivindicai o purificador sangue de Cristo para remover as. manchas de vosso caráter cristão. Não aduleis nem desculpeis a vós mesmos. Tratai honestamente com vossa própria alma. E então, ao vos considerardes pecador, caí, completamente alquebrados, aos pés da cruz. Jesus vos receberá, tão corrompidos como sois, e lavar-vos-á em Seu sangue, purificando-vos de impureza e habilitando-vos para a sociedade dos anjos celestiais, num Céu puro e harmonioso. Não há ali dissonância nem discórdia. Tudo é saúde, felicidade e alegria. - 2T, 81. Este mundo é uma escola preparatória para a escola superior, esta vida é uma preparação para a vida futuro,. De- vemos preparar-nos aqui para a entrada nas cortes celestiais. 8T, 200.

Ano Bíblico-. Núm 20 e Juvenis. Êxo. 33.


Ma - Pag. 56  

A Fé que Opera

"O fim de todas as coisas está próximo; sede, portanto, criteriosos e sóbrios a bem das vossas orações". 1 S. Ped. 4:7.

Acreditais que o fim de todas as coisas está próximo, que as cenas da história terrestre estão-se encerrando rapidamente? Se é assim, mostrai vossa fé por vossas obras. A pessoa revelará toda a fé que possui. Alguns pensam que têm bastante fé, quando, se é que têm alguma, ela é morta, pois não é amparada pelas obras. "A fé, se não tiver obras, por si só está morta". Poucos têm a genuína fé que opera por amor e purifica a alma. Todos, porém, que forem considerados dignos da vida eterna precisam obter habilitação moral para ela. "Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser. Sabemos que, quando Ele Se manifestar, seremos semelhantes a Ele, porque havemos de vê-Lo como Ele é. E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como Ele é puro". . Esta é a obra que está diante de vós.

Deveis experimentar a morte para. o próprio eu, e viver para Deus. "Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, busca! as coisas. lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus". O próprio eu não deve ser consultado. Orgulho, amor-próprio, egoísmo, avareza, cobiça, amor ao mundo, ódio, suspeita, inveja, vis desconfianças, devem todos ser subjugados e sacrificados para sempre. Quando Cristo aparecer, não será para corrigir esses males e conceder então habilitação moral para Sua vinda. Essa preparação precisa ser efetuada completamente antes que Ele venha. Deve ser objeto de reflexão, estudo e diligente investigação: Que faremos para ser salvos? Qual deve ser nosso procedimento para que posarmos apresentar-nos a Deus aprovados?

Quando tentados a murmurar, censurar e a condescender com a irritação, ofendendo os que se acham ao vosso redor e, deste modo, ferindo vossa própria alma, oh! deixai que provenha de vossa alma a profunda, sincera e ansiosa indagação: Permanecerei sem culpa diante do trono de Deus? Só os irrepreensíveis estarão ali. Ninguém será trasladado para o Céu enquanto seu coração estiver cheio do refugo da Terra. Primeiro tem de ser corrigido todo defeito do caráter moral, removida toda mancha pelo sangue purificador de Cristo e vencidos todos os traços de caráter desagradáveis e repulsivos. - lT, 704 e 705.

Ano Bíblico.- Núm. 22-24. Juvenis Êxo. 34.1-14, 21-35.


Ma - Pag. 57  

Cuidado com os Agentes de Satanás!

"Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios". 1 Tim. 4-.1

Depois de 1844 tivemos que enfrentar fanatismos de todas ás espécies. ... A experiência do passado há de repetir-se. No futuro, as superstições de Satanás assumirão novas formas. Erros serão apresentados de maneira agradável e lisonjeira. Falsas teorias, revestidas de trajos de luz, apresentar-se-ão ao povo de Deus. Assim procurará Satanás enganar, se possível, até os escolhidos. As mais sedutoras influências serão exercidas; mentes serão hipnotizadas.

Corrupções de toda sorte, semelhantes às que prevaleciam entre os antediluvianos, serão introduzidas para levar cativo o entendimento dos homens. A exaltação da, natureza em lugar de Deus, a irrestrita licenciosidade da vontade humana, o conselho dos ímpios - desses se serve Satanás para conseguir certos fins. Ele empregará o poder de uma, mente sobre outra para realizar os seus desígnios. O pensamento mais triste de todos é o de que, sob a sua enganosa influência, os homens terão uma forma de piedade, sem ter verdadeira ligação com Deus. Como Adão o Eva, que comeram o fruto da árvore da ciência do bem e do mal, muitos se estão agora mesmo alimentando com os enganosos bocados do erro.

Agentes satânicos estão vestindo teorias de roupagens atraentes, do mesmo modo que Satanás, no jardim do Éden, ocultou de nossos primeiras pais a sua identidade por intermédio da serpente. Esses agentes estão incutindo no espírito do homem isso que na realidade é erro mortífero. A influência hipnótica de Satanás repousará sobre os que se volvem da clara Palavra de Deus para fábulas agradáveis.

Os que receberam mais luz, é que Satanás busca mais assiduamente apanhar. Ele sabe que, se conseguir enganá-los, eles, sob o seu domínio, revestirão o pecado com trajes de justiça, levando muitos a desviarem-se.

Digo a todos: Estai de sobreaviso, pois, como anjo de luz, Satanás está percorrendo todas as reuniões de obreiros cristãos, e em cada igreja procura ganhar para o seu lado os membros. Ordena-se-me dar ao povo de Deus a advertência: "Não erreis; Deus não Se deixa escarnecer". Gál. 6:7. 3TS, 270-272.

Ano Bíblico: Núm. 25-27. Juvenis: Êxo. 35.


Ma - Pag. 58  

Tentações Disfarçadas

"Eu sei que, depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes que não pouparão o rebanho. E que, dentro vós mesmos, se, levantarão homens falando coisas pervertidas para arrastar os discípulos atrás deles". Atos 20:29 e 30.

Deus não esqueceu o Seu povo, escolhendo um homem isolado aqui e outro ali, como os únicos dignos de que lhes confie a verdade. Não dá a um homem luz contrária à esta- belecida fé do corpo de crentes. Em toda reforma, surgiram homens pretendendo isso. ...

Alguém aceita umas idéias novas e originais, que não pare- cem discordar da verdade. Fala disso e sobre isso se demora, até que lhe parece revestido de beleza e, importância, pois Satanás tem poder para lhe dar essa falsa aparência. Por fim torna-se o seu tema todo absorvente, o única e grande ponto em volta do qual tudo gira; e a verdade é desarraigada do coração.

Advirto-vos que vos guardeis contra esses movimentos desviados, cuja tendência é distrair a mente da verdade. O erro jamais é, inofensivo. - Nunca ele santifica, mas sempre traz confusão e dissensão. É sempre perigoso. O inimigo tem grande poder sobre os espíritos que não se achem plenamente fortalecidos pela oração, e firmados na verdade bíblica.

Existem mil tentações disfarçadas, preparadas para os que têm a luz da verdade; e a única segurança para qualquer de nós está em não recebermos nenhuma nova doutrina, nenhuma interpretação nova das Escrituras, antes de submetê-la à consideração dos irmãos de experiência. Apresentai-a a eles, com espírito humilde e pronto para aprender, fazendo fervorosa oração; e, se eles não virem luz nisto, atender ao seu juízo....

Satanás trabalha constantemente, mas poucos, fazem idéia de sua atividade e subtileza. O povo de Deus deve estar preparado para resistir ao perverso inimigo. É esta resistência que apavora a Satanás. Ele conhece, melhor do que nós, o limite de seu poder, e como facilmente pode ser vencido, se lhe resistirmos e o enfrentarmos. Mediante poder divino, o mais fraco dentre os santos é mais forte do que ele e do que todos os seus anjos e, se submetido a uma prova, poderá demonstrar sua força superior. Portanto, o passo de Satanás é silencioso, seus movimentos são traiçoeiros e suas baterias camufladas. Ele não se atreve a apresentar-se abertamente, para não despertar as energias latentes do cristão. -2TS,

Ano Bíblico: Núm. 28.30. Juvenis: Êxo. 40.


Ma - Pag. 59  

Por que Cristo Retarda Sua Vinda?

"Isto, porém," vos digo, irmãos. o tempo se, abrevia". I Cor. 7:29

Os anjos de Deus em Suas mensagens aos homens, apresentam o tempo como muito breve. Assim ele me tem sido sempre apresentado. É verdade que o tempo tem prosseguido mais do que esperávamos nos primeiros tempos desta mensagem. Nosso Salvador não apareceu tão depressa como esperávamos. Falhou, porém, a palavra do Senhor? Nunca! De- vemos lembrar que as promessas e ameaças de Deus são igualmente condicionais.

Deus confiou a Seu povo uma obra a ser realizada na Terra. A mensagem do terceiro anjo devia ser proclamada, o espírito dos crentes devia ser dirigido ao santuário celeste, aonde Cristo entrara para fazer expiação por Seu povo. A reforma do sábado devia ser levada avante. A brecha na lei de Deus precisava ser reparada. A mensagem precisava ser proclamada com grande voz, para que todos os habitantes da Terra recebessem a "advertência. O povo de Deus precisava purificar sua alma pela obediência do, verdade, e ser preparado para subsistir irrepreensível diante dele em Sua vinda.

Houvessem os Adventista, depois da grande decepção de 1844, ficado firmes na fé, e seguido avante em união no caminho aberto pela providência de Deus, recebendo a mensagem do terceiro anjo e proclamando-a ao mundo, no poder do Espírito Santo, ... o Senhor haveria cooperado poderosa- mente com seus esforços, a obra se haveria completado, e Cristo haveria vindo antes disto para receber Seu povo para lhes dar o galardão.

.No período de dúvidas e incerteza que se seguiu ao desapontamento, porém, muitos dos crentes no advento abandonaram a fé. ... Assim era a obra prejudicada, e o mundo dei- xado em trevas. houvesse todo o corpo de adventistas se unido em torno dos mandamentos de Deus e da fé de Jesus, quão vastamente diversa haveria sido nossa história! ...

Por quarenta anos a incredulidade, murmurações e rebelião excluíram o antigo Israel da terra de Canaã. Os mesmos pecados têm retardado a entrada do moderno Israel na Canaã celeste. Em nenhum dos casos as promessas de Deus estiveram em falta. É a incredulidade, o mundanismo, a falta de consagração e a contenda entre o professo povo do Senhor que nos têm conservado neste mundo de pecado e dor por tantos anos. - 1ME, 67-69.

Ano Bíblico: Núm. 31 e 32. - Juvenis: Núm. 9.15-23; 10:29-36.


Ma - Pag. 60  

Um Alvo a Alcançar

"O mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo, sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo". 1 Tess. 5.23.

Quando Paulo escreveu: "O mesmo Deus de paz vos santifique em tudo", não exortou seus irmãos a aspirarem a uma norma que lhes era impossível alcançar; ele não orou para que pudessem ter bênçãos que não era da vontade de Deus conceder. Ele sabia que todos os que queriam estar habilitados para encontrar-se com Cristo em paz, precisavam possuir um caráter puro e santo. - Christian Temperance and Bible Hygiene, p. 54.

Se os adventistas do sétimo dia pusessem em prática o que professam crer, se fossem sinceros reformadores da saúde, seriam realmente um espetáculo ao mundo, aos anjos e aos homens. E revelariam um zelo bem maior pela salvação daqueles que ignoram a verdade.

Grandes reformas devem ser constatadas entre o povo que alega estar aguardando o breve aparecimento de Cristo. A reforma da saúde deve efetuar entre nosso povo uma obra ainda não realizada até agora. Existem os que deviam estar atentos ao perigo da alimentação cárnea, os quais ainda se alimentam da carne de animais, pondo em perigo, dessa forma, a saúde física, mental e espiritual. Muitos que agora são apenas meio convertidos quanto à questão da alimenta- cão cárnea, separar-se-ão do povo de Deus, para não mais andar com ele. - CS, 575.

A força dominante do apetite demonstrar-se-á a ruína de milhares quando, se houvessem triunfado nesse ponto, te- riam tido força moral para ganhar a vitória sobre qualquer outra tentação de Satanás. Os que são escravos do apetite, no entanto, deixarão de aperfeiçoar o caráter cristão. A in- cessante transgressão do homem através de seis mil anos, tem trazido em resultado doença, dor e morte. E, à medida que nos aproximamos do fim do tempo, a tentação do inimigo para ceder ao apetite será mais poderosa e difícil de vencer. -Idem, p. 574.

Tem-me sido mostrado seguidas vezes que Deus está pro- curando fazer-nos retornar, passo a passo, ao Seu propósito original o de que o homem deve viver dos produtos naturais da terra. Entre os que estão aguardando a vinda do, Senhor, deve a alimentação cárnea ser finalmente abandonada,. - Idem, P. 450.

Ano Bíblico Núm. 33 e 34."- Juvenis: Núm. 11.


Ma - Pag. 61  

Não Temos Tempo Para Fazer a Obra do Diabo

"Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade, esperando e apressando a vinda do dia de Deus". 11 S. Ped. 3:11 e 12.

É essencial que todos conheçam qual é a atmosfera que circunda sua própria alma, se estão em sociedade com o inimigo da justiça, realizando inconscientemente sua obra, ou se estão jungidos a Cristo, fazendo Sua obra. ...

Satanás se agradaria de que todos se tornassem seus aliados na obra de debilitar a confiança de um irmão no outro e semear discórdia entre os que professam crer na, verdade. Satanás pode realizar seu propósito da maneira mais bem sucedida por meio de professas amigos de Cristo que não estão andando e labutando segundo as normas de Cristo.

Este é o dia da preparação do Senhor. Não temos tempo agora para falar de incredulidade ou ..- para fazer a obra do diabo. Acautelem-se todos de transtornar a fé dos outros lançando sementes de inveja, ciúme, desunião; pois Deus ouve as palavras, e Ele julga, não por asserções que são sim e não, mas pelo resultado do procedimento da pessoa. ...

Por enquanto os quatro ventos estão sendo retidos até que os servos de Deus sejam selados em sua fronte. Então os poderes da Terra se disporão em ordem para a última grande batalha. Quão cuidadosamente devemos aproveitar o pequeno período restante de nosso. tempo de graça! Quão diligente- mente devemos examinar a nós mesmos! ...

É de disciplina de espírito, pureza de coração e pensa- mento que se necessita. Isto é mais valioso do que brilhante talento, tato ou conhecimento. A mente comum, educada a obedecer a um "Assim diz a Senhor", está melhor habilitada para a obra de Deus do que os que possuem aptidões, mas não as empregam corretamente. ... Os homens podem or- gulhar-se de seu conhecimento de coisas mundanas; se não possuem, porém, conhecimento do verdadeiro Deus, de Cristo, o Caminho, a Verdade e a Vida, são deploravelmente ignorantes, e seu conhecimento perecerá com eles. Conhecimento secular é poder, mas o conhecimento da Palavra que exerce uma influência transformadora sobre o espírito humano, é imperecível. É conhecimento santificado. É vida e paz e alegria para sempre. Quanto maior o conhecimento que os homens tiverem, inteiramente santificados a Deus, tanto mais apreciarão o valor de Jesus Cristo. - RH, 27-11-1900.

Ano Bíblico: Núm. 35 e 36. - Juvenis- Núm. 12.


Ma - Pag. 62  

A Última Campanha de Satanás

Filhinhos, já é a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos anticristo têm surgido, pelo que conhecemos que é a última hora ". 1 S. João 2:18.

O inimigo está-se preparando para sua última campanha contra a igreja. Por tal forma se ocultou de vista, que muitos quase que não acreditam em sua existência, muito menos se podem convencer de sua espantosa atividade e poder. ...

O homem é cativo de Satanás, naturalmente inclinado a seguir suas sugestões e cumprir suas ordens. Em si mesmo, não tem poder para opor resistência eficaz ao mal. É só à medida que Cristo nele habita, pela viva fé, influenciando-lhe os desejos e fortalecendo-o com poder do alto, que pode o homem atrever-se a fazer face a tão terrível inimigo. Qualquer outro meio de defesa é inteiramente inútil. É unicamente por meio de Cristo que o poder de Satanás é limitado. É esta uma verdade momentosa, que todos deveriam compreender. Satanás está ocupado a todo momento, indo para cá e para lá, andando acima e abaixo pela Terra, buscando a quem possa tragar. Mas a fervorosa oração da fé lhe frustrará os maiores esforços. ...

Satanás espera envolver os remanescentes filhos de Deus na ruína geral que está para vir sobre a Terra. A medida que se aproxima a vinda de Cristo, mais determinado e deci- dido em seus esforços fica ele, a fim de os derrotar. Surgirão homens e mulheres proclamando possuir alguma nova luz ou alguma nova revelação, e cuja tendência é abalar a fé nos marcos antigos. Suas doutrinas não resistem à prova da Palavra de Deus. Mesmo assim, almas serão enganadas. Farão circular relatos falsos e alguns serão apanhados pela armadilha. ... Não podemos ser demasiado vigilantes contra toda forma de erro, pois Satanás está constantemente buscando afastar da verdade os homens. - 2TS, 105-107.

Alguns homens não têm firmeza de caráter. Assemelham- se a uma bola de cera, e podem ser moldados em qualquer feitio concebível. ... Essa fraqueza, indecisão e- ineficiência precisam ser vencidas. Existe no verdadeiro, caráter cristão alguma coisa de indomável, que não pode ser moldada nem subjugada pelas circunstâncias adversas. Os homens precisam ter, moralmente falando, espinha dorsal, uma integridade que se não vence pela lisonja, pelo suborno ou o terror. -5T, 297.

Ano Bíblico: Deut. 1-3. Juvenis: Núm. 13.


Ma - Pag. 63  

Através das Portas do Céu

"Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a norte, Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de havar agradado a Deus". Heb. 11:5.

Vivemos num século mau. ... Por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos está esfriando. Enoque andou com Deus trezentos anos. Agora a brevidade do tempo está sendo apresentada com insistência como motivo para buscar a justiça. Será necessário que os terrores do dia de Deus sejam mantidos. diante de nós a fim de compelir-nos à ação correta? O caso de Enoque está perante nós. Ele andou com Deus centenas de anos. Viveu numa época corrupta, quando a poluição moral proliferava por toda parte ao seu redor; ele, no entanto, acostumou a mente. à devoção, a amar a pureza. Sua conversação era sobre coisas celestiais. Ele educou a mente neste sentido, e levava o cunho divino. Sua fisionomia estava radiante da luz que resplandece na face de Jesus.

Enoque tinha tentações assim como nós. Estava rodeado de uma sociedade não mais favorável à justiça o que aquela que nos rodeia. A atmosfera respirada por ele estava contaminada de pecado e corrupção, do mesmo modo que a nossa; ele levou, no entanto, uma vida de santidade. Não ficou maculado pelos pecados predominantes na época em que viveu. Assim também nós podemos permanecer puros e íntegros. Ele era uma figura dos santos que vivem no meio dos perigos e corrupções dos últimos dias. Foi trasladado por sua fiel obediência a Deus. Assim, também, os fiéis, que ficarem vivos, serão trasladados. - 2T, 121 e 122.

"Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus". Durante trezentos anos Enoque estivera procurando pureza de coração, para que pudesse estar em harmonia com o Céu. Durante três séculos andara com Deus. Dia após dia almejara uma união mais Intima; cada vez mais estreita se tornara a comunhão até que Deus o tomou para Si. Estivera no limiar do mundo eterno, havendo apenas um passo entre ,ele e o país da bem-aventurança; e, agora, abriram-se os portais; o andar com Deus", durante tanto tempo praticado em Terra, continuou, e ele passou pelas portas da santa cidade o primeiro dentre os homens a entrar ali. ...

Deus nos está chamando para tal comunhão. Como era a de Enoque, deve ser a santidade de caráter dos que serão remidos dentre os homens por ocasião da segunda vinda do Senhor. - 8T, 331.

Ano Bíblico: Deut. 4-7 Juvenis: Núm. 16 e 17.


Ma - Pag. 64  

A Visão é Certa

"A visão é ainda para o tempo determinado, e até o fim falará, e não mentira. Se tardar, espera-O; porque certamente virá, não tardará". Hab. 2.3.

A fé que fortaleceu Habacuque e todos os santos e justos naqueles dias de grande provação, é a mesma que sustém o povo de Deus hoje. Nas horas mais escuras, sob as mais proibitivas circunstâncias, o crente cristão pode suster sua alma sobre a fonte de toda luz e poder. Dia a dia, pela fé em Deus, sua esperança e ânimo podem ser renovados. ... No serviço de Deus não precisa haver desalento, nem vacilação ou temor. O Senhor fará mais que, cumprir as mais altas expectativas dos que nele põem a sua confiança. Ele lhes dará a sabedoria que suas múltiplas necessidades demandam.

Da abundante provisão feita em favor de cada alma tentada, o apóstolo Paulo deu eloqüente testemunho. A ele foi dada a divina certeza: "A graça te basta, porque, o Meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". Em gratidão e confiança, o provado servo de Deus respondeu: "De boa vontade pois me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte". 11 Cor. 12:9 e 10.

Devemos acariciar e cultivar a fé da qual testificaram apóstolos a fé que se apodera das promessas de profetas e Deus, e espera pelo livramento na ocasião e maneira apontadas. A firme palavra da profecia encontrará seu final cumprimento no glorioso advento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, como Rei dos reis e Senhor dos senhores. O tempo de espera pode parecer longo, a alma pode ser oprimida por desanimadoras circunstâncias, muitos daqueles em quem confiamos podem cair ao longo do caminho; mas como o profeta que procurou encorajar Judá em tempo de apostasia sem precedente, confiadamente declaramos: "O Senhor está no Seu santo templo; cale-se diante dele toda a Terra". Hab. 2:20.

Tenhamos sempre em mente a confortante mensagem: "A visão é ainda para o tempo determinado, e até ao fim falará, e não mentirá. Se tardar espera-O; porque certamente virá, não tardará. ... O justo pela sua fé viverá". Hab. 2:3 e 4. - PR, 386-388.

Ano Bíblico: Deut. 8.11. Juvenis Núm. 16 e 17.


Ma - Pag. 65  

Um Refúgio Seguro

"Pois eis que o Senhor sai do Seu lugar, para castigar a iniqüidade dos moradores da Terra; a Terra descobrirá o sangue que embebeu e já não encobrirá aqueles que foram mortos". Isa. 26-.21.

Rápida e seguramente está vindo uma culpabilidade quase universal sobre os habitantes das cidades, devido ao firme incremento de determinada impiedade. A corrupção que prevalece está além do poder da pena humana descrever. Cada dia traz novas revelações de atritos, suspeitas e fraudes; cada dia traz seu desalentador registo de violência e arbitrariedade, de indiferença para com o sofrimento humano, de destruição brutal e perversa da vida humana.

Nosso Deus é um Deus de misericórdia. Com longanimidade e terna compaixão Ele trata com o transgressor da Sua lei.

O Senhor trata pacientemente com os homens, e com cidades, misericordiosamente dando advertências para salvá-los da ira divina; mas virá o tempo quando não mais se ouvirão súplicas por misericórdia.

As condições prevalecentes hoje na sociedade, e especialmente nas grandes cidades das nações, proclamam com voz de trovão que a hora do juízo de Deus. está próxima, e que o fim de todas as coisas terrestres é chegado. Estamos no limiar da crise dos séculos. Em rápida sucessão os juízos de Deus se seguirão uns aos outros - fogo, inundações e terremotos, com guerras e derramamento de sangue. ...; pois o anjo de misericórdia não pode ficar muito tempo mais a proteger o impenitente. ...

A tormenta da ira de Deus está-se acumulando; e subsistirão unicamente os que responderem ao convite de misericórdia, ... e se santificarem pela obediência às leis do divino Governante. Somente os justos serão escondidos com Cristo em Deus até que passe a desolação. Seja a linguagem da alma:

"Só em Ti eu tenho abrigo,

Aos Teus pés jaz o meu ser;

Não me deixes, sê comigo,

Teu conforto eu quero ter.

"Guarda-me, ó bom Salvador,

Té o temporal passar,

Guia-me em Teu terno amor,

Para o eterno e doce lar". - PR, 275-273.

Ano Bíblico: Deut. 12-14. - Juvenis: Núm. 18 e 19.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>