Educação

Relação do Vestuário Para com a Educação

Ed - Pag. 246  

"Em traje honesto." I Tim. 2:9.

Não poderá ser completa nenhuma educação que não ensine princípios corretos em relação ao vestuário. Sem tal ensino, a obra da educação é muitas vezes retardada e pervertida. O amor ao vestuário e a dedicação à moda acham-se entre os mais formidáveis oponentes e decididos embaraços que há para o professor.

A moda é uma senhora que governa com mão de ferro. Em muitíssimos lares a atenção, força e tempo dos pais e filhos são absorvidos em satisfazer suas exigências. Os ricos têm o desejo de suplantar uns aos outros ao sujeitar-se às modas que estão sempre em mudança; os de classe média e mais pobres esforçam-se por aproximar-se da norma estabelecida pelos que supõem acima de si. Onde os meios e a força são limitados, e o desejo de sobressair é grande, o peso se torna quase insuportável.

Para muitos não importa quão próprio ou mesmo bonito um vestido possa ser, no caso de se mudar a moda, tem de ser reformado ou posto de lado. Os membros do lar são condenados a uma faina incessante. Não há tempo para educar as crianças, tempo para a oração, ou para estudo da Bíblia; não há tempo para ajudar os pequeninos a se familiarizarem com Deus mediante as Suas obras.


Ed - Pag. 247  

Não há tempo nem dinheiro para a caridade. Muitas vezes a mesa de jantar vem a sofrer restrições. O alimento é mal escolhido e preparado precipitadamente, sendo as exigências da natureza supridas apenas parcialmente. Os resultados serão os maus hábitos no regime alimentar, os quais desenvolvem doenças e conduzem à intemperança.

O amor à exibição produz a extravagância, e em muitos jovens mata a aspiração para uma vida mais nobre. Em vez de procurar educação, cedo demais se empenham nalguma ocupação a fim de ganhar dinheiro para satisfazer à paixão do vestir. E por meio desta paixão muita jovem é seduzida à ruína.

Em muitas casas os recursos da família ficam sobrecarregados. O pai, incapaz de suprir as exigências da mãe e filhos, é tentado à desonestidade, e novamente a desonra e ruína são o resultado.

Mesmo o dia de culto e as próprias cerimônias religiosas não estão isentos do domínio da moda. Pelo contrário, oferecem oportunidade para maior exibição de seu poder. A igreja torna-se um lugar de ostentação, e as modas são estudadas mais do que o sermão. Os que são pobres, incapazes de corresponder às exigências da moda, ficam inteiramente afastados da igreja. O dia de descanso é passado em ociosidade, e pelos jovens muitas vezes em associações desmoralizadoras.

Na escola, as moças, em virtude de vestes impróprias e incômodas, inabilitam-se ou para o estudo ou para o recreio. Sua mente está preocupada, e tarefa difícil é ao professor despertar-lhes o interesse.

Para quebrar o encanto da moda a professora muitas vezes não encontra meios mais eficazes do que o contato com a Natureza. Que as alunas provem os deleites que se encontram ao lado dos rios, lagos e mares; subam elas às colinas, contemplem a glória do pôr-do-sol, explorem os tesouros do bosque e do campo; aprendam


Ed - Pag. 248  

os prazeres de cultivar plantas e flores; e a importância de mais uma fita ou babado perderá sua significação.

Levem os jovens a verem que no vestuário, assim como no regime alimentar, a maneira singela de viver é indispensável para que possamos pensar de maneira superior. Levem-nos a ver quanto há a aprender e fazer, quão preciosos são os dias da juventude como preparo para o trabalho da vida. Ajudem-nos a ver que tesouro há na Palavra de Deus, no livro da Natureza, e nas histórias das vidas nobres.

Dirija-se-lhes a mente aos sofrimentos que poderiam aliviar. Auxiliem-nos a ver que, em cada dólar dissipado para a ostentação, aquele que o despende se despoja de meios para alimentar os famintos, vestir os nus e consolar os tristes.

Não podem consentir que se frustrem as gloriosas oportunidades da vida, que se lhes amesquinhe o espírito, arruíne a saúde, e naufrague sua felicidade, tudo por amor da obediência a mandos que não têm fundamento na razão, nem no conforto ou na graça e elegância.

Ao mesmo tempo devem os jovens ser ensinados a reconhecer a lição da Natureza: "Tudo fez formoso em seu tempo." Ecl. 3:11. No vestuário, bem como em todas as outras coisas, é nosso privilégio honrar a nosso Criador. Ele deseja que não somente seja nosso vestuário limpo e saudável, mas próprio e decoroso.

O caráter de uma pessoa é julgado pelo aspecto de seu vestuário. Um gosto apurado, um espírito cultivado, revelar-se-ão na escolha de ornamentos simples e apropriados. A simplicidade no vestir, aliada à modéstia das maneiras, muito farão no sentido de cercar uma jovem com aquela atmosfera de sagrada reserva que para ela será uma proteção contra os milhares de perigos.

Ensine-se às moças que a arte de vestir-se bem, inclui


Ed - Pag. 249  

também a habilidade de fazer sua própria roupa. Isto deve ser uma ambição nutrida por toda jovem. Será um meio de utilidade e independência de que não pode prescindir.

É justo amar e desejar a beleza; Deus, porém, deseja que amemos e procuremos primeiro a mais alta beleza - aquela que é imperecível. As mais seletas produções da perícia humana não possuem beleza que se possa comparar com a beleza do caráter, que à Sua vista é de grande preço.

Ensinem-se os jovens e crianças a escolher para si aquela veste real tecida nos teares celestiais - o "linho... puro e resplandecente" (Apoc. 19:8), que todos os santos da Terra usarão. Tal veste - o próprio caráter imaculado de Cristo - é livremente oferecido a todo ser humano. Mas todos os que a recebem, a receberão e usarão aqui.

Ensine-se às crianças que, franqueando elas a mente a pensamentos puros e amoráveis, e praticando ações amáveis e auxiliadoras, estão se vestindo com Suas belas vestes de caráter. Este traje as tornará belas e amadas aqui, e depois será o seu direito de admissão ao palácio do Rei. Sua promessa é:

"Comigo andarão de branco, porquanto são dignas disso." Apoc. 3:4.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>