Conselhos Professores, Pais e Estudantes

CAPÍTULO 78

Educação Missionária

CP - Pag. 531  

Na obra de salvar almas, reúne o Senhor obreiros com planos e idéias diferentes, bem como diversos nos métodos de trabalho. Com essa diversidade de mentes, porém, deve-se revelar unidade de desígnio. Muitas vezes, no passado, a obra que o Senhor destinara a prosperar foi prejudicada devido a homens procurarem pôr um jugo sobre os coobreiros que não seguiam os métodos que eles julgavam ser os melhores.

Não se pode apresentar modelo exato para o estabelecimento de escolas em novos campos. O clima, o ambiente, as condições do país e os meios de que se dispõe para o trabalho, tudo deve influir na modelação da obra. As bênçãos de uma completa educação produzirão êxito na obra missionária cristã. Por seu intermédio, almas se converterão à verdade.

"Vós sois a luz do mundo", declara Cristo. "Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos Céus." Mat. 5:14 e 16. A obra de Deus na Terra, nestes últimos dias, deve refletir a luz que Cristo trouxe ao mundo. Esta luz deve dissipar a densa escuridão dos séculos. Homens e mulheres imersos em trevas pagãs devem ser alcançados por aqueles que, uma vez, se achavam em condições idênticas de ignorância, mas que receberam o conhecimento da verdade da Palavra de Deus. Essas nações pagãs aceitarão ansiosamente as instruções que lhes forem dadas acerca de Deus.


CP - Pag. 532  

Mui preciosa é a Deus Sua obra na Terra. Cristo e os anjos celestes estão-na observando a todo instante. À medida que nos aproximarmos da vinda de Cristo, mais e mais serviço missionário há de ocupar nossos esforços. A mensagem do renovador poder da graça de Deus será levada a todo país e clima, até que a verdade circunde o mundo. Entre os que hão de ser assinalados, encontrar-se-ão pessoas vindas de toda nação e tribo e língua e povo. De todo país serão recolhidos homens e mulheres que se acharão perante o trono de Deus e perante o Cordeiro, clamando: "Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro." Apoc. 7:10. Antes, porém, que esta obra se possa efetuar, cumpre-nos experimentar aqui em nossa própria pátria a operação do Espírito Santo sobre os corações.

Não Seguir Planos Mundanos

Deus me tem revelado que estamos em positivo risco de introduzir em nossa obra educativa os costumes e modas dominantes nas escolas do mundo. Caso os professores não estejam vigilantes, porão ao pescoço dos alunos jugos mundanos em lugar do jugo de Cristo. O plano das escolas que havemos de estabelecer nesses anos finais da mensagem deve ser de ordem inteiramente diversa das que temos instituído.

Por essa razão Deus nos manda estabelecer escolas afastadas das cidades, onde, sem impedimentos ou entraves, possamos levar avante a educação dos estudantes segundo planos afinados com a solene mensagem a nós confiada, para dar ao mundo. Uma educação assim pode melhor ser levada a cabo


CP - Pag. 533  

onde haja terra para cultivar, e onde o exercício físico feito pelos alunos pode ser de natureza a desempenhar valiosa parte na formação de seu caráter, e a habilitá-los para a utilidade nos campos a que tenham de ir.

Deus abençoará as escolas dirigidas segundo o Seu desígnio. Quando trabalhávamos para estabelecer a obra educativa na Austrália, o Senhor revelou-nos que essa escola não se devia modelar segundo qualquer outra estabelecida no passado. Devia ser uma escola modelo. Foi estabelecida segundo o plano que Deus nos deu, e Ele a tem feito prosperar.

Novos Métodos

Foi-me mostrado que em nossa obra educativa não devemos seguir os métodos adotados em nossas escolas antigas. Há entre nós muito apego aos velhos costumes, e por isso nos achamos bem atrás do que devíamos estar no desenvolvimento da terceira mensagem angélica. Como os homens não pudessem compreender o desígnio de Deus nos planos que nos foram expostos quanto à educação de obreiros, seguiram-se em algumas de nossas escolas métodos que mais retardaram do que adiantaram a obra de Deus. Passaram para a eternidade anos de pequenos resultados, quando podiam haver apresentado a realização de uma grande obra. Houvesse a vontade do Senhor sido cumprida pelos obreiros na Terra como o é pelos anjos no Céu, muito do que agora resta por fazer já estaria executado, e ver-se-iam nobres resultados como fruto do esforço missionário.


CP - Pag. 534  

A utilidade aprendida na fazenda da escola é justamente a educação essencial para os que saem como missionários para muitos campos estrangeiros. Se esse preparo for ministrado tendo em vista a glória de Deus, grandes serão os resultados que haveremos de obter. Obra alguma é mais eficaz do que a realizada pelos que, havendo sido preparados para a vida prática, saem para os campos missionários com a mensagem da verdade, habilitados a instruírem assim como foram instruídos. O conhecimento que obtiveram em lavrar o solo e em outros ramos de trabalho manual, e que levam consigo para o campo de trabalho, torná-los-á uma bênção mesmo em terras pagãs. Special Testimonies, Série B, nº 11, págs. 27-30.

O professor não deve separar-se do serviço da igreja. Os que dirigem escolas de igreja e outras maiores devem considerar como privilégio, não somente ensinar na escola, mas levar para a igreja com que se acham ligados os mesmos talentos empregados na escola. Mediante seu trabalho e influência, introduzir-se-á poder na igreja. Eles devem esforçar-se por elevá-la ao mais alto nível.

Acham-se em todas as nossa fileiras rapazes e moças que devem ser preparados para posições de responsabilidade e influência. É necessária a educação, tanto para o cumprimento dos deveres domésticos da vida, como para o êxito em todo campo de utilidade. Sob a direção do Espírito Santo, esses jovens devem ser educados e exercitados de modo que todas as suas energias sejam consagradas ao serviço de Deus.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>