Conselhos Professores, Pais e Estudantes

CAPÍTULO 60

O Livro dos Livros

CP - Pag. 427  

Que livro se pode comparar com a Bíblia? O conhecimento de seus ensinos é essencial a toda criança e jovem, e aos que são de idade madura; pois ela é a Palavra de Deus dada a fim de guiar a família humana para o Céu. Há no mundo hoje muitos deuses e doutrinas. Sem uma compreensão das Escrituras é impossível à juventude compreender o que é a verdade, ou distinguir entre as coisas sagradas e as comuns.

A Palavra de Deus deve ser tida como o mais elevado livro educativo de nosso mundo, e ser tratada com reverente temor. Deve ser posta nas mãos das crianças e jovens, como o grande guia, a fim de que possam receber de Deus aquele conhecimento correto que significa vida eterna.

A História na Bíblia

As grandiosas verdades da história sagrada possuem surpreendente força e beleza, e têm tão grande alcance como a eternidade. Que conhecimento mais importante se pode obter do que aquele que esboça a queda do homem, e as conseqüências do pecado que abriu sobre o mundo a maré de desgraças; que fala a respeito do primeiro advento de Cristo? A encarnação de Cristo, Sua divindade, Sua obra expiatória, Sua maravilhosa vida no Céu como nosso advogado, o ofício do Espírito Santo, sim, todos estes temas vitais do Cristianismo estão revelados desde o Gênesis até ao Apocalipse. Cada um é um elo de ouro na cadeia perfeita da verdade. Por que, pois, não deveriam as Escrituras ser exaltadas em cada escola de nosso país?


CP - Pag. 428  

Moisés foi educado em toda a sabedoria dos egípcios; contudo ele disse a Israel: "Vedes aqui vos tenho ensinado estatutos e juízos, como me mandou o Senhor, meu Deus, para que assim façais no meio da terra a qual ides a herdar. Guardai-os, pois, e fazei-os, porque esta será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos que ouvirão todos estes estatutos e dirão: Só este grande povo é gente sábia e inteligente. Por que... que gente há tão grande, que tenha estatutos e juízos tão justos como toda esta lei que hoje dou perante vós? Tão-somente guarda-te a ti mesmo e guarda bem a tua alma, que te não esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto, e se não apartem do teu coração todos os dias da tua vida, e as farás saber a teus filhos e aos filhos de teus filhos." Deut. 4:5-9.

Onde acharemos leis mais nobres, puras, e justas do que as que se acham expostas nos livros dos estatutos, nos quais está registrada a instrução dada a Moisés para os filhos de Israel? De que outra fonte podemos colher semelhante força, ou aprender tão nobre ciência? Que outro livro ensinará tão bem aos homens a amar a Deus, temê-Lo e obedecer-Lhe? Que outro livro apresenta aos estudiosos ciência mais enobrecedora, história mais maravilhosa? Ele retrata claramente a justiça, e prediz a conseqüência da deslealdade para com a lei de Jeová.

A Bíblia Como Literatura

Como fator de educação, a Bíblia é de mais valor do que os escritos de todos os filósofos de todos os séculos. Em sua vasta série de estilos e assuntos, há algo para interessar


CP - Pag. 429  

e instruir a toda mente, para enobrecer a todo interesse. A luz da revelação resplandece em todo seu brilho no passado remoto, aonde os anais da história humana não lançam sequer um raio de luz. Há ali poesia que provocou o pasmo e admiração do mundo. Em resplendente beleza, em majestade sublime e solene, em comovente piedade, não se rivalizam com ela as mais brilhantes produções humanas. Há uma sólida lógica, desapaixonada eloqüência. Existem estampadas ali as nobres ações dos cavalheiros, exemplos de virtude particular e de honra pública, bem como lições de piedade e pureza.

Uma Força Moral

Estudando as Escrituras nós nos familiarizamos com Deus e somos levados a compreender nossa relação para com Cristo, Aquele que leva os nossos pecados, a segurança da raça decaída. Ninguém fica em trevas quanto àquilo que Deus aprova ou reprova.

A Bíblia contém instrução a respeito do caráter que os filhos de Deus devem possuir. "Bem-aventurados os limpos de coração", declara ela, "porque eles verão a Deus." Mat. 5:8. "Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor." Heb. 12:14. "Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando Ele Se manifestar, seremos semelhantes a Ele; porque assim como é O veremos. E qualquer que nEle tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também Ele é puro." I João 3:2 e 3.

Este importantíssimo conhecimento deve ser conservado perante nossos filhos e jovens, não de maneira arbitrária, ditatorial, mas como revelação divina, como instrução do mais alto valor, essencial à sua presente paz neste mundo de


CP - Pag. 430  

torvelinho e contendas, e como preparo para a futura vida eterna, no reino de Deus. Colocai, pois, a Santa Palavra em suas mãos. Animai-os a examinar-lhe as páginas. Acharão ali tesouros de inestimável valor. E, recebendo a Cristo como o pão da vida, eles têm o penhor da vida eterna.

Os dizeres de Cristo são ouro puro, sem uma partícula de escória. Quando os que receberam a interpretação falsa da Palavra examinam com decidido esforço as Escrituras, no intuito de conhecer o que é a verdade, o Espírito Santo lhes abre os olhos do entendimento, e a Palavra é para eles uma nova revelação. O seu coração é despertado com uma nova e viva fé, e vêem na lei divina coisas maravilhosas. Os ensinos de Cristo têm para eles uma amplitude e um sentido que nunca antes compreendiam.

Os jovens necessitam de educadores que conservem sempre diante de si os princípios da Palavra de Deus. Se os professores fizerem dos preceitos da Bíblia o seu guia, terão maior influência sobre os jovens. Serão aprendizes, tendo com Deus uma ligação viva. Esforçar-se-ão por incutir idéias e princípios que conduzam a mais amplo conhecimento de Deus, a uma fervorosa e crescente fé, no sangue de Cristo e na virtude e eficácia de Sua graça para os guardar da queda. Procurarão constantemente edificar a fortaleza de uma experiência cristã sadia e bem equilibrada, a fim de que seus estudantes possam estar habilitados a serem de utilidade.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>