Conselhos Professores, Pais e Estudantes

CAPÍTULO 65

Estudai a Bíblia por vós Mesmos

CP - Pag. 460  

Estudar a Bíblia Sozinho

Nada há melhor calculado para dar vigor à mente e fortalecer o intelecto do que o estudo da Palavra de Deus. Nenhum outro livro é tão poderoso para elevar os pensamentos, para dar vigor às faculdades, como as amplas e enobrecedoras verdades da Bíblia. Se a Palavra de Deus fosse estudada como deveria ser, os homens teriam uma amplidão mental, uma nobreza de caráter, e uma estabilidade de propósitos que raramente se vêem nestes tempos. A busca da verdade recompensará a cada passo aquele que a procura, e cada descoberta abrirá campos mais ricos para a sua pesquisa.

A milhares de homens que ministram nos púlpitos faltam qualidades essenciais de espírito e caráter, porque não se aplicam ao estudo das Escrituras. Contentam-se com um conhecimento superficial das verdades que estão repletas de profunda significação; e preferem continuar perdendo muito de todos os modos, em vez de rebuscarem diligentemente o tesouro escondido. ...

Os homens se transformam de acordo com aquilo que contemplam. Se pensamentos e preocupações vulgares tomam a atenção, o homem será vulgar. Se for negligente demais para obter qualquer coisa senão um conhecimento superficial da verdade, não receberá as ricas bênçãos que Deus teria prazer em lhe conceder. O espírito está sujeito à lei segundo a qual ele se retrai ou se expande, de conformidade com as dimensões das coisas com as quais se familiariza. Certamente as faculdades mentais se contrairão e perderão sua capacidade


CP - Pag. 461  

de apreender o profundo significado da Palavra de Deus, a menos que se empenhem vigorosa e persistentemente na tarefa de buscar a verdade. O espírito se ampliará se aplicar-se a descobrir a relação mútua dos assuntos da Bíblia, comparando escritura com escritura, e as coisas espirituais com coisas espirituais. Os mais ricos tesouros de pensamento estão à disposição do estudante diligente.

O conhecimento de Deus não se adquire sem esforço mental e oração, rogando sabedoria. Muitos estão convictos de que os preciosos tesouros do reino de Deus e de Cristo estão contidos na Palavra. Sabem também que nenhum tesouro terrestre é alcançado sem penoso esforço. Por que deveriam esperar entender o sentido das Escrituras sem diligente estudo?

A Palavra de Deus é luz e verdade - lâmpada para os pés e luz para o caminho. Ela pode guiar em cada passo em direção à cidade de Deus. Por tal razão, Satanás tem feito desesperados esforços para obscurecer a luz, a fim de que os homens não encontrem nem observem o caminho estabelecido para que nele andem os resgatados do Senhor.

Assim como o mineiro cava a fim de procurar o áureo tesouro na terra, com tanto ardor e persistência devemos nós procurar o tesouro da Palavra de Deus. No estudo diário, o método de estudar versículo por versículo é com freqüência de muita utilidade. Tome o estudante um versículo, e concentre seu pensamento em descobrir o pensamento que Deus para ele pôs naquele versículo, e então ocupe-se com esse pensamento até que dele se aproprie. Uma passagem assim estudada até que sua significação se torne clara é de mais valor que o manuseio de muitos capítulos sem qualquer propósito definido em vista e sem uma instrução.


CP - Pag. 462  

A Bíblia é seu Próprio Intérprete

A Bíblia interpreta a si mesma. Um texto deve ser comparado com outro. O estudante deve aprender a encarar a Palavra como um todo, e ver a relação de suas partes. Deve adquirir conhecimento de seu grandioso tema central, ou seja, do propósito original de Deus em relação ao mundo, da origem do grande conflito, e da obra da redenção. Deve compreender a natureza dos dois princípios que contendem pela supremacia, e aprender a divisar sua operação através dos relatos da história e profecia, até a grande consumação. Deve ver como este conflito entra em todos os aspectos da experiência humana. Como em cada ato da vida ele próprio revela um ou outro dos dois motivos antagônicos; e como, quer ele queira quer não, está agora mesmo a decidir de que lado do conflito se encontrará.

Toda a Bíblia é dada por inspiração de Deus, e é proveitosa. Devemos dar atenção ao Antigo Testamento, não menos que ao Novo. Estudando o Antigo Testamento, encontraremos fontes vivas a borbulhar onde o descuidado leitor apenas divisa um deserto.

O Antigo Testamento derrama luz sobre o Novo, e o Novo sobre o Antigo. Cada qual é uma revelação da glória de Deus, em Cristo. Cristo, conforme foi manifestado aos patriarcas, conforme foi simbolizado no serviço dos sacrifícios, descrito na lei, e revelado pelos profetas, é a riqueza do Antigo Testamento. Cristo em Sua vida, Sua morte e Sua ressurreição; Cristo, conforme é manifesto pelo Espírito Santo, é o tesouro do Novo.


CP - Pag. 463  

Tanto o Antigo como o Novo Testamento apresentam verdades que revelarão continuamente novas profundezas de sentido ao dedicado pesquisador.

Quando se desperta um verdadeiro amor pela Bíblia, e o estudante começa a compenetrar-se de quão vasto é o campo e quão precioso seu tesouro, desejará lançar mão de toda oportunidade para se familiarizar com a Palavra de Deus. Seu estudo não se limitará a qualquer tempo ou lugar especial. E este contínuo estudo é um dos melhores meios de cultivar amor pelas Escrituras. Conserve o estudante sempre sua Bíblia consigo e, em tendo oportunidade, leia uma passagem e medite nela. Enquanto anda nas ruas, ou espera na estação de estrada de ferro, aguardando um encontro combinado, aproveite a oportunidade para adquirir do tesouro da verdade, algum pensamento precioso.

O estudante da Palavra não deve fazer de suas opiniões um centro em redor do qual deva revolver a verdade. Ele não a deve examinar com o propósito de encontrar textos das Escrituras que possa usar com o fim de provar suas teorias; pois que isto é torcer as Escrituras, para sua própria perdição. O estudante da Bíblia deve esvaziar-se de todo preconceito, depor à porta da pesquisa suas próprias idéias; e com um coração humilde e submisso, com o eu oculto em Cristo, com fervorosa oração, deve buscar sabedoria de Deus. Procure saber a vontade revelada de Deus, porque ela diz respeito ao seu bem-estar presente e eterno. A Palavra de Deus é o guia pelo qual ele deve aprender o caminho para a vida eterna.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>