Conselhos Professores, Pais e Estudantes

CAPÍTULO 59

A Palavra de Deus, um Tesouro

CP - Pag. 421  

XII. A Bíblia na Educação

"As palavras do Senhor são palavras puras como prata refinada em forno de barro e purificada sete vezes." Sal. 12:6.

A Palavra de Deus, um Tesouro

A Bíblia é do mais alto valor porque é a Palavra do Deus vivo. De todos os livros do mundo, é o mais merecedor de estudo e atenção; pois é eterna sabedoria. A Bíblia é uma história que nos conta a criação do mundo, e nos revela os séculos passados. Não fora ela, e seríamos deixados a conjeturar e formar fábulas quanto aos acontecimentos do remoto passado. Ela nos revela o Criador dos céus e da Terra, com o Universo que Ele trouxe à existência; e derrama gloriosa luz sobre o mundo por vir.

A Bíblia é um campo em que se ocultam celestes tesouros, e permanecerão escondidos até que, mediante diligente escavação, sejam descobertos e trazidos à luz. A Bíblia é um cofre contendo jóias de inestimável valor, as quais devem ser apresentadas de maneira que apareçam em seu verdadeiro brilho. A beleza e a excelência desses diamantes da verdade não se discernem com os olhos naturais. As belas coisas do mundo material não se enxergam enquanto o Sol, dissipando as trevas, não as inunda com a sua luz. Da mesma maneira, os tesouros da Palavra de Deus não são apreciados enquanto o Sol da Justiça não os revela.


CP - Pag. 422  

A Bíblia contém simples e completo sistema de teologia e filosofia. É o livro que nos torna sábios para a salvação. Fala-nos do amor de Deus segundo é revelado no plano redentor, comunicando o conhecimento essencial a todos os estudantes - o conhecimento de Cristo. ...

Cristo não somente nos revelou a doutrina da expiação, apresentando a esperança da vida eterna, mas Suas palavras são o maná do Céu para alimento da alma, a fim de que esta receba forças espirituais. A Bíblia é a grande norma para aquilatar o direito e o erro, definindo claramente o pecado e a santidade. Seus princípios diretrizes, permeando-nos a vida quais fios de ouro, são nossa única segurança na prova e na tentação.

As Santas Escrituras constituíam o estudo essencial nas escolas dos profetas, e devem ocupar o primeiro lugar em todo sistema educativo; pois o fundamento de toda educação justa é o conhecimento de Deus. Usada como guia em nossas escolas, a Bíblia fará em favor do espírito e da moral o que não pode ser feito por livros de ciência ou filosofia. Como um livro para disciplinar e fortalecer o intelecto, enobrecer, purificar, e refinar o caráter, não tem rival.

Deus cuida de nós como de seres inteligentes, e deu-nos Sua Palavra como lâmpada para nossos pés e luz para o nosso caminho. Seus ensinos têm vital importância para nossa prosperidade em todas as relações da vida. Mesmo em nossos negócios temporais, ela será melhor conselheiro que qualquer outro. A divina instrução que ela comunica, aponta o único e verdadeiro caminho para o êxito. Não há posição social, nenhum aspecto da experiência humana, para que o estudo da Bíblia não seja preparo essencial.


CP - Pag. 423  

Sabedoria Finita

A mera leitura da Bíblia, no entanto, não produzirá o resultado designado pelo Céu; ela deve ser estudada e nutrida no coração. A Escritura não tem recebido a cuidadosa atenção que merece. Não tem sido honrada acima de todos os outros livros na educação das crianças e dos jovens. Os alunos consagram anos a adquirir educação. Estudam vários autores, e familiarizam-se com a ciência e a filosofia mediante os livros que encerram os resultados das pesquisas humanas; mas o Livro que provém do divino Mestre, tem sido grandemente negligenciado. Não se lhe discerne o valor; seus tesouros permanecem ocultos.

Uma educação assim é deficiente. Quem e que são esses homens de saber para que a mente e o caráter dos jovens sejam moldados por suas idéias? Eles publicam pela pena e de viva voz os melhores resultados de seus raciocínios; aprendem, porém, apenas um aspecto da obra de Deus, e na curteza de suas vistas, chamando a isso de Ciência, exaltam-no acima do Deus da ciência. O homem é finito; não há iluminação em sua sabedoria. Sua razão, desajudada, nada pode explicar das profundas coisas de Deus, nem compreender as lições espirituais postas por Deus no mundo material. A razão, porém, é um dom de Deus, e Seu Espírito ajudará os que estão dispostos a ser ensinados. As palavras do homem, caso tenham algum valor, ecoam as palavras de Deus. Na educação da juventude, elas nunca deviam tomar o lugar da Palavra divina.

As frias e filosóficas especulações e pesquisas científicas, em que Deus não é reconhecido, são positivo dano. E o mal agrava-se quando, como freqüentemente acontece, os livros


CP - Pag. 424  

postos nas mãos dos jovens, aceitos como autoridade e em que se confia na educação deles, são de autores confessadamente incrédulos. Através de todos os pensamentos apresentados por esses homens, acham-se entremeados seus venenosos sentimentos. Estudar tais livros é como lidar com carvão; o aluno não pode deixar de contaminar a mente quando pensa segundo o ceticismo.

Os autores desses livros, que têm espalhado as sementes da dúvida e da infidelidade por todo o mundo, estiveram sob o ensino do grande inimigo de Deus e do homem, a reconhecida cabeça dos principados e potestades, o príncipe das trevas deste mundo. Eis o que Deus diz, referindo-se a eles: "Em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos"; "porquanto, tendo conhecido a Deus, não O glorificaram como Deus, nem Lhe deram graças." Rom. 1:21 e 22. Rejeitaram a verdade divina, em sua simplicidade e pureza, pela sabedoria do mundo.

Sempre que se dá a preeminência aos livros desses autores incrédulos, ficando a Palavra de Deus em lugar secundário, sairá das escolas uma espécie de alunos que não se encontram mais bem preparados para o serviço de Deus do que antes de se educarem.

O Motivo da Oposição à Bíblia

Não é por falta de testemunhos que os homens duvidam da verdade divina; não são infiéis devido à ignorância do caráter da Palavra de Deus. Em razão do pecado, porém, todo o organismo humano está desarranjado, a mente pervertida,


CP - Pag. 425  

corrupta a imaginação. As tentações exteriores encontram uma corda correspondente no coração, e os pés deslizam, imperceptivelmente para o pecado. E assim é que muitos odeiam a Bíblia. Alguns não se importariam se não houvesse Bíblia no mundo.

Quando o Filho de Deus estava sendo julgado, os judeus clamaram: "Tira! Tira! Crucifica-O!" (João 19:15) porque Sua vida pura e Seus santos ensinos os convenciam de pecado e os condenavam; e pela mesma razão muitos clamam em seu coração contra a Palavra de Deus. Muitos, mesmo das crianças e dos jovens, aprenderam a amar o pecado. Aborrecem a reflexão, e o pensamento da Palavra de Deus é um aguilhão para sua consciência. Porque o coração humano se inclina para o mal é tão perigoso semear o ceticismo nos espíritos juvenis.

A Ciência e a Bíblia

Não quereríamos desanimar a educação, nem dar menos apreço à cultura e disciplina mentais. Deus quer que estudemos enquanto nos acharmos neste mundo. Deve-se aproveitar toda ocasião de adquirir cultura. As faculdades precisam ser fortalecidas pelo exercício, a mente culta e ampliada por meio de esforçado estudo; mas tudo isso se pode fazer, enquanto o coração vai-se tornando fácil presa do engano. É preciso que se comunique à alma a sabedoria do alto. É a exposição da Palavra de Deus que "dá luz e dá entendimento aos símplices". Sal. 119:130. Sua Palavra é dada para nossa instrução; nada há nela que seja falho ou de molde a orientar mal. A Bíblia não é para ser provada pelas idéias humanas quanto à ciência, mas a ciência deve ser submetida à prova da infalível norma.


CP - Pag. 426  

Todavia o estudo da ciência não deve ser negligenciado. Precisam-se de livros para isso, mas eles devem estar em harmonia com a Bíblia, porquanto esta é a norma. Livros desta natureza devem substituir muitos dos que andam atualmente nas mãos dos alunos.

Deus é o autor da ciência. As pesquisas científicas abrem ao espírito vasto campo de idéias e informações, habilitando-nos a ver Deus em Suas obras criadas. A ignorância pode tentar apoiar o ceticismo, apelando para a ciência; em vez de o sustentar, porém, a verdadeira ciência contribui com novas provas da sabedoria e do poder de Deus. Devidamente compreendidas, a ciência e a Palavra escrita concordam entre si, lançando luz uma sobre a outra. Juntas, conduzem-nos para Deus, ensinando-nos algo das sábias e benéficas leis por que Ele opera.

Quando o aluno reconhece a Deus como fonte de todo o conhecimento, e O honra, sujeitando a mente e o caráter a serem modelados por Sua Palavra, pode requerer a promessa: "Aos que Me honram honrarei." I Sam. 2:30. Quanto mais aplicadamente for cultivado o intelecto, tanto mais eficazmente ele poderá ser empregado no serviço de Deus, uma vez que seja posto sob a direção de Seu Espírito. Talentos usados, são talentos que se multiplicam. A experiência nas coisas espirituais amplia a visão dos santos e dos anjos, e ambos crescem na capacidade e no conhecimento à medida que trabalham em suas respectivas esferas.

"Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os Seus juízos, e quão inescrutáveis, os Seus caminhos!" Rom. 11:33. Special Testimonies on Education, págs. 52 a 57.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>