Conselhos Professores, Pais e Estudantes

CAPÍTULO 34

Uma Advertência

CP - Pag. 256  

"Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível. Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar. Antes, subjugo o meu corpo e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado." I Cor. 9:24-27.

Apresento constantemente a necessidade de todo homem fazer o máximo que lhe é possível como cristão, de educar-se a si mesmo para conseguir o crescimento, a expansão mental e a nobreza de caráter que cada um tem a possibilidade de atingir. Em tudo quanto fazemos, cumpre-nos manter uns para com os outros relação cristã. Devemos empregar toda força espiritual para a realização de sábios planos, em diligente ação. Os dons de Deus devem ser usados para a salvação de almas. Nossas relações uns com os outros não devem ser regidas pelas normas humanas, mas pelo amor divino, o amor expresso no dom de Deus ao mundo.

O homem que ocupa posição de responsabilidade em qualquer de nossas escolas deverá ter o máximo de cautela com suas palavras e atos. Jamais deve permitir a mínima semelhança de familiaridade em suas relações com os estudantes, como por exemplo, o pôr a mão no braço ou no ombro de uma aluna. Em caso algum deve ele dar a impressão de que a familiaridade e a vulgaridade sejam coisas permissíveis. Nem com os lábios, nem com as mãos, deve


CP - Pag. 257  

ele exprimir coisa alguma de que qualquer um se pudesse prevalecer.

No passado, nem todos os nossos professores foram isentos de culpa, e fiéis e firmes a esse respeito. Eles precisam ver as coisas por um aspecto inteiramente diverso quanto às relações que devem existir entre o professor e o aluno. A vida e o caráter devem ser preservados de toda mancha do mal. Toda paixão profana deve ser mantida sob o controle da santificada razão, por meio da graça abundantemente concedida por Deus.

Vivemos em uma atmosfera de satânico encantamento. O inimigo tecerá uma fascinação de licenciosidade em torno de toda alma que não se ache entrincheirada na graça de Cristo. Tentações virão; se vigiarmos contra o inimigo, porém, e mantivermos o equilíbrio do domínio próprio e pureza, os espíritos sedutores não exercerão influência sobre nós. Os que nada fazem para animar a tentação terão forças para resistir-lhe quando ela vier. Aqueles, porém, que se mantêm na atmosfera do mal só terão que se censurar a si mesmos, caso sejam vencidos e caiam de sua firmeza. Hão de ver-se, futuramente, boas razões para as advertências dadas contra os espíritos sedutores. Então, o poder das palavras de Cristo será visto: "Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que está nos Céus." Mat. 5:48.

Precisamos ser guiados pela genuína teologia e o bom senso. Nossa alma necessita estar rodeada pela atmosfera do Céu. Homens e mulheres devem vigiar a si mesmos; estar de contínuo em guarda, não permitindo palavra ou ação que dê margem a alguém censurar suas boas intenções. O que professa ser seguidor de Cristo tem de vigiar a si mesmo, conservando-se puro e incontaminado em pensamento, palavra e ação.


CP - Pag. 258  

Sua influência sobre os outros deve ser de molde a elevar. Sua vida deve refletir os brilhantes raios do Sol da Justiça.

Necessário é passar-se muito tempo em oração particular, em íntima comunhão com Deus. Unicamente assim se podem obter vitórias. Eterna vigilância, eis o preço da segurança.

O concerto do Senhor é com Seus santos. Cada um deve discernir os próprios pontos fracos de caráter, guardando-se contra eles com vigor. Os que foram sepultados com Cristo no batismo, sendo ressuscitados com Ele na semelhança de Sua ressurreição, comprometeram-se a viver em novidade de vida. "Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da Terra; porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, Se manifestar, então, também vós vos manifestareis com Ele em glória." Col. 3:1-4.

O jovem cristão deve ser exercitado em se desempenhar de responsabilidades com coração valoroso e mão voluntária. Deve aprender a enfrentar as provas da vida com paciência e fortaleza, a seguir máximas de valor, e a confirmar-se em hábitos que o habilitem a ganhar a coroa do vencedor. Não há época mais favorável em que reconhecer o poder da graça salvadora de Cristo e ser regido pelos princípios da lei divina.

Onde quer que, pela Sua providência, Deus vos haja colocado, há de manter-vos. "A tua força será como os teus dias." Deut. 33:25.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>