Mente, Caráter e Personalidade (Vol. 2)

CAPÍTULO 81

Terapia Mental Segura

MCP2 - Pag. 731  

XVI. Princípio e Sua Aplicação

Terapia Mental Segura

Influência Mental Usada Devidamente

No tratamento do enfermo não se deveria esquecer o efeito da influência mental. Devidamente usada, essa influência proporciona um dos eficazes meios de combater a doença. A Ciência do Bom Viver, pág. 241.

Conselho a um Médico

As pobres pessoas enfermas com quem foste levado a ter contato têm carecido mais de tua atenção do que têm recebido. Tens em teu poder encorajá-las a olhar para Jesus e, contemplando-O, ser transformadas em Sua imagem. Medicina e Salvação, pág. 112.

Segurança na Constante Luta Contra Maus Pensamentos

Que todo aquele que deseja ser participante da natureza divina aprecie o fato de que ele deve livrar-se da corrupção das paixões que há no mundo. Tem de haver constante, fervorosa luta da alma contra más imaginações da mente. Tem de


MCP2 - Pag. 732  

haver perseverante resistência à tentação ao pecado, em pensamentos ou atos. A alma precisa ser resguardada de toda mancha, mediante a fé nAquele que é capaz de guardar-nos de cair.

Devemos meditar nas Escrituras, pensando sóbria e sinceramente nas coisas que pertencem a nossa salvação eterna. A misericórdia e o amor infinitos de Jesus, o sacrifício feito em nosso favor, pedem a mais séria e solene reflexão. Devemos deter-nos sobre o caráter de nosso querido Redentor e intercessor. Cumpre-nos buscar compreender o significado do plano da salvação. Meditar acerca da missão dAquele que velo salvar Seu povo de seus pecados.

Mediante a constante contemplação dos temas celestes, nossa fé e amor mais se robustecerão. Nossas orações serão mais e mais aceitáveis a Deus, porque serão mais e mais impregnadas de fé e amor. Serão mais inteligentes e fervorosas. Haverá mais constante confiança em Jesus, e tereis viva experiência diária na boa vontade e poder de Cristo para salvar perfeitamente todos quantos por Ele se chegam a Deus. Nossa Alta Vocação (Meditações Matinais, 1962), pág. 111.

Pessoas Revigoradas Pelo Contato com o Infinito

Devemos contemplar a Deus na Natureza - estudar-Lhe o caráter na obra de Suas mãos. A mente se fortalece ao tomar conhecimento de Deus, lendo Seus atributos nas coisas que Ele fez. Ao contemplarmos a beleza e grandiosidade das obras da Natureza, nossas afeições se expandem para Deus, e embora nossa alma se conserve reverente e o espírito submisso, a alma se nos revigora ao entrar em contato com o Infinito mediante Suas maravilhosas obras. A comunhão com Deus mediante a humilde oração desenvolve e fortalece as faculdades mentais e morais, e os poderes espirituais aumentam graças ao cultivo de pensamentos em coisas espirituais. Youth"s Instructor, 14 de julho de 1833.

Guardar as Avenidas da Alma

O apóstolo procurou ensinar aos crentes quão importante é


MCP2 - Pag. 733  

guardar a mente de vagar por temas proibidos, ou de gastar sua energia em assuntos triviais. Os que não querem cair presa dos enganos de Satanás, devem guardar bem as vias de acesso à alma; devem esquivar-se de ler, ver ou ouvir tudo quanto sugira pensamentos impuros. Não devem permitir que a mente se demore ao acaso em cada assunto que o inimigo das almas possa sugerir.

O coração deve ser fielmente guardado, pois de outra maneira os males externos despertarão os internos, e a alma vagará em trevas. Atos dos Apóstolos, pág. 518.

Efeitos da Atmosfera Pessoal

A influência dos pensamentos e ações de todo homem circunda-o qual uma atmosfera invisível, que é inconscientemente absorvida por todos aqueles que entram em contato com ele. Essa atmosfera é freqüentemente carregada de influências tóxicas, e inaladas estas, a degeneração moral é o seguro resultado. Testimonies, vol. 5, pág. 111.

Circundado por uma Atmosfera de Luz e de Paz

Cristo tomou todas as providências para que Sua igreja seja um corpo transformado, iluminado pela Luz do mundo, possuindo a glória de Emanuel. É Seu propósito que cada cristão esteja envolto numa atmosfera espiritual de luz e paz. Deseja Ele que revelemos em nossa vida a Sua própria alegria.

A habitação do Espírito em nós será manifestada pelo amor celestial que de nós dimanará. A plenitude divina fluirá pelo consagrado agente humano, para ser partilhada com outros. Parábolas de Jesus, pág. 419.

Confiar Constantemente em Deus

Muitos são incapazes de fazer planos definidos para o futuro. Sua vida é incerta. Não podem discernir o termo dos acontecimentos, e isso enche-os por vezes de ansiedade e inquietação. Lembremo-nos de que a vida dos filhos de Deus no mundo é uma vida de peregrinos. Não temos sabedoria suficiente para planejar nossa vida. Não nos compete determinar o futuro. "Pela fé, Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para


MCP2 - Pag. 734  

um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia." Heb. 11:8.

Cristo, em Sua vida sobre a Terra, não fez planos para Si mesmo. Aceitou os planos de Deus a Seu respeito, e dia após dia o Pai lhos fazia conhecer. De tal maneira devemos confiar em Deus, que nossa vida possa ser a simples realização de Sua vontade. Confiando-Lhe nossos caminhos, Ele dirigirá nossos passos. A Ciência do Bom Viver, págs. 478 e 479.

Valor da Terapia Ocupacional

Foi-me mostrado que se demonstraria de maior benefício à maioria dos pacientes, permitir trabalho leve, e mesmo insistir nisso com eles, do que instar que ficassem inativos e ociosos. Se o poder da vontade for conservado ativo em despertar as faculdades adormecidas, isso será o maior auxílio para a restauração da saúde. Removei todo o trabalho desses que por toda a vida foram sobrecarregados, e em nove casos dentre dez a mudança será um dano.

Isso se provou no caso de meu esposo. Foi-me mostrado que o exercício físico ao ar livre é muito preferível a fazê-lo dentro de casa; mas se isso não se conseguir, uma atividade leve, dentro de casa, ocuparia e distrairia o espírito e impedi-lo-ia de demorar o pensamento em sintomas e pequenas indisposições, e também preveniria a saudade do lar. Testimonies, vol. 1, págs. 567 e 568.

Bem Dirigido Exercício Físico

Quando os inválidos nada têm em que ocupar o tempo e a atenção, seus pensamentos se concentram em si mesmos, e tornam-se doentios e irritáveis. Muitas vezes se preocupam com o mal que sentem, a ponto de se julgarem muito pior do que na realidade estão, e inteiramente incapazes de fazer qualquer coisa.

Em todos esses casos, o bem orientado serviço físico se demonstraria eficaz remédio. Em alguns casos, ele é indispensável à restauração da saúde. A vontade acompanha o trabalho das mãos; e o que esses inválidos precisam é do despertamento foi advogada.


MCP2 - Pag. 735  

Quando esta se encontra adormecida, a imaginação torna-se anormal, e é impossível resistir à doença. A Ciência do Bom Viver, pág. 239.

Confortar a Outros, Conforta o Doador

Muitas vezes são solicitadas orações pelos enfermos, os tristes e desanimados, e isto é direito. Devemos rogar que Deus derrame luz na mente obscurecida, e conforte o coração magoado. Mas Deus só atende às orações em favor dos que se colocam no rumo de suas bênçãos. Ao mesmo tempo que pedimos por esses aflitos, devemos estimulá-los a se esforçar por ajudar aos que se acham mais necessitados que eles. Dissipar-se-á a treva de seu coração enquanto buscam auxiliar a outros. Ao buscarmos confortar nosso semelhante com o conforto com que nós mesmos somos confortados, a bênção nos é devolvida. A Ciência do Bom Viver, pág. 256.

Repouso e Restauração

Tenho uma palavra a te dirigir. Não queres assinar um compromisso de que não continuarás a enfraquecer ou desfigurar o templo do Senhor, trabalhando quando devias estar repousando? Para ter pensamentos apropriados e para falar palavras adequadas, tens de dar repouso ao cérebro. Não tomas bastante tempo para repousar. O cérebro e os nervos cansados se revigorariam se fizesses uma mudança a esse respeito. ...

Precisamos estudar quanto e como disciplinar-nos cuidadosamente a nós mesmos, recusando-nos a fazer aquilo que enfraqueceria a força física, mental e moral. Precisas de uma mente clara e paciente, que suporte a tudo que possa surgir. Precisas de uma firme segurança de cima. Exercita a fé, e deixa os resultados com Deus. Tendo feito o melhor que te é possível, tem bom ânimo. Crê, crê e firma-te. O inimigo tentará levar-te a praticar algum ato que signifique derrota, mas não deves correr o risco de proceder a ações incertas. Careces da influência que conseguirás mostrando sabedoria e discrição. Carta 121, 1904.

Necessário o Relaxamento e Repouso

Foi-me mostrado que os observadores do sábado, como um povo,


MCP2 - Pag. 736  

trabalham muito arduamente, sem se permitir mudança ou períodos de descanso. A recreação é necessária aos que se empenham em trabalho físico, e é ainda mais necessária àqueles cujo trabalho é principalmente mental. Não é necessário a nossa salvação nem para a glória de Deus conservar a mente trabalhando constante e excessivamente, mesmo sobre temas religiosos.

Há diversões tais como dançar, jogar cartas, xadrez, damas, etc., que não podemos aprovar, pois que o Céu as condena. Esses divertimentos abrem a porta para grandes males. Não são benéficos em sua tendência, e têm uma influência estimulante, produzindo em alguns espíritos uma paixão por esses jogos que levam ao jogo de azar e dissipação. Todos esses jogos devem ser condenados pelos cristãos, e substituídos, por algo perfeitamente inofensivo. Testimonies, vol. 1, pág. 514.

Confiando em Deus, Recusando-nos a desanimar. O Senhor tem graciosamente poupado tua vida para trabalhares em Suas fileiras. Não deseja Ele que trabalhes por ti mesmo, independente do único poder capaz de trabalhar com êxito para realizar Seus desígnios. Portanto não te irrites, mas confia, olhando para Jesus, Autor e Consumador de tua fé. Não andes apressado demais. Aquilo que podes fazer sem grande sobrecarga a tuas faculdades físicas e mentais, isso faze, mas não julgues que tenhas que assumir tantos cuidados e encargos que não possas manter tua própria alma no amor de Deus.

A vinha é do Senhor; a obra, em todas as partículas, é dEle, e quer que trabalhes de modo que tuas faculdades físicas, mentais e morais sejam preservadas. Tem em mente que estás cooperando com instrumentos celestiais. Não permitas que o inimigo tenha a menor participação na firma. Recebe de Deus Suas ordens, e de modo nenhum desanimes porque só possas fazer a obra de um instrumento finito. O Infinito atuará com o Seu poder para te dar eficiência.

Não penses que sejas deixado a realizar coisas impossíveis. Não esperes coisas impossíveis por parte de outros. Paulo pode plantar e Apolo regar, mas Deus é que dá o crescimento. (I Cor. 3:6.)


MCP2 - Pag. 737  

"Desde a antiguidade fundaste a Terra; e os céus são obra das Tuas mãos. Eles perecerão, mas Tu permanecerás." Sal. 102:25 e 26. "Todos eles, como roupa, envelhecerão, e, como um manto, os enrolarás, e, como uma veste, se mudarão; mas Tu és o mesmo, e os Teus anos não acabarão." Heb. 1:11 e 12. Carta 86a, 1893.

Necessário o Esforço Individual

As vítimas de maus hábitos devem ser despertadas para a necessidade de fazer esforços por si mesmos. Outros podem desenvolver os mais fervorosos empenhos para erguê-los, a graça de Deus pode-lhes ser abundantemente oferecida, Cristo pode rogar, Seus anjos ministrar; tudo, porém, será em vão, a menos que eles próprios despertem para pelejar o combate em seu favor. ...

Sentindo o terrível poder da tentação, o arrastamento do desejo que leva à fraqueza, muito homem brada em desespero: "Não posso resistir ao mal." Dizei-lhe que ele pode, que ele precisa resistir. Poderá haver sido derrotado uma e outra vez, mas não é necessário que seja sempre assim. Ele é fraco em força moral, dominado por hábitos de uma vida de pecado. Suas promessas e resoluções são como cordas de areia. A consciência das promessas não cumpridas e dos votos violados, enfraquece-lhe a confiança na própria sinceridade, fazendo com que ele sinta que Deus não o pode aceitar, nem cooperar com os seus esforços. Não precisa, entretanto, desesperar. A Ciência do Bom Viver, págs. 174 e 175.

O Alvo é Importante

O êxito em qualquer coisa que empreendamos exige um objetivo definido. Aquele que desejar alcançar o verdadeiro êxito na vida deve conservar firmemente em vista o alvo digno de seus esforços. Tal alvo acha-se posto diante da juventude de hoje. Educação, pág. 262.

A Mais Alta Cultura da Mente

O conhecimento de Deus é obtido de Sua Palavra. O conhecimento experimental da verdadeira piedade, em diária consagração e serviço a Deus, assegura a mais alta cultura de mente, alma e corpo; e esta consagração a Deus de todas as faculdades, evita a exaltação própria. A comunicação de poder


MCP2 - Pag. 738  

divino honra nossa sincera busca de sabedoria para o consciencioso uso de nossas mais altas faculdades para honra de Deus e bênção dos semelhantes. Como essas faculdades provêm de Deus, e não são de criação particular, devem ser apreciadas como talentos vindos de Deus, para ser empregadas em Seu serviço. Manuscrito 16, 1896.

Virtudes Positivas Promovem Saúde

O ânimo, a esperança, a fé, a simpatia e o amor promovem a saúde e prolongam a vida. Um espírito contente, animoso, é saúde para o corpo e força para a alma. "O coração alegre [jubiloso] serve de bom remédio." Prov. 17:22. A Ciência do Bom Viver, pág. 241.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>