Mente, Caráter e Personalidade (Vol. 2)

CAPÍTULO 55

Dor

MCP2 - Pag. 510  

Não é Deus Quem Causa a Dor

Mostrai que não é Deus quem casa a dor e o sofrimento, mas o homem, por sua própria ignorância e pecado trouxe sobre si esse estado de coisas. Testimonies, vol. 6, pág. 280.

O Pecado Produziu a Dor

A contínua transgressão do homem, por seis mil anos, acarretou doença e morte como seus frutos. E ao nos aproximarmos do fim do tempo, a tentação de Satanás, de condescendermos com o apetite, será mais poderosa, e mais difícil de ser vencida. Testemunhos Seletos, vol. 1, pág. 421.

Dores e Sofrimento, Protesto da Natureza

Muitos vivem em violação das leis da saúde, e ignoram a relação que seus hábitos de comer, beber e trabalhar mantêm para com a saúde. Não despertam ao reconhecimento de seu verdadeiro estado até que a natureza proteste contra os abusos que sofre, por meio de dores e enfermidades no organismo. Se, mesmo então, os sofredores tão-somente começassem direito o trabalho e recorressem aos meios simples que têm negligenciado - o uso da água e o regime alimentar adequado - a natureza receberia justamente o auxílio que ela requer, e que deveria ter recebido há muito. Se for seguido esse procedimento, em geral o doente se recuperará sem ficar debilitado. Mensagens Escolhidas, vol. 2, pág. 451.


MCP2 - Pag. 511  

A Intemperança Causa Sofrimento

Muitos são tão devotados à intemperança que sob condição nenhuma mudam seu procedimento de condescender com a glutonaria; prefeririam sacrificar a saúde e morrer prematuramente, a restringir o intemperante apetite. E muitos há que são ignorantes da relação que seu comer e beber têm com a saúde. Pudessem esses ser esclarecidos, e talvez tivessem coragem moral para negar-se ao apetite, e comer mais comedidamente, e unicamente da espécie de alimento saudável, poupando-se, por seu procedimento, grande quantidade de sofrimento. Conselhos Sobre o Regime Alimentar, pág. 158.

Dor Causada por Processos de Restauração

A dor é freqüentemente causada pelo esforço da natureza de proporcionar vida e vigor às partes que se tornaram parcialmente sem vida, devido à inatividade. Testimonies, vol. 3, pág. 78.

Sofrimento Agravado Pela Atitude Mental

Se tivesses negado teu gosto pela leitura e pela satisfação de agradar-te a ti mesma, dedicando mais tempo a prudente exercício físico e tomando cuidadosamente alimento apropriado e saudável, terias evitado muito sofrimento. Parte desse sofrimento tem sido imaginário. Se tivesses retesado a mente, para resistir a essa disposição de ceder a fraquezas, não terias tido espasmos nervosos. Tua mente deve ser afastada de ti mesma, e dirigida para deveres domésticos, mantendo a casa em boa ordem, com simplicidade e bom gosto. Testimonies, vol. 2, pág. 434.

Tendência dos Sofredores de se Tornar Impacientes

Os sofredores... podem fazer por si mesmos o que outros não podem por eles fazer tão bem. Devem começar a aliviar a natureza da carga que lhe impuseram. Devem remover a causa. Jejuem por breve tempo, dando ao estômago ocasião para descansar. Reduzam o estado febril do organismo mediante cuidadosa e sensata aplicação de água. Esses esforços ajudarão a natureza em sua luta por livrar de impurezas o organismo.


MCP2 - Pag. 512  

Mas geralmente as pessoas que sofrem dores, ficam impacientes. Não estão dispostas a usar de abnegação e sofrer um pouco de fome. Tampouco estão dispostas a esperar o lento processo da natureza, para reconstruir as energias sobrecarregadas do organismo. Estão, porém, resolvidas a obter alívio imediato, e tomam drogas fortíssimas. Mensagens Escolhidas, vol. 2, págs. 450 e 451.

Sofrimento Sobre o Qual não Temos Controle

Há os que têm mente pura e são conscienciosos, que sofrem por diferentes causas sobre as quais não têm domínio. Orientação da Criança, pág. 445.

Não Desconhecido a Jesus Cristo

Que maravilhoso pensamento este, de que Jesus tudo sabe acerca das dores e aflições que sofremos! Em todas as nossas aflições foi Ele aflito. Alguns dentre nossos amigos nada sabem da miséria humana e da dor física. Nunca ficam doentes, e portanto não podem penetrar plenamente nos sentimentos daqueles que se acham doentes. Jesus, porém, Se comove com o sentimento de nossa enfermidade. Mensagens Escolhidas, vol. 2, pág. 237.

Deus Vitalmente Interessado no Sofrimento do Homem

Não será tido por inocente o que negligencia aliviar o sofrimento no sábado. O santo dia de repouso de Deus foi feito para o homem, e os atos de misericórdia se acham em perfeita harmonia com seu desígnio. Deus não deseja que Suas criaturas sofram uma hora de dor que possa ser aliviada no sábado, ou noutro qualquer dia. O Desejado de Todas as Nações, pág. 207.

Confiando Quando em Dor

Tua mente pode muitas vezes ser embotada por motivo de alguma dor. Então não tentes pensar, mas simplesmente descansa e mostra que confiaste a vida a Deus como a um fiel Criador. É privilégio teu mostrar, em tua fraqueza e sofrimento, que não duvidas do amor de Deus para contigo, que sabes que fiel é Aquele que prometeu, e que confias alma e corpo às Suas mãos, pois Ele guardará o que foi confiado ao Seu cuidado.


MCP2 - Pag. 513  

Que tua mente se detenha na bondade de Deus, no grande amor com que nos amou, como o prova a obra de redenção. Se Ele não nos amasse e nos considerasse de valor, então não teria feito esse grande sacrifício. Ele é beneficente em misericórdia e em graça. Que teu coração e teu pensamento repouse qual cansada criança nos braços maternos. Seus braços eternos estão estendidos por baixo de ti. Em todas as tuas aflições Jesus foi aflito.

Esconde-te nEle, e os ímpios não te molestarão nem te confundirão a fé. Jesus te deixou em herança a Sua paz.

Forte é a força que Deus supre/ Mediante Seu eterno Filho. ... A palavra de Sua graça é qual maná à alma crente. As preciosas promessas da Palavra são vida, doçura e paz. Carta 16, 1896.

O Sofrimento não é Desculpa Para Atos não Cristãos

Na noite passada dormi pouco. Tentei olhar a Jesus, a colocar-me nas mãos do Grande Médico. Ele disse: "Minha graça te basta." A graça de Cristo leva os homens a falar palavras certas, sob todas as circunstâncias. O sofrimento do corpo não é desculpa para atos não cristãos. Manuscrito 19, 1892.

Erguendo-se Acima da Dor

Muitas vezes os inválidos podem resistir à doença, simplesmente recusando entregar-se às enfermidades e deixar-se ficar num estado de inatividade. Erguendo-se acima de suas dores e incômodos, empenham-se em útil ocupação, adequada a suas forças. Por tal ocupação e o livre uso do ar e da luz do sol, muito enfraquecido inválido haveria de recuperar a saúde e as forças. A Ciência do Bom Viver, pág. 246.

Usar Remédios não é Negar a Fé

Se eles são de parecer que na oração em favor da cura não devem usar os remédios simples providos por Deus para aliviar o sofrimento e auxiliar a Natureza em sua obra, temendo que isso indique negação da fé, estão tomando uma posição imprudente. Isso não é negar a fé; está em íntima harmonia com os planos de Deus.


MCP2 - Pag. 514  

Quando Ezequias adoeceu, o profeta de Deus levou-lhe a mensagem de que morreria. Ele clamou ao Senhor, e o Senhor ouviu o Seu servo e operou um milagre em seu favor, enviando-lhe a mensagem de que lhe seriam acrescentados à vida quinze anos. Ora, uma palavra de Deus, um toque da mão divina, teria curado Ezequias instantaneamente, mas foram dadas instruções especiais no sentido de tomar uma pasta de figos e colocá-la sobre a parte afetada, e Ezequias foi restaurado à vida.

Em tudo necessitamos mover-nos ao longo da linha da providência de Deus. Conselhos Sobre Saúde, págs. 381 e 382.

A Disposição de Causar Dor é Satânica

É por causa do pecado do homem que "toda a criação geme e está juntamente com dores de parto". Rom. 8:22. O sofrimento e a morte foram assim impostos não somente ao gênero humano, mas também aos animais. Certamente, pois, ao homem toca procurar aliviar o peso do sofrimento que sua transgressão acarretou às criaturas de Deus, em vez de aumentá-lo. Aquele que maltrata os animais porque os tem em seu poder, é tão covarde quanto tirano.

A disposição para causar dor, quer seja ao nosso semelhante quer aos seres irracionais, é satânica. Muitos não compreendem que sua crueldade haja de ser conhecida, porque os pobres animais mudos não a podem revelar. Mas, se os olhos desses homens pudessem abrir-se como os de Balaão, veriam um anjo de Deus, em pé, como testemunha, para atestar contra eles no tribunal celestial. Um relatório sobe ao Céu, e aproxima-se o dia em que se pronunciará juízo contra os que maltratam as criaturas de Deus. Patriarcas e Profetas, pág. 443.

Não Causar Dor Mais Intensa

Oh, não deixeis escapar nenhuma palavra que vá causar dor mais profunda ainda! A alma cansada de uma vida de pecado, mas não sabendo onde encontrar alívio, apresentai o compassivo Salvador. Tomai-a pela mão, erguei-a, dirigi-lhe palavras de animação e segurança. Ajudai-a a segurar a mão do Salvador. A Ciência do Bom Viver, pág. 168.

A Angústia de Cristo Foi Maior do que a Dor Física

O sofrimento físico, porém, não foi senão pequena parte da


MCP2 - Pag. 515  

agonia do amado Filho de Deus. Os pecados do mundo achavam-se sobre Ele, bem como o senso da ira de Seu Pai enquanto Ele padecia o castigo da lei transgredida. Estas coisas é que Lhe esmagavam a alma divina. Foi o ocultar-se o semblante do Pai - um senso de que Seu próprio e amado Pai O havia abandonado - que Lhe trouxe desespero.

A separação causada pelo pecado entre Deus e o homem foi plenamente avaliada e vivamente sentida pelo inocente e sofredor Homem do Calvário. Ele foi oprimido pelos poderes das trevas. Não tinha um único raio de luz a aclarar-Lhe o futuro. E estava lutando com o poder de Satanás, que declarava ter Cristo em suas mãos, que era superior em força ao Filho de Deus, que o Pai estava rejeitando o Filho e que Este não estava, mais que ele próprio, no favor de Deus. Se estava ainda no favor de Deus, por que necessitava Ele morrer? Deus O podia salvar da morte. Testemunhos Seletos, vol. 1, pág. 233.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>