O Cérebro Tem de Ser Sadio
O cérebro é o órgão e instrumento da mente, e controla todo o corpo. A fim de que as outras partes do organismo sejam sadias, deve ser sadio o cérebro. E para que o cérebro seja sadio, deve o sangue ser puro. Se pelos hábitos corretos do comer e do beber o sangue se conserva puro, o cérebro será alimentado de maneira apropriada. Conselhos Sobre Saúde, págs. 586 e 587.
O Cérebro Suprido de Vida e Forças
O organismo humano é uma máquina maravilhosa, mas pode ser abusado. ... A transformação do alimento em sangue bom é um processo maravilhoso, e todos os seres humanos deveriam bem compreender este assunto. ...
Cada órgão do corpo colhe sua nutrição para conservar em ação suas diferentes partes. O cérebro tem de receber a sua parte, os ossos a sua. O grande Construtor-Mestre está em atuação a todo momento, alimentando com vida e forças cada músculo e tecido, desde o cérebro até à ponta dos dedos das mãos e dos pés. Carta 17, 1895.
Resultados de Fazer Exibicionismo com as Leis da Natureza
Deus concedeu a este povo grande luz, entretanto não somos
colocados para além do alcance da tentação. ... Um inválido - aparentemente muito consciencioso, todavia fanático e presumido - confessa abertamente seu desprezo das leis da saúde e vida, que a misericórdia divina nos levou a aceitar, como um povo. Seu alimento tem de ser preparado de modo a satisfazer seus anseios doentios. Em vez de assentar-se a uma mesa provida de alimento saudável, ele freqüenta restaurantes, porque ali pode sem restrições condescender com o apetite. Fluente defensor da temperança, despreza seus princípios fundamentais. Ele quer alívio mas recusa obtê-lo ao preço da renúncia.
Esse homem está prestando culto ao altar do apetite pervertido. É um idólatra. As faculdades que, santificadas e enobrecidas, poderiam ser empregadas para honrar a Deus, são enfraquecidas, pouco serviço prestando. Temperamento irritadiço, cérebro confuso e nervos frouxos são parte do resultado de seu desprezo das leis da natureza. Ele é ineficiente, indigno de confiança. Testimonies, vol. 5, págs. 196 e 197.
Íntima Relação Entre o Alimento e a Mente
Em conexão com a ordem de Pedro, de que devemos acrescentar "à temperança, a paciência" (II Ped. 1:6), referi-me [numa pregação] às bênçãos da reforma de saúde, e às vantagens alcançadas pelo uso de apropriadas combinações de alimento simples, nutritivo. Demorei-me na íntima relação que o comer e beber mantêm para com o estado mental e o temperamento. Não podemos correr o risco de contrair um mau temperamento mediante errados hábitos de comer. Review and Herald, 12 de julho 1906.
A Condescendência, Maior Causa de Debilidade Mental
A condescendência com o apetite é a maior causa da debilidade física e mental e está junto ao alicerce da fraqueza que se patenteia por toda parte. Testemunhos Seletos, vol. 1, pág. 416.
Mente Confusa Devido ao Regime Impróprio
Não devemos, no sábado, aumentar a quantidade de alimento ou preparar maior variedade do que noutros dias. Ao contrário, a refeição do sábado deve ser mais simples, convindo
comer menos do que comumente, a fim de ter o espírito claro e em condições de compreender os temas espirituais. A alimentação em excesso entorpece a mente. As mais preciosas verdades podem ser ouvidas sem serem apreciadas, por estar a mente obscurecida por um regime alimentar impróprio. Por comer demais aos sábados, muitos têm contribuído mais do que imaginam para desonrar a Deus. Testemunhos Seletos, vol. 3, págs. 23 e 24.
Pelo Apetite Satanás Controla a Mente
Pelo apetite, Satanás controla a mente e o ser todo. Milhares que poderiam ter vivido, passaram para o túmulo como destroços físicos, mentais e morais, porque sacrificaram todas as suas faculdades à condescendência com o apetite. Conselhos Sobre o Regime Alimentar, pág. 167.
Órgãos Digestivos Afetam a Felicidade da Vida
Os órgãos digestivos desempenham parte importante na felicidade de nossa vida. Deus nos deu inteligência, para que pudéssemos saber o que usar como alimento. Não devíamos nós, como homens e mulheres ajuizados, analisar se o que comemos é próprio ou irá causar-nos danos? Pessoas que têm azia, possuem em geral má disposição. Tudo parece ser-lhes contrário, e eles são inclinados a tornar-se mal-humorados e irritáveis. Se deve haver paz entre nós, devemos dedicar mais atenção ao caso de ter estômago pacífico. Conselhos Sobre o Regime Alimentar, pág. 112.
O Vigor Mental Depende do Corpo
Obedecei aos princípios da reforma de saúde e educai outros a fazerem o mesmo. A saúde da mente é em grande parte dependente da saúde do corpo, e a saúde do corpo é dependente da maneira em que é tratada a máquina viva. Comei unicamente o alimento que mantenha o estômago na mais saudável condição.
Precisais aprender mais cabalmente a filosofia do cuidado de si mesmo quanto à questão do regime alimentar. Disponde vosso trabalho de modo que possais ter vossas refeições a horas certas. Tendes de exercer cuidado especial nesta questão.
Lembrai-vos de que viver a verdade como é em Jesus, requer muita disciplina própria. Carta 297, 1904.
Horas Irregulares e Descuidada Desatenção às Leis da Saúde
A mente não se desgasta nem tem colapso tantas vezes por causa de diligente emprego e árduo estudo, como por causa de alimentar-se de alimento impróprio, em ocasiões impróprias, e devido a descuidada desatenção às leis da saúde. ... Horas irregulares das refeições e do sono esgotam as forças do cérebro. O apóstolo Paulo declara que aquele que quiser ter êxito em alcançar alta norma de piedade tem de ser temperante em todas as coisas. Comer, beber, vestir-se - todos têm influência direta sobre nosso progresso espiritual. Youth"s Instructor, 31 de maio de 1894.
Sobrecarregar o Estômago Enfraquece a Mente
Devemos estar de sobreaviso contra o comer demais, ainda que sejam os alimentos mais saudáveis. A Natureza não pode usar mais do que se requer para a formação dos vários órgãos do corpo, e o excesso embaraça o organismo. Tem-se suposto haver muito estudante fracassado em virtude do estudo demasiado, quando a causa real foi comer em demasia. Enquanto for dada a devida atenção às leis da saúde, pouco perigo haverá de excesso mental; porém, em muitos casos do que se chama deficiência mental é a sobrecarga do estômago que fatiga o corpo e debilita o espírito. Educação, pág. 205.
A Condescendência Afeta os Mais Nobres Sentimentos
A contemporização com o apetite no comer demasiado é glutonaria. A grande variedade de pratos, muitas vezes tomados numa só refeição, é bastante para produzir um estômago desordenado, e um temperamento também desordenado. Por isso Deus requer de todo ser humano a cooperação com Ele, a fim de que ninguém ultrapasse os limites apropriados excedendo-se no comer, ou participando de alimentos impróprios. Esta condescendência fortalece as tendências animalescas e embota os mais nobres sentimentos da alma. Todo o ser se degrada, e o agente humano torna-se escravo do apetite, mimando suas próprias rasteiras paixões sensuais. Manuscrito 113, 1898.
Comer em Excesso Produz Perda da Memória
És um glutão quando à mesa. Esta é uma grande causa de teu esquecimento e perda da memória. Dizes coisas que eu sei teres dito, depois contornas o terreno e afirmas que disseste coisas inteiramente diversas. Eu sabia isto, mas passei-o por alto, como sendo resultado certo do comer demasiado. De que adiantaria falar sobre isto? Não curaria o mal. Conselhos Sobre o Regime Alimentar, pág. 138.
Comer Demasiado Embota as Emoções
A intemperança no comer, mesmo de alimento saudável, tem uma influência prostradora sobre o organismo e embota as emoções mais agudas e santas. A estrita temperança em comer e beber é altamente necessária para a preservação da saúde e o vigoroso exercício de todas as funções do corpo.
Hábitos estritamente temperantes, combinados com o exercício dos músculos assim como da mente, preservarão tanto o vigor mental como o físico, proporcionando poder de resistência aos que se dedicam ao ministério, aos redatores, e a todos os outros de hábitos sedentários. Como um povo, com toda a nossa profissão quanto à reforma da saúde, comemos demasiado. A condescendência com o apetite é a maior causa da debilidade física e mental, e jaz no alicerce da debilidade, que por toda parte se mostra. Testemunhos Seletos, vol. 1, pág. 416.
Restringir a Variedade de Pratos
Devemos cuidar de nossos órgãos digestivos, e não impor-lhes grande variedade de alimentos. Quem se enche com muitas espécies de alimentos numa só refeição, está causando dano a si próprio. É mais importante que comamos o que se harmoniza conosco do que provarmos de cada prato que é posto diante de nós. Não há em nosso estômago uma porta pela qual ver o que vai lá dentro; assim, devemos usar nossa mente e raciocinar da causa para o efeito. Se vos sentis irritados,
parecendo que tudo vai mal, talvez seja porque estais sofrendo as conseqüências de comer grande variedade de alimentos. Conselhos Sobre o Regime Alimentar, págs. 111 e 112.
O Plano de Deus Para nós
Deus deseja que nós, pela estrita temperança, conservemos a mente clara e aguçada, a fim de que possamos distinguir entre o sagrado e o comum. Devemos esforçar-nos por compreender a maravilhosa ciência da inigualável compaixão e benevolência de Deus. Os que comem demasiado e os que tomam alimentos insalubres, trazem dificuldades sobre si, incapacitando-se para o serviço de Deus. É perigoso comer carne, pois que os animais sofrem de muitas doenças mortíferas. Os que persistem em comer carne sacrificam a espiritualidade ao apetite pervertido. Ficam com o corpo cheio de doença. Manuscrito 66, 1901.
Atividade Intelectual Diminuída por Regime Cárneo
As faculdades intelectual, moral e física depreciam-se pelo habitual uso de alimentos cárneos. Comer carne faz correr perigo o organismo, embota o intelecto e amortece as sensibilidades morais. Testimonies, vol. 2, pág. 64.
O que Comemos Diminui a Atividade Intelectual
Nós somos compostos daquilo que comemos, e comer muita carne diminui a atividade intelectual. Os estudantes realizariam muito mais em seus estudos se nunca provassem carne. Quando a parte animal do agente humano se fortalece pelo comer carne, as faculdades intelectuais diminuem proporcionalmente.
A vida religiosa pode ser alcançada e mantida com mais êxito se for abandonada a carne, pois este regime estimula as atividades intensas, as tendências concupiscentes, e enfraquece a natureza moral e espiritual. "A carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne." Gál. 5:17.
Muito necessitamos animar e cultivar pensamentos puros, castos, e fortalecer as faculdades morais, em vez das
faculdades baixas e carnais. Deus nos ajude a despertar de nossos condescendentes apetites! Medicina e Salvação, págs. 277 e 278.
Comer Carne e Disposição
Em geral, o Senhor não proveu carne a Seu povo no deserto, porque sabia que esse regime suscitaria doença e insubordinação. A fim de modificar a disposição e levar as mais altas faculdades do espírito a exercício ativo, deles tirou a carne de animais mortos. Conselhos Sobre o Regime Alimentar, pág. 375.
Conseqüências da Carne de Porco
Não é apenas a saúde física que é prejudicada pelo comer porco. A mente é afetada, e as finas sensibilidades embotadas pelo uso desse pesado artigo de alimentação. Conselhos Sobre o Regime Alimentar, pág. 493.
O Comedor Imprudente Desqualifica-se Para Aconselhamento
O açúcar não é bom para o estômago. Produz fermentação, o que embota o cérebro e deixa a disposição irritadiça. E tem-se demonstrado que, para a saúde do organismo, duas refeições são melhores do que três.
Que pena que, tantas vezes, quando se deveria exercer a maior renúncia, o estômago seja abarrotado de uma massa de alimento insalubre, que ali fica a se decompor. O mal do estômago afeta o cérebro. O comedor imprudente não reconhece que se está desqualificando para dar conselhos sábios, desqualificando-se para delinear planos para o maior progresso da obra de Deus. Mas isso é assim mesmo. Ele não sabe discernir as coisas espirituais, e em reuniões de concílio, quando devia dizer Sim e Amém, diz Não. Faz propostas que ficam longe do objetivo. O alimento que tomou lhe embotou o poder do cérebro.
A condescendência própria priva o agente humano de testemunhar da verdade. A gratidão que oferecemos a Deus por
Suas bênçãos é grandemente afetada pelo alimento posto no estômago. A condescendência com o apetite é causa das dissensões, lutas, discórdias e muitos outros males. Pronunciam-se palavras impacientes e atos descaridosos se praticam, seguem-se costumes desonestos, e manifesta-se paixão - tudo porque os nervos do cérebro estão doentes pelo abuso do estômago abarrotado. Manuscrito 93, 1901.
O Café Afeta as Faculdades Mentais e Morais
O café é uma satisfação nociva. Estimula temporariamente o cérebro a uma ação desnecessária, mas o efeito posterior é exaustão, prostração, paralisia das faculdades mentais, morais e físicas. A mente fica enervada, e a menos que, mediante esforço resoluto seja o hábito vencido, a atividade do cérebro é permanentemente diminuída. Conselhos Sobre o Regime Alimentar, pág. 421.
O Comer Errado Leva a Pensar Errado
A saúde do corpo deve ser considerada tão necessária ao crescimento na graça como a aquisição de um temperamento calmo. Se o estômago não for bem cuidado, a formação do caráter moral íntegro será prejudicada. O cérebro e os nervos relacionam-se com o estômago. O comer e o beber impróprios resultam num pensar e agir impróprios também. Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 360.
Embotado o Alto Conceito da Expiação
Quando seguimos uma linha para diminuir o vigor mental e físico - no comer, beber, ou em qualquer dos nossos hábitos - desonramos a Deus, pois roubamos-Lhe o serviço que Ele de nós espera. Quando contemporizamos com o apetite a expensas da saúde, ou quando condescendemos com hábitos que diminuem nossa vitalidade e vigor mental, não podemos ter um alto conceito da expiação, nem uma justa estima das coisas eternas. Quando nossa mente é embotada e parcialmente paralisada pela doença, somos facilmente vencidos pelas tentações de Satanás. Carta 27, 1972.
Pensar Demais no Alimento
É impossível prescrever por peso a quantidade de alimento que
deve ser tomada. Não seria prudente seguir esse processo, pois assim fazendo a mente se torna concentrada em si. Aliás, o comer e beber torna-se por demais uma questão de pensamento. Os que não fazem do ventre um deus resguardarão cuidadosamente o apetite. Usarão alimento simples, nutritivo. ...
Comerão lentamente, mastigando cabalmente o alimento. Após a refeição farão exercício apropriado, ao ar livre. Esses não precisam nunca preocupar-se com medir quantidades precisas.
Muitos há que têm assumido um pesado sentimento de responsabilidade quanto a quantidade e a qualidade do alimento melhor adaptado para nutrir o organismo. Alguns, especialmente entre os dispépticos, têm-se preocupado tanto com o cardápio, que não se alimentaram o suficiente para nutrir o organismo. Têm feito grande mal à casa em que habitam e, tememos, inutilizaram-se para esta vida. Carta 142, 1900.
Comer Segundo o Melhor Juízo, e Então Ficar Tranqüilo
Há os que estão constantemente ansiosos de que seu alimento, embora simples e saudável, possa fazer-lhes mal. Estes permitam-me dizer: Não pensem que seu alimento lhes faça mal; não pensem nele, absolutamente. Comam segundo o seu melhor discernimento; e tendo pedido ao Senhor que abençoe o alimento, a fim de que lhes fortaleça o corpo, creiam que Ele ouve sua oração, e fiquem sossegados. A Ciência do Bom Viver, pág. 321.
Intemperantes não Podem Ser Pacientes
Há fartas razões de existirem tantas mulheres nervosas no mundo, queixando-se de dispepsia, com seu cortejo de males. A causa tem sido acompanhada dos efeitos. É impossível pessoas intemperantes serem pacientes. Precisam primeiro reformar os maus hábitos, aprender a viver saudavelmente, e então não será difícil serem pacientes.
Muitos parecem não compreender a relação que a mente mantém para com o corpo. Caso o organismo esteja perturbado por comida imprópria, o cérebro e os nervos são afetados, e pequenas coisas incomodam os que assim sofrem.
Dificuldades insignificantes são para eles montanhas de aflição. As pessoas assim situadas são inaptas para criar devidamente seus filhos. Sua vida será assinalada por extremos - às vezes muito condescendentes, outras severas, censurando por ninharias que não merecem atenção. Mensagens Escolhidas, vol. 2, pág. 434.
A Dispepsia Leva à Irritabilidade
O estômago dispéptico sempre leva à irritabilidade. O estômago ácido leva a um temperamento azedo. Teu corpo tem de ser mantido em sujeição, se queres fazer dele um templo adaptado para a habitação do Espírito Santo. Come com moderação, mesmo dos alimentos saudáveis. Faze exercício moderado, e sentirás que tua vida é de alguma importância. Carta 27, 1872.
Alimento Insalubre Embrutece a Consciência
Em matéria de reforma da saúde, nosso povo tem estado a regredir. Satanás vê que não pode ter tanto poder sobre as mentes quando o apetite é mantido sob controle, do que quando com ele se condescende, e está constantemente em atividade para levar os homens à contemporização. Sob a influência de alimento insalubre a consciência se torna frágil, a mente se torna fechada, e desequilibra-se sua suscetibilidade às impressões. ...
Verá e sentirá nosso povo o pecado de perverter o apetite? Não descartarão todas as condescendências prejudiciais, destinando os recursos assim poupados à disseminação da verdade? Manuscrito 132.
Definição de Temperança no Comer
Os princípios de temperança devem ser levados mais longe do que a mera abstenção de bebidas alcoólicas. O uso de alimento estimulante e indigesto é, muitas vezes, tão ofensivo à saúde como aquelas, e em muitos casos lançam as sementes da embriaguez. A verdadeira temperança nos ensina a dispensar inteiramente todas as coisas nocivas, e usar prudentemente aquilo que é saudável. Poucos há que se compenetram, como deviam, de quanto seus hábitos no regime alimentar têm que ver com sua saúde, seu caráter, sua utilidade neste mundo e seu destino eterno. O apetite deve estar sempre sob a sujeição
das faculdades morais e intelectuais. O corpo deve ser o servo da mente, e não a mente a serva do corpo. Patriarcas e Profetas, pág. 562.
Evitar os Extremos
Os que entendem as leis da saúde e são governados por princípios, fugirão dos extremos, tanto da condescendência como da restrição. Seu regime é escolhido, não meramente para agradar ao apetite, mas para fortalecimento do organismo. Procuram conservar todas as faculdades nas melhores condições para o mais elevado serviço a Deus e aos homens. O apetite acha-se sob o controle da razão e da consciência, e são recompensados com a saúde física e mental. Conquanto não insistam de modo impertinente em seus pontos de vista para os outros, seu exemplo é um testemunho em favor dos princípios corretos. Essas pessoas exercem vasta influência para o bem. A Ciência do Bom Viver, pág. 319.