Mente, Caráter e Personalidade (Vol. 2)

CAPÍTULO 64

Hábitos

MCP2 - Pag. 596  

A Bíblia Apresenta Princípios

A Palavra de Deus é abundante em princípios gerais para a formação de corretos hábitos de vida, e os testemunhos, gerais e pessoais são calculados a chamar... atenção mais especialmente sobre esses princípios. Testimonies, vol. 5, págs. 663 e 664.

Como Cadeia de Ferro

Uma vez formado, o hábito é qual uma cadeia de ferro. Podeis lutar desesperadamente contra ela, mas não se romperá. Vosso único procedimento seguro é construir para o tempo e a eternidade. Carta 117, 1901.

Regras de Hábito

É dever de todos observar estritas regras em seus hábitos de vida. Isto é para vosso próprio bem, querida juventude, tanto física como moralmente. Ao vos levantardes, de manhã, tomai em consideração, tanto quanto possível, a tarefa que tendes de cumprir durante o dia. Se necessário, mantende uma agenda na qual anoteis as coisas por fazer, e marqueis uma ocasião na qual fazer vosso trabalho. Youth"s Instructor, 28 de janeiro de 1897.

Hábitos Regulares Melhoram a Saúde

Nosso Deus é um Deus de ordem, e deseja que Seus filhos queiram pôr-se em ordem e sob disciplina. Não seria melhor, portanto,


MCP2 - Pag. 597  

romper com esse hábito de fazer da noite, dia, e das frescas horas da manhã, noite? Se os jovens formassem hábitos de regularidade e ordem, melhorariam quanto a saúde, a vivacidade, a memória e a disposição. Youth"s Instructor, 28 de janeiro de 1897.

Removendo a Causa da Doença

Hábitos justos e corretos, praticados inteligente e perseverantemente, removerão a causa da doença, e não há necessidade de recorrer às drogas fortes. Muitos seguem passo a passo com suas condescendências não naturais, o que introduz um estado de coisas tão desnatural quanto possível. Manuscrito 22, 1887.

Hábitos Apropriados Promovem Saúde

A saúde pode ser conseguida por apropriados hábitos de vida, e pode ser levada a render juros, e juros compostos. Mas este capital, mais precioso do que qualquer depósito de banco, pode ser sacrificado pela intemperança no comer e beber, ou deixando que os órgãos se atrofiem pela inatividade. Condescendências de estimação têm de ser renunciadas; a preguiça, vencida. Testimonies, vol. 4, pág. 408.

Hábitos que Degradam as Mais Altas Faculdades

Qualquer hábito que não promova o perfeito funcionamento saudável do organismo humano degrada as mais elevadas e nobres faculdades. Os maus hábitos no comer e beber conduzem a erros no pensamento e ação. Conselhos Sobre Saúde, pág. 67.

Vencendo Hábitos Estabelecidos

Em muitos casos, precisam ser vencidos hábitos e idéias estabelecidos, antes de podermos fazer progresso na vida religiosa. Fundamentos da Educação Cristã, pág. 118.

Hábitos Errados, Difícil Desaprender

Ser-te-á difícil agora fazer em teu caráter as modificações que Deus requer que faças, porque foi-te difícil ser pontual e rápido na ação, na juventude. Quando o caráter está formado,


MCP2 - Pag. 598  

os hábitos fixos, e as faculdades mentais e morais se tiverem firmado, é muito difícil desaprender hábitos errôneos, ser rápido na ação.

Deves reconhecer o valor do tempo. Não podes ser desculpado por deixar o importantíssimo, embora desagradável trabalho, com a esperança de livrar-te dele completamente, ou pensando que se tornará menos desagradável, enquanto ocupas o tempo com trabalhos agradáveis, que não exigem muito esforço. Deves fazer primeiro o trabalho que tem de ser feito e que envolve os interesses vitais da causa, e assumir as atividades menos importantes depois de acabadas as mais necessárias.

Pontualidade e decisão na obra e causa de Deus são muito necessárias. Atrasos são virtualmente defeitos. Os minutos são áureos e devem ser aproveitados da melhor das maneiras. Relações terrenas e interesses pessoais devem sempre ser secundários. Nunca deve a causa de Deus ser levada a sofrer em qualquer particular por causa de nossos amigos terrestres ou os mais queridos parentes. Testimonies, vol. 3, págs. 499 e 500.

Tendências Hereditárias e Cultivadas Tornam-se Hábitos

A grande tendência hereditária e cultivada para o mal, em Judas foi a cobiça. E pela prática isso se tornou um hábito que ele levou consigo em todos os seus negócios. Os princípios cristãos de retidão e justiça não tinham lugar no vender e comprar. Seus hábitos de economia evoluíram num espírito avarento e se tornaram uma cilada fatal. O ganho era sua medida de uma vivência religiosa correta, e toda a verdadeira justiça tornou-se subordinada a isso. Conquanto continuasse discípulo pró-forma, enquanto na própria presença pessoal de Cristo, apropriava-se de meios que pertenciam ao tesouro do Senhor. Manuscrito 28, 1897.

Os Hábitos Decidem o Futuro

Tem de ser lembrado que os jovens estão formando hábitos que, nove vezes dentre dez, lhes decidirão o futuro.


MCP2 - Pag. 599  

A influência das amizades que mantêm, as associações que formam e os princípios que adotam serão levados consigo através da vida. Testimonies, vol. 4, pág. 426.

Mais Fácil Formar Hábitos Maus do que Bons

As crianças são especialmente suscetíveis às impressões; e as lições que recebem nos primeiros anos, levarão consigo através da vida. Todo o saber que possam adquirir, jamais desfará o mal resultante de uma disciplina frouxa na infância. Uma negligência, muitas vezes repetida, forma um hábito. Um ato errado prepara o caminho para outro. Esse ato, repetido, forma um hábito.

Maus hábitos contraem-se mais facilmente do que bons, e são abandonados com mais dificuldade. Toma muito menos tempo e sacrifício o estragar a disposição de uma criança, do que leva para imprimir princípios e hábitos de justiça nos recessos do caráter. É somente pela constante vigilância e atuação contrária ao mal, que podemos ter esperança de endireitar a disposição.

O Senhor estará convosco, mães, ao procurardes formar em vossos filhos hábitos corretos. Mas deveis começar cedo o processo disciplinar, pois no futuro vossa obra será muito difícil. Ensinai-os regra sobre regra, preceito sobre preceito, um pouco aqui, um pouco ali. Conservai na mente que vossos filhos pertencem a Deus e devem tornar-se Seus filhos e filhas. É propósito Seu que as famílias da Terra sejam exemplos da família do Céu. Review and Herald, 5 de dezembro de 1890.

Hábitos Raro se Mudam

Atos repetidos em dado sentido tornam-se hábitos. Estes podem ser modificados por uma educação severa, na vida posterior, mas raras vezes são mudados. Uma vez formados, tornam-se os hábitos cada vez mais firmemente arraigados no caráter. Orientação da Criança, págs. 199 e 200.

Atacar Hábitos Errôneos Pouco Adianta

De pouca utilidade é procurar reformar outros atacando o que podemos considerar maus hábitos. Tais esforços dão muitas vezes em resultado mais dano do que bem.


MCP2 - Pag. 600  

Em Sua conversa com a samaritana, em lugar de desmerecer o poço de Jacó, Cristo apresentou alguma coisa melhor. "Se tu conheceras o dom de Deus", disse Ele, "e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu Lhe pedirias, e Ele te daria água viva." João 4:10. Desviou a conversa para o tesouro que tinha a dar, oferecendo à mulher alguma coisa melhor do que ela possuía, a própria água viva, a alegria e a esperança do evangelho. A Ciência do Bom Viver, págs. 156 e 157.

O Esforço de Reformar-se

É verdade que os homens às vezes se envergonham de seus caminhos pecaminosos e renunciam a alguns de seus maus hábitos, antes de estar conscientes de que estão sendo atraídos a Cristo. Quando quer, porém, que façam um esforço para reformar-se, movidos do desejo sincero de proceder bem, é sempre o poder de Cristo que os está atraindo. Uma influência para eles desconhecida lhes opera na alma, despertando-lhes a consciência, e sua vida exterior emenda-se. E quando Cristo os atrai, levando-os a olhar à Sua cruz, para contemplar Aquele que os seus pecados ali cravaram, o mandamento desperta na consciência. É-lhe revelada a pecaminosidade de sua vida, o pecado que sé acha arraigado em sua alma. Começam a compreender alguma coisa da justiça de Cristo, e exclamam: "Que é o pecado, que devesse exigir tão grande sacrifício pela redenção de sua vítima? Acaso se fez preciso todo esse amor, todo esse sofrimento, toda essa humilhação, para que não perecêssemos mas tivéssemos vida eterna?" Caminho a Cristo, pág. 27.

Os Maus Hábitos Devem Ser Vencidos

Pela contemplação como num espelho da glória do Senhor, devemos realmente ser transformados na mesma imagem, de glória em glória, como pelo Espírito do Senhor. Nós esperamos demasiado pouco, e recebemos de acordo com a nossa fé. Não devemos apegar-nos aos nossos próprios caminhos, nossos próprios planos, nossas próprias idéias; devemos ser transformados pela renovação de nossa mente, para que experimentemos "qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus". Rom. 12:2. Os


MCP2 - Pag. 601  

pecados que nos assediam devem ser vencidos, e assim nossos maus hábitos. Disposições e sentimentos errados devem ser desarraigados, e pelo Espírito de Deus gerados santo temperamento e emoções. Carta 57, 1887.

Os hábitos maus, quando encontram oposição, oferecem a mais vigorosa resistência; mas se a luta é mantida com energia e perseverança, eles podem ser vencidos. Testimonies, vol. 4, pág. 655.

A Graça de Cristo Rompe a Escravidão dos Maus Hábitos

Os homens precisam saber que as bênçãos da obediência, em sua plenitude, eles só podem fruir à medida que receberem a graça de Cristo. É Sua graça que dá ao homem poder para obedecer às leis de Deus. É isto que o habilita a quebrar as cadeias do mau hábito. Este é o único poder que o pode tornar e conservar firme no caminho do direito. A Ciência do Bom Viver, pág. 115.

Mediante o poder de Cristo homens e mulheres têm quebrado a cadeia do hábito pecaminoso. Têm renunciado ao egoísmo. O profano tem-se tornado reverente; o bêbado, sóbrio; o pervertido, puro. Almas que tinham estampada em si a semelhança de Satanás, têm-se transformado à imagem de Deus. Atos dos Apóstolos, pág. 476.

Pensamentos e Ações Corretos Podem Tornar-se Habituais

É nos bons pensamentos que reside a única segurança para cada alma. O homem, "como imaginou na sua alma, assim é". Prov. 23:7. A faculdade de se dominar desenvolve-se pelo exercício. O que parecia a princípio difícil, torna-se fácil pela repetição constante, até que os retos pensamentos e ações acabam por ser habituais. A Ciência do Bom Viver, pág. 491.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>