Mente, Caráter e Personalidade (Vol. 2)

CAPÍTULO 78

Mente Controlando Mente

MCP2 - Pag. 704  

Instrumentos que Podem Levar Cativa a Mente

Corrupções de toda sorte, semelhantes às que prevaleciam entre os antediluvianos, serão introduzidas para levar cativas as mentes. A exaltação da Natureza como se fosse Deus, a irrestrita licenciosidade da vontade humana, o conselho dos ímpios - a estes Satanás usa como instrumentos para realizar certos fins. Empregará o poder da mente sobre a mente para alcançar seus desígnios. De todos o mais lamentável pensamento é que, sob sua enganosa influência os homens terão uma aparência de piedade sem que tenham uma real ligação com Deus. Como Adão e Eva, que comeram do fruto da árvore da ciência do bem e do mal, muitos, mesmo agora, se estão alimentando com os ilusórios bocados do erro. Testimonies, vol. 8, págs. 293 e 294.

Perigosa Ciência

Falei distintamente acerca da perigosa ciência que autoriza que uma pessoa entregue a mente ao controle de outro. Esta ciência é propriedade de Satanás. Carta 130 1/2, 1901.

A Influência Mental no Tratamento dos Doentes

No tratamento do enfermo não se deveria esquecer o efeito da influência mental. Devidamente usada, essa influência proporciona um dos mais eficazes meios de combater a doença.


MCP2 - Pag. 705  

Uma forma de cura mental existe, entretanto, que é um dos mais eficazes meios para o mal. Mediante essa chamada ciência, a mente de uns é submetida ao domínio de uma outra, de modo que a individualidade do mais fraco imerge na do espírito mais forte. Uma pessoa executa a vontade de outra. Pretende-se assim poder mudar o curso dos pensamentos, comunicar os impulsos promovedores de saúde, e habilitar o doente a resistir e vencer a doença.

Este método de cura tem sido empregado por pessoas que ignoravam sua natureza e tendências reais, e que acreditavam ser ele um modo de beneficiar os doentes. Mas a chamada ciência baseia-se em falsos princípios. É estranha à natureza e princípios de Cristo. Ela não conduz Àquele que atrai as mentes para si, leva-as a separar-se da verdadeira Fonte de sua força.

Não é desígnio de Deus que nenhuma criatura humana submeta a mente e a vontade ao domínio de outra, tornando-se um instrumento passivo em suas mãos. Ninguém deve fundir sua individualidade na de outro. Não deve considerar nenhum ser humano como fonte de cura. Sua confiança deve estar em Deus. Na dignidade da varonilidade que lhe foi dada pelo Senhor, deve ser por ele próprio dirigido, e não por nenhuma inteligência humana.

Deus deseja pôr os homens em direta relação com Ele. Em todo o Seu trato com as criaturas reconhece o princípio da responsabilidade individual. Busca estimular o senso da dependência pessoal, e impressioná-los com a necessidade de direção própria, isto é, individual. Deseja pôr o humano em ligação com o divino, a fim de que os homens sejam transformados à divina semelhança. Satanás trabalha para impedir este desígnio. Procura fomentar a confiança nos homens. Quando a mente é desviada de Deus, o tentador a pode colocar sob seu domínio. Pode controlar a humanidade. A Ciência do Bom Viver, págs. 241-243.


MCP2 - Pag. 706  

Alívio Temporário, Mente Danificada

Não se deve permitir que nenhum indivíduo assuma o controle da mente de outra pessoa, pensando que, em assim fazendo, está contribuindo para que ela receba grande benefício. A cura mental é um dos enganos mais perigosos que podem ser exercidos em qualquer indivíduo. Poderá ser sentido alívio temporário, mas a mente da pessoa assim controlada jamais será tão forte e segura. Podemos ser tão fracos como o era a mulher que tocou a orla do manto de Cristo; contudo, se usarmos a oportunidade que Deus nos dá de vir a Ele com fé, Ele responderá tão prontamente como fez àquele toque da fé.

Não é desígnio de Deus que qualquer ser humano entregue sua mente a outro ser humano. O Cristo ressurgido, que está agora sentado no trono à direita do Pai, é o Poderoso Restaurador. Suplicai-Lhe o poder restaurador. Somente por meio dEle podem os pecadores ir a Deus como estão. Jamais podem eles ir por meio de qualquer mente humana. O instrumento humano jamais deve interpor-se entre os instrumentos celestiais e os que estão sofrendo. Medicina e Salvação, págs. 115 e 116.

Olhar ao Divino, em Vez de ao Humano

Existe alguma coisa melhor a fazermos do que dominar a humanidade pela humanidade. O médico deve educar o povo a volver o olhar do humano para o divino. Em lugar de ensinar o enfermo a confiar em criaturas humanas quanto à cura da alma e do corpo, deve dirigi-lo Àquele que é capaz de salvar perfeitamente a todos quantos a Ele se chegam. Aquele que fez a mente do homem, sabe o que ela necessita. Unicamente Deus é quem pode curar. Aqueles que se acham doentes da mente e o corpo, têm de ver em Cristo o restaurador. "Porque Eu vivo", diz Ele, "vós vivereis." João 14:19.

Esta é a vida que nos cumpre apresentar aos doentes, dizendo-lhes que, se tiverem fé em Cristo como restaurador, se com Ele cooperarem, obedecendo às leis da saúde, e se esforçando por aperfeiçoar a santidade em Seu temor, Ele lhes comunicará Sua vida. Quando por essa maneira lhes apresentamos a Cristo, estamos transmitindo um poder e uma força


MCP2 - Pag. 707  

de valor, porquanto vem de cima. Esta é a verdadeira ciência da cura do corpo e da alma. A Ciência do Bom Viver, págs. 243 e 244.

Força e Firmeza, em Contraste com a Mente Dominada

A disciplina de um ser humano que haja atingido os anos da inteligência, deve diferir do ensino de um animal irracional. A este apenas se ensina a submissão a seu dono. Para o irracional, o dono serve de mente, juízo e vontade. Este método, algumas vezes empregado no ensino das crianças, faz delas pouco mais que autômatos. O espírito, a vontade, a consciência, acham-se sob o governo de outro.

Não é propósito de Deus que espírito algum seja dessa maneira dominado. Os que enfraquecem ou destroem a individualidade, assumem uma responsabilidade de que apenas podem resultar males. Enquanto sob a autoridade, as crianças podem assemelhar-se a soldados bem disciplinados; faltando, porém, esse governo, notar-se-á a falta de força e firmeza no caráter. Não tendo nunca aprendido a governar-se, os jovens não admitem restrições a não ser as exigências dos pais ou professor. Removidas estas, não sabem como fazer uso de sua liberdade, e com freqüência se entregam a condescendências que vêm a ser a sua ruína. Educação, pág. 288.

Consciência e Individualidade Desimpedidas

Em questões de consciência, a alma deve ser deixada livre. Ninguém deve controlar o espírito de outro, julgar por outro, ou prescrever-lhe o dever. Deus dá a toda alma liberdade de pensar, e seguir suas próprias convicções. "Cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus." Rom. 14:12. Ninguém tem direito de imergir sua individualidade na de outro. Em tudo quanto envolve princípios, "cada um esteja inteiramente seguro em seu próprio ânimo". Rom. 14:5. No reino de Cristo não há nenhuma orgulhosa opressão, nenhuma obrigatoriedade de costumes. Os anjos do Céu não vêm à Terra para mandar e


MCP2 - Pag. 708  

exigir homenagens, mas como mensageiros da misericórdia, a fim de cooperar com os homens em erguer a humanidade. O Desejado de Todas as Nações, pág. 550 e 551.

As mentes humanas não devem ser impedidas e sujeitas a freio tomado por mãos humanas. Manuscrito 43, 1895.

A Individualidade Deve Ser Exercida

Deus permite que cada pessoa exerça sua individualidade. Nenhuma mente humana deve imergir em outra mente humana. ... Para nós, o imitarmos o exemplo de qualquer homem - mesmo uma pessoa que, em nosso juízo, julguemos quase perfeita em caráter - seria pôr a confiança num ser humano imperfeito, defeituoso, incapaz de comunicar um jota ou um til de perfeição a qualquer outro ser humano. Nossa Alta Vocação (Meditações Matinais, 1962), pág. 108.

Unidade sem Identidade Submersa

Devemos agora unificar-nos. ... Lembremo-nos, porém, de que a unidade cristã não quer dizer que a identidade de uma pessoa deva submergir-se na de outra, tampouco quer dizer que a mente de um deva ser guiada e controlada pela mente de outro. Deus não deu a homem algum o poder que alguns, por palavra e atos, procuram reivindicar. Deus requer que todo homem siga as direções da Palavra. Testimonies, vol. 8, pág. 212.

Lealdade a Deus, e Lealdade aos Homens

Pertenceis a Deus, alma, corpo e espírito. Vossa mente pertence a Deus, e vossos talentos igualmente Lhe pertencem. Ninguém tem o direito de controlar a mente de outro e julgar por outro, prescrevendo-lhe o dever. Há certos direitos que pertencem a todo indivíduo, ao prestar serviço a Deus. Nenhum homem tem mais liberdade de arrebatar-nos esses direitos, do que teria de tirar a própria vida. Deus nos deu a liberdade de pensar, e é privilégio nosso seguir nossas impressões quanto ao dever. Somos apenas seres humanos, e o ser humano não


MCP2 - Pag. 709  

tem jurisdição sobre a consciência de outro ser humano. ... Cada um de nós tem uma individualidade e identidade que não pode ser submetida a nenhum outro ser humano. Somos individualmente feitura de Deus. Carta 82, 1895.

Os Pastores Devem Dirigir a Deus Suas Ovelhas

Deus, somente, deve ser o guia da consciência do homem. A verdade deve ser pregada onde quer que ela encontre uma abertura. A Palavra de Deus deve ser explanada aos que não conhecem a verdade. É esta a obra dos ministros de Deus. Não devem ensinar os homens a volver os olhos para eles, ou procurar controlar as consciências alheias. "Se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, não duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos." Tia. 1:5-8. Carta 26, 1907.

Fazer da Carne o Nosso Braço

Somos inclinados a procurar junto de nossos semelhantes simpatia e ânimo, em vez de os procurar em Jesus. Em Sua misericórdia e fidelidade, Deus permite muitas vezes que falhem aqueles em quem depositamos confiança, a fim de que possamos compreender quanto é insensato confiar nos homens e apoiar-nos na carne. Confiemos inteira, humilde e desinteressadamente em Deus. A Ciência do Bom Viver, pág. 486.

Satanás Controla a Mente que Controla Outra

Defender a ciência de curar pelo poder de uma mente sobre outra é abrir a porta pela qual Satanás entrará para tomar posse da mente e do coração. Satanás domina tanto a mente que se entrega para ser controlada por outra, como a que a controla. Que Deus nos ajude a compreender a verdadeira ciência de edificar sobre Cristo, nosso Salvador e Redentor. Nossa Alta Vocação (Meditações Matinais, 1962), pág. 107.


MCP2 - Pag. 710  

Satanás não Pode Tocar na Mente que não se lhe Submete

Os interesses mais vitais para vós individualmente, estão, em vossa própria guarda. Ninguém os poderá prejudicar sem vosso consentimento. Todas as legiões satânicas não vos poderão causar dano a menos que venhais a abrir a alma às artes e setas de Satanás. Vossa ruína jamais poderá ocorrer enquanto vossa vontade não consentir. Caso não haja corrupção em vossa mente, toda contaminação ambiente não vos pode manchar ou corromper. Nossa Alta Vocação (Meditações Matinais, 1962), pág. 94.

Satanás não pode tocar na mente ou no intelecto a menos que cedamos a ele. Manuscrito 17, 1893.

Não a Fé Possuída por Jesus

A aceitação da verdade de origem celestial leva a mente em sujeição a Cristo. Então a saúde da alma, que provém de receber e seguir os puros princípios se revela nas palavras e obras de justiça. A fé que leva a isso não é a fé que crê em a mente controlar a mente até que uma pessoa executa a vontade de outra. Os membros da igreja que têm confiança nessa ciência podem ser chamados sãos na fé, mas não é a fé possuída por Jesus Cristo. Existe uma fé na obra que Satanás está fazendo. Ele apresenta erros gigantescos, e pelos milagres que opera, engana a muitos. Esta obra ele fará mais e mais. A igreja sadia compõe-se de sadios membros, de homens e mulheres que têm uma experiência pessoal na verdadeira piedade. Carta 130, 1901.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>