Disposições Várias
Em nossas relações sociais uns com os outros, devemos lembrar-nos de que nem todos possuímos os mesmos talentos, nem temos a mesma disposição. Os obreiros têm planos e idéias diferentes. Diferentes dons, combinados, são necessários para o bom êxito da obra. Lembremo-nos de que alguns podem ocupar certos cargos com melhor resultado do que outros. O obreiro a quem se deu tato e habilidade que o capacitam para o desempenho de algum ramo especial da obra, não deve condenar os outros por não serem capazes de fazer o que ele, talvez, pode fazer facilmente. Não haverá coisas que seus coobreiros possam fazer muito melhor do que ele? Evangelismo, pág. 103.
Disposição Diferente, Diferente Perspectiva
Todas as relações sociais exigem o exercício do domínio próprio, paciência e simpatia. Diferimos tanto uns dos outros em disposições, hábitos e educação, que variam entre si nossas maneiras de ver as coisas. Julgamos diferentemente. Nossa compreensão da verdade, nossas idéias em relação à conduta de vida, não são idênticas sob todos os pontos de vista. Não há duas pessoas cuja experiência seja igual em cada particular. As provas de uma não são provas de outra. Os deveres que para uma se apresentam como leves, são para outra mais difíceis e inquietantes. A Ciência do Bom Viver, pág. 483.
Diversidade de Disposições na Família
Freqüentemente existe na mesma família, acentuada diversão de disposição e de caráter, pois está no plano de Deus que pessoas de temperamento variado se associem umas às outras. Quando assim se dá, todo o membro da família deve considerar sagradamente os sentimentos e respeitar o direito dos outros. Dessa maneira será cultivada a consideração mútua e a paciência, os preconceitos serão abrandados e aplainadas as arestas do caráter. Pode-se alcançar harmonia, e a fusão dos vários temperamentos pode ser um benefício para cada um. Orientação da Criança, pág. 205.
Os Pais Transmitem a Disposição
E os pais, bem como as mães, acham-se incluídos nesta responsabilidade. Pai e mãe transmitem aos filhos suas características, mentais e físicas, e suas disposições e apetites. Patriarcas e Profetas, pág. 561.
Disposição Herdada
Deus quer que nos ajudemos uns aos outros por uma manifestação de simpatia e abnegado amor. Há os que herdaram temperamento e disposição peculiares. Podem ser de trato difícil, mas somos nós irrepreensíveis? Não os devemos desanimar. Seus erros não se devem tornar propriedade comum. Cristo tem pena dos que erram no julgamento e os ajuda. Ele sofreu a morte por todos os homens, e por isso tem tocante e profundo interesse em cada homem. Testimonies, vol. 9, pág. 222.
Mudança Para uma Disposição Agradável
"Vigiai e orai" é uma recomendação muitas vezes repetida nas Escrituras. (Mat. 26:41; Mar. 13:33; Mar. 14:38.) Na vida dos que obedecem a essa recomendação, haverá uma subterrânea corrente de felicidade que beneficiará a todos com quem eles chegam em contato. Os que são de disposição áspera e impertinente, tornar-se-ão suaves e brandos; os que são orgulhosos, tornar-se-ão mansos e humildes. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, pág. 293.
A Regularidade e Ordem Melhoram a Disposição
Se os jovens formassem o hábito de regularidade e ordem,
melhorariam a saúde, o espírito, a memória e a disposição. Orientação da Criança, pág. 112.
As Disposições Podem Ser Modificadas
É em misericórdia que o Senhor revela aos homens seus defeitos ocultos. Ele deseja que examinem criticamente as complicadas emoções e motivos de seu coração e detectem o que está errado, modifiquem sua disposição e refinem suas maneiras. Deus deseja que Seus servos se familiarizem com o próprio coração. A fim de lhes levar um conhecimento verdadeiro de sua condição, permite Ele que os fogos da aflição os assaltem para que sejam purificados. Minha Consagração Hoje (Meditações Matinais, 1989), pág. 92.
Disposição Morosa Prejudica a Eficiência do Professor
Mais que qualquer outra pessoa, aquele que tem a seu cargo educar jovens se deve precaver contra o permitir-se uma disposição melancólica ou sombria; pois isso o eliminará da simpatia dos alunos, e sem simpatia ele não pode esperar beneficiá-los. Não devemos obscurecer nosso próprio caminho nem o dos outros com as sombras de nossas provações. Temos um Salvador a quem nos dirigir, em cujo compassivo ouvido nos é dado desabafar toda queixa. Podemos deixar todas as nossas preocupações e fardos a Seus pés, e então o trabalho nos não parecerá difícil ou rigorosas as provações que nos sobrevêm. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, pág. 233.
Combinar a Disposição Alegre com a Integridade
A religião de Jesus abranda tudo que seja duro e áspero no temperamento, e alisa tudo que seja rugoso e agudo nas maneiras. Torna gentis as palavras e o comportamento cativante. Aprendamos de Cristo como combinar um alto senso de pureza com uma disposição alegre. O cristão bondoso, cortês é o mais poderoso argumento que se possa apresentar em favor do cristianismo. Gospel Workers, pág. 122.
Alimentação Imprópria Compromete a Disposição
Muitos defraudam sua disposição pelo comer impróprio.
Devemos ser tão cuidadosos em aprender as lições da reforma da saúde como o somos em ter nossos estudos devidamente preparados, pois os hábitos que adotamos nesta direção ajudam a formar nosso caráter para a vida futura. É possível a alguém danificar a vida pelo uso debilitado do estômago. Conselhos Sobre o Regime Alimentar, pág. 126.
Alimentos Cárneos Produzem Disposição Irritadiça
Deus não reteve carne dos hebreus no deserto simplesmente para mostrar Sua autoridade, mas para benefício deles, para que conservassem a resistência física e moral. Sabia que o uso de alimento animal fortalece as paixões animais e enfraquece o intelecto. Ele sabia que a satisfação do apetite dos hebreus para alimentos cárneos, enfraquecer-lhes-ia as faculdades morais, e induziria a tão irritável disposição, que o grande exército ficaria insubordinado, que perderiam o elevado senso de suas obrigações morais, e se recusariam a ser controlados pelas sábias leis de Jeová. Temperança, pág. 160.
O Açúcar e a Disposição
Açúcar não é bom para o estômago. Causa fermentação, e isto obscurece o cérebro e ocasiona mau humor. Conselhos Sobre o Regime Alimentar, pág. 327.
Abrandando uma Disposição Perversa
O progresso na vida cristã é caracterizado por maior humildade, em resultado do aumento de conhecimento. Todo aquele que é unido a Cristo se afastará de toda a iniqüidade.
Digo-vos, no temor de Deus, que me foi mostrado que muitos de vós perderão a vida eterna porque estais erguendo vossas esperanças do Céu sobre um alicerce falso. Deus vos está deixando aos cuidados próprios, "para te humilhar, para te tentar, para saber o que estava no teu coração". Deut. 8:2. Negligenciastes as Escrituras. Desprezais e rejeitais os testemunhos porque eles reprovam vossos acariciados pecados e perturbam vossa autocomiseração.
Quando Cristo é desejado no coração, Sua semelhança será
revelada na vida. Reinará a humildade onde outrora predominava o orgulho. A submissão, a mansidão e a paciência abrandarão as asperezas da disposição por natureza perversa, impetuosa. O amor a Jesus se manifestará em amor ao Seu povo. Não é intermitente, espasmódico, mas calmo, profundo e forte.
A vida do cristão será despida de toda a pretensão, livre de toda a afetação, artifício e falsidade. É fervorosa, verdadeira, sublime. Cristo fala em cada uma de suas palavras. Ele é visto em cada ação. A vida irradia a luz de um Salvador a habitar no íntimo. Em comunhão com Deus e em feliz contemplação das coisas celestiais, a pessoa se prepara para o Céu, empenhando-se em reunir outras no redil de Cristo. Nosso Salvador é capaz de fazer por nós mais do que podemos pedir ou mesmo imaginar, e está disposto a fazê-lo. Testimonies, vol. 5, págs. 49 e 50.
Deus Pode Moldar a Disposição
Seja qual for vossa disposição, Deus pode de tal modo moldá-la que será doce e semelhante à de Cristo. Por viva fé podereis separar-vos de tudo que não esteja em conformidade com a mente de Deus, e assim introduzir o Céu em vossa vida, já aqui na Terra. Fareis isso? Se o fizerdes, tereis cada passo ensolarado. Manuscrito 91, 1901.
Uma Bênção aos Doentes
A disposição agradável, o caráter formoso, o Senhor usará para levar bênçãos aos doentes. As verdades da Palavra de Deus possuem um poder santificante, transformador. Recebidas no coração e introduzidas na vida, demonstrar-se-ão um cheiro de vida para vida. Sejam empregados em nossas instituições os que deixem a luz da verdade brilhar em suas palavras e ações diárias. Só esses é que Cristo pode aceitar como cooperadores com Ele. Manuscrito 69, 1909.
Harmonia de Disposições Várias
A harmonia e união existente entre homens de variadas disposições é o mais forte testemunho que pode ser dado de que
Deus enviou Seu Filho ao mundo para salvar pecadores. É privilégio nosso dar esse testemunho. Mas para isto fazer, temos de colocar-nos sob as ordens de Cristo. Nosso caráter tem de ser moldado em harmonia com o Seu caráter, nossa vontade tem de ser entregue a Sua vontade. Então trabalharemos juntos, sem um pensamento de colisão. Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 246.
Disposição Imbuída de Gratidão e Paz
De todas as coisas procuradas cultivadas e acariciadas, nada existe tão valioso à vista de Deus como um coração puro, e uma disposição imbuída de gratidão e paz. Testimonies, vol. 4, pág. 559.
A Disposição não é Mudada Pela Ressurreição
Se desejais ser santos no Céu, deveis sê-lo primeiro na Terra. Os traços de caráter que nutrirdes na vida não se mudarão pela morte ou pela ressurreição. Saireis do sepulcro com a mesma disposição que manifestáveis no lar e na sociedade. O Lar Adventista, pág. 16.