"Se alguém tem sede, venha a Mim, e beba." João 7:37. "Aquele que beber da água que Eu lhe der nunca terá sede, porque a água que Eu lhe der se fará nele uma fonte d"água que salte para a vida eterna." João 4:14.
Se, não obstante essas promessas que nos são feitas, preferimos permanecer abrasados e ressecados por falta da água viva, a culpa será tão-somente nossa. Se formos a Cristo com a simplicidade da criança que se dirige aos pais terrestres, e Lhe pedirmos as coisas que nos prometeu, crendo que as receberemos, tê-las-emos. Se todos exercêssemos fé como devêramos havê-lo feito, seríamos abençoados com o Espírito Santo de Deus em medida muito maior do que a já por nós recebida em nossas reuniões. Alegra-me que ainda nos restam alguns dias para o término destas reuniões. Porque esta é a pergunta que surge: Iremos nós à fonte para beber? Darão o exemplo os que ensinam a Verdade? Deus por nós fará grandes coisas se, com fé, nos apegarmos à Sua palavra. Oxalá pudéssemos ver aqui todos os corações se humilhando perante Deus!
Desde o início destas reuniões, senti-me muito inclinada a abordar os assuntos do amor e da fé. E assim é porque necessitais deste testemunho. Alguns dos que vieram trabalhar nestes territórios missionários têm dito: "A senhora não compreende o povo francês; não compreende os alemães. Eles precisam ser tratados desta ou daquela maneira."
Pergunto, porém: Não os compreenderá Deus? Não é Ele quem a Seus servos dá uma mensagem para as pessoas? Ele
sabe exatamente o de que precisam; e se a mensagem vem diretamente dEle, por intermédio de Seus servos para o povo, cumprirá a obra que lhe foi designada; todos serão unificados em Cristo. Embora alguns sejam arraigadamente franceses, outros entranhadamente alemães e outros profundamente americanos, todos chegarão a ser identicamente semelhantes a Cristo.
O templo judeu foi construído de pedras lavradas e extraídas das montanhas; e cada pedra era preparada para o seu respectivo lugar no templo, lavrada, polida e provada antes de ser transportada para Jerusalém. E quando todas estavam no terreno, a edificação se fez sem que se ouvisse o ruído de um único machado ou martelo. Essa construção representa o templo espiritual de Deus, composto de material trazido de todas as nações, línguas, povos e classes sociais, elevados e humildes, ricos e pobres, sábios e iletrados. Não se trata de substâncias inertes que devam ser trabalhadas com martelo e cinzel. São pedras vivas, tiradas da pedreira do mundo por meio da verdade, e o grande Arquiteto principal, o Senhor do templo, as está agora lavrando, polindo e preparando para o seu lugar respectivo no templo espiritual. Uma vez terminado, esse templo será perfeito em todas as suas partes e causará a admiração dos anjos e dos homens; porque o seu Arquiteto e Construtor é Deus.
Ninguém pense que não tem necessidade de golpe algum. Não existe pessoa nem nação que seja perfeita em todos os seus costumes e pensamentos. Uma precisa aprender da outra. Por isso Deus quer que as diversas nacionalidades se amalgamem para chegarem a ser um só povo em suas maneiras de ver e propósitos. Será, assim, exemplificada a união que há em Cristo.
Um Modelo: Jesus Cristo
Eu estava quase temerosa de vir a este país, pelo muito que ouvira das peculiaridades das diversas nacionalidades européias e dos meios a serem empregados para alcançá-las. Mas a sabedoria divina é prometida aos que dela sentem necessidade e a pedem. Deus pode levar as pessoas aonde hão de receber a
verdade. Deixai o Senhor apossar-Se das mentes e moldá-las como o barro é moldado pelas mãos do oleiro, e essas diferenças deixarão de existir. Irmãos, contemplai a Jesus; imitai-Lhe as maneiras e o espírito, e não tereis dificuldade alguma para alcançar esses diferentes tipos de pessoas. Não temos seis modelos para copiar, nem cinco; temos apenas um, Jesus Cristo. Se os irmãos italianos, franceses e alemães buscarem ser iguais a Ele, colocarão os pés sobre o mesmo fundamento da verdade; o mesmo espírito que anima um animará o outro - Cristo neles, a esperança da glória. Eu vos exorto, irmãos, e irmãs, a não erguer um muro de separação entre as diferentes nacionalidades. Ao contrário, tratai de derribá-lo, onde existir. Devemos esforçar-nos por levar todos à harmonia que há em Jesus, trabalhando em prol de um objetivo - a salvação dos nossos semelhantes.
Meus irmãos no ministério, apossar-vos-eis das ricas promessas de Deus? Poreis de parte o eu e deixareis que Jesus apareça? Antes que Deus possa atuar por vosso intermédio, o eu precisa morrer. Fico alarmada ao ver o eu manifestar-se num e noutro, aqui e ali. Em nome de Jesus de Nazaré eu vos declaro que a vossa vontade precisa morrer; ela deve transformar-se na vontade de Deus. Ele vos quer fundir e purificar de toda mácula. Existe uma grande obra para ser feita em vosso proveito antes de poderdes ser revestidos do poder de Deus. Peço-vos que vos aproximeis dEle, a fim de reconhecerdes Suas ricas bênçãos, antes de findar esta reunião.
Há aqui pessoas sobre quem brilhou muita luz em forma de advertências e repreensões. Quando quer que se passem repreensões, o inimigo busca criar nos repreendidos o desejo de simpatia humana. Eu quisera, portanto, advertir-vos para terdes cuidado, não seja que, ao apelares para a simpatia alheia e rememorardes as vossas provas passadas, repitais o mesmo erro da exaltação própria. O Senhor conduz repetidas vezes ao mesmo lugar os Seus filhos extraviados; mas se continuamente deixam de escutar as advertências de Seu Espírito, e não
emendam todos os seus erros, Ele os deixará, por fim, entregues à própria fraqueza.
Concito-vos, irmãos, a irdes a Cristo e beberdes; beberdes abundantemente da água da salvação. Não apeleis para os vossos próprios sentimentos. Não confundais sentimentalismo com religião. Abandonai todo apoio humano e firmai todo o vosso peso em Cristo. Precisais de novo preparo antes de poderdes empenhar-vos na obra da salvação de almas. Vossas palavras, vossos atos exercem influência sobre outros e, no dia de Deus, devereis dar conta dessa influência. Jesus diz: "Eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar." Apoc. 3:8. Dessa porta brilha uma luz e, se quisermos, teremos o privilégio de recebê-la. Dirijamos o nosso olhar para essa porta aberta, e busquemos receber tudo quanto Cristo está disposto a conceder-nos.
Cada qual terá uma luta intensa para vencer o pecado no próprio coração. Às vezes essa obra é muito penosa e desanimadora; pois ao vermos os nossos defeitos de caráter, pomo-nos a considerá-los, em vez de olhar para Jesus e revestir-nos das vestes da Sua justiça. Todo aquele que entrar na cidade de Deus pelas portas de pérola, fá-lo-á como vencedor, e sua maior conquista terá sido a do próprio eu.
"Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, do qual toda a família nos Céus e na Terra toma o nome, para que, segundo as riquezas da Sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo Seu Espírito no homem interior; para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus." Efés. 3:14-19.
Irmãos e irmãs, como coobreiros de Deus, apoiai-vos com firmeza no braço do Todo-poderoso. Esforçai-vos por alcançar a união e o amor, e sereis no mundo uma potência.