Testemunhos Seletos - Volume 3

CAPÍTULO 45

Liderança

TS3 - Pag. 240  

Nos jornais diários de várias cidades apareceram artigos que descrevem uma luta existente entre o Dr. Kellogg e a Sra. Ellen G. White quanto a qual deles será o líder dos Adventistas do Sétimo Dia. Ao ler eu esses artigos, senti-me extremamente angustiada por haver alguém mal-interpretado a minha obra e a do Dr. Kellogg, a ponto de publicar tais deturpações. Não houve disputa entre o Dr. Kellogg e eu no tocante à questão de liderança. Ninguém jamais me ouviu pretender a categoria de líder da denominação.

Eu tenho uma obra de grande responsabilidade para fazer - comunicar pela pena e de viva voz as instruções a mim concedidas, não somente para os Adventistas do Sétimo Dia, mas para o mundo. Publiquei muitos livros, grandes e pequenos, e alguns deles foram traduzidos para várias línguas. Esta é a minha obra - revelar para outras pessoas as Escrituras, assim como Deus a mim mas revelou.

Deus não estabeleceu, entre os Adventistas do Sétimo Dia, nenhuma autoridade suprema para dirigir toda a corporação, ou qualquer seção da obra. Ele não estipulou que a responsabilidade da direção recaísse sobre uns poucos homens. As responsabilidades são divididas entre grande número de homens competentes.

Cada membro da igreja tem participação na escolha dos


TS3 - Pag. 241  

oficiais da igreja. Esta escolhe os oficiais das Conferências estaduais. [Conhecidas hoje por Associações.] Os delegados escolhidos pelas Associações estaduais escolhem os oficiais das Uniões; e os delegados escolhidos por estas, escolhem os oficiais da Associação Geral. Por meio desse sistema, cada Associação, instituição, igreja e pessoa, quer diretamente quer por meio de representantes, participa da eleição dos homens que assumem as responsabilidades principais na Associação Geral.

Experiências Iniciais

Nos primeiros dias da nossa atividade denominacional, o Senhor indicou o Pastor Tiago White para, juntamente com sua esposa, e sob a guia especial do Senhor, ter atuação destacada na propagação desta obra.

Bem conhecida é a história de como a obra cresceu. A oficina de impressão foi primeiramente estabelecida em Rochester, N. Y., e mudada depois para Battle Creek, Michigan. Anos mais tarde, foi fundada uma editora na costa do Pacífico.

Agradeço ao Senhor por ter-nos concedido o privilégio de haver participado da obra desde o começo. Mas nem naquela ocasião nem depois que a obra alcançou grandes proporções, em cujo tempo as responsabilidades foram largamente distribuídas, ninguém me ouviu reivindicar a liderança deste povo.

Desde o ano de 1844 até o presente, tenho recebido mensagens do Senhor, transmitindo-as ao Seu povo. O meu trabalho é este - dar ao povo a luz que o Senhor me concedeu. Estou incumbida de receber essas mensagens e divulgá-las. Não devo aparecer perante o povo como detentora de qualquer outro cargo além do de mensageira portadora de uma mensagem.

Por muitos anos ocupou o Dr. J. H. Kellogg a função de médico-chefe da obra médica mantida pelos Adventistas do Sétimo Dia. Ter-lhe-ia sido impossível atuar como líder de toda a obra. Nunca foi essa a sua parte, e nunca poderá sê-lo.


TS3 - Pag. 242  

Deus é o Nosso Líder

Escrevo isto para que todos saibam que não existe disputa entre os Adventistas do Sétimo Dia no que concerne à direção. O Senhor Deus do Céu é o nosso Rei. Ele é o líder a quem podemos seguir com segurança; pois nunca cometeu engano algum. Honremos a Deus, e a Seu Filho, por cujo intermédio Ele Se comunica com o mundo.

Deus agiria poderosamente em prol do Seu povo hoje, se se submetessem inteiramente à Sua guia. Precisam eles da presença constante do Espírito Santo. Caso houvesse mais orações nos concílios dos que arcam com as responsabilidades, mais humilhação do coração a Deus, veríamos demonstrações evidentes da liderança divina, e nossa obra efetuaria progressos rápidos.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>