Testemunhos Seletos - Volume 3

CAPÍTULO 59

Uma Visão Mais Ampla

TS3 - Pag. 318  

Ao avançar a obra do Senhor em nossa pátria e no estrangeiro, os que ocupam cargos de responsabilidades precisam fazer planos sábios com o propósito de tirar o maior proveito possível tanto dos homens como dos recursos de que dispõem. A responsabilidade de suster a obra em muitos territórios estrangeiros está grandemente a cargo das Associações de nossa pátria. Essas Associações devem dispor de recursos com que auxiliar a abertura de novos campos em que as probantes verdades da mensagem do terceiro anjo não tenham ainda penetrado. No transcurso destes últimos anos, foram como que por encanto abertas portas; e necessitam-se homens e mulheres para por elas entrarem e darem início ao trabalho zeloso de salvação de almas.

Nossas instituições de ensino muito podem fazer no sentido de atender à procura de obreiros instruídos para esses campos missionários. Devem ser elaborados planos sábios para fortalecer a obra feita nos centros de instrução. Devem ser estudados os melhores métodos de preparo de moços e moças consagrados para assumirem responsabilidades e ganhar almas para Cristo. Devem eles ser ensinados a tratar com as pessoas e a apresentar-lhes a terceira mensagem angélica de maneira atraente. E no que toca ao manejo das finanças, devem ser-lhes ensinadas lições que lhes possam ser úteis quando, enviados a campos isolados, devam passar muitas privações e exercer a mais estrita economia.

Colportagem, Instrução Valiosa

O Senhor instituiu um plano por cujo meio bom número de alunos das nossas escolas pode aprender lições práticas que lhes garantirá êxito em sua carreira. Concedeu-lhes a oportunidade de vender livros preciosos, consagrados ao avanço de nossa


TS3 - Pag. 319  

obra de educação e saúde. Ao vender esses livros, a juventude passará por muitas experiências que os habilitarão para resolver os problemas que os esperam em regiões distantes. Durante a sua vida estudantil, vendendo esses livros, muitos podem aprender a tratar os estranhos de maneira cortês e a exercer tato na apresentação dos vários pontos da verdade presente. E ao alcançarem certo êxito financeiro, alguns aprenderão lições de economia, que lhes serão de grande proveito quando, como missionários, forem enviados a outra parte.

Os estudantes que se dedicarem à venda de Parábolas de Jesus e A Ciência do Bom Viver deverão estudar o conteúdo do livro que pretendem vender. Ao familiarizarem-se com o assunto do livro que vendem, e esforçarem-se para pôr em prática os seus ensinos, desenvolver-se-ão intelectual e espiritualmente. As mensagens desses livros contêm a luz que Deus me revelou para comunicar ao mundo. Devem os professores de nossas escolas animar os alunos a estudarem atentamente cada capítulo. Devem ensinar essas verdades aos alunos e buscar incutir-lhes amor aos preciosos pensamentos que o Senhor nos confiou para comunicarmos ao mundo.

Assim, o preparo para apresentar esses livros, e a experiência diária adquirida com a sua apresentação ao público, tornar-se-ão um aprendizado excelente para os que se empenham nessa espécie de atividade. Com a bênção divina, a juventude será capacitada para servir na vinha do Senhor.

A Responsabilidade dos Oficiais da Igreja

Existe um trabalho especial que precisa ser feito em proveito dos nossos jovens, pelos que assumem a responsabilidade das igrejas em todas as Associações. Ao depararem os oficiais das igrejas com jovens promissores que estejam desejosos de se habilitarem para tornar-se úteis na causa do Senhor, mas cujos pais não podem mandá-los à escola, têm eles o dever de buscar


TS3 - Pag. 320  

auxiliá-los e animá-los. Devem consultar tanto os pais como os jovens, e juntos agirem com sabedoria. Alguns jovens terão mais aptidão para o trabalho missionário. Existe um grande campo de utilidade na distribuição de nossa literatura e na proclamação aos nossos amigos e vizinhos da mensagem do terceiro anjo. Outros jovens devem ser animados a consagrar-se à colportagem, e a vender nossos livros principais. Alguns podem ter aptidões que os tornem excelentes auxiliares de nossas instituições. E, em muitos casos, se os jovens promissores forem sabiamente animados e corretamente dirigidos, podem ganhar seu estipêndio escolar com a venda dos livros Parábolas de Jesus e A Ciência do Bom Viver.

Instrução por Conta Própria

Ao vender esses livros estarão os jovens agindo como missionários; porque estarão assim levando ao conhecimento dos habitantes do mundo uma luz preciosa. Ao mesmo tempo poderão ganhar o dinheiro necessário para ir à escola, onde lhes é possível prosseguir preparando-se para serem de maior utilidade na causa do Senhor. Na escola, serão, pelos professores e condiscípulos, animados a continuarem vendendo livros; no final dos estudos, terão recebido preparo prático que os capacitará para o trabalho difícil, zeloso e abnegado que os espera em muitos campos estrangeiros, onde a obra da mensagem do terceiro anjo precisa ser divulgada sob circunstâncias difíceis e probantes.

Quão melhor é seguir este plano, que passarem os estudantes pela escola sem alcançar instrução prática para a obra e, terminado o curso, saírem com a responsabilidade de uma dívida pesada e com avaliação imperfeita das dificuldades que terão que enfrentar num campo novo! Como lhes não será difícil, então, resolverem os problemas financeiros relacionados com a obra de vanguarda em terras estrangeiras! E por que dificuldades financeiras não terá que passar alguém, até estar liquidada a dívida contraída pelo estudante!


TS3 - Pag. 321  

Por outro lado, quanta vantagem haverá com ser seguido o plano de instrução por conta própria! Com freqüência o aluno estaria em situação de sair da instituição educacional quase, ou inteiramente, sem dívida pessoal; as finanças da escola estariam em situação mais próspera; e as lições aprendidas pelo estudante que em sua própria terra passasse por essas experiências, lhe seriam de valor incalculável nos campos estrangeiros.

Façam-se planos sábios para ajudar estudantes que o mereçam, a ganharem o seu próprio estipêndido escolar mediante a venda destes livros, se o quiserem. Os que por esse meio ganham recursos suficientes para custear seus estudos num de nossos colégios, adquirirão experiência prática valiosíssima que os capacitará para o trabalho missionário de vanguarda noutros campos.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>