Satanás tem grandes vantagens. Ele possuía o admirável intelecto de um anjo, do qual poucos formam uma idéia exata. Satanás estava cônscio de seu poder, do contrário não se teria empenhado em uma luta com o poderoso Deus, o eterno Pai, e com o Príncipe da Paz. Satanás observa atentamente os acontecimentos, e quando encontra alguém que possua um espírito especialmente forte de oposição à verdade de Deus, ele lhe revelará mesmo acontecimentos ainda não cumpridos, a fim de poder mais firmemente assegurar um lugar em seu coração. Aquele que não hesitou em enfrentar um conflito com quem mantém em Seu poder a criação, tem malignidade para perseguir e enganar. Ele segura os mortais em suas redes nos dias de hoje. Não perdeu, em sua experiência de quase seis mil anos, coisa alguma de sua habilidade e astúcia. Durante todo este tempo, tem sido atento observador de tudo quanto diz respeito a nossa raça.
Os que se têm oposto severamente à verdade de Deus, Satanás emprega como médiuns. A esses aparece ele na falsa forma e personalidade de outro, talvez um ente querido do médium. Aumenta-lhe a fé empregando as palavras desse amigo, e mencionando circunstâncias prestes a ocorrer, ou que realmente já tiveram lugar, e de que o médium nada sabia. Por vezes, antes de uma morte ou de um acidente, ele dá um sonho ou, personificando outra pessoa, conversa com o médium, comunicando mesmo conhecimento por meio de suas sugestões. É, porém, sabedoria debaixo e não de cima. A sabedoria ensinada por Satanás está em oposição à verdade; a menos que, para servir a seus próprios fins, ele se revista aparentemente com a luz que envolve os anjos.
Para certa classe de espíritos, eles vêm aprovando parte daquilo que os seguidores de Cristo crêem ser a verdade, ao passo que os adverte a rejeitarem outra parte como erro perigoso e fatal,
Satanás é um mestre em seu ofício. Sua sabedoria infernal é por ele empregada com êxito. Está pronto para ensinar os que rejeitam o conselho de Deus contra sua própria alma, e é capaz de fazê-lo. A isca encontrada por ele será proveitosa em levar as almas a sua rede, e a fim de nelas firmar as garras diabólicas, ele a revestirá da maneira mais atrativa possível. Todos quantos são assim enredados, aprenderão a custa de terrível preço, a loucura que é vender o Céu e a imortalidade por um engano fatal em suas conseqüências.
Nosso adversário, o diabo, não é destituído de sabedoria ou de força. Ele anda em redor bramando como leão, buscando a quem possa tragar. Trabalhará "com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem". Como rejeitaram a verdade, "Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade". II Tess. 2:9-12. Temos de lutar com um inimigo poderoso, enganador, e nossa única segurança está nAquele que há de vir, o qual consumirá este arquienganador com o espírito de Sua boca, e o destruirá com o resplendor de Sua vinda.