Mente, Caráter e Personalidade (Vol. 1)

CAPÍTULO 3

Perigos no Estudo da Psicologia

MCP1 - Pag. 18  

Satanás, Estudioso da Mente

Por milhares de anos Satanás tem estado a fazer experiências com as características da mente humana, e aprendeu a conhecê-la bem. Por sua sutil atuação nestes últimos dias, ele está vinculando a mente humana à dele próprio, impregnando-a de seus pensamentos. E está fazendo essa obra de modo tão ilusório que, os que lhe aceitam a guia, não sabem que estão sendo levados por ele, de acordo com sua vontade. O grande enganador espera confundir a mente dos homens e mulheres de tal maneira que não seja ouvida nenhuma outra voz senão a dele. Carta 244, 1907.

Satanás, Mestre de Artes Sutis

Satanás está continuamente buscando influenciar o espírito humano por suas artes sutis. Ele tem a mente de um mestre, dada por Deus, mas prostituída com todas as suas nobres faculdades para opor-se aos conselhos do Altíssimo, e torná-los de nenhum efeito. Nossa Alta Vocação (Meditações Matinais, 1962), pág. 208.

Ele se Aproxima Disfarçado

Os planos e ardis de Satanás solicitam-nos de todos os lados. Devemos lembrar sempre que ele se aproxima de nós disfarçado, encobrindo seus motivos e o caráter de suas tentações. Vem com vestes de luz, aparentemente trajado com as vestes de um anjo bom, para não discernirmos que é ele.


MCP1 - Pag. 19  

Precisamos usar de grande cautela, indagar-lhe detidamente os desígnios, para que não sejamos iludidos. Nossa Alta Vocação (Meditações Matinais, 1962), pág. 18.

Falso Uso de Ciências Relativas à Mente

Nestes dias em que tantas vezes o ceticismo e a descrença se apresentam com roupagens científicas, precisamos guardar-nos de todo lado. Por esse meio nosso grande adversário está enganando a milhares, e levando-os cativos segundo a sua vontade. Tremenda é a vantagem que ele tira das ciências - ciências relativas à mente humana. Aí ele, à semelhança da serpente, insinua-se imperceptivelmente para corromper a obra de Deus.

Essa penetração de Satanás mediante as ciências é bem planejada. Por meio da frenologia, da psicologia e do mesmerismo, ele vem mais diretamente ao povo desta geração, e opera com aquele poder que lhe deve caracterizar os esforços, perto do encerramento do tempo de graça. A mente de milhares tem sido assim envenenada, e conduzida à descrença.


MCP1 - Pag. 20  

Enquanto se crê que uma mente humana afeta tão maravilhosamente outra, Satanás, que está pronto a aproveitar-se de toda vantagem, insinua-se e opera à direita e à esquerda. E ao passo que os que são devotados a essas ciências louvam-nas até às nuvens por causa das grandes e boas obras que afirmam serem operadas por elas, mal sabem eles que poder para o mal estão nutrindo; é, no entanto, um poder que ainda operará com todos os sinais e prodígios de mentira - com todo o engano da injustiça. Note a influência dessas ciências, querido leitor, pois o conflito entre Cristo e Satanás ainda não terminou.

A negligência da oração leva os homens a confiar em sua própria força, e abre a porta à tentação. Em muitos casos a imaginação é cativada por pesquisas científicas, e os homens se lisonjeiam mediante a consciência de suas próprias faculdades. As ciências que tratam da mente humana são muito exaltadas. Elas são boas em seu devido lugar; mas Satanás delas se apodera como poderosos instrumentos seus para enganar e destruir as pessoas. Suas artes são aceitas como vindas do Céu, e ele recebe assim o culto que lhe convém. O mundo, que se julga ser tão beneficiado pela frenologia e o magnetismo animal, nunca foi tão corrupto como agora. Por meio dessas ciências é destruída a virtude, e são lançadas as bases do espiritismo. Mensagens Escolhidas, vol. 2, págs. 351 e 352.


MCP1 - Pag. 21  

Sua Obra é Distrair a Mente Humana

Satanás penetrou resoluto, colocando-se entre Deus e o homem. É sua obra distrair a mente humana, lançando sua negra sombra justamente através de nosso caminho, de modo a não sabermos discernir entre Deus e as trevas morais e a corrupção, e o acúmulo de iniqüidade que está em nosso mundo. Que faremos, então, quanto a esse assunto? Devemos deixar que as trevas prevaleçam? Não!

Existe ao nosso dispor um poder que trará a luz do Céu ao nosso entenebrecido mundo. Cristo esteve no Céu, e trará a luz celeste e espancará as trevas, deixando penetrar a luz de Sua glória. Então, em meio da corrupção, poluição e desonra, veremos a luz do Céu.

Não devemos desanimar ante a descrença que prevalece na humanidade, nem ter sempre nessa direção a visão mental. Não devemos olhar a isso. ... Que devemos, pois, fazer? Qual é nossa obra? Ver "que grande amor nos tem concedido o Pai". I João 3:1. Manuscrito 7, 1888.

Astuta Insinuação, em Contraste com o Ataque Franco

Se Satanás fizesse ao cristianismo um ataque franco e ousado, levaria imediatamente os cristãos aos pés de seu Poderoso Libertador que, só, poria em fuga o adversário. Ele em geral não age assim. É astuto e sabe que a maneira mais eficaz de realizar seus propósitos é chegar ao pobre homem caído, na forma de um anjo de luz. Com este disfarce ele atua na mente para atraí-la fora do caminho certo e seguro. Ele sempre teve a ambição de dar idéia falsa da obra de Cristo e firmar seu poder e pretensões. Leva os iludidos mortais a interpretar as obras e milagres de Cristo segundo princípios científicos; faz que dêem a impressão de ser resultado de habilidade e poder humanos. Em muitos espíritos ele assim acabará destruindo toda a verdadeira fé em Cristo como o Messias, o Filho de Deus. Signs of the Times, 6 de novembro de 1884.


MCP1 - Pag. 22  

Mentes Jovens, seu Objetivo Principal

É a obra especial de Satanás, nesses últimos tempos, apoderar-se da mente dos jovens, para lhes corromper os pensamentos e inflamar-lhes as paixões. Todos são livres agentes morais, e como tais precisam levar seus pensamentos a fluir nos devidos condutos. Nossa Alta Vocação (Meditações Matinais, 1962), pág. 335.

Satanás Controla a Mente não Dirigida Pelo Espírito Santo

Poucos acreditam que a humanidade se tenha rebaixado tanto quanto se rebaixou, ou que seja tão profundamente má, tão desesperadamente contrária a Deus como é. "A inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser." Rom. 8:7.

Quando a mente não está sob a direta influência do Espírito de Deus, Satanás pode moldá-la de acordo com sua vontade. Todas as faculdades racionais que ele controla, ele canalizará. Ele se opõe diretamente a Deus em seus gostos, pontos de vista, preferências, prazeres e desprazeres, escolhas e buscas; não acha atrativo naquilo que Deus ama e aprova, mas deleita-se nas coisas que Ele despreza; por isso mantém um procedimento que Lhe é ofensivo.

Isto leva a luta com os que procuram andar no caminho do Senhor. Eles [os que se opõem à verdade] chamarão à luz trevas, e às trevas luz; bem ao mal, e mal ao bem. Carta 8, 1891.

Desde os Dias de Adão

Satanás tem atuado ao volante, manejando-o até que tenha o controle de todas as mentes humanas que acolheram as mentiras com as quais enganou Eva, usando-a depois como agente seu para incitar Adão ao pecado. Satanás tem mantido sua capciosa atuação sobre a mente dos homens, desde aqueles dias até hoje. Manuscrito 19, 1894.

Seus Alvos Especiais

Satanás está atuando furtivamente para confundir a mente dos que conhecem a verdade, insinuando sentimentos enganosos, e enganosos exemplos. A menos que se arrependam e se convertam, esses que levam vida ambígua, professando servir


MCP1 - Pag. 23  

ao Senhor mas ao mesmo tempo procurando artificiosamente realizar seus próprios planos - planos esses que retardam a mesma obra para cumprir a qual Cristo deu a vida - os tais serão iludidos pelo inimigo das almas. Carta 248, 1907.

Satanás Desvia a Mente Mediante Assuntos Controvertidos

Ele [o inimigo] se deleita em desviar a mente para qualquer assunto pelo qual ele possa criar divisão de conceitos e levar nosso povo à controvérsia. Manuscrito 167, 1897.

Domínio de uma Mente Sobre Outra

Satanás encontra muitas vezes poderoso instrumento para o mal no poder que uma mente humana é capaz de exercer sobre outra. Esta influência é tão sedutora que a pessoa que está sendo moldada por ela fica a miúdo inconsciente de seu poder. Deus me ordenou que falasse advertindo contra este mal. Mensagens Escolhidas, vol. 2, pág. 352.

Poder Para o Bem, Poder Para o Mal

A influência de uma mente sobre outra, tão forte poder para o bem quando santificada, é igualmente forte para o mal, nas mãos dos que se opõem a Deus. Este poder Satanás usou em sua obra de incutir o mal na mente dos anjos, e fez de conta que estivesse querendo o bem do Universo. Como querubim ungido, Lúcifer fora altamente exaltado; era imensamente amado pelos seres celestes, e era forte sua influência sobre eles. Muitos deles deram ouvido a suas sugestões e deram crédito a suas palavras. "Houve batalha no Céu: Miguel e os Seus anjos batalhavam contra o dragão; e batalhavam o dragão e os seus anjos, mas não prevaleceram; nem mais o seu lugar se achou nos céus." Apoc. 12:7 e 8. Carta 114, 1903.

Não Confiar na Opinião de um Homem só

A opinião de um homem só e o juízo de um só homem não mereciam confiança, pois estavam em jogo interesses demasiado grandes, não isentos de fragilidades e erros humanos. ... [Tratava-se, evidentemente, de um determinado caso.]


MCP1 - Pag. 24  

Não há nenhum parecer de um homem só, tão perfeito que não haja perigo de estar ele sendo levado por motivos errados, encarando as coisas segundo um ponto de vista errado. Carta 41, 1891.

Satanás à Espreita de Mentes Desapercebidas

Satanás está alerta, a fim de poder encontrar a mente num momento de desatenção, e assim tomar posse dela. Não precisamos ficar ignorantes de suas estratégias, tampouco ser por elas vencidos. Ele se agrada com as gravuras que o apresentam como tendo cornos e patas fendidas, pois é inteligente; foi outrora um anjo de luz. Manuscrito 11, 1893.

Anjos Maus Tentam Destruir a Vontade do Homem

Se permitirmos, os anjos maus trabalharão [cativarão e controlarão] a mente dos homens, até que estes não tenham mente ou vontade própria. Manuscrito 64, 1904.

Nossa Única Segurança

Nossa única segurança está em não darmos lugar ao diabo; pois suas sugestões e desígnios são sempre para nosso dano, para impedir-nos de confiar em Deus. Ele se transforma em anjo de pureza, para que possa, por suas sedutoras tentações, apresentar os seus ardis de tal maneira que lhe não possamos perceber a astúcia. Quanto mais cedermos, tanto mais poder terão seus enganos sobre nós. Não é seguro discutir ou parlamentar com ele. A cada vantagem que concedermos ao inimigo, ele pedirá mais.

Nossa única segurança é rejeitar com firmeza a primeira insinuação para sermos presumidos. Deus nos deu, por meio dos méritos de Cristo, suficiente graça para resistir a Satanás, e ser mais que vencedores. Resistência é êxito. "Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." Tia. 4:7. A resistência precisa ser firme e imutável. Perdemos tudo quanto ganhamos se resistirmos hoje apenas para ceder amanhã. Nossa Alta Vocação (Meditações Matinais, 1962), pág. 93.

Evitar Atos Presunçosos

Pessoas há que, descuidosamente se colocam em cenas de risco


MCP1 - Pag. 25  

e perigo, e se expõem a tentações das quais seria preciso um milagre de Deus para saírem ilesos e incontaminados. São atos presunçosos, esses, dos quais Deus não Se agrada. A tentação de Satanás ao Salvador do mundo, de lançar-Se do pináculo do templo, foi firmemente enfrentada e resistida. O arquiinimigo citou uma promessa de Deus como segurança, para que Cristo pudesse fazer isso na força da promessa. Jesus enfrentou esta tentação com a Escritura: "Dito está: Não tentarás ao Senhor, teu Deus." Luc. 4:12. Da mesma maneira provoca Satanás os homens a entrarem em situações em que Deus não requer que se lutem, apresentando a Escritura para justificar suas sugestões. Nossa Alta Vocação (Meditações Matinais, 1962), pág. 93.

Fé Genuína, e Presunção

As promessas de Deus não devem ser invocadas temerariamente por nós, como proteção, ao mesmo tempo que nos precipitamos corajosamente no perigo, violando as leis da Natureza, ou desconsiderando a prudência e o juízo que Deus nos deu para deles usarmos. Isso não seria fé genuína, mas presunção.

Satanás vem a nós com honras mundanas, riquezas e prazeres da vida. Essas tentações são variadas a fim de irem ao encontro de homens de toda espécie e classe, tentando-os a se afastarem de Deus para se servirem mais a si que ao Criador. "Tudo isto te darei", disse Satanás a Cristo. Mat. 4:9. "Tudo isto te darei", diz ele ao homem. "Todo este dinheiro, esta terra, este poder, e honra e riquezas, te darei"; e o homem fica encantado, iludido, e traiçoeiramente seduzido, para sua ruína. Caso nos entreguemos ao mundanismo de coração e de vida, Satanás fica satisfeito. Nossa Alta Vocação (Meditações Matinais, 1962), pág. 91.

Anjos Controlam a Mente dos Homens

Ou os anjos maus, ou os anjos de Deus, controlam a mente dos homens. Nossa mente, entregamo-la ao controle de Deus, ou ao controle dos poderes das trevas; e bem nos fará indagar onde estamos hoje - se sob o pavilhão ensangüentado do


MCP1 - Pag. 26  

Príncipe Emanuel, ou sob a negra bandeira dos poderes das trevas. Manuscrito 1, 1890.

Só se Cedermos

Satanás não pode tocar a mente ou intelecto, a menos que lho cedamos. Manuscrito 17, 1893.

Necessidade de Clara Visão

Clara visão espiritual é necessária para discernir entre a palha e o trigo, entre a ciência de Satanás e a da Palavra da verdade. Cristo, o grande Médico, veio ao nosso mundo a fim de dar saúde e paz e perfeição de caráter a todos quantos O receberem. Seu evangelho não consiste em métodos exteriores e representações pelos quais a ciência de uma obra má pode ser apresentada como grande bênção, para se demonstrar posteriormente grande maldição. Nossa Alta Vocação (Meditações Matinais, 1962), pág. 107.

A Oração Prevalecerá Contra Satanás

A oração da fé é a grande força do cristão, e com toda a certeza prevalecerá contra Satanás. Por isso é que ele insinua que não temos necessidade de orar. O nome de Jesus, nosso Advogado, ele detesta; e quando sinceramente vamos ter com Ele em busca de auxílio, o exército de Satanás se alarma. O negligenciarmos o exercício da oração serve bem ao seu propósito, pois então seus prodígios de mentira são acolhidos mais depressa. Aquilo que ele deixou de conseguir ao tentar a Cristo, ele consegue pondo diante dos homens suas enganosas tentações. Testimonies, vol. 1, pág. 296.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>