Mente, Caráter e Personalidade (Vol. 1)

CAPÍTULO 15

Fatores Emocionais

MCP1 - Pag. 123  

Obediência a Deus Livra das Paixões e Impulsos

Obediência a Deus é liberdade do cativeiro do pecado, livramento das paixões e impulsos humanos. O homem pode ser vencedor de si mesmo, vencedor de suas inclinações, vencedor dos principados e potestades, e dos "príncipes das trevas deste século", e das "hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais". Efés. 6:12. A Ciência do Bom Viver, pág. 131.

Emoções Controladas Pela Vontade

Vossa parte é pôr a vontade do lado de Cristo. Quando entregais vossa vontade à dEle, Ele imediatamente toma posse de vós e efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a Sua boa vontade. Vossa natureza é posta sob o controle de Seu espírito. Até mesmo os vossos pensamentos Lhe são sujeitos.

Se não podeis controlar vossos impulsos, vossas emoções, segundo o desejais, podeis controlar a vontade, e assim se operará em vossa vida uma mudança completa. Quando rendeis a Cristo vossa vontade, vossa vida é escondida com Cristo em Deus. Alia-se ao poder que está acima de todos os principados e potestades. Recebeis de Deus uma força que vos mantém


MCP1 - Pag. 124  

seguros a Sua força; e uma nova vida, mesmo a vida da fé, se vos torna possível. Manuscrito 121, 1898.

Emoções Controladas Pela Razão e a Consciência

O poder da verdade deve ser suficiente para suster e consolar em qualquer adversidade. É em habilitar seu possuidor a triunfar sobre a aflição, que a religião de Cristo revela seu verdadeiro valor. Põe os apetites, as paixões e as emoções sob o controle da razão e da consciência, e disciplina os pensamentos de modo a fluírem num conduto sadio. E então a língua não se permitirá desonrar a Deus por expressões de pecaminoso descontentamento. Testimonies, vol. 5, pág. 314.

Fazer a Vontade de Deus

Não são teus sentimentos, tuas emoções, que te tornam filho de Deus, mas sim o fazer a vontade de Deus. Está a tua frente uma vida de utilidade, se a tua vontade se tornar a vontade de Deus. Então poderás erguer-te em tua varonilidade concedida por Deus, como exemplo de boas obras.

Ajudarás então a manter regras de disciplina, em vez de ajudar a derrubá-las. Ajudarás a manter a ordem, em vez de desprezá-la, e por teu próprio procedimento incitar à irregularidade de vida.

Digo-te, no temor de Deus: Sei o que podes tornar-te, se colocares tua vontade ao lado de Deus. "De Deus somos cooperadores." I Cor. 3:9. Poderás estar fazendo tua obra para o tempo e a eternidade de tal modo que ela subsista na prova do juízo. Tentarás? Estás agora disposto a fazer meia-volta? És objeto do amor e da intercessão de Cristo. Não quererás agora render-te a Deus e ajudar os que foram postos como sentinelas para guardar os interesses de Sua obra, em vez de causar-lhes pesar e desânimo? Testimonies, vol. 5, págs. 515 e 516.

Transformados o Desassossego e a Insatisfação

Quando chegares a receber a Cristo como teu Salvador


MCP1 - Pag. 125  

pessoal, haverá em ti uma assinalada mudança; estarás convertido, e o Senhor Jesus, por Seu Santo Espírito, Se postará a teu lado. Não haverá por mais tempo o desassossego, ansiedade e insatisfação que te possuem.

Gostas de falar. Se tuas palavras fossem de molde a glorificar a Deus, não haveria nelas pecado. Mas não sentes paz, e descanso e alegria no serviço de Deus. Por certo não és um homem convertido, que faça a vontade de Deus, por isso não podes sentir animosa, vivificadora influência do Seu Santo Espírito.

Quando te convenceres de que não podes ser cristão e ao mesmo tempo fazer o que te agrada, quando reconheceres que terás de render a tua vontade à vontade de Deus, então poderás aceitar o convite de Cristo: "Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o Meu jugo, e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o Meu jugo é suave, e o Meu fardo é leve." Mat. 11:28-30. Manuscrito 13, 1897.

Controlar as Emoções Internas

Podes estar bem disposto e alegre, se puseres mesmo os pensamentos em sujeição à vontade de Cristo. Não deves demorar em examinar rigorosamente o próprio coração e morrer diariamente ao próprio eu.

Poderás indagar: Como posso dominar meus atos e controlar minhas emoções íntimas?

Muitos que não professam o amor de Deus, controlam o espírito em considerável medida, sem o auxílio da graça especial de Deus. Cultivam o domínio próprio. Isto representa na verdade uma acusação aos que sabem que, de Deus, podem obter força e graça, e todavia não exibem as graças do Espírito. Cristo é nosso Modelo. Ele era manso e humilde. Aprende dEle e imita-Lhe o exemplo. O Filho de Deus era sem defeito. Nós devemos ter como alvo essa perfeição, e vencer como Ele venceu, se é que queremos ter assento a Sua mão direita. Testimonies, vol. 3, pág. 336.


MCP1 - Pag. 126  

Emoções, Inconstantes Como as Nuvens

Esperaremos, porém, até que sintamos estar purificados? Não; Cristo prometeu que "se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo, para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça". I João 1:9. Sois provados por Deus mediante Sua Palavra. Não deveis esperar por emoções maravilhosas, antes de crerdes que Deus vos ouviu; os sentimentos não devem ser vosso critério, pois as emoções são mutáveis como as nuvens. Deveis ter alguma coisa sólida como fundamento de vossa fé. A palavra do Senhor é palavra de poder infinito, com o qual podeis contar, e Ele disse: "Pedi e recebereis." João 16:24. Olhai ao Calvário. Não disse Jesus ser Ele vosso advogado? Não disse Ele que se pedirdes qualquer coisa em Seu nome vós o recebereis? Não deveis confiar em vossa própria bondade ou boas obras. Deveis chegar confiantes no Sol da Justiça, crendo que Cristo tirou vossos pecados e vos imputou a Sua justiça. Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 328.

Emoções não São Salvaguarda Segura

Os sentimentos são muitas vezes enganadores, as emoções não são salvaguarda segura, pois são variáveis e sujeitos a circunstâncias externas. Muitos são enganados por confiarem em impressões sensacionais. O teste é: Que estais vós fazendo por Cristo? Que sacrifícios estais fazendo? Que vitórias estais alcançando? Um espírito egoísta vencido, resistida uma tentação de negligenciar o dever, paixões subjugadas, e obediência voluntária e alegre prestada à vontade de Cristo são muito maiores evidências de que sois filhos de Deus, do que piedade espasmódica e religião emocional. Testimonies, vol. 4, pág. 188.

Cristãos não se Devem Sujeitar a Emoções

Os filhos de Deus não devem sujeitar-se a sentimentos e


MCP1 - Pag. 127  

emoções. Quando flutuam entre a esperança e o temor, o coração de Cristo é ferido, pois lhes tem dado inconfundíveis evidências do Seu amor. ... Ele quer que façam a obra que Ele lhes deu; então seu coração se tornará em Suas mãos como harpas sagradas, cada corda das quais despedirá louvores e ações de graças Àquele que foi enviado por Deus para tirar os pecados do mundo. Testemunhos Para Ministros, págs. 518 e 519.

Cristo Dá Domínio Sobre Inclinações Naturais

Cristo veio a este mundo e viveu a Lei de Deus, a fim de que o homem pudesse ter perfeito domínio sobre as naturais inclinações que corrompem a alma. Médico da alma e do corpo, Ele dá a vitória sobre as concupiscências em luta no íntimo. Proveu toda facilidade para que o homem possa possuir inteireza de caráter. A Ciência do Bom Viver, págs. 130 e 131.

Êxtase de Sentimento não é Prova de Conversão

Satanás leva o povo a pensar que, por terem sentido um êxtase de sentimento, estão convertidos. Sua vida, porém, não experimenta mudança. Seus atos são os mesmos de antes. Sua vida não mostra bons frutos. Eles oram freqüente e longamente, e constantemente se referem aos sentimentos que tiveram em tal ou qual ocasião. Mas não vivem a nova vida. Estão enganados. Sua vivência não vai além dos sentimentos. Constroem sobre areia, e ao virem ventos adversos, sua casa é arrebatada. Youth"s Instructor, 26 de setembro de 1901.

Sentimentos de Desassossego às Vezes Fazem Bem

Sentimentos de desassossego e de saudade ou solidão podem ser-vos benéficos. Vosso Pai celeste pretende ensinar-vos a encontrar nEle a amizade e o amor e consolação que satisfarão vossas mais ferventes esperanças e desejos. ... Vossa única segurança e felicidade está em fazer de Cristo vosso constante Conselheiro. Podeis ser felizes nEle ainda que não tenhais nenhum outro amigo no vasto mundo. Nossa Alta Vocação (Meditações Matinais, 1962), pág. 257.


MCP1 - Pag. 128  

O Senhor Quer Perturbar Mentes

Cristo vê os homens tão absortos em cuidados mundanos e perplexidades comerciais, que não têm tempo para familiarizar-se com Ele. Para eles o Céu é estranho lugar, pois o excluíram de seus cálculos. Não familiarizados com assuntos celestiais, cansam-se de ouvir a respeito deles. Aborrecem-se de que sua mente seja perturbada acerca de sua necessidade de salvação, preferindo empenhar-se em diversões. Mas o Senhor quer perturbar-lhes a mente, a fim de que sejam levados a apegar-se às realidades eternas. Ele não está brincando com eles. Muito, muito logo todos O conhecerão, quer o desejem quer não. Manuscrito 105, 1901.

Não Absorver-se no Estudo das Próprias Emoções

Não é sábio olhar-nos a nós mesmos, e estudar nossas emoções. Se assim fazemos, o inimigo apresentará dificuldades e tentações que enfraquecerão a fé e destruirão o ânimo. Estudar atentamente nossas emoções e dar curso aos sentimentos é entreter a dúvida, e enredar-nos em perplexidades. Devemos desviar os olhos do próprio eu para Jesus. A Ciência do Bom Viver, pág. 249.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>