Testemunhos Seletos - Volume 1

CAPÍTULO 105

Obreiros Fiéis

TS1 - Pag. 579  

A paz de Cristo, a paz de Cristo - o dinheiro não a pode comprar; o talento brilhante não se pode dela assenhorear; o intelecto não pode consegui-la; ela é um dom de Deus. A religião de Cristo - como hei de fazer todos compreenderem a grande perda que sofrerão se deixarem de pôr seus santos princípios na vida diária? A mansidão e humildade de Cristo, eis a força do cristão. Isto é na verdade mais precioso que todas as coisas que o gênio possa criar, ou possam ser adquiridas com a riqueza. De todas as coisas que se buscam, acariciam e cultivam, coisa alguma há, tão valiosa aos olhos de Deus, como um coração puro, a disposição impregnada de reconhecimento e paz.

Caso exista no coração a divina harmonia da verdade e do amor, resplandecerá em palavras e ações. O mais cuidadoso cultivo das boas maneiras e cortesias da vida, não possui suficiente poder para excluir toda a impaciência, juízo precipitado e linguagem imprópria. O espírito de genuína bondade deve habitar no coração. O amor dá graça, propriedade e modéstia na conduta àquele que o possui. O amor ilumina o semblante e suaviza a voz, e enobrece e eleva a inteira personalidade. Põe-na em harmonia com Deus; pois é um atributo celeste.

Muitos se acham em risco de pensar que, nos cuidados do serviço, escrevendo e trabalhando como médicos, ou cumprindo seus deveres nos vários departamentos, são escusáveis se deixam de orar, se negligenciam o sábado e os cultos. As coisas sagradas são assim rebaixadas a fim de favorecer-lhes as conveniências, ao passo que os deveres, as abnegações e as cruzes são deixados de lado. Nem os médicos nem os auxiliares devem tentar fazer seu trabalho sem consagrar tempo à oração. Deus seria o ajudador de todos quantos O


TS1 - Pag. 580  

professam amar, caso com Ele fossem ter com fé e sentindo a própria fraqueza, ansiassem Seu poder. Quando eles se separam de Deus, sua sabedoria demonstrar-se-á insensatez. Quando se acham pequenos aos próprios olhos, e se apóiam com todo o peso em seu Deus, então Ele lhes é o braço de seu poder, e os esforços que fizerem serão seguidos de êxito; ao permitirem, porém, que a mente se desvie do Senhor, Satanás nela penetra, controla os pensamentos e perverte o juízo.

Pessoa alguma se acha em maior perigo do que aquela que crê segura a sua montanha. É então que o pé lhe começa a deslizar. Sobrevirão tentações, uma após outra, e será tão imperceptível a influência das mesmas sobre a vida e o caráter que, a menos que seja guardado pelo poder divino, ele será corrompido pelo espírito do mundo, e deixará de realizar o desígnio de Deus. Tudo quanto o homem possui, foi-lhe dado pelo Senhor, e aquele que desenvolve suas aptidões para glória de Deus, será um instrumento para o bem; mas, da mesma maneira que não nos é possível ser fisicamente fortes sem tomar o alimento temporal, não podemos viver a vida religiosa sem constante oração e o cumprimento dos deveres espirituais. Precisamos sentar-nos diariamente à mesa de Deus. Importa que recebamos forças da Videira Viva, caso nos devamos nutrir.

A direção seguida por alguns, de empregarem métodos mundanos a fim de conseguirem seus desígnios, não se encontra em harmonia com a vontade divina. Vêem erros que necessitam ser corrigidos, mas não querem trazer a reprovação sobre si mesmos, e em vez de, animosamente, enfrentarem essas coisas, lançam a responsabilidade sobre outros, e deixam-nos fazer face às dificuldades a que se eximiram; e em muitos casos, o que fala claramente é considerado o grande culpado.

Irmãos, rogo-vos que procedais tendo unicamente em vista a glória de Deus. Seja Seu poder a vossa confiança, vossa força a Sua graça. Por meio de estudo das Escrituras e de fervorosa oração, buscai obter percepções claras de vosso dever, e depois cumpri-o fielmente. É essencial cultivardes fidelidade nas pequeninas coisas e, assim fazendo, formareis hábitos de


TS1 - Pag. 581  

integridade nas responsabilidades maiores. Os pequenos incidentes da vida diária passam muitas vezes sem os notarmos; são no entanto essas coisas que moldam o caráter. Todo acontecimento da vida é de grande importância para bem ou para mal. A mente precisa ser exercitada pelas provas diárias, a fim de adquirir vigor para resistir em qualquer situação difícil. Nos dias de prova e de perigo, necessitareis estar fortalecidos para ficar firmes ao lado do direito, a despeito de toda influência contrária.

Deus está disposto a fazer muito por vós, uma vez que tão-somente sintais vossa dependência dEle. Jesus vos ama. Procurai andar sempre à luz da sabedoria divina; e em meio de todas as mutáveis circunstâncias da vida, não descanseis a menos que saibais que vossa vontade se acha em harmonia com a vontade de vosso Criador. Mediante fé nEle, podeis conseguir força para resistir a toda tentação de Satanás, crescendo assim em energia moral a cada prova enviada por Deus.

Podereis tornar-vos homens de responsabilidade e influência se, pelo poder de vossa vontade, unido à força divina, vos empenhardes fervorosamente no trabalho. Exercitai as faculdades mentais, e em caso algum negligencieis as físicas. Não deixeis que a preguiça intelectual feche vossa vereda para maior conhecimento. Aprendei a refletir, assim como a estudar, a fim de que vossa mente se expanda, fortaleça e desenvolva. Nunca penseis que tendes aprendido bastante e que podeis agora afrouxar vossos esforços. A mente cultivada é a medida do homem. Vossa educação deve continuar por toda a vossa vida; cada dia deveis estar aprendendo e pondo em uso prático o conhecimento adquirido.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>