Testemunhos Seletos - Volume 1

CAPÍTULO 80

A Disciplina da Provação

TS1 - Pag. 425  

"E assentar-se-á, afinando e purificando a prata; e purificará os filhos de Levi, e os afinará como ouro e como prata. Então ao Senhor trarão ofertas em justiça. E a oferta de Judá e de Jerusalém será suave ao Senhor, como nos dias antigos, e como nos primeiros anos." Mal. 3:3 e 4. Eis o processo, o processo de afinar e purificar, a ser feito pelo Senhor dos exércitos. Esse processo é demasiado difícil para a alma, mas é unicamente por meio dele que se podem remover as escórias e contaminadoras impurezas. Nossas provações são todas necessárias para levar-nos mais perto de nosso Pai celeste, em obediência a Sua vontade, de modo a Lhe oferecermos uma oferta em justiça.

A cada uma das pessoas aqui mencionadas, deu o Senhor aptidões, talentos a desenvolver. Cada um de vós necessita de nova e viva experiência na vida divina, a fim de fazer a vontade de Deus. Qualquer que seja a experiência passada, isto não basta para o presente, nem nos fortalece para vencer as dificuldades que encontramos no caminho. Precisamos diariamente nova graça e renovada resistência se queremos ser vitoriosos.

Raramente somos, em todos os aspectos, colocados duas vezes nas mesmas circunstâncias. Abraão, Moisés, Elias, Daniel e muitos outros, foram todos severamente provados, mas não da mesma maneira. Cada um tem suas provas individuais no drama da vida, mas justamente a mesma provação raro sobrevém duas vezes. Cada um tem sua própria experiência,


TS1 - Pag. 426  

peculiar no caráter e nas circunstâncias, a fim de realizar determinada obra. Deus tem uma obra, um desígnio na vida de cada um de nós. Todo ato, por pequeno que seja tem seu lugar na experiência de nossa vida. Cumpre-nos possuir contínua luz e experiência que provém de Deus. Todos necessitamos delas, e o Senhor está mais que disposto a dar, se as quisermos receber. Não cerrou as janelas do Céu a vossas orações, mas tende-vos contentado com passar sem o auxílio divino de que tanto necessitais.

Quão pouco sabeis da importância dos atos que diariamente praticais sobre a vida de outros. Talvez suponhais que o que dizeis ou fazeis não tem muita conseqüência, quando importantíssimos são os resultados de nossas palavras e ações para o bem ou para o mal. Atos e expressões considerados diminutos e insignificantes, são elos na longa cadeia dos acontecimentos humanos. Não tendes experimentado a necessidade de Deus manifestar-nos Sua vontade em todos os atos da vida diária. Quanto a nossos primeiros pais, o desejo de uma única satisfação do apetite abriu as comportas da miséria e do pecado sobre o mundo. Oxalá, prezadas irmãs, sentísseis que todo passo que dais talvez tenha duradoura e dominante influência sobre vossa própria vida e o caráter de outros. Oh! quão necessário é então termos comunhão com Deus! Que necessidade da graça divina para dirigir cada passo, e mostrar-nos como aperfeiçoar caráter cristão!

Uma Experiência Progressiva

Os cristãos terão novas cenas e provações novas a enfrentar, nas quais a experiência passada não pode ser guia suficiente. Agora, mais que em qualquer outro período de nossa vida, precisamos aprender do divino Mestre. E quanto mais experiência alcançarmos, quanto mais nos aproximarmos da pura luz celeste, tanto mais discerniremos em nós a necessidade de reforma. Podemos todos realizar boa obra em benefício dos outros, uma vez que busquemos conselho de Deus, e o sigamos com a obediência da fé. A vereda do justo é progressiva, de


TS1 - Pag. 427  

força em força, de graça em graça, e de glória em glória. A iluminação divina aumenta mais e mais, correspondendo a nosso movimento de avanço, habilitando-os a fazer face as responsabilidades e emergências que se nos deparam.

Quando sois premidos pelas provas, quando os pensamentos vos são dominados pelo desânimo e a sombria incredulidade, quando o egoísmo vos molda as ações, não vedes a necessidade que tendes do Senhor, e de conhecimento profundo e completo de Sua vontade. Não sabeis a vontade de Deus, tampouco a podeis saber enquanto viveis para o próprio eu. Descansais em vossas boas intenções e resoluções, e a maior parte da vida compõe-se de resoluções tomadas e não cumpridas. O que todos necessitais é morrer para o eu, deixar de a ele vos apegardes, e entregar-vos a Deus.

De boa vontade vos confortaria, caso pudesse. De bom grado vos louvaria os bons traços, os propósitos bons e as boas ações; mas Deus não quis mostrá-los a mim. Apresentou-me os impedimentos à formação do caráter nobre, elevado, de santidade, que precisais ter a fim de não perder o descanso celeste e a glória imortal que Ele quer que alcanceis. Desviai os olhos de vós para Jesus. Ele é tudo em todos. Os merecimentos do sangue de um Salvador crucificado e ressurgido serão suficientes para purificar do menor como do maior dos pecados. Com fé confiante, entregai a guarda de vossas almas a Deus como a um fiel Criador. Não estejais em constante temor e apreensão de que Deus vos abandone. Jamais o fará, a menos que dEle vos aparteis. Cristo virá e habitará em vós, caso Lhe abrais a porta do coração. Pode haver perfeita harmonia entre vós e o Pai e o Filho, uma vez que morrais para o próprio eu e vivais para Deus.

Quão poucos se apercebem de ter queridos ídolos, de haverem nutrido pecados! Deus vê esses pecados a que talvez estejais cegos, e emprega Sua faca de podar, cortando fundo a fim de separar de vós esses pecados nutridos. Todos vós deveis escolher por vós mesmos o processo de purificação. Como vos é difícil submeter-vos à crucifixão do próprio eu! Mas quando


TS1 - Pag. 428  

toda a obra é entregue nas mãos de Deus, Ele que sabe nossas fraquezas e nossa pecaminosidade, segue o melhor caminho para produzir o desejado fim.

Foi por entre constante conflito e com singeleza de fé que Enoque andou com Deus. Podeis todos fazer o mesmo. Podeis converter-vos e transformar-vos inteiramente, tornando-vos em verdade filhos de Deus, que fruem, não somente o conhecimento de Sua vontade mas que, por seu exemplo, encaminham outros à mesmo caminho de humilde obediência e consagração. A verdadeira piedade difunde-se e é comunicativa. Diz o salmista: "Não escondi a Tua justiça dentro do meu coração; apregoei a Tua fidelidade e a Tua salvação; não escondi da grande congregação a Tua benignidade e a Tua verdade." Sal. 40:10. Onde quer que se encontre o amor de Deus, há sempre um desejo de exprimi-lo.

Que Deus vos ajude a todos a fazer diligentes esforços para ganhar a vida eterna, e para conduzir outros ao caminho da santidade.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>