XV. A Recompensa do Mordomo Fiel
O Lugar da Recompensa Como Motivo no Serviço
Repetidamente diz o Salvador: "Porém muitos primeiros serão derradeiros, e muitos derradeiros serão primeiros." Mat. 19:30. Jesus não quer que todos os que estão empenhados em Seu serviço sejam ansiosos por recompensas, nem achem que devem receber compensação por tudo que fazem. O Senhor quer que nossa mente siga um rumo diferente; pois Ele não vê como vê o homem. Ele não julga pela aparência, mas avalia o homem pela sinceridade de seu coração.
Os que trouxeram para seu serviço o espírito de sacrifício, de reconhecimento de sua insuficiência são os que afinal serão os primeiros. Os trabalhadores que primeiro foram contratados representavam os que têm um espírito invejoso, de justiça própria, e pretendem que por seus serviços lhes deve ser dada a preferência, em vez de a outros. O pai de família disse àquele que punha em dúvida seu direito de dar mais a outros do que a ele: "Amigo, não te faço agravo; não ajustaste tu comigo um dinheiro?" Eu cumpri minha parte do acordo.
Num sentido secundário, devemos todos ter respeito para com a recompensa do galardão. Mas conquanto apreciemos a promessa da bênção, devemos ter perfeita confiança em Jesus Cristo, crendo que Ele fará o que é direito e nos dará a recompensa segundo as nossas obras. O dom de Deus é a vida eterna, mas Jesus não quer que estejamos tão ansiosos quanto à recompensa, como quanto a podermos fazer a vontade de Deus porque isto é correto, sem tomar em consideração todo ganho.
Paulo conservava sempre em vista a coroa da vida que lhe seria dada, e não somente a ele, mas a todos os que amam a Sua vinda.
Foi a vitória obtida pela fé em Jesus Cristo que tornou a coroa tão desejável. Ele sempre exaltou a Jesus. Toda a vanglória do talento, de vitória em nós mesmos, está fora de lugar. "Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas. Mas o que se gloriar glorie-se nisto: em Me conhecer e saber que Eu sou o Senhor, que faço beneficência, juízo e justiça na Terra; porque destas coisas Me agrado, diz o Senhor." Jer. 9:23 e 24.
Os que mais abundante recompensa vão receber serão os que unem à sua atividade o zelo, bondosa e terna piedade para com os pobres, os órfãos, os oprimidos e os aflitos. Mas os que passam de largo, que estão ocupados demais para dar atenção ao que foi adquirido com o sangue de Cristo, que estão fartos de fazer grandes coisas, verificarão que são os menores e os últimos.
Os homens agem de acordo com o verdadeiro caráter do coração. Há, ao nosso redor, os que têm um espírito manso e humilde, o espírito de Cristo, que fazem muitas coisas pequenas para ajudar os que os rodeiam, e que não pensam nisso; esses ficarão afinal surpresos, ao verificarem que Cristo percebeu a palavra bondosa dita aos desanimados, e tomou nota das menores dádivas dadas para aliviar os pobres, e que custarão ao doador alguma abnegação. O Senhor pesa o espírito, e em conformidade com ele recompensa, e o puro, humilde, infantil espírito de amor, torna a oferta preciosa a Sua vista. Review and Herald, 3 de julho de 1894.
Como uma Dádiva, não Como um Direito
Pedro disse: "Eis que nós deixamos tudo e Te seguimos; que receberemos?" Mat. 19:27. Essa pergunta da parte de Pedro mostrou que ele pensava
que certa quantidade de trabalho da parte dos apóstolos mereceria certa quantidade de recompensas. Havia entre os discípulos um espírito de condescendência, de exaltação própria, e faziam comparações entre eles mesmos. Se algum deles falhava de maneira assinalada, os outros se sentiam superiores. Jesus viu que se estava formando um espírito que devia ser detido. Podia ler o coração dos homens, e viu sua tendência para o egoísmo, na pergunta: "Que receberemos?" Mat. 19:27. Devemos corrigir esse mal antes que ele assuma proporções gigantescas.
Os discípulos corriam o perigo de perder de vista os verdadeiros princípios do evangelho. Pelo uso dessa parábola [dos lavradores que foram chamados] ensina-lhes Ele que a recompensa não vem das obras, para que nenhum homem se glorie, mas vem toda da graça. O trabalhador chamado para a vinha no começo do dia teve sua recompensa na graça que lhe foi dada. Mas aquele a quem foi feito o último chamado teve a mesma graça que o primeiro tivera. A obra era toda de graça, e ninguém se devia gloriar sobre o outro. Não devia haver ressentimento de uns contra os outros. Ninguém recebeu maior privilégio do que o outro, nem podia alguém reclamar a recompensa como se esta fosse um direito seu. Pedro expressou os sentimentos de um mercenário. Review and Herald, 10 de julho de 1894.