Obreiros Evangélicos

CAPÍTULO 39

Estudos Bíblicos a Famílias

OE - Pag. 192  

O plano de se darem estudos bíblicos foi uma idéia de origem celeste. Muitos há, tanto homens como mulheres, que se podem empenhar nesse ramo de obra missionária. Podem-se assim desenvolver obreiros que se tornem poderosos homens de Deus. Por este meio a Palavra de Deus tem sido proporcionada a milhares; e os obreiros são postos em contato pessoal com o povo de todas as línguas e nações. A Bíblia é introduzida nas famílias, e suas sagradas verdades encontram guarida na consciência. Os homens são solicitados a ler, examinar e julgar por si mesmos, e devem sentir a responsabilidade de receber ou rejeitar a iluminação divina. Deus não há de permitir que essa preciosa obra em Seu favor fique sem recompensa. Coroará de êxito todo esforço humilde feito em Seu nome.

Em todo campo novo, deve-se exercitar perseverança e paciência. Não fiqueis desanimados com os começos pequenos. Muitas vezes o mais humilde trabalho é que produz os maiores resultados. Quanto mais direta for nossa obra pelos nossos semelhantes, maior bem conseguirá. A influência pessoal é uma força. O espírito daqueles com quem nos achamos intimamente ligados é impressionado mediante influências invisíveis. Uma pessoa não pode falar a uma multidão, e movê-la como o faria se estivesse em mais íntimas relações com os que a compõem. Jesus deixou o Céu e veio ao nosso mundo para salvar almas. Vós vos deveis aproximar daqueles em favor de quem trabalhais, não somente para que vos ouçam a voz, mas vos apertem a mão, conheçam os vossos princípios, sintam vossa simpatia.


OE - Pag. 193  

Meus irmãos do ministério, não penseis que o único trabalho que podeis fazer, a única maneira por que podeis operar em benefício de almas, seja fazer discursos. A melhor obra que podeis fazer, é ensinar, educar. Onde quer que se vos depare uma oportunidade de assim fazer, sentai-vos com alguma família, e deixai que vos façam perguntas. Respondei-lhes então pacientemente, humildemente. Continuai esta obra juntamente com vossos esforços em público. Pregai menos, e educai mais, mediante estudos bíblicos, e orações feitas nas famílias e pequenos grupos.

A todos quantos estão trabalhando com Cristo, desejo dizer: Sempre que vos for possível ter acesso ao povo em seu lar, aproveitai a oportunidade. Tomai a Bíblia, e exponde-lhes as grandes verdades da mesma. Vosso êxito não dependerá tanto de vosso saber e realizações, como de vossa habilidade em chegar ao coração das pessoas. Sendo sociáveis e aproximando-vos bem do povo, podereis mudar-lhes a direção dos pensamentos muito mais facilmente do que pelos mais bem feitos discursos. A apresentação de Cristo em família, no lar e em pequenas reuniões em casas particulares, é muitas vezes mais bem-sucedida em atrair almas para Jesus, do que sermões feitos ao ar livre, às multidões em movimento, ou mesmo em salões e igrejas.

Todos quantos se empenham nesse trabalho pessoal, devem ser tão cuidadosos de não agir mecanicamente, como os próprios ministros que pregam a palavra. Devem aprender continuamente. Possuir zelo consciencioso em adquirir as mais elevadas qualidades, em tornar-se homens eficientes nas Escrituras. Devem cultivar hábitos de atividade mental, entregando-se especialmente à oração, e ao estudo diligente das Escrituras.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>