Evangelismo

CAPÍTULO 5

Planejamento das Reuniões Evangelísticas

Ev - Pag. 93  

Métodos e Organização

Uma Grande Obra por Meios Humildes

A impressionante característica das operações divinas é a realização da maior das obras que podem ser realizadas no mundo com muito humildes meios. É o plano de Deus que cada parte de Seu governo dependa de outra parte, o todo como uma roda dentro de outra, operando em perfeita harmonia. Ele movimenta as forças humanas, fazendo Seu Espírito tocar as invisíveis cordas, e a vibração se faz ouvir até às extremidades do Universo. Manuscrito 22, 1897.

O Resultado da Ordem e da Harmonia de Ação é o Bom Êxito

Deus é um Deus de ordem. Tudo que se acha em conexão com o Céu, está em perfeita ordem; a sujeição e a perfeita disciplina assinalam os movimentos da hoste angélica. O êxito apenas pode acompanhar a ordem e a ação harmoniosa. Deus requer ordem e método em Sua obra hoje, não menos do que nos dias de Israel. Todos os que estão a trabalhar para Ele devem fazê-lo inteligentemente, não de maneira descuidada, casual. Ele quer que Sua obra seja feita com fé e exatidão, para que sobre ela ponha o sinal de Sua aprovação. Patriarcas e Profetas, pág. 376.


Ev - Pag. 94  

Seguir um Plano Organizado

É essencial trabalhar com ordem, seguindo um plano organizado e um alvo definido. Ninguém pode instruir devidamente a outros, a não ser que cuide que o trabalho a ser feito seja realizado sistematicamente e em ordem, de maneira que seja terminado no tempo próprio. ...

Planos bem definidos devem ser francamente apresentados a todos os que tenham que ver com eles, e deve haver a certeza de que tenham sido compreendidos. Então, exigi que todos os que se encontram na direção dos vários departamentos cooperem na execução desses planos. Se este certo e radical método for devidamente adotado e seguido com interesse e boa vontade, então se evitará muito trabalho feito sem qualquer objetivo definido, bem como muito atrito desnecessário. Manuscrito 4, 1887.

Planos Bem Compreendidos

O trabalho em que estais empenhados não pode ser realizado, a não ser mediante forças que são o resultado de planos bem compreendidos. Carta 14, 1887.

Previsão, Ordem e Oração

É um pecado ser descuidado, sem ideal e indiferente em qualquer trabalho em que nos empenhemos, mas especialmente na obra de Deus. Cada empreendimento relacionado com Sua causa deve ser realizado com ordem, previsão e fervorosa oração. Review and Herald, 18 de março de 1884.

Perfeição e Presteza

Será fácil cometer graves faltas, se o negócio não for considerado com inteligente e forte atenção. Conquanto o principiante ou aprendiz seja dinâmico, se não houver, nos vários departamentos, alguém que superintenda, alguma pessoa devidamente qualificada para seu trabalho, então haverá falhas em muitos sentidos. À medida que a obra cresce, será impossível, mesmo ocasionalmente, adiar trabalhos de um dia para outro. O que não se faz


Ev - Pag. 95  

no devido tempo, seja nos assuntos sagrados ou nos seculares, corre o grande risco de ficar sem ser feito de maneira alguma; de qualquer maneira, tal trabalho nunca pode ser tão bem realizado como no tempo devido. Manuscrito 24, 1887.

Cada um em sua Própria Esfera de Ação

A cada homem Deus designou sua obra, de acordo com sua capacidade e habilidades. É preciso ter planos sábios para colocar cada um em sua própria esfera de ação, a fim de que ele possa obter uma experiência que o capacite a assumir responsabilidade crescente. Carta 45, 1889.

Trabalhar Como um Exército Disciplinado

Lembremo-nos de que somos cooperadores de Deus. Não somos suficientemente sábios para trabalhar sozinhos. Deus nos fez Seus mordomos, para nos provar e nos experimentar, mesmo como provou e experimentou ao Israel antigo. Seu exército não se formará de soldados indisciplinados, impuros e erráticos, os quais representariam mal Sua ordem e pureza. Review and Herald, 8 de outubro de 1901.

Talento Para Planejar e Trabalhar

Há necessidade de talento, bem como de capacidade para idealizar, formular os planos e trabalhar harmoniosamente. Desejamos obreiros que trabalhem, não somente pelo benefício próprio, recebendo tudo que podem receber por seu trabalho, porém que labutem com o simples objetivo de glorificar o nome de Deus, de levar avante a obra, com rapidez, em seus diferentes ramos. Esta é uma preciosa oportunidade de revelarem sua consagração pela obra do Senhor, bem como sua capacidade para ela. A cada homem é designado seu trabalho, não com o propósito de glorificar-se, mas para a glória de Deus. Manuscrito 25, 1895.

Planos Sábios Evitam Trabalho Demasiado

Devo apelar para que os obreiros tenham suas atividades planejadas de maneira que não fiquem exaustos pelo excesso de trabalho. Carta 17, 1902.


Ev - Pag. 96  

Os Obreiros Encarregados do Evangelismo

A Organização de Grupos de Obreiros

Deus diz: "Entrai nas cidades. Apresentai aos habitantes destas cidades o convite para o preparo para a vinda do Senhor."...

Muitos nas cidades ainda se encontram sem a luz da mensagem do evangelho. Os que negligenciam proclamar a derradeira mensagem de advertência sofrerão futuramente profunda tristeza. Minha mensagem é: "Organizem-se grupos para evangelizarem as cidades. Procurai locais apropriados para as reuniões. Fazei circular nossa literatura. Esforçai-vos fervorosamente por alcançar o povo." Carta 106, 1910.

Grupos de Obreiros em Cada Grande Cidade

Em toda grande cidade deve haver um grupo organizado de obreiros bem disciplinados. Não somente um, nem dois, mas dezenas devem ser enviados a trabalhar. ...

Cada grupo de obreiros deve ficar sob a direção de um competente dirigente, e sempre se deve fazer ver a todos eles que precisam ser missionários no mais alto sentido da palavra. Tal trabalho sistemático, sabiamente dirigido, produziria resultados abençoados. Medicina e Salvação, págs. 300 e 301.

Diferentes Dons São Necessários

O Senhor deseja que as cidades sejam evangelizadas pelo esforço unido dos obreiros de diferentes habilidades. Todos devem pedir que Jesus os dirija, sem dependerem da sabedoria humana, para que não sejam desviados do seu caminho. Testimonies, vol. 9, pág. 109.

Grupos Bem Preparados

Deve haver grupos organizados e muito bem instruídos como enfermeiros, evangelistas, pastores, colportores e estudantes-evangelistas, a fim de aperfeiçoarem o caráter conforme a semelhança divina. Testimonies, vol. 9, págs. 171 e 172.

A Direção Orienta os Homens no Trabalho

Todo o homem que possa trabalhar, trabalhe. O melhor dirigente não é aquele que faz sozinho a maior parte do trabalho,


Ev - Pag. 97  

mas o que obtém dos outros a maior produção. Carta 1, 1883.

A Importância do Conselho com Oração

Enfrentar os Problemas com Conselho e Oração

Deve haver alguma coisa a aventurar e alguns riscos a correr por aqueles que se encontram no campo da luta. Não devem sempre achar que só podem agir sob ordens dos dirigentes. Têm que fazer o melhor que podem sob todas as circunstâncias, aconselhando-se todos, com muita oração fervorosa, para que Deus lhes conceda Sua sabedoria. Deve haver a união de todos os esforços. Carta 14, 1887.

Conselhos Freqüentes

Relativamente à proclamação da mensagem em grandes cidades, há muitas espécies de trabalho para os obreiros com seus diferentes dons. Alguns devem trabalhar em certas atividades e outros noutras. ... Como coobreiros de Deus, devem procurar estar em harmonia uns com os outros. Deve haver freqüentes conselhos e fervorosa e sincera cooperação. Contudo, todos devem pedir a Jesus que lhes dê sabedoria, sem dependerem somente dos homens para receber orientação. Testimonies, vol. 9, pág. 109.

Um Irmão Pede Conselho a Outro Irmão

Como obreiros, devemos aconselhar-nos uns com os outros sobre assuntos difíceis. É direito um irmão pedir o conselho de outro irmão. E é nosso privilégio, depois de fazermos isto, nos ajoelharmos e rogar sabedoria e orientação divina. Quando, porém, uma só voz humana exerce um poder controlador isto é um erro lamentável. Carta 186, 1907.

A Revelação de Defeitos

No trabalho dos obreiros, devem eles aconselhar-se uns com os outros. Ninguém deve lançar-se ao trabalho, segundo seu juízo independente, e trabalhar de acordo com seu pensamento, a não ser que tenha dinheiro seu para gastar. ... Foi-me mostrado


Ev - Pag. 98  

que a direção da obra não deve ser confiada a mãos inexperientes. Os que não têm tido bastante experiência, não são os que devam assumir grandes responsabilidades, embora pensem que são capazes de fazê-lo. Seus irmãos podem ver defeitos onde eles próprios só vêem a perfeição. Review and Herald, 8 de dezembro de 1885.

Os Pastores Devem Tomar Tempo Para Oração

Sinto-me com a obrigação de apelar para nosso povo, a fim de que se façam todos os esforços no sentido de salvar almas. Necessitamos de mais fé. O coração dos membros de nossa igreja deve abrir-se em oração por aqueles que se acham pregando o evangelho. E os pastores devem tomar tempo para orar por eles mesmos e pelo povo de Deus, a quem estão designados para servir. Carta 49, 1903.

Os Períodos de Oração Trazem Encorajamento

Como obreiros, juntamente busquemos o Senhor. De nós mesmos nada podemos fazer; mediante Cristo, porém, podemos fazer todas as coisas. O propósito de Deus é que sejamos um auxílio e bênção um ao outro, e que sejamos fortes no Senhor e na força do Seu poder. ... Deus vive e reina; e Ele nos dará todo o auxílio de que necessitarmos. É nosso privilégio, em todas as ocasiões, receber força e animação de Sua bendita promessa: "Minha graça te basta." II Cor. 12:9. Historical Sketches, pág. 129.

Unidade na Diversidade

O Plano de Deus em uma Diversidade de Dons

Em todas as disposições do Senhor, não existe nada mais belo do que Seu plano de dar aos homens e às mulheres uma diversidade de dons. A igreja é Seu jardim, adornado de uma variedade de árvores, plantas e flores. Ele não espera que o hissopo


Ev - Pag. 99  

fique do tamanho do cedro, nem que a oliveira atinja a altura de uma majestosa palmeira. Muitos têm recebido apenas um limitado preparo religioso e intelectual, mas Deus tem uma obra para esta classe de pessoas, se elas trabalharem com humildade, confiando nEle. Carta 122, 1902.

Qualidades Diferentes Como as Flores

Das infinitas variedades de plantas e flores, podemos aprender uma importante lição. Nem todas as flores têm a mesma forma, nem a mesma cor. Algumas delas são medicinais. Outras são sempre fragrantes. Há cristãos professos que julgam ser seu dever fazer com que todos os outros sejam semelhantes a eles. Este plano é humano; não é o plano de Deus. Na igreja de Deus há lugar para características tão variadas como as flores do jardim. Em Seu jardim espiritual há muitas variedades de flores. Carta 95, 1902.

Diversidade de Idéias

Diferentes no espírito e nas idéias, um único objetivo deve unir coração a coração: a conversão de almas à verdade, que atrai todos à cruz. Carta 31, 1892.

Talentos Especiais Para Obra Especial

Um [obreiro] pode ser um bom orador, outro um bom escritor, outro ainda pode possuir o dom da oração sincera, fervorosa, outro o de cantar, e ainda outro a capacidade de expor com clareza a Palavra de Deus. E cada um desses dons se deve tornar numa força em favor de Deus, pois Ele opera por meio do obreiro. A uns dá o Senhor a palavra de sabedoria, a outro conhecimentos, a outro fé; todos, porém, devem trabalhar sob a mesma direção, isto é, tendo Cristo por Cabeça. A diversidade de dons conduz à diversidade de operação; "mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos". I Cor. 12:6.

O Senhor deseja que Seus escolhidos servos aprendam a se unir num esforço harmônico. Talvez pareça a alguns que o


Ev - Pag. 100  

contraste entre seus dons e os de seus coobreiros é demasiado grande para permitir que se unam em esforço assim harmônico; mas, ao lembrarem que há variedade de espíritos a serem atingidos, e que alguns rejeitarão a verdade apresentada por um obreiro, abrindo o coração à verdade de Deus ante o modo diferente de um outro, eles hão de esforçar-se esperançosamente por trabalhar juntos, em união. Seus talentos, conquanto diversos, podem-se achar todos sob a direção do mesmo Espírito. Em toda palavra e ação, manifestar-se-ão bondade e amor; e ao ocupar cada obreiro fielmente o lugar que lhe é designado, a oração de Cristo em favor da unidade de Seus seguidores será atendida, e o mundo conhecerá que esses são Seus discípulos. ...

Os obreiros nas cidades grandes devem-se desempenhar de suas várias partes, fazendo todo esforço para produzir os melhores resultados. Cumpre-lhes falar com fé e agir de maneira a impressionar o povo. Não devem limitar a obra a suas idéias particulares. Tem-se feito muito isso entre nós, como um povo, e tem servido para afastar o êxito da obra. Lembremo-nos de que o Senhor tem diferentes maneiras de atuar, que Ele tem diferentes obreiros a quem confia dons diferentes. Testimonies, vol. 9, págs. 144-146.

O Esforço de Satanás Para Dividir os Obreiros

Logo que começamos trabalho ativo em benefício das multidões nas cidades, o inimigo opera, poderosamente, para estabelecer confusão, esperando assim desbaratar as forças em atividade. Alguns que não são inteiramente convertidos se acham em constante perigo de tomar as sugestões do inimigo como sendo a orientação do Espírito de Deus. Uma vez que o Senhor nos outorgou luz, andemos, pois, na luz. Manuscrito 13, 1910.

Cuidado com os Planos de Satanás

Nem todos os que fazem parte da Obra têm o mesmo temperamento. Não serão


Ev - Pag. 101  

homens da mesma educação ou do mesmo preparo, e certamente trabalharão com planos divergentes, uma vez que têm caráter diferente, a não ser que sejam homens convertidos diariamente.

Cada dia Satanás tem seus planos a executar - certos ramos que embaraçarão o caminho daqueles que são testemunhas de Jesus Cristo. Ora, a menos que os vivos agentes humanos de Jesus Cristo sejam humildes, submissos e mansos de coração, por terem aprendido de Jesus, cairão ao serem tentados, tão certamente como vivem, pois Satanás é vigilante, perspicaz e usa artimanhas, e os obreiros, se não forem homens de oração, serão apanhados de surpresa. Ele os surpreende, como um ladrão de noite, e os leva cativos. Então opera na mente dos indivíduos, pervertendo suas idéias pessoais e arquitetando os planos deles. E, se os irmãos percebem o perigo e falam disto, eles acham que são vítimas de ataque pessoal e que alguém esteja procurando enfraquecer-lhes a influência. Um puxa para um lado e outro em direção oposta.

O trabalho tem sido prejudicado; falsos empreendimentos têm sido feitos, e Satanás se tem alegrado. Se o egoísmo não tivesse sido tão cuidadosa e ternamente acariciado, para que encontrasse espaço suficiente para preservar sua dignidade natural, o Senhor poderia ter usado estes caracteres, diferentemente formados, para fazer maior e melhor obra, porque, na diversidade de talentos, mas unidade em Cristo, se revela a força de sua utilidade. Se, como os vários ramos da parreira, se houvessem centralizado no tronco, todos poderiam produzir lindos cachos do precioso fruto. Teria havido perfeita harmonia em sua diversidade, pois são participantes da seiva e fertilidade da parreira.

O Senhor Se desagrada da falta de harmonia que tem existido entre os obreiros. Ele não pode conceder Seu Santo Espírito, porquanto estão resolvidos a seguir seu caminho, e o Senhor lhes apresenta Seu caminho. Grande desânimo


Ev - Pag. 102  

surgirá em seu meio, vindo de Satanás e de seus confederados do mal, mas "todos vós sois irmãos", (Mat. 23:8) e é uma ofensa a Deus quando permitis que os vossos maus traços de caráter individuais, não santificados, sejam agências ativas no sentido de desanimar uns aos outros. Carta 31, 1892.

Uni-vos, Uni-vos

O amor-próprio, o orgulho e a presunção são a base das maiores lutas e desinteligências que têm aparecido no mundo religioso. Uma vez após outra, o anjo me disse, "Uni-vos, uni-vos, sede de um mesmo pensamento e do mesmo parecer." Cristo é o dirigente, e vós sois irmãos; segui-O. Carta 4, 1890.

A Luta Pela Supremacia

Unidos pela confiança, pelos laços do santo amor, o irmão pode receber do irmão todo o auxílio que seja possível receber um do outro. ...

A luta pela supremacia revela um espírito que, se acariciado, finalmente afastará do reino do Céu aqueles que o alimentarem. A paz de Cristo não pode habitar na mente e no coração de um obreiro que critica e encontra faltas no outro obreiro, simplesmente porque o outro não pratica os métodos que ele considera como melhores, ou porque julga que não está sendo apreciado. O Senhor nunca abençoa aquele que critica e acusa seus irmãos, pois esta é a obra de Satanás. Manuscrito 21, 1894.

Avaliar os Dons dos Outros

Meus irmãos, procurai levar sobre vós mesmos o jugo de Cristo. Descei de vossas pernas de pau espirituais e praticai a virtude da humildade. Abandonai toda má suspeita e estai dispostos a ver o valor dos dons que Deus outorgou a vossos irmãos. Carta 125, 1903.

Diferentes em Temperamento, mas Unidos em Espírito

Em nosso lar não temos dissensão, nem palavras de impaciência.


Ev - Pag. 103  

Os que trabalham comigo têm temperamento diferente, e seus costumes e maneiras são diferentes, mas estamos unidos nas ações, e permanecemos unidos em espírito, procurando animar-nos e ajudar-nos uns aos outros. Sabemos que não podemos admitir desinteligências por causa da diferença de temperamento. Somos filhinhos de Deus, e rogamos que Ele nos auxilie a viver, não para nos agradarmos a nós mesmos, mas para agradar-Lhe e glorificá-Lo. Carta 252, 1903.

A Aplicação de Mais de um Método

Diferentes Dons Combinados

Em nossas relações sociais uns com os outros, devemos lembrar-nos de que nem todos possuímos os mesmos talentos, nem temos a mesma disposição. Os obreiros têm planos e idéias diferentes. Diferentes dons, combinados, são necessários para o bom êxito da obra. Lembremo-nos de que alguns podem ocupar certos cargos com melhor resultado do que outros. O obreiro a quem se deu tato e habilidade que o capacitam para o desempenho de algum ramo especial da obra, não deve condenar os outros por não terem capacidade de fazer o que ele, talvez, pode fazer com facilidade. Não haverá coisas que seus coobreiros possam fazer muito melhor do que ele?

Os vários talentos que o Senhor confiou aos Seus servos são essenciais para Sua obra. As diferentes partes da obra têm que ser juntadas, parte por parte, a fim de formarem um todo completo. As partes de um edifício não são todas a mesma; nem são elas feitas pelo mesmo processo. Os ramos da obra de Deus não são todos iguais, nem devem ser conduzidos exatamente do mesmo modo. Carta 116, 1903.


Ev - Pag. 104  

A Insuficiência dos Dons de um Homem

Ninguém imagine que só os seus dons sejam suficientes para a obra de Deus, e que ele, somente, possa realizar uma série de conferências, fazendo o trabalho com perfeição. Seus métodos podem ser bons, mas, não obstante, os diferentes talentos são essenciais. A opinião de um só homem não deve formular e estabelecer a obra de acordo com suas idéias particulares. A fim de ser estabelecida a obra, com firmeza e de modo simétrico, há a necessidade de vários dons e diferentes instrumentos, todos sob a direção do Senhor. Ele instruirá aos obreiros conforme suas várias habilidades. A cooperação e a unidade são essenciais na formação de um todo harmonioso, cada obreiro fazendo o trabalho que Deus designou ocupando seu devido lugar e suprindo a deficiência de outro. Quando um obreiro fica trabalhando só, há o perigo de ele pensar que seu talento é suficiente para formar um todo completo.

Onde os obreiros são unidos, há oportunidade de se consultarem mutuamente, de orarem em conjunto e de cooperarem no trabalho. Nenhum deles deve pensar que não pode haver ligação com os irmãos, pelo fato de não trabalharem exatamente no mesmo ramo em que exercem suas atividades. Special Testimonies, Série A, nº 7, págs. 14 e 15.

Onde Houver um Fraco e Outro Forte

O Senhor toca o coração dos pastores que têm vários talentos, para que eles alimentem o rebanho de Sua herança, dando-lhes o alimento apropriado. Eles revelarão a verdade sobre pontos que seu irmão coobreiro não considerou como sendo essenciais. Se a obra de ministrar ao rebanho fosse deixada inteiramente sob os cuidados de um homem, haveria resultados falhos. Em Sua providência, o Senhor faz uso de vários obreiros. Um é forte em algum ponto essencial em que o outro é fraco. Manuscrito 21, 1894.

Não Travar as Rodas

Há algumas mentes que não se desenvolvem com a obra, mas permitem a obra avançar


Ev - Pag. 105  

bem à sua frente. ... Os que não discernem as crescentes exigências da obra nem se adaptam a elas, não devem estar a travar as rodas e assim impedindo o desenvolvimento de outros. Carta 45, 1889.

Os Métodos Devem Ser Melhorados

Não deve haver regras fixas; nossa obra é progressiva, e deve haver oportunidade para os métodos serem melhorados. Sob a direção, porém, do Espírito Santo, a unidade deve ser preservada e sê-lo-á. Review and Herald, 23 de julho de 1895.

Métodos Diferentes dos do Passado

Descobrir-se-ão meios para alcançar os corações. Alguns dos métodos usados nesta obra serão diferentes dos que foram usados na mesma no passado; mas não permitamos que alguém, por causa disto, ponha obstáculos no caminho mediante a crítica. Review and Herald, 30 de setembro de 1902.

Nova Vida em Métodos Antigos

Há necessidade de homens que orem a Deus pedindo sabedoria e que, sob a orientação divina, possam pôr nova vida nos antigos métodos de trabalho e inventem novos planos e métodos modernos de despertar o interesse dos membros da igreja, alcançando os homens e as mulheres do mundo. Manuscrito 117, 1907.

Limitação do Poder de Deus Mediante Planos Só num Mesmo Sentido

A espécie de plano que faz de um só homem o centro e o modelo, não pode ser executada nem por ele próprio, nem pelos outros. Não é esta a maneira pela qual Deus opera. ... Quando um homem pensa que sua opinião deva prevalecer nos grandes movimentos da obra de Deus, que suas habilidades devem realizar a maior tarefa, então ele limita o poder de Deus no sentido de executar Seus desígnios na Terra.

Deus precisa de homens e mulheres que trabalhem na simplicidade de Cristo, a fim de levarem o conhecimento da verdade àqueles que necessitam de seu poder transformador. Mas quando


Ev - Pag. 106  

um determinado plano é traçado, para que os evangelistas sejam obrigados a segui-lo, em seus esforços no sentido de proclamar a mensagem, restringe-se assim a utilidade de grande número de obreiros. Carta 404, 1907.

Evitar a Rotina

Os obreiros de Deus devem esforçar-se por ser homens multilaterais; isto é, devem ter amplitude de caráter. Não devem ser homens de visão acanhada, estereotipados com uma única maneira de trabalhar, presos aos mesmos costumes e incapazes de verem e perceberem que suas palavras e a defesa que fazem da verdade têm que variar com a classe de gente com que têm de lidar e com as circunstâncias que surgirem. Carta 12, 1887.

O Método é Determinado Pela Classe de Pessoas

Não nos esqueçamos de que diferentes métodos devem ser empregados para salvar diferentes pessoas. Review and Herald, 14 de abril de 1903.

Tendes um campo difícil de ser trabalhado, mas o evangelho é o poder de Deus. As classes de pessoas com que lidais indicam a maneira pela qual a obra deva ser realizada. Carta 97-A, 1901.

Não Destruir a Obra dos Outros

Lembrai-vos de que somos cooperadores de Deus. Deus é o agente Todo-poderoso e eficaz. Seus servos são instrumentos Seus. Não devem trabalhar um contra o outro, agindo cada um de acordo com suas próprias idéias. Devem trabalhar em harmonia, ajustando-se uns com os outros em bondade, cortesia e disciplina fraternal, em amor mútuo. Não deve haver crítica ferina, nem a destruição do trabalho feito pelos outros. Juntos devem levar avante a obra. Review and Herald, 11 de dezembro de 1900.

Advertência aos Obreiros de Experiência

Tenho ordem de dizer aos meus irmãos idosos que andem humildemente diante de Deus. Não sejais acusadores dos irmãos. Tendes de fazer o trabalho que vos foi designado, sob a direção do Deus


Ev - Pag. 107  

de Israel. A tendência para criticar é o maior dos perigos para muitos. Os irmãos que estais tentados a criticar são chamados a assumir responsabilidades que vós talvez não possais assumir; mas podeis ser seus auxiliares. Podeis prestar grande serviço à causa, se quiserdes, apresentando vossa experiência passada, em relação com o trabalho feito por outros. O Senhor não deu a qualquer de vós a incumbência de corrigir e censurar seus irmãos. ...

Prossegui, com vossos irmãos, conhecendo mais ao Senhor. Simpatizai com aqueles que assumem pesadas responsabilidades, e animai-os sempre que puderdes fazê-lo. Vossas vozes devem ser ouvidas em harmonia e não em dissensão. Carta 204, 1907.

A Escola de Preparo Para o Trabalho nas Cidades

Lançando os Fundamentos da Obra

Antes de uma pessoa se preparar para ensinar a verdade aos que se encontram nas trevas, precisa tornar-se discípulo. ... Quando quer que se faça esforço especial num importante lugar, deve ser estabelecido um sistema de trabalho bem organizado, de maneira que os que desejarem ser colportores e agentes, e os que são habituados a dar estudos bíblicos a famílias possam receber as necessárias instruções. ...

Deve haver, em ligação com nossas missões, colégios para os que estão prestes a entrar no campo como obreiros. Devem estar certos de que precisam tornar-se quais aprendizes que recebem instruções sobre como trabalhar pela conversão de almas. O trabalho nestas escolas deve ser variado. O estudo da Bíblia deve ocupar o lugar mais importante, e, ao mesmo tempo, deve haver um sistemático treino da mente e das maneiras, para que aprendam a se aproximar do povo da melhor maneira


Ev - Pag. 108  

possível. Todos devem aprender a trabalhar com tato, cortesia, bem como com o Espírito de Cristo. Review and Herald, 14 de junho de 1887.

O Preparo de Obreiros Durante as Séries de Conferências

Um trabalho bem equilibrado, melhor pode ser levado a efeito quando se acha em funcionamento uma escola para preparo de obreiros bíblicos. Enquanto se estão realizando reuniões públicas, deveria haver, ligados à escola ou missão de cidade [estas missões de cidades são centros de trabalho estabelecidos nas grandes cidades, em favor dos decaídos e indigentes] experientes obreiros, de profunda compreensão espiritual, que possam dar instruções diárias aos obreiros bíblicos, e que possam também unir-se, de todo coração, às conferências públicas que se realizam. E à medida que homens e mulheres se convertam à verdade, os que estão na liderança da missão devem, com muita oração, mostrar a esses novos conversos como experimentar o poder da verdade em seu coração. Tal missão, sendo sabiamente dirigida, será uma luz brilhando num lugar escuro. Obreiros Evangélicos, págs. 364 e 365.

A Escola Missionária em Atividade

O irmão e a irmã Haskell alugaram uma casa num dos melhores distritos da cidade, e chamaram para perto de si uma família de auxiliares, os quais, dia após dia, saem dando estudos bíblicos, vendendo nossas revistas e fazendo trabalho médico-missionário. Durante os momentos de culto, os obreiros relatam suas experiências. Dão estudos bíblicos no lar, com regularidade, e os jovens e as jovens ligados à missão recebem um preparo prático e completo no sentido de dar estudos bíblicos, bem como em vender nossas publicações. O Senhor tem abençoado seus esforços, pois bom número aceitou a verdade e muitos outros estão profundamente interessados. ...

Trabalho semelhante devia ser feito em muitas cidades. Os jovens que vão trabalhar nestas cidades devem ficar sob a direção de líderes consagrados e de experiência. Os obreiros


Ev - Pag. 109  

devem ter um bom lar, em que possam receber preparo cabal. Review and Herald, 7 de setembro de 1905.

Ligados a Obreiros de Experiência

Deus chama pastores, obreiros bíblicos e colportores. Nossos rapazes e moças devem sair como evangelistas e obreiros bíblicos, acompanhados de um obreiro de experiência que possa mostrar-lhes como trabalhar eficientemente. Manuscrito 71, 1903.

O Método de Preparo que Cristo Usou

Em sua associação com o Senhor, os discípulos obtiveram um preparo prático para a obra missionária. Viram como Ele apresentava a verdade, e como tratava das complexas questões que surgiam em Seu ministério. Observavam Seu ministério na cura dos doentes, por onde quer que Ele andava; ouviram-nO pregar o evangelho aos pobres. Em nossos dias, do relatório de Sua vida todos devemos aprender Seus métodos de trabalho. Carta 208a, 1902.

O Devido Preparo Multiplica a Eficiência

Um obreiro que tenha sido preparado e educado para a obra, que seja guiado pelo Espírito de Cristo, realizará muito mais do que dez obreiros que saiam deficientes no conhecimento e que sejam fracos na fé. Um que trabalha em harmonia com o conselho de Deus, e em união com os irmãos, será mais eficiente para fazer bem, do que dez que não se dêem conta da necessidade de confiar em Deus, bem como de agir em harmonia com o plano geral da obra. Review and Herald, 29 de maio de 1888.

O Centro de Preparo e o Trabalho dos Continuadores

Depois que a comunidade tenha sido despertada mediante uma reunião campal bem organizada, então será que os obreiros desarmarão as tendas e sairão para outra reunião campal, deixando o trabalho desfazer-se? Digo: Dividi os obreiros e alguns fiquem à frente, dando estudos bíblicos, colportando,


Ev - Pag. 110  

vendendo livretos, etc. Haja uma sede missionária para preparar obreiros, educando-os em cada ramo da obra. Isto impedirá o esfacelamento do trabalho. As boas impressões que os mensageiros de Deus tenham feito no coração e na mente do povo não ficarão perdidas.

Esta atividade de casa em casa, à procura de almas, buscando a ovelha perdida, é a obra mais importante que pode ser feita. Setenta e cinco almas formaram uma igreja em ______. Damos graças a Deus por isto. Cinqüenta destas aceitaram a verdade desde as reuniões campais. Carta 137, 1898.

Despertamento e Organização da Igreja

Para o Trabalho

Despertar os Membros da Igreja

O Senhor não opera agora no sentido de trazer muitas almas para a verdade, por causa dos membros da igreja que nunca se converteram, e dos que uma vez se converteram mas se extraviaram. Testimonies, vol. 6, pág. 371.

Vinte Almas em Lugar de Uma

Há grande quantidade de cisco trazido para a frente por professos crentes em Cristo, cisco este que obstrui o caminho para a cruz. Não obstante tudo isto, há alguns que são tão profundamente convictos, que vêm vencendo todo o desânimo e suplantam todos os obstáculos, a fim de aceitarem a verdade. Houvessem, porém, os crentes na verdade purificado seu coração pela obediência à mesma, tivessem eles sentido a importância do conhecimento e da polidez das maneiras na obra de Cristo, onde uma alma se salvou teríamos vinte. Testimonies, vol. 4, pág. 68.

Primeiro Treinar os Membros da Igreja

Ao trabalhar em lugares onde já se encontram alguns na fé, o pastor deve


Ev - Pag. 111  

não buscar tanto, a princípio, converter os incrédulos, como exercitar os membros da igreja para prestarem cooperação proveitosa. Trabalhe com eles individualmente, tentando despertá-los para buscarem eles próprios experiência mais profunda, e trabalharem por outros. Quando estiverem preparados para apoiar o pastor mediante orações e serviços, maior êxito há de lhe acompanhar os esforços. Obreiros Evangélicos, pág. 196.

Limpar a Estrada do Rei

Quando um esforço especial para ganhar almas for feito pelos obreiros de experiência, em certa comunidade onde nosso próprio povo mora, repousa sobre cada crente, em tal campo, uma soleníssima obrigação de fazer tudo quanto for possível para limpar a estrada do Rei, eliminando qualquer pecado que possa impedir a cooperação com Deus e com seus irmãos. Review and Herald, 6 dezembro de 1906.

Conselhos a Igrejas Onde se Realizam Séries de Conferências em Cidades

Cerca de quatro anos atrás, quando o Pastor Haskell e outros estavam dirigindo uma escola bíblica de preparo e tendo reuniões noturnas na cidade de Nova Iorque, a palavra do Senhor aos obreiros foi: "Fazei com que os crentes que moram perto do local das reuniões participe da responsabilidade do trabalho. Os crentes devem considerar um dever e privilégio ajudarem para que as reuniões tenham êxito. Deus Se agrada dos esforços que se fazem para pô-los a trabalhar. Deus deseja que cada membro da igreja trabalhe como se fosse Sua mão ajudadora, buscando, mediante ministério de amor, ganhar almas para Cristo."...

E à igreja em Los Angeles, mais de um ano atrás, quando o Senhor estava poderosamente despertando o povo mediante as reuniões de tenda que se realizavam, foi-lhe enviada a recomendação: "Tenha a igreja em Los Angeles reuniões especiais de oração, diariamente, em favor do trabalho que está sendo feito. A bênção do Senhor virá sobre os membros da Igreja que assim tomarem parte na obra, reunindo-se


Ev - Pag. 112  

em pequenos grupos, cada dia, para orarem pelo seu êxito. Desta sorte os crentes obterão graça e a obra do Senhor progredirá."

É isto que costumávamos fazer. Orávamos por nós mesmos e por aqueles que se achavam à frente da obra. O Senhor Jesus declara que onde estiverem dois ou três reunidos em Seu nome, Ele estará no meio deles, para abençoá-los. Haja, pois, menos falatório e mais oração sincera e fervorosa.

Temo que o esforço que está sendo feito para a proclamação da verdade em Los Angeles não seja apreciado. Cada homem deve vir ao socorro do Senhor, contra o poderoso inimigo. Onde está sendo feito um esforço especial, como se tem revelado pela obra evangelística realizada em Los Angeles, cada membro da igreja deve aproximar-se de Deus. E todos esquadrinhem seu coração, com a luz que brilha da Palavra. Se o pecado for descoberto, que seja confessado e dele se arrependam. Cada auxiliar precisa estar em boas condições para o trabalho. O Senhor ouvirá e responderá às orações. Não pensem os membros da igreja que devam ser feitos esforços em seu favor, por aquele que é impressionado a trabalhar pelos que têm sido negligenciados, em favor dos quais até aqui não se fizeram esforços especiais.

Onde tal esforço se faz, como tem sido feito em Los Angeles, os membros da igreja devem desobstruir a estrada do Rei e ajudar com seus meios, na obra a ser feita. E demonstrem que vivem em perfeita harmonia. Estejam de prontidão nas reuniões, preparados e equipados para servir, dispostos a falar com quem quer que esteja interessado. Orem e trabalhem em favor da ovelha perdida. Review and Herald, 20 de dezembro de 1906.

Um Exemplo aos Novos Conversos

Sejam os membros mais antigos um exemplo aos que recentemente aceitaram a


Ev - Pag. 113  

a verdade. Apelo para os que há muito estão na verdade, para que não ofendam aos novos conversos, vivendo sem religião. Deixem de lado qualquer murmuração e façam uma obra completa em seu coração. Trabalhem o terreno inculto de seu coração e procurem saber o que podem fazer no sentido de desenvolver a obra. ...

Despertai, despertai e dai aos não convertidos, a evidência de que credes na verdade de origem celestial. Se não despertardes, o mundo não acreditará que praticais a verdade que professais possuir. Carta 75, 1905.

Os Membros da Igreja Devem Ajudar

O Senhor requer que muito maior esforço pessoal seja feito pelos membros da igreja. As almas têm sido negligenciadas, povoados, vilas e cidades não ouviram a verdade para este tempo, porque não foram feitos sábios esforços missionários. ... Nossos pastores ordenados precisam fazer o que puderem, mas não se deve esperar que um homem possa fazer o trabalho de todos os outros. O Senhor designou a cada homem a sua obra. Há visitas a serem feitas, orações a serem elevadas ao Céu e simpatia a ser transmitida; e a piedade - o coração e a mão - de toda a igreja deve ser empregada se é que a obra deve ser realizada. Podeis assentar-vos com vossos amigos e, de maneira agradável e social, falar da preciosa fé bíblica. Review and Herald, 13 de agosto de 1889.

Arregimentem os Pastores as Igrejas Para o Evangelismo

Algumas vezes os pastores trabalham em excesso; procuram tomar todo o trabalho em suas mãos. Isto os esgota e prejudica; contudo continuam a se envolver com tudo. Parece que pensam que só eles devem trabalhar na causa de Deus, ao passo que os membros da igreja ficam ociosos. Esta não é, de maneira alguma, a ordem de Deus. Review and Herald, 18 de novembro de 1884.


Ev - Pag. 114  

Os Membros da Igreja Aumentam a Força de Obreiros.

Como podem nossos irmãos e irmãs continuar a viver perto de grande número de pessoas que nunca foram advertidas, sem planejarem métodos de pôr em atividade todos os instrumentos pelos quais o Senhor possa atuar para a glória de Seu nome? Nossos líderes que têm tido longa experiência compreenderão a importância destes assuntos, e podem fazer muito no sentido de aumentar as forças em atividade. Podem planejar alcançar muitos nos caminhos e valados. À medida que empregam calmo, permanente e consagrado esforço para educar os membros da igreja a se ocuparem em trabalho pessoal em favor das almas, onde quer que haja oportunidade favorável, o bom êxito coroará suas atividades. Manuscrito 53, 1910.

Os Campos em Vossa Vizinhança Estão Maduros

A verdade triunfará gloriosamente. Comecem as igrejas a fazer a obra que o Senhor lhes designou - a obra de abrir as Escrituras aos que se encontram nas trevas. Meus irmãos e irmãs, há em vossa vizinhança almas que, se fossem prudentemente trabalhadas, se converteriam. Esforços devem ser feitos em favor dos que não compreendem a Palavra. Tornem-se participantes da natureza divina os que professam crer na verdade, e então verão que os campos estão maduros para o trabalho que pode ser feito por todos aqueles cujo coração esteja preparado por viverem segundo a Palavra. Australasian Union Conference Record, 11 de março de 1907.

A Distribuição de Literatura de Porta em Porta

Irmãos e irmãs, não quereis vestir a armadura do cristão? "Calçados os pés na preparação do evangelho da paz", (Efés. 6:15) estareis preparados para andar de casa em casa, levando a verdade ao povo. Algumas vezes achareis difícil fazer esta espécie de trabalho; mas se sairdes com fé, o Senhor irá à vossa frente e permitirá que Sua luz brilhe na estrada que palmilhais.


Ev - Pag. 115  

Indo à casa de vossos vizinhos, para venderdes ou oferecerdes nossa literatura, e em humildade ensinar-lhes a verdade, sereis acompanhados pela luz do Céu, a qual permanecerá nestes lares. Review and Herald, 24 de maio de 1906.

Organizar Grupos Para o Trabalho

Em nossas igrejas, formem-se grupos para o trabalho. Não pode haver ociosos na obra do Senhor. Pessoas diferentes devem unir-se na obra como pescadores de homens. E devem procurar arrancar as almas da corrupção do mundo para a salvadora pureza do amor de Cristo.

A formação de pequenos grupos, como uma base de esforço cristão, é um plano que tem sido apresentado diante de mim por Aquele que não pode errar. Se houver grande número na igreja, os membros devem ser divididos em pequenos grupos, a fim de trabalharem não somente pelos outros membros, mas também pelos descrentes. Australasian Union Conference Record, 15 de agosto de 1902.

Semelhantes a uma Companhia Bem Treinada de Soldados

Os pastores devem amar a ordem e devem disciplinar-se a si mesmos. Então poderão com êxito disciplinar a igreja de Deus e ensiná-la a trabalhar em harmonia, semelhante a uma companhia bem disciplinada de soldados. Se a disciplina e a ordem são necessárias para uma ação bem-sucedida no campo de batalha, as mesmas são tanto mais necessárias na luta em que estamos empenhados, quanto maior valor tem a vitória a ser ganha e quanto mais elevada é ela em natureza, do que as coisas pelas quais as forças inimigas se batem no campo da luta. No conflito em que pelejamos, interesses eternos estão em jogo.

Os anjos agem em harmonia. Todos os seus movimentos se caracterizam pela perfeita ordem. Quanto mais nos esforçarmos por imitar a harmonia e a ordem dos anjos, tanto mais bem-sucedidos serão os esforços destes agentes celestiais em nosso favor. Carta 32, 1892.


Ev - Pag. 116  

As Relações Entre o Evangelista e o Pastor

Há Necessidade de Pastores e de Evangelistas

Deus chama evangelistas. Um verdadeiro evangelista ama as almas. Ele caça e pesca homens. Há necessidade de pastores - fiéis pastores - que não lisonjeem o povo de Deus, nem o tratem com rispidez, mas o alimentem com o pão da vida.

A obra de cada fiel obreiro fica bem perto do coração dAquele que Se entregou a Si mesmo pela redenção da raça. Carta 21, 1903.

O Pastor-Evangelista

Geralmente um homem faz o trabalho que devia ser feito por dois, pois a tarefa do evangelista se combina necessariamente com a do pastor, acarretando uma dupla responsabilidade ao obreiro no campo. Testimonies, vol. 4, pág. 260.

Confiança no Novo Obreiro

Não fique temeroso o obreiro, pensando que, por ser apresentado ao povo um novo obreiro, o interesse seja interrompido e a obra em que se encontra ele empenhado seja prejudicada.

Conservai vossas mãos afastadas da arca; Deus tomará cuidado de Sua obra. Luz adicional resplandecerá dos homens que forem enviados de Deus, homens que são cooperadores de Deus, e os obreiros originais devem receber cordialmente os mensageiros de Deus, tratá-los com consideração e convidá-los para se unirem com eles pregando ao povo. Manuscrito 21, 1894.

Cuidado Contra o Excesso de Organização

Movimentar-se não é Necessariamente Vida

Não são as teorias ortodoxas, nem o ser membro da igreja, nem a diligente


Ev - Pag. 117  

execução de certa rotina de deveres que demonstram evidência de vida. Numa antiga torre na Suíça vi a imagem de um homem que se movimentava como se tivesse vida. Parecia um homem vivo, e eu cochichei quando dele me aproximei, como se ele me pudesse ouvir. Mas conquanto a estátua parecesse viva, não possuía vida verdadeira. Era impulsionada por maquinismo.

Movimentar-se não é necessariamente vida. Podemos tomar parte em todas as formalidades e cerimônias religiosas; mas, se não estivermos vivos em Cristo, nosso trabalho será sem nenhum valor. O Senhor chama cristãos vivos, trabalhadores e crentes. Review and Herald, 21 de abril de 1903.

O Trabalho é Dificultado por Invenções Inúteis

Os homens tornam o trabalho do propagação da verdade dez vezes mais difícil do que na realidade é, procurando tirar a obra de Deus de Suas mãos para suas próprias mãos finitas. Pensam que devem constantemente inventar alguma coisa para que os homens façam aquilo que supõem que estas pessoas devam fazer. O tempo gasto assim torna sempre o trabalho mais complicado, pois o Grande Obreiro-Chefe é deixado fora de cogitação no cuidado de Sua herança. O homem toma sobre seus ombros a tarefa de consertar os caracteres defeituosos, mas só consegue piorar muito os defeitos. Melhor faria ele se deixasse Deus fazer Sua própria obra, porque Ele não o considera capaz de reformar seu caráter. ...

Em lugar de lutardes no sentido de preparar determinadas regras e regulamentos, melhor seria se estivésseis orando e submetendo a Cristo vossa própria vontade e vossos planos. Ele não Se agrada quando dificultamos aquilo que Ele fez fácil. Eis o que Ele declara: "Tomai sobre vós o Meu jugo, e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o Meu jugo é suave, e o Meu fardo é leve." Mat. 11:29 e 30. O Senhor Jesus ama a Sua herança, e se o homem não pensar que seja sua a prerrogativa


Ev - Pag. 118  

de prescrever regras para seus coobreiros, mas se seguir em sua vida as regras de Cristo, aprendendo Suas lições, então cada obreiro será um exemplo e não um juiz. Manuscrito 44, 1894.

Contrário aos Planos Humanos

A menos que os que em ______ podem ajudar sejam despertados ao senso de seu dever, não reconhecerão a operação de Deus quando se fizer ouvir o alto clamor do terceiro anjo. Quando irradiar a luz para iluminar a Terra, em vez de virem em auxílio do Senhor, desejarão cercear Sua obra para atender as suas acanhadas idéias. Permiti-me dizer-vos que o Senhor trabalhará nesta última obra de um modo muito fora da ordem comum de coisas e de um modo que será contrário a qualquer planejamento humano. Haverá entre nós os que sempre desejarão dominar a obra de Deus, para ditar até que movimentos se farão quando a obra avançar sob a direção do anjo que se une ao terceiro anjo na mensagem a ser dada ao mundo. Deus usará maneiras e meios pelos quais se verá que Ele está tomando as rédeas em Suas próprias mãos. Surpreender-se-ão os obreiros com os meios simples que Ele usará para efetuar e aperfeiçoar Sua obra de justiça. Testemunhos Para Ministros, pág. 300.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>