Evangelismo

CAPÍTULO 7

A Mensagem e sua Apresentação

Ev - Pag. 168  

O Espírito e a Maneira de Apresentar a Mensagem

A Importância da Maneira de Apresentar a Verdade

A maneira em que a verdade é apresentada, freqüentemente tem muito que ver com a determinação de ser aceita ou rejeitada. Testimonies, vol. 4, págs. 404 e 405.

É de lastimar que muitos não reconheçam que a maneira em que a verdade bíblica é apresentada tem muito que ver com as impressões feitas sobre a mente das pessoas, com o caráter cristão formado mais tarde na vida dos que recebem a verdade. Em vez de imitar a Cristo em Sua maneira de trabalhar, muitos são severos, críticos e ditadores. Afastam as almas, em vez de atraí-las. Essas pessoas nunca saberão a quantos débeis suas palavras rudes feriram e desanimaram. Historical Sketches, pág. 121.

Mensagens Alarmantes

As mensagens mais surpreendentes serão proclamadas por homens designados por Deus, mensagens capazes de advertir o povo para o despertar. E conquanto alguns sejam irritados pela advertência, e levados a resistir à luz e a evidência, devemos ver daí que estamos apresentando a decisiva mensagem para este tempo. ... Precisamos, também, ter em nossas cidades evangelistas consagrados, por cujo intermédio se tem de apresentar uma mensagem, tão decididamente que sacudamos os ouvintes. Testimonies, vol. 9, pág. 137.


Ev - Pag. 169  

Com Certeza e Determinação

Existe um poder vivo na verdade, e o Espírito Santo é o instrumento que abre o entendimento humano para a verdade. Os pastores e obreiros que a proclamam devem, porém, manifestar certeza e determinação. Devem avançar pela fé, e apresentar a Palavra como nela crendo de fato. Fazei que as pessoas por quem trabalhais entendam que se trata da verdade divina. Pregai a Jesus Cristo e Ele crucificado. Isto fará frente às mentiras de Satanás. Carta 34, 1896.

A Palavra do Deus Vivo

Se a vossa maneira de apresentar a verdade é a divina, vossos ouvintes serão profundamente impressionados com a verdade que apresentais. Apossar-se-á deles a convicção de que é a Palavra do Deus vivo, e cumprireis com poder a vontade de Deus. Carta 48, 1902.

Grandes Idéias da Verdade Bíblica

Não vos apresentais a vós mesmos, mas tão grande é a presença e a preciosidade da verdade e, realmente, tão abarcante, tão profunda, tão ampla, que o eu é perdido de vista. ... Pregai de maneira tal que as pessoas possam apreender as grandes idéias e extraiam o minério precioso contido nas Escrituras. Manuscrito 7, 1894.

Reuniões Para Testificar de Profundas Manifestações do Espírito

Em nossas reuniões realizadas nas cidades, e em nossas reuniões campais, não pedimos grandes demonstrações, mas pedimos que os homens que vão perante o público para apresentar a verdade tomem as coisas a sério e revelem que Deus com eles está. Deve haver busca especial de Deus, para que o desenvolvimento da reunião possa ser efetuado sob a profunda manifestação do Espírito Santo. Não deve haver mistura do erro com o direito. Review and Herald, 23 de julho de 1908.

Mais Atividade e Zelo

Precisamos quebrar a monotonia de nossa atividade religiosa. Estamos realizando uma obra no mundo, mas não mostramos suficiente atividade e


Ev - Pag. 170  

zelo. Se fôssemos mais fervorosos, os homens se convenceriam da verdade de nossa mensagem. A falta de vida e a monotonia de nosso culto a Deus repelem muitos que nos observam para ver em nós zelo profundo, fervente e santificado. A religião formal não serve para este tempo. Podemos praticar todos os atos externos do culto e, não obstante, estar tão destituídos da influência vivificante do Espírito Santo, como o estavam os montes de Gilboa do orvalho e da chuva. Necessitamos da umidade espiritual; bem como dos claros raios do Sol da Justiça para nos enternecer e subjugar o coração. Review and Herald, 26 de maio de 1903.

Raciocínio Calmo e Fervoroso

O que queremos criar não é a empolgação, mas uma reflexão profunda e fervorosa, a fim de que as pessoas que escutam, façam uma obra sólida, verdadeira, correta, genuína, que seja tão duradoura quanto a eternidade. Não temos ânsia de êxtase, de sensacionalismo; quanto menos disso tivermos, tanto melhor. O raciocínio tranqüilo e fervoroso com base nas Escrituras, é precioso e frutífero. Nisto consiste o segredo do êxito, na pregação de um Salvador vivo, pessoal, de maneira tão simples e ardorosa que, pela fé as pessoas se apossem do poder da Palavra da vida. Carta 102, 1894.

Apresentar as Provas da Verdade

Não pode esperar-se que as pessoas vejam logo as vantagens da verdade sobre o erro que acariciavam. A melhor maneira de expor a fraude do erro é apresentar as provas da verdade. Esta é a maior condenação que pode ser feita do erro. Dissipai, com o reflexo da brilhante luz do Sol da Justiça, a nuvem de treva que paira sobre as mentes. Pacific Union Recorder, 23 de outubro de 1902.

Conquistar a Confiança das Pessoas

Os que trabalham para Cristo devem ser homens e mulheres de grande discrição, de maneira que os que não lhes compreendem as doutrinas, se sintam inclinados a respeitá-los e considerá-los


Ev - Pag. 171  

como pessoas desprovidas de fanatismo, isentas de leviandade e impetuosidade. Seus discursos e procedimento, bem como a conversação, devem ser de natureza tal que guiem os homens à conclusão de que esses pastores são homens de pensamento, de solidez de caráter, homens que temem e amam seu Pai Celestial. Devem conquistar a confiança das pessoas, de maneira que quem escuta a pregação saiba que os pastores não apresentaram uma fábula artificialmente composta, mas suas palavras são palavras de valor, um testemunho que exige meditação e atenção. Vejam-vos as pessoas exaltando a Jesus, e ocultando o eu. Review and Herald, 26 de abril de 1892.

Nenhum Raciocínio Longo, Rebuscado e Complicado

Cristo raramente buscou alguma vez provar que a verdade é verdade. Ilustrava a verdade em todos os seus ensinos, e deixava, depois, a Seus ouvintes a liberdade de aceitá-la ou rejeitá-la, segundo escolhessem. Não forçou ninguém a crer. No Sermão da Montanha instruiu as pessoas quanto à piedade prática, esboçando-lhes claramente o dever. Falou de maneira tal que recomendava a verdade à consciência. O poder manifestado pelos discípulos era revelado na clareza e no fervor com que expressavam a verdade.

No ensino de Cristo não existe raciocínio longo, rebuscado e complicado. Ele fere a tecla justa. Em seu ministério lia todo o coração como um livro aberto, e da inexaurível provisão de Seu tesouro tirava coisas novas e velhas, para ilustrar e reforçar os Seus ensinos. Tocava o coração e despertava as simpatias. Manuscrito 24, 1891.

Ensino Doutrinário Simples e Conclusivo

Umas poucas observações conclusivas sobre algum ponto de doutrina fixá-lo-á na mente com muito mais firmeza do que se fosse apresentada tão grande quantidade de elementos que nada se destacasse claro nem distinto na mente das pessoas


Ev - Pag. 172  

alheias à nossa crença. De mistura com as profecias, deve haver lições práticas dos ensinos de Cristo. Carta 48, 1886.

Deus Dará Palavras Adequadas

Que privilégio o de trabalhar pela conversão de almas! Elevada é a nossa vocação. ... A fim de capacitar-nos para fazer este trabalho, o Senhor nos fortalecerá as faculdades mentais, tão certamente como o fez com a mente de Daniel. Ao ensinarmos os que jazem em trevas, a compreender as verdades que nos iluminaram a nós, Deus nos ensinará a compreender estas verdades ainda melhor, nós mesmos. Ele nos dará palavras adequadas para falar, comungando conosco por intermédio do anjo que está ao nosso lado. Manuscrito 126, 1902.

Menos Controvérsia - Mais de Cristo

Precisamos muito menos controvérsia e muito mais apresentação da pessoa de Cristo. Nosso Redentor é o centro de toda a nossa fé e esperança. Os que podem apresentar o Seu amor inigualável e inspirar nos corações o desejo de dar-Lhe suas melhores e mais santas afeições, estão fazendo obra grandiosa e santa. O Colportor- Evangelista, pág. 42.

Os muitos sermões argumentativos pregados, raramente enternecem e subjugam a alma. Carta 15, 1892.

Não Atacar

Os que defendem a verdade podem ser justos e agradáveis. Não há necessidade de intromissão humana. Não vos compete usar o Espírito Santo, mas ao Espírito Santo o usar-vos a vós. ...

Cuidai de não atacar nem uma vez. Precisamos de que o Espírito de Deus nos seja a vida e a voz. Nossa língua deve ser como a pena de um escritor capaz, porque o Espírito de Deus fala através do instrumento humano. Ao usardes dessa censura e ataque, misturastes parte de vós mesmos, e nada precisamos dessa mistura. Manuscrito 7, 1894.


Ev - Pag. 173  

Não Ataqueis as Autoridades

Nossa obra não consiste em atacar o Governo mas em preparar um povo para estar de pé no grande dia do Senhor. Quanto menos ataques fizermos às autoridades e governos tanto mais realizaremos para Deus. ...

Se bem que a verdade deva ser defendida, esta obra deve ser feita no espírito de Jesus. Se o povo de Deus atuar sem paz nem amor, sofrerá grande perda, uma perda irreparável. As almas são afastadas de Cristo, mesmo depois de haverem estado ligadas a Sua obra.

Não devemos julgar quem não teve as oportunidades nem os privilégios que nós tivemos. Alguns desses irão ao Céu adiante dos que tiveram grande luz, mas não viveram em conformidade com essa luz.

Se quisermos convencer os descrentes de que possuímos a verdade que santifica a alma e transforma o caráter, não devemos acusá-los, veementemente de seus erros. Se o fizermos, obrigamo-los a concluir que a verdade não nos torna bondosos nem corteses, mas ásperos e rudes.

Alguns, facilmente entusiasmados, estão sempre dispostos a pegar em armas de luta. Em tempos de provação, mostrarão que não alicerçaram a sua fé sobre a rocha sólida. ...

Não façam os adventistas do sétimo dia coisa nenhuma que os assinale como desobedientes à lei ou a ela contrários. Apartem de sua vida toda incoerência. Nossa obra consiste em proclamar a verdade, deixando com o Senhor os resultados.

Fazei tudo quanto está ao vosso alcance para refletir a luz, mas não profirais palavras que irritem ou provoquem. Manuscrito 117a, 1901.

Apresentando a Verdade de Maneira Violenta

No passado tendes apresentado a verdade de maneira violenta, usando-a como se fora um chicote. Isso não glorificou ao Senhor.


Ev - Pag. 174  

Destes ao povo os ricos tesouros da Palavra de Deus, mas a vossa maneira foi tão condenável que deles se afastaram. Não ensinastes a verdade pela maneira em que Cristo o fez. Vós a apresentais numa maneira que lhe prejudica a influência. ... Vosso coração precisa ser cheio da graça transformadora de Cristo. Carta 164, 1902.

Apresentar a Verdade com Ternura

Aprenda cada pastor a usar os sapatos do evangelho. Quem está calçado com a preparação do evangelho da paz, andará como Cristo andou. Poderá proferir palavras adequadas, e fazê-lo com amor. Não buscará incutir pela força a divina mensagem da verdade. Tratará com ternura cada coração, reconhecendo que o Espírito imprimirá a verdade nos que são susceptíveis às impressões divinas. Nunca terá maneiras impetuosas. Toda palavra que proferir exercerá influência suavizante e subjugante. ...

Ao proferir palavras de reprovação, ponhamos na voz toda a ternura e amor cristãos possíveis. Quanto mais elevada for a posição de um pastor, tanto mais ponderado deve ele ser em palavras e atos. Manuscrito 127, 1902.

Reconquistar, de Preferência a Condenar

Todos aquele cujo coração está em harmonia com o coração do Infinito Amor, buscará reaver e não condenar. A presença permanente de Cristo na alma é uma fonte que jamais secará. Onde Ele habita, haverá uma torrente de beneficência. O Maior Discurso de Cristo, pág. 22.

O Sermão Evangelístico

Discurso Simples; Clareza de Expressão

O Senhor deseja que aprendais a usar a rede do evangelho. Muitos necessitam aprender essa arte. Para serdes bem-sucedidos em


Ev - Pag. 175  

vossa obra, as malhas de vossa rede a aplicação das Escrituras - devem ser finas, e o sentido facilmente compreensível. Então, ponde especial cuidado no recolher a rede. Ide direto ao ponto. Fazei com que as ilustrações falem por si mesmas. Por maior que seja o conhecimento de um homem, torna-se de nenhum valor, a não ser que ele o saiba comunicar aos outros. Que a emoção de vossa voz, seu profundo sentir, produza sua impressão nos corações. Animai vossos alunos a se entregarem a Deus. ...

Tornai claras as vossas explanações; pois sei que muitos há que não compreendem muitas das coisas que se lhes dizem. Que o Espírito Santo molde e afeiçoe vosso discurso, purificando-o de toda escória. Falai como a crianças, lembrando-vos de que há muitos bem avançados em anos, que não passam de crianças no entendimento.

Por meio de fervorosa oração e diligente esforço havemos de obter aptidão para falar. Esta aptidão inclui a pronúncia clara de cada sílaba, pondo a acentuação nos lugares que a requerem. Falai devagar. Muitos o fazem rapidamente, amontoando com precipitação as palavras umas sobre as outras, de modo que fica perdido o efeito do que dizem. Ponde no que dizeis o espírito e a vida de Cristo. ... Para os que ouvem, o evangelho se torna o poder de Deus para salvação. Apresentai o evangelho em sua simplicidade. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes págs. 227-229.

Atenção à Preparação dos Sermões

Os sermões proferidos sobre a verdade presente estão cheios de material importante, e se lhes for prestada cuidadosa consideração antes de serem apresentados ao público, se forem sintéticos e não abrangerem terreno demasiado, se o Espírito do Mestre transparecer em sua fraseologia, ninguém será deixado em trevas, ninguém terá motivo de queixa por não haver sido alimentado. A preparação, tanto do pregador como do ouvinte, tem muitíssimo que ver com o resultado.


Ev - Pag. 176  

Citarei umas poucas palavras que ouvi recentemente: "Sempre sei pelo comprimento do discurso do Sr. Cannon, se ele esteve muito tempo fora de casa durante a semana", disse um membro de seu rebanho. "Quando estudados cuidadosamente, seus sermões são de extensão moderada, mas quase impossível é que os ouvintes esqueçam os ensinos neles apresentados. Quando não teve tempo de prepará-los, são excessivamente longos, e é igualmente impossível extrair deles alguma coisa que a memória retenha."

A outro pastor capaz foi perguntado que extensão estava acostumado a dar a seus sermões. "Quando me preparo cabalmente, meia hora; quando estou apenas parcialmente preparado, uma hora; mas quando ocupo o púlpito sem preparo prévio, prossigo falando todo o tempo que quiserdes; de fato, nunca sei quando parar."

Eis outra declaração bastante conclusiva: "Um bom pastor, diz um escritor, deve ter sempre abundância de pão em seu esboço, e o seu cachorro acorrentado. O cão é o seu zelo, que ele deve guiar, pôr em ordem e moderar. Seu esboço cheio de pão, é a sua mente cheia de conhecimento útil e ele deve estar sempre preparado para dar alimento ao seu rebanho." Carta 47, 1886.

Cuidar da Digestão Espiritual

"Não gosto de demorar-me muito mais que meia hora", disse um pregador fiel e fervoroso, que por certo nunca deu aos seus ouvintes alguma coisa cuja preparação não lhe houvesse custado nada. "Eu sei que a digestão espiritual de algumas pessoas é fraca e deve entristecer-me que meus ouvintes tenham que empregar a seguinte meia hora para esquecer o que lhes disse na meia hora anterior, ou a desejar que termine quando já lhes dei tanto quanto podem levar consigo." Carta 47, 1886.

Abreviar os Sermões Longos

Alguns de vossos discursos longos teriam muito melhor efeito sobre as pessoas


Ev - Pag. 177  

se os dividísseis em três. As pessoas não podem digerir tanto; sua mente tampouco os pode apreender, e chegam a cansar-se e confundir-se ao ser-lhes apresentada tanta matéria em um único sermão. Duas terças partes dos sermões tão longos perdem-se, e o pregador esgota-se. Muitos de nossos pastores há que erram nesse sentido. O resultado sobre eles não é bom, porque se tornam cérebros cansados e sentem que estão carregando para o Senhor cargas pesadas e suportando durezas. ...

Na sua essência e na prática, a verdade é tão diferente dos erros pregados dos púlpitos populares que, ao ser apresentada aos ouvintes pela primeira vez, quase os confunde. É alimento sólido e deve ser distribuído moderadamente. Se bem que algumas mentes sejam rápidas para captar idéias, outras são lentas para compreender verdades novas e surpreendentes que envolvem grandes mudanças e apresentam uma cruz a cada passo. Concedei-lhes tempo para digerir as maravilhosas verdades da mensagem que lhes apresentais.

Deve o pregador esforçar-se por levar consigo a compreensão e as simpatias das pessoas. Não vos eleveis alto demais, aonde não vos possam acompanhar, mas apresentai a verdade, ponto por ponto, lenta e distintamente, salientando uns poucos pontos essenciais, e então essa verdade será como um prego fixado em lugar seguro pelo "Mestre das congregações". Se parais quando deveis fazê-lo, não lhes dando por vez mais do que podem compreender e aproveitar, estarão ansiosos por ouvir mais, e assim será mantido o interesse. Carta 39, 1887.

A Reputação de Ser Orador Interessante

Ponde em vosso trabalho todo o entusiasmo que possais. Sejam curtos os vossos sermões. Duas razões existem, pelas quais deveis fazê-lo. Uma é que podeis conquistar a reputação de ser pregador


Ev - Pag. 178  

interessante; a outra é que podeis preservar a vossa saúde. Carta 112, 1902.

Sermões com Idéias Novas

Não canseis jamais os ouvintes com sermões longos. Isso não é sábio. Durante muitos anos estive empenhada nesse assunto, tratando de que nossos irmãos preguem menos e dediquem o seu tempo e energia para simplificar os pontos importantes da verdade, pois todo ponto será motivo de ataque de nossos oponentes. Todos quantos estejam relacionados com a obra devem manter idéias novas; ... e com tato e previsão fazei todo o possível para interessar os vossos ouvintes. Carta 48, 1886.

Aplicar a Verdade ao Coração

Em cada sermão feito seja aplicada uma verdade ao coração, para que todo aquele que ouvir entenda, e para que homens, mulheres e jovens se possam tornar vivos para Deus. Testemunhos Para Ministros, pág. 258.

Fácil de Compreender

Pregai a Palavra de maneira que seja de compreensão fácil. Levai os ouvintes precisamente aonde está Jesus Cristo, em quem se centralizam suas esperanças de vida eterna. ... Ao levar-lhes a Palavra de Deus, apresentando-a em estilo simples, a semente brotará, e depois de algum tempo tereis uma colheita. Vosso trabalho consiste em semear a semente; a multiplicação da semente é obra divina do Senhor. Carta 34, 1896.

Piedade Prática em Cada Sermão

É mais difícil atingir o coração dos homens hoje em dia, do que foi há vinte anos. Os argumentos mais convincentes podem ser apresentados, e não obstante, os pecadores parecerem estar tão distantes da salvação como nunca. Os pastores não devem pregar sermão após sermão somente sobre temas doutrinários. A piedade prática deve encontrar lugar em cada discurso. Review and Herald, 23 de abril de 1908.


Ev - Pag. 179  

Pregar a Realidade da Mensagem

Em certa ocasião, estando o célebre ator Betterton a jantar com o Dr. Sheldon, arcebispo de Cantuária, este lhe disse: "Faça o obséquio de dizer-me, Sr. Betterton, por que é que os atores impressionam tão fortemente o auditório, falando-lhes de coisas imaginárias?" "Senhor", respondeu Betterton, "com a devida submissão a Vossa Graça, permita que lhe diga que a razão é clara: tudo consiste no poder do entusiasmo. Nós, no palco, falamos de coisas imaginárias como se fossem reais; e vós, no púlpito, falais de coisas reais como se fossem imaginárias." Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, pág. 255.

Nenhum Acordo

Não devemos adular o mundo nem pedir-lhe perdão por ter que dizer-lhe a verdade; devemos desprezar toda dissimulação. Arvorai a vossa bandeira para pelejar pela causa dos homens e dos anjos. Entenda-se que os adventistas do sétimo dia não devem fazer acordos. Em vossas opiniões e fé não deve haver a menor aparência de incertezas; o mundo tem direito a saber que esperar de nós. Manuscrito 16, 1890.

Nossa Mensagem Mundial

Estamos unidos na fé quanto às verdades fundamentais da Palavra de Deus. ... Temos uma mensagem mundial. Os mandamentos de Deus e os testemunhos de Jesus Cristo são a responsabilidade do nosso trabalho. Carta 37, 1887.

Pregação de Reavivamento

Arrependei-vos, arrependei-vos, era a mensagem proclamada por João Batista no deserto. A mensagem de Cristo para o povo era: "Se vos não arrependerdes, todos de igual modo perecereis." Lucas 13:5. E aos apóstolos foi ordenado pregar em toda parte que os homens deveriam arrepender-se.

O Senhor quer que Seus servos hoje em dia preguem a antiga doutrina evangélica: tristeza pelo pecado, arrependimento e confissão. Necessitamos de sermões ao estilo antigo,


Ev - Pag. 180  

costumes de estilo antigo, pais e mães em Israel de estilo antigo. Deve-se trabalhar em prol do pecador, perseverante, fervorosa e sabiamente, até que veja que é um transgressor da lei de Deus, e manifeste arrependimento para com Deus e fé em nosso Senhor Jesus Cristo. Manuscrito 111.

Pregação Confortadora, Poderosa

Deveis ter clara compreensão do evangelho. A vida religiosa não é de melancolia e tristeza, mas de paz e regozijo unidos a dignidade cristã e santa solenidade. Não somos por nosso Salvador animados a entreter dúvidas e temores, nem perspectivas desanimadoras; não trazem elas alívio à alma e devem ser repelidas, e não louvadas. Podemos ter alegria inefável e gloriosa. Ponhamos de parte nossa indolência e estudemos com mais constância a Palavra de Deus. Se alguma vez necessitamos de que o Espírito Santo estivesse conosco, se já necessitamos de pregar sob a manifestação do Espírito, agora é justamente esse tempo. Manuscrito 6, 1888.

Uma Alegre Mensagem da Verdade Presente

Agora, justamente agora, devemos proclamar a verdade presente, com certeza e vigor. Não firais uma nota lamentosa; não canteis hinos fúnebres. Carta 311, 1905.

Como Pregar Acerca de Calamidades

Erguei os que estão desanimados. Considerai as calamidades como bênçãos disfarçadas; as aflições como misericórdias. Agi de maneira tal que faça brotar a esperança em lugar do desespero. Testimonies, vol. 7, pág. 272.

A Pressa Produz Sermões Insípidos

Ao apressar-vos de uma para outra coisa, se tendes tanto que fazer que não podeis dispor de tempo para conversar com Deus, como esperaríeis poder em vosso trabalho? O motivo de muitos de nossos pastores pregarem sermões insípidos e destituídos de vida, é permitirem eles que uma variedade de


Ev - Pag. 181  

coisas de natureza mundana lhes ocupe o tempo e a atenção. Testimonies, vol. 7, pág. 251.

Evitar os Sermões Doentios

Pontos breves apresentados com clareza, que evitem toda divagação, serão da maior vantagem. Deus não quer que esgoteis vossas energias antes de ir para a reunião, quer seja escrevendo, quer em outra ocupação, pois ao andardes com a mente cansada, transmitis ao público um sermão muito imperfeito. Ponde na obra vossas energias mais vigorosas e não permitais que a mais leve sombra de imperfeição seja vista em qualquer de vossos esforços.

Se por qualquer motivo estais cansados e exaustos, por amor de Cristo não tenteis fazer um sermão. Outra pessoa que não esteja assim esgotada fale um pouco, ferindo a tecla exata ou então faça um estudo bíblico; qualquer coisa, menos sermões doentios. Estes farão menos mal quando todos são crentes, mas ao ser a verdade proclamada perante quem não pertence à fé, deve o orador preparar-se para a tarefa. Não deve divagar por toda a Bíblia, mas fazer um sermão claro, organizado, que mostre que ele compreende os pontos que quer apresentar. Carta 48, 1886.

Embelezamentos Artificiais

Deus pede aos ministros do evangelho que não busquem exceder-se além da sua capacidade com a apresentação de adornos artificiais, visando ao louvor e aplauso dos homens, sendo ambiciosos de uma vã ostentação de inteligência e eloqüência. Seja a ambição dos pastores o estudo cuidadoso da Bíblia, a fim de conhecerem o máximo possível a Deus e a Jesus Cristo, a qual Ele enviou. Com quanto maior clareza os pastores discirnam a Cristo, e Lhe apanhem o espírito, com tanto maior vigor pregarão a simples verdade, da qual Cristo é o centro. Review and Herald, 24 de março de 1896.


Ev - Pag. 182  

Sermões "Eloqüentes"

O pastor pode fazer uma escalada aos Céus, por meio de descrições poéticas e apresentações fantasiosas que agradem os sentidos e alimentem a imaginação, mas não toquem a experiência da vida comum, as necessidades diárias; fazendo chegar ao coração as próprias verdades que são de interesse vital. As necessidades imediatas, as provações presentes necessitam de auxílio e fortaleza presentes - a fé que opera por amor e purifica a alma, não palavras que não têm influência real sobre o ativo andar diário em cristianismo prático.

Pode o pastor pensar que com a sua eloqüência fantasiosa fez grandes coisas na alimentação do rebanho de Deus; ou os ouvintes podem pensar que nunca antes ouviram temas tão belos, que nunca viram a verdade revestida de linguagem tão bela, e como Deus lhes foi apresentado em Sua grandeza, sentiram um ardor de emoção. Mas examinai da causa para o efeito todo esse êxtase de sentimento causado por essas fantasiosas apresentações. Poderá haver verdades, mas demasiadas vezes elas não são o alimento que os fortalecerá para as lutas da vida diária. Manuscrito 59, 1900.

Introduzindo Assuntos Laterais

Não devem os irmãos pensar que, por não entenderem todos os pontos de menor importância com perfeita unanimidade de vistas, seja virtude o manterem-se afastados. Se concordam quanto às verdades fundamentais, não devem divergir nem discutir acerca de assuntos de real pouca importância. Deterem-se em questões de difícil compreensão, que afinal de contas não têm importância vital, tende a desviar a mente das verdades vitais para a salvação da alma. Devem os irmãos ser muito moderados no insistir sobre esses pontos secundários que muitas vezes eles próprios não compreendem, pontos que não sabem ser a verdade e não são essenciais para a salvação. ...

Foi-me mostrado que o plano do inimigo é desviar a


Ev - Pag. 183  

mente dos homens para algum ponto obscuro ou destituído de importância, alguma coisa que não está inteiramente revelada ou não é essencial para a salvação. Isto é transformado em tema absorvente, a "verdade presente", quando todas as indagações e suposições só servem para tornar os assuntos mais obscuros e confundir a mente de alguns que deveriam estar buscando a união pela santificação da verdade. Manuscrito 111.

Pregar as Verdades Decisivas

Se permitimos que a mente siga seu curso haverá pontos incontáveis de divergência que podem ser debatidos pelos homens que fazem de Cristo a sua esperança, e que amam a verdade com sinceridade, e, não obstante, mantêm opiniões divergentes sobre temas que não têm real importância. Estes assuntos controversos não devem ser apresentados nem debatidos em público, mas, se são defendidos por alguém, devem sê-lo serenamente e sem luta. ...

O obreiro nobre, devoto e espiritual, verá nas grandes verdades decisivas que constituem a solene mensagem que deve ser dada ao mundo, razão suficiente para manter ocultas todas as divergências menores, de preferência a expô-las para que sejam objeto de contenda. Ocupe-se a mente na grande obra da redenção, a breve vinda de Cristo, e os mandamentos de Deus; e verificar-se-á que há, nesses temas, alimento suficiente para ocupar toda atenção. Review and Herald, 11 de setembro de 1888.

A Voz na Apresentação do Sermão

Pregai sermões curtos, controlai a voz, ponde nela toda a melodia e expressão que puderdes, e evitar-se-á esse terrível esgotamento a que está exposto o pregador que faz sermões longos e intermináveis. ...

Muito do efeito dos discursos fica perdido pela maneira em que estes são apresentados. Com freqüência o orador esquece


Ev - Pag. 184  

que é mensageiro de Deus, e que Cristo e os anjos estão em seu auditório como ouvintes. Sua voz não deve elevar-se a uma tonalidade muito alta, gritando a verdade como se fosse uma trombeta; porque isto é mais potência nervosa do que espírito tranqüilo e poder do Espírito Santo. Jesus, o maior Mestre que o mundo já conheceu, era calmo, fervoroso e impressivo em Seus discursos. Ele é nosso exemplo em todas as coisas. Carta 47, 1886.

Gesticulação Violenta

O Senhor requer de vós que façais melhoras concretas em vossa maneira de apresentar a verdade. Não deveis ser sensacionais. Pregai a Palavra, como Cristo, o Filho de Deus, pregava a Palavra. As gesticulações violentas diminuem grandemente as impressões que a verdade faria sobre os corações humanos, e roubam a força das manifestações do Espírito de Deus. Elas apagam as solenes impressões referentes à Palavra de Deus que os santos anjos anseiam sejam feitas na mente. ...

Meu irmão, o Senhor me deu uma mensagem para vós. O ministro evangélico está empenhado numa obra muito solene e sagrada. Em toda reunião em que a Palavra de Deus é ensinada, acham-se presentes anjos, e quem dirige essas reuniões deve agir com a solenidade que Cristo manifestou em Seus ensinos. O molde correto precisa ser aplicado a cada apresentação da verdade bíblica. Carta 366, 1906.

Cristo, o Centro da Mensagem

Jesus Cristo, o Grande Centro de Atração

A mensagem do terceiro anjo exige a apresentação do sábado do quarto mandamento, e esta verdade deve ser apresentada ao mundo; mas o grande centro de atração, Jesus Cristo, não deve ser deixado fora da mensagem do terceiro anjo. ...


Ev - Pag. 185  

O pecador precisa olhar sempre para o Calvário, e com a fé simples de uma criança, confiar nos méritos de Cristo, aceitando a Sua justiça e crendo em Sua misericórdia. Os que trabalham na causa da verdade devem apresentar a justiça de Cristo. Review and Herald, 20 de março de 1894.

Exaltar a Cristo

Cristo crucificado, Cristo ressurgido, Cristo assunto aos Céus, Cristo vindo outra vez, deve abrandar, alegrar e encher o espírito do ministro, de tal forma, que apresente estas verdades ao povo com amor e profundo zelo. O ministro desaparecerá então, e Jesus será revelado.

Exaltai a Jesus, vós que ensinais o povo, exaltai-O nos sermões, em cânticos, em oração. Que todas as vossas forças convirjam para dirigir ao "Cordeiro de Deus" (João 1:29) almas confusas, transviadas, perdidas. Exaltai-O, ao ressuscitado Salvador, e dizei a todos quantos ouvem: Ide Àquele que "vos amou e Se entregou a Si mesmo por nós". Efés. 5:2. Seja a ciência da salvação o tema central de todo sermão, de todo hino. Seja manifestado em toda súplica. Não introduzais em vossas pregações coisa alguma que seja em suplemento a Cristo, a sabedoria e o poder de Deus. Mantende perante o povo a Palavra da vida, apresentando Jesus como a esperança do arrependido e a fortaleza de todo crente. Revelai o caminho da paz à alma turbada e acabrunhada, e manifestai a graça e suficiência do Salvador. Obreiros Evangélicos, págs. 159 e 160.

Em Cada Discurso

Há mais pessoas do que pensamos ansiando por encontrar o caminho para Cristo. Os que pregam a derradeira mensagem de misericórdia, devem ter em mente que Cristo tem de ser exaltado como o refúgio do pecador. Alguns ministros pensam não ser necessário pregar arrependimento e fé; julgam que seus ouvintes se acham relacionados com o evangelho, e que devem ser apresentados assuntos


Ev - Pag. 186  

de diferente natureza, a fim de lhes prender a atenção. Muitas pessoas, no entanto, são lamentavelmente ignorantes quanto ao plano da salvação; precisam mais de instrução quanto a esse tema todo-importante, do que sobre qualquer outro.

São essenciais discursos teóricos, para que o povo veja a cadeia da verdade, elo após elo, ligando-se num todo perfeito; mas nunca se deve pregar um sermão sem apresentar a Cristo, e Ele crucificado, como a base do evangelho. Os ministros alcançariam mais corações, se salientassem mais a piedade prática. Obreiros Evangélicos, págs. 158 e 159.

Pregando a Cristo por Experiência

Cada mensageiro deve sentir-se no dever de apresentar a plenitude de Cristo. Se não é apresentado o dom gratuito da justiça de Cristo, os discursos são áridos e sem vigor; as ovelhas e os cordeiros não são alimentados. Disse Paulo: "A minha palavra e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração do Espírito e de poder." I Cor. 2:4. Há no evangelho tutano e gordura. Jesus é o centro vivo de todas as coisas. Introduzi a Cristo em cada sermão. Fazei com que a preciosidade, a misericórdia e a glória de Jesus Cristo sejam contempladas até que Cristo, a esperança da glória, seja formado no homem interior. ...

Ajuntemos o que a nossa própria experiência nos revelou ser a preciosidade de Cristo, e apresentemo-Lo a outros como uma preciosa gema que fulgura e brilha. Assim será o pecador atraído a quem é representado como Líder entre dez mil e totalmente desejável. A cruz do Calvário é para nós um penhor de vida eterna. A fé em Cristo significa tudo para o crente sincero. Os méritos de Jesus apagam as transgressões, e cobrem-nos com as vestes da justiça tecidas no tear do Céu. A coroa da vida é-nos apresentada como


Ev - Pag. 187  

a honra a ser conferida no final da luta. Estas preciosas verdades devem ser manifestadas em caracteres vivos. Review and Herald, 19 de março de 1895.

Os Temas de Nossos Sermões

São estes os nossos temas: Cristo crucificado pelos nossos pecados, Cristo ressuscitado dentre os mortos, Cristo nosso intercessor perante Deus; e intimamente relacionada com estes assuntos acha-se a obra do Espírito Santo, representante de Cristo, enviado com poder divino e com dons para os homens. Carta 86, 1895.

Sua preexistência, Sua vinda pela segunda vez, em glória e majestade. Sua dignidade pessoal, Sua santa lei exaltada, são os temas que têm sido abordados com simplicidade e poder. Carta 83, 1895.

Mensagem Afirmativa

Apresentai com voz genuína uma mensagem afirmativa. Exaltai-O, ao Homem do Calvário, cada vez mais alto. Há poder na exaltação da cruz de Cristo. ...

Cristo deve ser pregado, não em forma de controvérsia mas de maneira afirmativa. Assumi a vossa posição sem contenda. Não sejam indecisas as vossas palavras em momento algum. A Palavra do Deus vivo deve ser o alicerce de nossa fé. Reuni as mais vigorosas declarações afirmativas atinentes à expiação que Cristo fez pelos pecados do mundo. Mostrai a necessidade dessa expiação, e dizei aos homens e mulheres que se se arrependerem e se tornarem leais à lei de Deus, podem ser salvos. Reuni todas as declarações afirmativas e provas que fazem do evangelho as boas novas de salvação para todos quantos recebem a Cristo e nEle crêem como seu Salvador pessoal. Carta 65, 1905.

Sermão Igual à Oferta de Caim

Muitos de nossos pastores têm apenas feito sermões, apresentando os assuntos por meio de argumentos, mencionando pouco o poder


Ev - Pag. 188  

salvador do Redentor. Seu testemunho era destituído do sangue salvador de Cristo. Sua oferta assemelhava-se à de Caim. Traziam ao Senhor os frutos da terra, os quais eram, em si mesmos, aceitáveis aos olhos de Deus. Muito bom era, na verdade, o fruto; mas, a virtude da oferta - o sangue do Cordeiro morto, representando o sangue de Cristo - isso faltava. O mesmo acontece com sermões destituídos de Cristo. Os homens não são por eles aguilhoados até ao coração; não são levados a indagar. Que devo fazer para me salvar?

De todos os professos cristãos, devem os adventistas do sétimo dia ser os primeiros a exaltar a Cristo perante o mundo. Obreiros Evangélicos, pág. 156.

De Maneira Clara, Simples

Precisam os pastores ter uma maneira mais clara e simples de apresentar a verdade tal como é em Jesus. Sua própria mente precisa compreender mais plenamente o grande plano da salvação. Podem, então, conduzir a mente dos ouvintes, das coisas terrestres para as espirituais e eternas. Muitas pessoas há que querem saber o que fazer para serem salvas. Querem uma explicação simples e clara dos passos indispensáveis para a conversão e nenhum sermão deve ser feito sem que nele se contenha uma porção especialmente destinada a esclarecer o caminho pelo qual os pecadores podem atingir a Cristo para se salvarem. Devem encaminhá-los a Cristo, como o fez João e, com comovedora simplicidade, estando-lhes o coração a arder com o amor de Cristo, devem dizer: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo." João 1:29. Veementes e fervorosos apelos devem ser feitos ao pecador para que se arrependa e converta. Review and Herald, 22 de fevereiro de 1887.

A Verdade Tal Como é em Jesus

Ensinai as simples lições dadas por Cristo. Contai a história de Sua vida de abnegação e sacrifício, Sua humilhação e morte, ressurreição e ascensão, Sua intercessão pelos pecadores nas cortes do Alto.


Ev - Pag. 189  

Há, em todas as congregações almas sobre quem o Espírito do Senhor Se está movendo; ajudai-as a compreender o que é a verdade; reparti com elas o pão da vida; chamai a sua atenção para as questões vitais.

Há muitas vozes advogando o erro; que a vossa defenda a verdade. Apresentai assuntos que sejam como verdes pastos para as ovelhas do rebanho de Deus. Não leveis vossos ouvintes a regiões agrestes, onde se não encontrarão mais próximos da fonte da água viva do que o estavam antes de vos ouvir. Apresentai a verdade tal como é em Jesus, tornando claras as exigências da lei e do evangelho. Apresentai a Cristo, o caminho, a verdade e a vida, e falai do Seu poder de salvar a todos quantos a Ele se chegam. O Capitão de nossa salvação está intercedendo por Seu povo, não como um suplicante que quer mover a compaixão do Pai, mas como vencedor que roga os troféus da Sua vitória. Ele é capaz de salvar perfeitamente a todos quantos por intermédio dEle se aproximam de Deus. Tornai bem claro este fato.

A menos que os pastores sejam cautelosos, hão de ocultar a verdade sob ornamentos humanos. Não pense nenhum pastor que pode converter almas com sermões eloqüentes. Os que ensinam a outros devem suplicar a Deus que lhes comunique Seu Espírito, e os habilite a exaltar a Cristo como a única esperança do pecador. Linguagem floreada, contos agradáveis ou anedotas impróprias não convencem o pecador. Os homens ouvem tais palavras, como o fariam a uma canção aprazível. A mensagem que o pecador deve ouvir, é: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16. A recepção do evangelho não depende de testemunhos eruditos, de discursos eloqüentes, ou de argumentos profundos, mas de sua simplicidade, e de sua adaptação aos que se acham famintos do pão da vida. Obreiros Evangélicos, págs. 154 e 155.

O Amor de Cristo Exaltado

A fim de derrubar as barreiras do preconceito e da impenitência, deve o amor de Cristo ocupar um lugar em cada sermão. Fazei com que os homens


Ev - Pag. 190  

saibam quanto Jesus os ama, e que provas deu de Seu amor. Que amor pode igualar o que Deus manifestou para com o homem por meio da morte de Cristo na cruz? Quando o coração está repleto do amor de Jesus, este pode ser apresentado ao povo, e tocará aos corações. Carta 48, 1886.

A Cruz Como Fundamento de Todo Discurso

O sacrifício de Cristo como expiação pelo pecado, é a grande verdade em torno da qual se agrupam as outras. A fim de ser devidamente compreendida e apreciada, toda verdade da Palavra de Deus, de Gênesis a Apocalipse, precisa ser estudada à luz que dimana da cruz do Calvário. Apresento perante vós o grande, magno monumento de misericórdia e regeneração, salvação e redenção - o Filho de Deus erguido na cruz. Isto tem de ser o fundamento de todo discurso feito por nossos pastores. Obreiros Evangélicos, pág. 315.

Cristo e Sua Justiça

Cristo e Sua justiça - seja esta a nossa plataforma, a própria vida de nossa fé. Review and Herald, 31 de agosto de 1905.

Verdadeiramente a Mensagem do Terceiro Anjo

Várias pessoas me escreveram perguntando se a mensagem da justificação pela fé é a mensagem do terceiro anjo, e respondi-lhes: "É verdadeiramente a mensagem do terceiro anjo." Review and Herald, 1º de abril de 1890.

Apresentar um Salvador Crucificado

Esta mensagem devia pôr de maneira mais preeminente diante do mundo o Salvador crucificado, o sacrifício pelos pecados de todo o mundo. Apresentava a justificação pela fé no Fiador; convidava o povo para receber a justiça de Cristo, que se manifesta na obediência a todos os mandamentos de Deus. Muitos perderam Jesus de vista. Deviam ter tido o olhar fixo em Sua divina pessoa, em Seus méritos e em Seu imutável amor


Ev - Pag. 191  

pela família humana. Todo o poder foi entregue em Suas mãos, para que Ele pudesse dar ricos dons aos homens, transmitindo o inestimável dom de Sua justiça ao impotente ser humano. Esta é a mensagem que Deus manda proclamar ao mundo. É a terceira mensagem angélica que deve ser proclamada com alto clamor e regada com o derramamento de Seu Espírito Santo em grande medida.

O Salvador crucificado deve aparecer em Sua eficaz obra como o Cordeiro sacrificado, sentado no trono, para dispensar as inestimáveis bênçãos do concerto, os benefícios que Sua morte concederia a cada alma que nEle cresse. João não podia exprimir em palavras esse amor; era profundo e amplo demais; ele apela à família humana para que o contemple. Cristo intercede pela igreja nas cortes celestiais, lá em cima, rogando por aqueles por quem pagou o preço da redenção - Seu sangue. Os séculos, o tempo, nunca poderão diminuir a eficácia de Seu sacrifício expiatório. A mensagem do evangelho de Sua graça devia ser dada à igreja em linhas claras e distintas, para que não mais o mundo dissesse que os adventistas do sétimo dia falam na lei, na lei, mas não ensinam a Cristo nem nEle crêem.

A eficácia do sangue de Cristo devia ser apresentada ao povo com vigor e poder, para que sua fé se pudesse apropriar de Seus méritos....

Por anos tem estado a igreja olhando para o homem, e dele muito esperando, mas sem olhar para Jesus, em quem Se centraliza nossa esperança de vida eterna. Portanto, Deus deu a Seus servos um testemunho que apresentava a verdade como esta é em Jesus, e que é a terceira mensagem angélica, em linhas claras e distintas. Testemunhos Para Ministros, págs. 91-93.

Cristo ou a Penitência

Quando a mensagem do terceiro anjo é pregada como deve ser, há poder que lhe


Ev - Pag. 192  

acompanha a proclamação, e ela se torna uma influência permanente. Precisa ela ser acompanhada do poder divino, sem o que nada realizará. ...

As penitências, mortificações da carne, confissão constante de pecado, sem arrependimento sincero; jejuns, dias santificados, e observâncias externas, desacompanhados da verdadeira devoção - são todos destituídos de valor. O sacrifício de Cristo é suficiente; Ele fez uma oferta a Deus, completa, eficaz; e inútil é o esforço humano sem o mérito de Cristo. ...

O plano da salvação não é considerado como sendo aquele pelo qual o divino poder é comunicado ao homem a fim de que o esforço humano alcance êxito integral. ...

Sem o processo transformador que só pode advir através do divino poder, as propensões originais para o pecado permanecem no coração com toda a sua força, para forjar novas cadeias, para impor uma escravidão que nunca pode ser desfeita pela capacidade humana. Review and Herald, 19 de agosto de 1890.

Uma Mensagem de Verdade Presente

De todo o coração agradecemos ao Senhor o possuirmos luz preciosa para apresentar às pessoas, e folgamos por ter, para esse tempo, uma mensagem que é a verdade presente. As novas de que Cristo é a nossa justiça produziram alívio a muitas, muitas almas e Deus diz ao Seu povo: "Avançai." Review and Herald, 23 de julho de 1889.

Uma Mensagem Para as Igrejas e Para Novos Campos

Os pastores precisam apresentar a Cristo em Sua plenitude, tanto nas igrejas, como em novos campos, a fim de que os ouvintes possuam fé esclarecida. O povo deve estar instruído de que Cristo lhe é salvação e justiça. É o estudado desígnio de Satanás impedir as almas de crer em Cristo, como sua única esperança; pois o sangue de Cristo, que purifica de todo pecado, só é eficaz em favor daqueles que


Ev - Pag. 193  

acreditam em seus méritos. Obreiros Evangélicos, pág. 162.

Alguns Escutam o Último Sermão

Deus quer desviar a mente da convicção da lógica para uma convicção mais profunda, elevada, pura e gloriosa. Muitas vezes a lógica humana tem quase extinguido a luz que Deus quer fazer brilhar em claros raios, para convencer os homens de que o Senhor da Natureza é digno de todo o louvor e glória, porque é o Criador de todas as coisas.

Alguns pastores erram em tornar seus sermões inteiramente argumentativos. Pessoas há que escutam a teoria da verdade, e são impressionadas com as provas apresentadas; então, se Cristo é apresentado como Salvador do mundo, a semente lançada pode brotar e dar frutos para a glória de Deus. Mas freqüentemente a cruz do Calvário não é apresentada perante o povo. Alguns talvez estejam escutando o último sermão que lhes será dado ouvir, e, perdida a oportunidade áurea, está perdida para sempre. Se, juntamente com a teoria da verdade, Cristo e Seu amor redentor houvessem sido proclamados, esses poderiam ter sido atraídos para o Seu lado. Obreiros Evangélicos, págs. 157 e 158.

Pregação Profética que Atrai a Atenção

Chamar a Atenção Para as Profecias

Devem os seguidores de Cristo associar-se num poderoso esforço para chamar a atenção do mundo para as profecias da Palavra de Deus que se cumprem rapidamente. Manuscrito 38, 1905.

Só a Profecia Tem a Resposta Para as Perguntas de Pessoas Pensantes

As profecias que o grande EU SOU tem dado em Sua Palavra, unindo elo com elo na cadeia dos acontecimentos da eternidade no passado à eternidade no futuro, dizem-nos onde estamos hoje na sucessão dos séculos,


Ev - Pag. 194  

e o que se pode esperar no tempo por vir. Tudo o que a profecia tem predito que haveria de acontecer, até o presente, tem tomado lugar nas páginas da História, e podemos estar certos de que tudo quanto ainda está por suceder será cumprido no seu devido tempo.

Hoje os sinais dos tempos declaram que estamos no limiar de grandes e solenes eventos. Tudo em nosso mundo está em agitação. Ante nossos olhos cumprem-se as profecias do Salvador, de acontecimentos que precederiam Sua vinda. "E ouvireis de guerras e de rumores de guerras. ... Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares." Mat. 24:6 e 7.

O tempo presente é de dominante interesse para todos os viventes. Governadores e estadistas, homens que ocupam posições de confiança e autoridade, homens e mulheres pensantes de todas as classes, têm sua atenção posta nos acontecimentos que tomam lugar ao nosso redor. Estão observando as relações que existem entre as nações. Eles examinam a intensidade que está tomando posse de cada elemento terreno, e reconhecem que algo grande e decisivo está para acontecer - que o mundo está no limiar de uma crise estupenda.

A Bíblia, e a Bíblia só, permite uma visão correta dessas coisas. Nela estão reveladas as grandes cenas finais da história de nosso mundo, acontecimentos que já estão lançando suas primeiras sombras, o som de cuja aproximação fazendo tremer a Terra, e o coração dos homens desmaiando de terror. Profetas e Reis, págs. 536 e 537.

Dar à Trombeta Sonido Certo

Muitos há que não compreendem as profecias referentes aos nossos dias, e precisam ser esclarecidos. É dever, tanto do vigia como do leigo, dar à


Ev - Pag. 195  

trombeta sonido certo. Sede fervorosos, "clama em alta voz, não te detenhas, levanta a voz como a trombeta e anuncia ao Meu povo a sua transgressão e à casa de Jacó, os seus pecados". Isa. 58:1. Carta 1, 1875.

Acumular as Nítidas Verdades Proféticas

Os perigos dos últimos dias estão sobre nós, e por nosso trabalho devemos advertir o povo do perigo em que está. Não deixeis que as cenas solenes que a profecia tem revelado sejam deixadas por tocar. Se nosso povo estivesse meio desperto, se reconhecesse a proximidade dos acontecimentos descritos no Apocalipse, realizar-se-ia uma reforma em nossas igrejas, e muitos mais creriam na mensagem.

Não temos tempo a perder; Deus apela para que vigiemos pelas almas como aqueles que devem dar contas. Promovei novos princípios e entremeai a evidente verdade. Será como uma espada de dois gumes. Mas não sejais prontos demais a assumir uma atitude de controvérsia. Há ocasiões em que devemos ficar quietos e ver a salvação de Deus. Deixemos que Daniel fale; que fale o Apocalipse e digam a verdade. Mas seja qual for o aspecto do assunto apresentado, elevai a Jesus como o centro de toda a esperança, "a Raiz e a Geração de Davi, a resplandecente Estrela da Manhã". Apoc. 22:16. Testemunhos Para Ministros, pág. 118.

De Maneira Nova e Impressiva

Não permitais que o ensino se processe em forma insossa, abstrata, como tem-no sido em muitos casos, mas apresentai as verdades da Palavra de Deus de maneira nova e impressiva. ...

O livro do Apocalipse deve ser aberto perante o público. A muitos lhes foi ensinado que é um livro selado; mas está selado unicamente para quem rejeita a luz e a verdade. A verdade que contém deve ser proclamada, a fim de que as pessoas


Ev - Pag. 196  

tenham uma oportunidade de preparar-se para os acontecimentos que logo ocorrerão. A mensagem do terceiro anjo deve ser apresentada como a única esperança de salvação de um mundo que perece. Carta 87, 1896.

As Três Mensagens São Importantes

O tema da maior importância é a mensagem do terceiro anjo, que abrange as mensagens do primeiro e do segundo anjos. Todos deverão compreender as verdades contidas nessas mensagens e demonstrá-las na vida diária, pois isso é essencial para a salvação. Teremos que estudar com empenho e com oração, a fim de compreender estas grandes verdades; e à capacidade de apreender e compreender será imposto o máximo de esforço. Carta 97, 1902.

A Profecia, o Alicerce de Nossa Fé

Os pastores devem apresentar a firme palavra da profecia como o fundamento da fé dos adventistas do sétimo dia. As profecias de Daniel e Apocalipse devem ser cuidadosamente estudadas e, em ligação com elas, as palavras: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo." João 1:29.

O capítulo vinte e quatro de Mateus é-me apresentado repetidamente como devendo ser exposto à atenção de todos. Vivemos atualmente no tempo em que as predições deste capítulo se estão cumprindo. Expliquem nossos pastores e mestres essas profecias àqueles que estão instruindo. Deixem fora de seus discursos assuntos de menor importância, e apresentem as verdades que hão de decidir o destino das almas. Obreiros Evangélicos, pág. 148.

Verdades Importantes Para Todos

Temos que proclamar ao mundo as grandes e solenes verdades do Apocalipse. Estas verdades têm que entrar nos próprios desígnios e princípios da igreja de Deus. É pronunciada uma bênção sobre quem presta a devida consideração a esta comunicação. A bênção é prometida para estimular o estudo desse livro.


Ev - Pag. 197  

Não devemos, de maneira alguma, cansar-nos de examiná-lo por motivo de seus símbolos aparentemente místicos. Cristo nos pode dar a compreensão. ...

Deve haver estudo mais aprimorado e mais diligente do Apocalipse, e apresentação mais fervorosa das verdades que contém - verdades que concernem a todos quantos vivem nestes últimos dias. Manuscrito 105, 1902.

Uma Mensagem Para Todo o Mundo

A visão que Cristo apresentou a João, apresentando os mandamentos de Deus e a fé de Jesus, deve ser definidamente proclamada a todas as nações, povos e línguas. As igrejas que são representadas por Babilônia, são apresentadas como tendo caído de seu estado espiritual para se tornarem um poder perseguidor contra os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus Cristo. Esse poder perseguidor é representado a João como tendo chifres de cordeiro mas falando como dragão. Testemunhos Para Ministros, pág. 117.

Recebendo o Apoio da Congregação

As reuniões do irmão ______ eram bem freqüentadas, e o público lhe escutava as palavras com atento interesse; o interesse continuou de princípio ao fim. Com a Bíblia na mão, e alicerçando os seus argumentos na Palavra de Deus, o irmão ______ lhes descreveu as profecias de Daniel e do Apocalipse. Poucas eram as suas próprias palavras; ele fazia com que as próprias Escrituras explicassem a verdade às pessoas. Depois de apresentar-lhes a verdade, o Pastor ______ arrancava de seu auditório uma manifestação de opinião, "Agora", dizia ele, "os que reconhecem ser verdade o que estou a dizer, levantem a mão"; e, em apoio, muitas mãos foram levantadas. Mal posso descrever-vos o interesse que o seu trabalho suscitou. Carta 400, 1906.


Ev - Pag. 198  

Atitude Moderna Para com a Verdade Profética

Como na antiguidade, ao claro testemunho da Palavra de Deus opunha-se a indagação: "Têm crido alguns dos príncipes ou dos fariseus?" E, vendo quão difícil tarefa era refutar os argumentos aduzidos dos períodos proféticos, muitos desencorajavam o estudo das profecias, ensinando que os livros proféticos estavam selados, e não deveriam ser compreendidos. Multidões, confiando implicitamente nos pastores, recusaram-se a ouvir a advertência; e outros, ainda que convictos da verdade, não ousavam confessá-la para não ser "expulsos da sinagoga". A mensagem que Deus enviara para provar e purificar a igreja revelou com muita evidência quão grande era o número dos que haviam posto a afeição neste mundo ao invés de em Cristo. Os laços que os ligavam à Terra, mostravam-se mais fortes do que as atrações ao Céu. Preferiam ouvir a voz da sabedoria mundana, e desviavam-se da probante mensagem da verdade. O Grande Conflito, pág. 380.

Versado em Todos os Pontos da História Profética

Os jovens que desejam dedicar-se ao ministério, ou que já o fizeram, devem familiarizar-se com todos os pontos da história profética, e todas as lições dadas por Cristo. Obreiros Evangélicos, pág. 98.

Maior Luz Sobre as Profecias

Maior luz brilhará sobre todas as grandes verdades da profecia, e serão compreendidas com vivacidade e brilho, porque os radiantes raios do Sol da Justiça iluminarão todo o conjunto.

Cremos nós que estamos chegando à crise, que estamos vivendo mesmo nas últimas cenas da história da Terra? Despertaremos agora para fazer a obra que este tempo requer, ou esperaremos até que nos atinjam as coisas que tenho apresentado? Manuscrito 18, 1888.


Ev - Pag. 199  

Profecias Já Esclarecidas

O Senhor deseja que todos Lhe compreendam o trato providencial agora, precisamente agora, no tempo em que vivemos. Não deve haver longas discussões que apresentem teorias novas atinentes às profecias que Deus já esclareceu. A grande obra, de que a alma não deve ser desviada agora, é a consideração de nossa segurança pessoal à vista de Deus. Estão os nossos pés firmados na Rocha dos séculos? Estamo-nos abrigando em nosso único Refúgio? Com fúria inexorável aproxima-se a tormenta. Estamos nós preparados para enfrentá-la? Somos nós um com Cristo, assim como Ele é um com o Pai? Somos nós herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo? Estamos nós trabalhando em comunhão de interesses com Cristo? Manuscrito 32a, 1896.

Ensinar as Lições de Cristo

O apóstolo apresenta uma solene incumbência a todo ministro do evangelho. Ele os conjura, perante Deus e o Senhor Jesus Cristo, que julgará os vivos e os mortos, a pregarem a Palavra, e não devem dar preferência unicamente às profecias e às porções controversas das Escrituras, mas as maiores e mais importantes lições que nos são dadas, são as que nos foram dadas pelo próprio Jesus Cristo. Manuscrito 13, 1888.

Reter a Verdade sem Obscurecê-la

O Mais Sólido Alimento não se Destina a Crianças

Apresente-se a verdade tal como é em Jesus, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali. Falai do amor de Deus com palavras de fácil compreensão. A verdade bíblica apresentada com a humildade e o amor de Jesus exercerá influência notável sobre muitas mentes.


Ev - Pag. 200  

Muitas almas estão famintas do pão da vida. Seu clamor é: "Dai-me pão; e não me deis uma pedra. É pão que eu preciso." Alimentai essas almas que perecem, que morrem de fome. Lembrem-se nossos pastores de que o alimento mais sólido não é para ser dado às crianças que não conhecem os rudimentos da verdade como nós a cremos. Em cada época teve o Senhor uma mensagem especial para o povo desse tempo; assim nós temos uma mensagem para o povo nesta era. Mas se bem que tenhamos muita coisa para dizer, podemos ver-nos obrigados a reter algumas delas por algum tempo, porque as pessoas não estão preparadas para recebê-las agora. Review and Herald, 14 de outubro de 1902.

Preparar o Solo Antes de Semear a Semente

Ao trabalhardes em campo novo, não penseis ser o vosso dever declarar imediatamente ao povo: Somos adventistas do sétimo dia; cremos que o dia de repouso é o sábado; acreditamos que a alma não é imortal. Isso haveria de levantar enorme barreira entre vós e aqueles a quem desejais alcançar. Falai-lhes, em se vos oferecendo oportunidade, de pontos de doutrina sobre os quais estais em harmonia. Insisti sobre a necessidade da piedade prática. Tornai-lhes patente que sois um cristão, desejando paz, e que amais sua alma. Vejam eles que sois conscienciosos. Assim lhes granjeareis a confiança; e haverá tempo suficiente para as doutrinas. Seja o coração conquistado, o solo preparado, e depois semeai a semente, apresentando em amor a verdade como é em Cristo. Obreiros Evangélicos, págs. 119 e 120.

Cuidar Para não Fechar os Ouvidos dos Ouvintes

Ontem à noite, em minhas horas de sono, pareceu-me estar numa reunião com meus irmãos, escutando Alguém que falava como quem possui autoridade. Disse Ele: "Muitas almas assistirão a esta reunião, as quais honestamente desconhecem as verdades que lhes serão apresentadas. Elas escutarão e


Ev - Pag. 201  

interessar-se-ão porque Cristo as está atraindo. Diz-lhes a consciência que o que ouvem é verdadeiro, pois tem por fundamento a Bíblia. O maior cuidado deve ser exercido ao tratar com essas almas."

De início, não apresenteis às pessoas os aspectos de nossa fé que despertem mais objeções, para que não fecheis os ouvidos das pessoas para quem estas coisas chegam como uma revelação. Sejam-lhes apresentadas porções adaptadas à sua compreensão e apreciação; embora lhes pareça estranho e alarmante, muitos reconhecerão com júbilo a nova luz projetada sobre a Palavra de Deus, ao passo que se a Verdade fosse apresentada em tão grande medida que não pudessem recebê-la, alguns se afastariam para nunca mais voltar. Mais do que isso, deturpariam a verdade. Boletim da Associação Geral, 25 de fevereiro de 1895.

Um Pouco Aqui, um Pouco Ali

Os que foram instruídos na verdade por preceito e exemplo, devem exercer grande tolerância com outras pessoas que não tiveram conhecimento algum das Escrituras senão pelas interpretações dadas por pastores e membros de igrejas, e que receberam tradições e fábulas como sendo a verdade bíblica. Elas se surpreendem com a apresentação da verdade; é-lhes uma nova revelação, e não podem suportar toda a verdade, na feição mais incisiva, se lhes for apresentada logo de início. Tudo é novo e estranho, e inteiramente diverso do que ouviram de seus pastores, e inclinam-se a acreditar no que os pastores lhes disseram: que os Adventistas do Sétimo Dia são incrédulos e não crêem na Bíblia. Seja a verdade apresentada tal como é em Jesus, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali. Manuscrito 79.

Apresentar um Ponto por Vez

Os instrutores da Palavra de Deus não devem ocultar parte alguma do conselho


Ev - Pag. 202  

divino, para que as pessoas não ignorem o seu dever e deixem de entender qual seja a seu respeito a vontade de Deus, e tropecem e caiam para a perdição. Mas conquanto o instrutor da verdade deva ser fiel na apresentação do evangelho, nunca verta uma quantidade tão grande de matéria que os ouvintes não possam apreendê-la por ser-lhes nova e de difícil compreensão. Apresentai um ponto por vez, e esclarecei esse ponto, falando lentamente e com voz clara. Falai de maneira tal que as pessoas vejam a relação existente entre esse ponto e as outras verdades de importância vital. ... Se o orador se esconde em Cristo, será difícil criar preconceito no coração de quem está em busca da verdade como de tesouros escondidos; porque então revelará a Cristo, e não a si próprio. Manuscrito 39, 1895.

Repisar as Verdades Afirmativas

Não vos detenhais nos pontos negativos das questões que surjam, mas reuni na mente verdades afirmativas e fixadas ali mediante um estudo, oração fervorosa e consagração de coração. Mantende espevitadas e acesas as vossas lâmpadas; e fazei com que delas irradiem brilhantes raios de luz, para que os homens, vendo vossas boas obras, sejam induzidos a glorificar vosso Pai que está nos Céus.

Tinha o grande Mestre, em mãos, todo o esquema da verdade, mas não o descerrou todo aos Seus discípulos. Ele lhes abriu unicamente os temas que lhes eram essenciais para o avanço no caminho do Céu. Muitas coisas havia sobre que Sua sabedoria O fazia silenciar. Assim como Cristo reteve muitas coisas de Seus primeiros discípulos, por saber que lhes seria impossível compreendê-las, também retém de nós muitas coisas, porque conhece a nossa capacidade de compreensão. Review and Herald, 23 de abril de 1908.


Ev - Pag. 203  

Recursos Para Ensinar a Verdade

As Parábolas e os Símbolos de Cristo

Devemos procurar seguir mais estritamente o exemplo de Cristo, o grande Pastor, ao trabalhar com Seu pequeno grupo de discípulos, estudando com eles e com o povo em geral as Escrituras do Antigo Testamento. Seu ministério ativo consistia não somente em pregar sermões, mas em instruir o povo. Ao passar pelas aldeias, mantinha contato pessoal com as pessoas em suas casas, ensinando-as e atendendo-lhes as necessidades. Ao aumentarem as multidões que O seguiam, quando chegava a um local apropriado falava-lhes, simplificando Seus discursos com o emprego de parábolas e símbolos. Carta 192, 1906.

Devem Ser Usados Quadros

Dedicastes muito estudo ao assunto de como tornar interessante a verdade, e os quadros que fizestes estão em perfeita conformidade com o trabalho que precisa ser feito. Esses quadros são, para as pessoas, lições objetivas. Pusestes vigor de pensamento na obra de produzir estas notáveis ilustrações. E elas exercem efeito notável ao serem apresentadas ao público em reivindicação da verdade. Usa-as o Senhor para impressionar as mentes. Fui instruída clara e nitidamente quanto a deverem usar-se quadros na apresentação da verdade. E essas ilustrações devem tornar-se ainda mais impressivas por meio das palavras que mostram a importância da obediência. Carta 51, 1902.

As Profecias Ensinadas por Meio de Quadros Simples, Econômicos

O uso de quadros é muitíssimo eficaz para explicar as profecias referentes ao passado, presente e futuro. Devemos, porém, tornar o nosso trabalho tão simples e econômico quanto possível. Deve a verdade ser explicada com simplicidade. Em caso nenhum devemos seguir o exemplo


Ev - Pag. 204  

de exibicionismo demonstrado pelo mundo. Manuscrito 42, 1905.

O Uso Eficaz de Recursos Apropriados

O Pastor S está agora dirigindo uma série de conferências em Oakland. ... Armou ele sua tenda em local central e conseguiu bom auditório, melhor do que esperávamos.

O irmão S é um evangelista inteligente. Fala com a simplicidade da criança. Nunca introduz nenhuma leviandade em seu sermão. Prega diretamente da Palavra, fazendo com que ela fale a todas as classes. Seus argumentos convincentes são as palavras do Antigo e do Novo Testamentos. Não busca palavras que meramente impressionem as pessoas com a sua erudição, mas esforça-se para deixar que a Palavra de Deus lhes fale diretamente com expressões claras e distintas. Para que alguém recuse aceitar a mensagem, tem que recusar a Palavra.

O irmão S insiste especialmente nas profecias dos livros de Daniel e Apocalipse. Tem ele grandes figuras dos animais de que esses livros falam. Esses animais são feitos de papel machê e, por meio de mecanismo engenhoso, podem ser postos perante o auditório no momento preciso em que deles se necessita. Mantém, assim, a atenção do auditório, enquanto lhes prega a verdade. Por meio dessas conferências centenas de pessoas serão orientadas para melhor compreensão da Bíblia do que a que já possuíam, e confiamos em que haverá muitas conversões. Carta 326, 1906.

Princípio Pedagógico Correto

Os trabalhos do irmão S fazem-me relembrar os efetuados de 1842 a 1844. Ele usa a Bíblia e somente a Bíblia, para provar a veracidade dos seus argumentos. Apresenta um simples "assim diz o Senhor". A seguir, se alguém lhe contradiz as palavras, esclarece que não é com ele que devem argumentar.


Ev - Pag. 205  

Possui ele figuras grandes com aspecto realístico dos animais e símbolos de Daniel e do Apocalipse, e estes são postos à frente no momento oportuno para ilustrar os seus comentários. Nenhuma palavra descuidosa nem desnecessária lhe escapa dos lábios. Ele fala com convicção e solenidade. Muitos de seus ouvintes nunca antes ouviram sermões de natureza tão solene. Não manifestam espírito de leviandade, mas solene reverência parece pousar sobre eles. Carta 350, 1906.

Os Católicos São Atraídos Pelos Símbolos

O Pastor S está despertando bom interesse por suas reuniões. Pessoas de todas as classes vão escutá-lo e ver as imagens de tamanho natural que possui dos animais do Apocalipse. Muitos católicos vão escutá-lo. Carta 352, 1906.

Métodos a Serem Usados na Terminação da Obra

Agrada-me a maneira em que nosso irmão [o Pastor S] tem usado a sua habilidade e tato para proporcionar ilustrações apropriadas dos temas apresentados: figuras que possuem poder convincente. Tais métodos serão usados mais e mais neste trabalho de finalização. Manuscrito 105, 1906.

Estudem os Jovens a Maneira de Apresentar a Verdade Simbólica

Tem o Senhor estado a dirigir o Pastor S, ensinando-o a transmitir às pessoas esta última mensagem de advertência. Seu método de fazer com que as palavras da Bíblia provem a verdade para este tempo, e seu uso dos símbolos apresentados no Apocalipse e em Daniel, são eficazes. Aprendam os jovens, como uma necessidade vital, o que é a verdade e como deve ser apresentada. Vivemos nos últimos dias do grande conflito; só a verdade nos manterá em segurança neste tempo de perplexidade. Deve ser concedida ao Pastor S a oportunidade de pregar a mensagem, e nossos jovens devem freqüentar as suas reuniões noturnas. Carta 349, 1906.


Ev - Pag. 206  

Devem os Obreiros Criar Ilustrações

Manifestem os que trabalham para Deus tato e talento, e criem recursos com que comunicar iluminação aos que estão perto e aos que estão longe. ... Perdeu-se tempo, oportunidades áureas não foram aproveitadas porque faltou aos homens visão clara e espiritual, e não foram suficientemente sábios para planejar e criar meios e maneiras de ocupar o campo com antecipação, antes que dele se apossasse o inimigo. Review and Herald, 24 de março de 1896.

Devem as Ilustrações Ensinar, e não Entreter

Mediante o uso de quadros, símbolos e figuras de várias espécies, pode o pastor fazer a verdade ressaltar com clareza e nitidez. É um auxílio e está em harmonia com a Palavra de Deus. Mas quando o obreiro encarece tanto as suas atividades que outros não podem obter do tesouro recurso suficiente para mantê-los no campo, não está ele trabalhando em harmonia com o plano divino.

O trabalho nas grandes cidades tem que ser feito segundo o método de Cristo, não segundo o sistema de uma representação teatral. Não é uma representação teatral que glorifica a Deus, mas a apresentação da verdade no amor de Cristo. Testimonies, vol. 9, pág. 142.

Histórias, Anedotas, Pilhérias e Gracejos

O Embaixador de Cristo

O ministro do Evangelho que é coobreiro de Deus, aprenderá diariamente na escola de Cristo. ... De seus lábios não sairá palavra alguma leviana, frívola; pois não é ele embaixador de Cristo, portador de uma mensagem divina para as almas que perecem? Toda pilhéria e gracejo, toda leviandade e frivolidade, é dolorosa para o


Ev - Pag. 207  

discípulo que carrega a cruz de Cristo. Ele é oprimido pela responsabilidade que sente pelas almas. Constantemente esvazia perante Deus o coração em busca do dom de Sua graça, para que possa ser mordomo fiel. Ora para ser mantido puro e santo, e depois recusa precipitar-se com descuido no terreno da tentação.

Atende à ordem: "Como é santo Aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; porquanto escrito está: Sede santos, porque Eu sou santo." ... I Ped. 1:15 e 16. Mantendo-se próximo do seu Mestre, dEle recebe palavras para falar às pessoas. Elevando como Cristo eleva, amando como Cristo ama, trabalhando como Cristo trabalha, anda fazendo bem. Luta com todas as forças para o aprimoramento próprio, a fim de que, por preceito e exemplo, leve outros a uma vida mais pura, mais elevada e mais nobre. Review and Herald, 21 de janeiro de 1902.

Deixar Impressão Solene

Não devem os pastores pregar opiniões de homens, não devem contar anedotas nem encenar representações teatrais, nem exibir-se; mas, como se estivessem na presença de Deus e do Senhor Jesus Cristo, têm de pregar a Palavra. Não introduzam na obra do ministério leviandades, mas preguem a Palavra de maneira que deixe em quem os escute, a mais solene impressão. Review and Herald, 28 de setembro de 1897.

Impressionar os Estranhos com o Cunho da Verdade

A vontade de Deus é que todas as partes de Seu culto sejam conduzidas de maneira ordenada, decorosa, o que impressionará os estranhos que estejam presentes, bem como os freqüentadores habituais, com o elevado e enobrecedor cunho da verdade e seu poder de purificar o coração.

Em Sua providência Deus impressiona as pessoas para freqüentarem nossas reuniões de pavilhões e os cultos da igreja. Alguns aí vão por curiosidade, outros para criticar ou ridicularizar. Muitas vezes são eles convencidos do pecado.


Ev - Pag. 208  

A palavra proferida com espírito de amor faz neles impressão duradoura. Com que cuidado, pois, devem ser dirigidas essas reuniões! As palavras proferidas devem sê-lo com autoridade, para que o Espírito Santo com elas impressione as mentes. O orador que é guiado pelo Espírito de Deus tem uma sagrada dignidade, e suas palavras são um cheiro de vida para vida. Não sejam introduzidas nos discursos ilustrações nem anedotas impróprias. Sejam para a edificação dos ouvintes as palavras proferidas. Carta 19, 1901.

As Ilustrações que Cristo Usou

Suas [de Cristo] mensagens de misericórdia variavam, a fim de ajustar-se ao Seu auditório. Sabia "dizer a seu tempo, uma boa palavra ao que está cansado" Isa. 50:4; pois nos lábios Lhe era derramada graça, a fim de que transmitisse aos homens, pela mais atrativa maneira, os tesouros da verdade. Possuía tato para Se aproximar do espírito mais cheio de preconceito, surpreendendo-o com ilustrações que lhe prendiam a atenção.

Por meio da imaginação, chegava-lhes à alma. Suas ilustrações eram tiradas das coisas da vida diária, e, conquanto simples, encerravam admirável profundeza de sentido. As aves do céu, os lírios do campo, a semente, o pastor e as ovelhas - com essas coisas ilustrava Cristo a verdade imortal; e sempre, posteriormente, quando Seus ouvintes viam essas coisas da Natureza, elas Lhe evocavam as palavras. As ilustrações repetiam continuamente Suas lições. O Desejado de Todas as Nações, pág. 254.

Depreciando a Mensagem

Não devemos perder de vista a santidade peculiar desta missão de ajudar o povo por palavra e doutrina. A ocupação do pastor é proferir as palavras da verdade às pessoas, a verdade solene e sagrada. Alguns formam hábito de contar em seus discursos anedotas que têm a tendência de divertir e tirar da mente dos ouvintes


Ev - Pag. 209  

o cunho sagrado da Palavra que manuseiam. Tais pessoas deveriam considerar que não estão dando ao povo a Palavra do Senhor. Demasiadas são as ilustrações que não exercem influência correta; elas diminuem a sagrada dignidade que sempre deve ser mantida na apresentação da Palavra de Deus ao público. Review and Herald, 22 de fevereiro de 1887.

Forragem Muito Barata

Há homens que ficam nos púlpitos como pastores, professando alimentar o rebanho, enquanto as ovelhas estão morrendo por falta do pão da vida. Há longos e arrastados discursos grandemente compostos de narrativas de anedotas; mas o coração dos ouvintes não é tocado. Pode ser que os sentimentos de alguns sejam tocados, podem derramar algumas lágrimas, mas seu coração não foi quebrantado. O Senhor Jesus tem estado presente ao apresentarem o que se chamava sermão, mas suas palavras eram destituídas do orvalho e chuva do Céu. Davam evidências de que os ungidos descritos por Zacarias (ver capítulo quatro) não lhes haviam ministrado para que pudessem ministrar aos outros. Quando os ungidos se esvaziam pelos canudos de ouro, o dourado óleo flui deles para os vasos de ouro, para escorrer para as lâmpadas, as igrejas. É esta a obra de todo fiel e dedicado servo do Deus vivo. O Senhor Deus do Céu não pode aprovar muito do que é trazido ao púlpito pelos que professam estar falando a Palavra do Senhor. Não inculcam idéias que sejam uma bênção para os que o ouvem. Alimento barato, muito barato é colocado diante do povo. Testemunhos Para Ministros, págs. 336 e 337.

Fogo Estranho

O objetivo de vossos esforços ministeriais não é divertir. Não é tão-somente apresentar informação nem meramente convencer o intelecto. A pregação da Palavra deve apelar para o intelecto e comunicar conhecimento,


Ev - Pag. 210  

mas abrange muito mais do que isso. O coração do pastor deve alcançar o coração dos ouvintes. Alguns adotaram estilo de pregação que não exerce a devida influência. ...

Ao misturar a apresentação de histórias fabulosas com seus discursos, está o pastor usando fogo estranho. ... Tendes, para enfrentar, homens de todas as espécies de intelecto, e ao tratardes da Palavra Sagrada, deveis manifestar fervor, respeito e reverência. Não se produza em mente alguma a impressão de que sois oradores vulgares e superficiais. Suprimi de vossos sermões os contos fabulosos. Pregai a Palavra. Se houvésseis constantemente pregado a Palavra, teríeis maior colheita para o Mestre. Pouca compreensão tendes da grande necessidade e anelo da alma. Alguns estão lutando com a dúvida, quase em desesperação, quase sem esperança. ...

Deus é ofendido quando Seus representantes se rebaixam ao uso de palavras triviais e frívolas. A causa da verdade é desonrada. Os homens julgam todo o ministério pela pessoa a quem escutam, e os inimigos da verdade tirarão o maior proveito de seus erros. Carta 61, 1896.

Famintos do Pão da Vida

Guardai as vossas histórias para vós mesmos. As pessoas não têm por elas fome espiritual, mas querem o pão da vida, a palavra viva que permanece para sempre. Que tem a palha com o trigo? Carta 61, 1896.

O Peso da Convicção Perdido por Vulgaridades

Depois de haver sido feito bom trabalho, as pessoas que foram despertas para o reconhecimento do pecado, devem ser ensinadas a apegarem-se ao braço do Senhor. Mas se as boas impressões feitas não são seguidas de esforços sinceros e ardentes, nenhum bem permanente é realizado. Poderia o resultado ser muito diferente, se um desejo de


Ev - Pag. 211  

divertimento não desviasse a mente da contemplação de coisas sérias. ...

Não deve o divertimento ser entretecido com a instrução das Escrituras. Ao ser feito isso, os ouvintes, divertidos com alguma vulgar tolice, perdem o peso da convicção. Passa a oportunidade, e ninguém é atraído pelas cordas de amor do Salvador. Manuscrito 83, 1901.

Evitar as Expressões Vulgares e Comuns

As mensagens da verdade devem ser mantidas inteiramente isentas de palavras vulgares e comuns de expediente humano. Far-se-ão, assim, impressões convincentes nos corações. Não acalentem os nossos pastores a idéia de que devam apresentar alguma coisa nova e estranha, nem que as expressões vulgares e comuns lhes darão influência. Têm os pastores que ser porta-vozes de Deus, e devem eliminar de seus discursos toda expressão vulgar ou comum. Sejam eles cuidadosos de que, ao buscarem, em seu discurso, produzir riso, não desonrem a Deus.

Nossa mensagem é solene e sagrada, e devemos vigiar em oração. As palavras pronunciadas devem ser de caráter tal que por meio delas Deus possa fazer impressão sobre o coração e o intelecto. Santifiquem-se pela verdade, os ministros do evangelho. Carta 356, 1906.

Falsas Provas e Normas de Feitura Humana

Ensinar as Verdades Fundamentais

Os que querem trabalhar por palavra e doutrina, devem estar firmemente arraigados na verdade antes de serem autorizados a sair ao campo para ensinar outros. A verdade, pura e genuína, deve


Ev - Pag. 212  

ser apresentada às pessoas. A mensagem do terceiro anjo é que apresenta a verdadeira prova para as pessoas. Satanás induzirá os homens a forjar falsas provas, e assim tratar de obscurecer o valor da mensagem da verdade, anulando-lhe os efeitos.

O mandamento de Deus, que foi quase universalmente invalidado, é a decisiva verdade para este tempo. ... Tempo virá em que todos quantos adoram a Deus serão distinguidos por este sinal. Serão conhecidos como servos de Deus, por este sinal de fidelidade ao Céu. Mas todas as provas produzidas pelo homem distrairão a mente das grandes e importantes doutrinas que constituem a verdade presente.

O desejo e plano de Satanás é introduzir entre nós as pessoas que vão a grandes extremos; pessoas de mente estreita, críticas e incisivas, e muito tenazes em sustentar seus próprios conceitos sobre o que é a verdade. Serão muito exigentes e buscarão impor deveres rigorosos, exagerando muitos assuntos de pouca importância, ao passo que descuidam matéria de mais peso da leio juízo, a misericórdia e o amor de Deus. Pela obra de umas poucas pessoas dessa espécie, toda a comunidade dos observadores do sábado será taxada de intolerante, farisaica e fanática. Por causa desses obreiros considerar-se-á a obra da verdade indigna de atenção.

Deus tem uma obra especial para os homens experimentados fazerem. Terão eles que proteger a causa de Deus. Têm que cuidar de que a obra de Deus não seja confiada a homens que creiam ter o privilégio de proceder segundo o seu juízo independente, para pregar o que bem lhes aprouver, não ficando responsáveis perante ninguém pelas instruções que ministram nem pelo trabalho que realizam. Se este espírito de pretensão chegar a dominar em nosso meio, não haverá harmonia de ação, nem unidade de espírito, nem segurança para a obra, nem haverá crescimento salutar na causa. Haverá falsos mestres, maus obreiros que, insinuando


Ev - Pag. 213  

o erro, afastarão da verdade as almas. Cristo orou para que Seus seguidores fossem um, como Ele era um com o Pai. Os que desejam ver atendida esta oração, devem tratar de desviar a mais leve tendência de desunião, e buscar manter entre os irmãos o espírito de união e amor. Review and Herald, 29 de maio de 1888.

Pequenas Fábulas - sem Valor Algum

Não temos que apresentar o convite aos que aceitaram a verdade e a compreendem, àqueles a quem ela foi repetida tantas vezes que alguém pense que deva introduzir alguma coisa original. Introduz pequenas fábulas, que não têm valor algum. Apresenta-as como provas dadas por Deus, quando foi Satanás que as originou para desviar as mentes das verdadeiras provas dadas por Deus. Boletim da Associação Geral, 16 de abril de 1901.

Nova e Estranha Prova Humana

Ninguém deve desvirtuar a verdade com dar à Palavra construção forçada e mística. Com isso muitos estão em perigo de transformar em mentira a verdade divina. Há os que necessitam do toque do Espírito divino no coração. Então a mensagem para este tempo lhes será a preocupação. Eles não procurarão provas humanas, coisa nenhuma nova nem estranha. O sábado do quarto mandamento é a prova para este tempo, e tudo quanto se relaciona com este grande memorial deve ser mantido perante o público. Manuscrito 111.

Libertamento das Suposições Humanas

O trabalho de Deus é um grande trabalho. São necessários homens sábios, para manter os princípios bíblicos isentos de uma partícula de método humano. Cada obreiro está sendo provado. Paulo fala dos que trazem para o alicerce madeira, feno e palha. Isto representa os que apresentam como sendo verdade aquilo que não é a verdade, mas as suas próprias suposições e invenções. Se estas almas forem salvas, sê-lo-ão como pelo fogo,


Ev - Pag. 214  

porque conscienciosamente pensaram que estivessem trabalhando em conformidade com a Palavra. Serão, apenas, como que tições tirados do fogo.

O trabalho que poderia haver sido puro, elevado e nobre, foi misturado com enganos introduzidos por homens. Assim, a beleza da verdade foi desfigurada. Nada é apresentado sem a contaminação do egoísmo. A mistura desses enganos com a obra de Deus torna o que deveria ser apresentado clara e distintamente perante o mundo, uma mescla de princípios divergentes em sua aplicação prática. Carta 3, 1901.

Pregar a Palavra

Tenho palavras para dirigir aos jovens que têm estado a ensinar a verdade. Pregai a Palavra. Podereis ter mente imaginativa. Podereis ser peritos como eram os instrutores judeus, no arranjo de novas teorias; mas Cristo deles disse: "Em vão Me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens." Mat. 15:9. Apresentavam eles ao povo tradições, suposições e fábulas de toda sorte. As formas e cerimônias que impunham tornavam simplesmente impossível que o povo soubesse se estavam observando a Palavra de Deus ou seguindo as tradições dos homens.

Satanás fica bem satisfeito quando pode assim confundir a mente. Não preguem os pastores as próprias suposições. Esquadrinhem diligentemente as Escrituras, com o reconhecimento solene de que, se ensinam como doutrina coisas que não se contêm na Palavra de Deus, serão como aqueles que estão descritos no último capítulo do Apocalipse.

Os que são tentados a condescender com doutrinas excêntricas e imaginárias aprofundem-se bem na mina da verdade divina, e supram-se da riqueza que significa vida eterna para o seu possuidor. Precioso tesouro será adquirido pelos que diligentemente estudam a Palavra de Deus,


Ev - Pag. 215  

pois anjos celestiais lhes dirigirão a pesquisa. Manuscrito 111.

Quando os Homens Introduzem Fios Humanos

Quando os homens começam a introduzir fios humanos para compor o modelo da tela, o Senhor não tem pressa. Espera Ele até que os homens larguem suas próprias invenções humanas e aceitem o método do Senhor e a vontade do Senhor. Carta 181, 1901.

Fazer de um Átomo um Mundo

Oh, quantos poderiam fazer trabalho magnífico em dedicação e abnegação, mas estão absortos com as trivialidades da vida! Estão cegos e não podem ver muito longe. Fazem de um átomo um mundo, e do mundo um átomo. Transformaram-se em águas rasas porque não repartem com outros a água da vida. Manuscrito 173, 1898.

A Mensagem é Debilitada por Homens Unilaterais

Havia talento precioso na igreja de ______, mas Deus não podia usar esses irmãos sem que se convertessem. Alguns havia que possuíam capacidade para ajudar na igreja, mas precisavam primeiramente pôr em ordem o próprio coração. Alguns haviam estado trazendo falsas provas, e transformado em critério único suas próprias idéias e noções, exagerando assuntos de pouca importância até torná-los em provas de discipulado cristão, e impondo cargas pesadas aos demais. Assim se introduziu um espírito de crítica, acusação e dissensão, que foi um grande prejuízo para a igreja. E deu-se aos crentes a impressão de que os adventistas observadores do sábado eram uma seita de fanáticos e extremistas, e que sua fé peculiar os tornava rudes, descorteses e de caráter realmente anticristão. Assim o procedimento de uns poucos extremistas impediu que a influência da verdade alcançasse o povo.

Alguns estavam fazendo do vestuário assunto da máxima importância, criticando peças de roupas usadas por outros,


Ev - Pag. 216  

e sempre prontos a condenar qualquer pessoa que não lhes seguisse exatamente as idéias. Uns poucos condenavam as figuras, insistindo em que são proibidas pelo segundo mandamento, e que tudo quanto é dessa espécie deve ser destruído.

Esses homens unilaterais nada mais vêem além dessa coisa única que se lhes dominou à mente. Faz anos tivemos que enfrentar esse mesmo espírito e essa mesma obra. Surgiram homens que pretendiam haver sido enviados com uma mensagem de condenação das figuras, insistindo em que toda semelhança de qualquer coisa fosse destruída. Chegaram a extremos tais de condenar os relógios que tinham figuras ou "imagens". ...

Umas poucas pessoas de ______ foram ao extremo de queimar todos os quadros de que eram possuidores e destruir até os retratos dos amigos. Embora não apoiássemos esses movimentos fanáticos, aconselhamos que os que haviam queimado seus quadros não incorressem no gasto de repô-los. Se houvessem agido de maneira conscienciosa, deveriam estar satisfeitos com deixar que as coisas ficassem como estavam. Não deviam, porém, exigir que outros procedessem como eles próprios haviam procedido. Não deviam procurar agir como consciência de seus irmãos e irmãs. Historical Sketches, págs. 211 e 212.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>