Evangelismo

CAPÍTULO 3

Pequenas Povoações e Zonas Rurais

Ev - Pag. 45  

Caminhos e Atalhos

Lugares Distantes das Estradas

Ao fazermos planos para a extensão da obra, devemos ter em vista muito mais do que as cidades. Distante das estradas há muitas e muitas famílias que precisam ser cuidadas, a fim de saber se compreendem a obra que Jesus está realizando em favor de Seu povo.

Os que se encontram nos caminhos não devem ser negligenciados; nem os que moram nos valados. E, ao viajarmos de lugar a lugar, passando por uma casa após outra, devemos sempre perguntar: "Já ouviram a mensagem, por acaso, os habitantes destes lugares? A verdade da Palavra de Deus já lhes chegou ao ouvido? Compreendem eles que o fim de todas as coisas está próximo e que estão iminentes os juízos de Deus? Sabem eles que cada alma foi comprada por infinito preço?" Ao meditar sobre estas coisas, meu coração se expande no profundo anseio de ver a verdade levada, em sua simplicidade, aos lares das pessoas que se acham nos caminhos e lugares separados dos centros densamente populosos. ... É nosso privilégio visitá-los e fazer com que se familiarizem com o amor de Deus por eles e com a Sua maravilhosa provisão para salvação de sua alma.

Nesta obra nos caminhos e valados há sérias dificuldades que precisam ser enfrentadas e vencidas. O obreiro, ao sair em busca das almas, não deve temer, nem ficar desanimado,


Ev - Pag. 46  

porquanto Deus é seu ajudador e continuará a ajudá-lo. E dará oportunidade aos Seus servos. Manuscrito 15, 1909.

Um Apelo Para Planos Mais Amplos

Nossos planos são, em geral, muito restritos. Devemos ter mais ampla visão. Deus deseja que, em nosso trabalho para Ele, ponhamos em prática os princípios da verdade e da justiça. Sua obra deve desenvolver-se nas cidades, vilas e povoados. ...

Devemos abandonar a visão acanhada e fazer planos mais amplos. Deve haver um mais vasto desenvolvimento da obra, tanto em favor dos que se acham perto como pelos que se encontram distantes. Manuscrito 87, 1907.

Campos Menos Promissores

O campo de trabalho deve ser alargado. A mensagem do evangelho precisa ser proclamada em todas as partes do mundo. Os campos menos promissores têm de receber trabalho fervoroso e resoluto. Os filhos de Deus, zelosos, verdadeiros, abnegados, devem usar todos os conhecimentos que possuem, no sentido de dirigir esta importante obra. Manuscrito 141, 1899.

O Povo do Interior é Mais Facilmente Alcançado

O povo que vive no interior, nos sítios, é muitas vezes mais facilmente alcançado do que o que vive nas cidades densamente populosas. No interior, no meio das cenas da Natureza, o caráter cristão se forma melhor do que dentro da pecaminosidade da vida urbana. Quando a verdade impressionar o coração das pessoas simples e o Espírito de Deus atuar em sua mente, induzindo-as a corresponderem à proclamação da Palavra, então haverá os que se erguem para ajudar a manter a causa do Senhor, tanto com seus recursos como com seu trabalho. Manuscrito 65, 1908.

A Todas as Classes

Homens e mulheres nos caminhos e atalhos devem ser alcançados. Lemos das atividades de Cristo: "E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e


Ev - Pag. 47  

curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo." Mat. 9:35. Justamente uma obra como esta deve ser realizada em nossas cidades e vilas, nos caminhos e valados. O evangelho da mensagem do terceiro anjo deve ser proclamado a todas as classes. Manuscrito 7, 1908.

Fazer Ouvir o Convite em Novos Lugares

A obra realizada por nosso Salvador era a de advertir as cidades e ordenar aos obreiros que saíssem das cidades e fossem aos lugares onde a luz nunca fora dada, a fim de erguerem o estandarte da verdade em novos lugares. ... Tenho sido instruída no sentido de que não devemos ter grande ansiedade por agrupar demasiados interesses na mesma localidade, mas procurar pontos em outros distritos mais isolados, e trabalhar em novos lugares. Assim, podem ser alcançadas e convertidas pessoas que não conhecem coisa alguma das preciosas e decisivas verdades para este tempo. O último convite deve ser considerado tão importante em novos lugares neste país, como nas terras distantes. Este aviso foi dado com referência a algumas localidades que não receberam a mensagem. As sementes da verdade precisam ser semeadas em centros que não foram trabalhados. ... Desenvolve um espírito missionário a obra em novas localidades. O egoísmo de manter grandes grupos reunidos não é o plano do Senhor. Entrai em cada novo lugar que seja possível, e começai a obra de instruir nas vizinhanças os que ainda não ouviram a verdade.

Por que nosso Salvador Se empenhou em semear a semente nos lugares afastados? Por que Ele viajou Se afastando lentamente das vilas que tinham sido os lugares de que Se servira para transmitir a mensagem, abrindo-lhes as Escrituras? Havia um mundo para ouvir, e algumas almas aceitariam a verdade que não tinham ainda ouvido. Cristo viajava lentamente e abria as Escrituras em sua simplicidade às mentes que receberiam a verdade. Carta 318, 1908.

Esforços Simultâneos em Cidades Menores

Durante o tempo em que as reuniões campais podem ser realizadas nesta


Ev - Pag. 48  

Associação, duas ou três reuniões devem ser celebradas em diferentes lugares, simultaneamente. Há uma época em que estas reuniões não podem ser celebradas. Mas durante os meses em que podemos convenientemente usar as tendas, não devemos restringir nossos esforços às maiores cidades. Devemos dar a mensagem de advertência ao povo, em todos os lugares. Manuscrito 104, 1902.

Obreiros Rurais

Obreiros Novos Entram em Campos não Trabalhados

Aproximamo-nos do fim da história da Terra. Temos diante de nós uma grande obra - a obra finalizadora de proclamar a derradeira mensagem de advertência ao mundo pecador. Há homens que serão tirados do arado, das vinhas e de vários outros ramos de trabalhos, e enviados pelo Senhor, para proclamarem esta mensagem ao mundo.

O mundo está desarticulado. Quando olhamos para o quadro, o futuro parece desanimador. Mas Cristo saúda, com grande esperança, os próprios homens e mulheres que nos inspiram desânimo. Neles Ele vê qualificações que os capacitarão a ocuparem um lugar em Sua vinha. Se eles continuamente quiserem aprender, pela Sua providência Ele fará com que sejam homens e mulheres preparados para realizar uma obra que não está além de suas capacidades. Pela concessão do Espírito Santo, Ele lhes dará poder para falar.

Muitos dos campos estéreis e não trabalhados devem ser penetrados por principiantes. O brilho da visão que o Salvador tem do mundo inspirará confiança a muitos obreiros, os


Ev - Pag. 49  

quais, se começarem com humildade, e puserem o coração na obra, serão os homens apropriados para a ocasião e o lugar. Cristo observa toda a miséria e perplexidade do mundo, cujo quadro desanimaria alguns de nossos obreiros de grande capacidade, de tal maneira que eles nem saberiam como começar a tarefa de dirigir homens e mulheres ao primeiro degrau da escada. Seus métodos precisos são de pouco valor. Eles ficariam acima dos primeiros degraus da escada, dizendo: "Vinde até aonde nós estamos." Mas as pobres almas não sabem onde colocar os pés.

O coração de Cristo Se anima diante dos que são pobres em todas as acepções do vocábulo; alegra-Se ao observar os humildes maltratados; alegra-Se pela aparente insaciada fome de justiça e pela incapacidade de começar, da parte de muitos. Ele acolhe, por assim dizer, o próprio estado de coisas que pode desanimar muitos obreiros. Corrige nossa piedade erradia, entregando a responsabilidade da obra em benefício dos pobres e necessitados, nos lugares inóspitos da Terra, a homens e mulheres cujo coração pode compadecer-se dos ignorantes e dos que vivem em lugares afastados.

O Senhor ensina a estes obreiros a maneira de tratar aos que Ele deseja que sejam ajudados. Eles serão encorajados, ao verem abrirem-se-lhes portas para entrarem em lugares onde podem fazer trabalho médico-missionário. Tendo pouca confiança em si mesmos, dão toda a glória a Deus. ...

O povo comum deve tomar seu lugar como obreiros. Compartilhando das tristezas dos seus semelhantes, como o Salvador compartilhou das tristezas da humanidade, eles pela fé O vêem cooperando ao seu lado. Testimonies, vol. 7, págs. 270-272.

Jovens Obreiros Para Lugares Difíceis

Os jovens, rapazes e moças, que se dedicam à obra de ensinar a verdade e


Ev - Pag. 50  

de trabalhar pela conversão das almas, devem primeiramente ser revigorados pelo Espírito Santo, e então devem sair fora do arraial, aos lugares menos promissores. O Senhor não confiou aos de pouca experiência, a tarefa de pregar às igrejas. A mensagem deve ser proclamada nos caminhos e valados. Manuscrito 3, 1901.

Homens e Mulheres Casados, nos Campos Negligenciados

Que os casais que conhecem a verdade vão aos campos negligenciados, a fim de que esclareçam outros. Segui o exemplo dos que fizeram trabalho pioneiro em novos territórios. Trabalhai sabiamente em lugares em que puderdes trabalhar melhor. Aprendei os princípios da reforma da saúde, para que possais capacitar-vos a ensiná-los aos outros. Lendo e estudando os vários livros e revistas sobre o assunto da saúde, aprendei a tratar os doentes, e assim fazer melhor trabalho para o Senhor. Carta 136, 1902.

Trabalho Feito Pelos Residentes em Grandes Cidades

Os que, entre nosso povo, residem em grandes cidades, obteriam preciosa experiência se, com a Bíblia nas mãos, e seu coração susceptível às impressões do Espírito Santo, saíssem pelas estradas e cruzamentos do mundo, transmitindo a mensagem que receberam. Review and Herald, 2 de agosto de 1906.

Nas Montanhas e nos Vales

Enquanto eu estava em Lakeport, Norte da Califórnia, fiquei profundamente impressionada com o fato de que aqui era um lugar em que uma obra fiel devia ser feita, proclamando-se ao povo a mensagem da verdade. Nesta região montanhosa há muitas almas que necessitam das verdades da mensagem do terceiro anjo. Sob a influência do Espírito Santo, devemos proclamar a verdade para este tempo, entre esses povoados das montanhas e dos vales. Suas solenes advertências devem ecoar e reecoar. E a mensagem precisa ser pregada rapidamente ao povo;


Ev - Pag. 51  

deve ser proclamada regra sobre regra, mandamento sobre mandamento, um pouco aqui e um pouco ali. Sem demora, sábios e inteligentes homens e mulheres devem empenhar-se na obra de semear a semente do evangelho. ...

O Senhor atuará mediante aqueles que apresentam as Escrituras ao povo residente nos lugares afastados, no interior. Apelo aos meus irmãos e irmãs, para que se unam nesta boa obra, trabalhem até que cheguem ao seu término. ...

A razão pela qual chamo vossa atenção para Lakeport e os povoados de seus arredores é que estes lugares ainda não receberam a devida impressão relativa à verdade para este tempo. Pode ser que, entre nosso povo, haja pessoas que estejam dispostas a empregar seus recursos para o estabelecimento de campos missionários. A tais pessoas eu diria: Por amor ao Senhor, fazei o que puderdes para ajudar na evangelização. Ainda não pesquisamos perfeitamente quão grande campo de atividade se encontra aqui, mas Lakeport é um dos lugares que me foram apresentados, necessitados de nossa atenção.

Tenho muito que dizer em relação a estes núcleos de residências das montanhas. Há semelhantes povoações perto de Washington, onde tal trabalho deve ser feito. Será que nosso povo não trabalhará mais fielmente nos caminhos e valados? Negócios comerciais têm, por muito tempo, absorvido o interesse e as capacidades de tantos adventistas do sétimo dia, que eles estão grandemente desqualificados para fazer a obra de levar a luz da presente verdade diante dos que não a conhecem. Não nos devíamos contentar em permitir que tal condição perdure.

Há muitos do nosso povo que, se saíssem das cidades, e começassem a trabalhar nesses atalhos e também nos caminhos, recuperariam a saúde física. Apelo aos nossos irmãos para que saiam como missionários, de dois em dois aos lugares do interior. Ide em humildade. Cristo nos deu o exemplo, e o Senhor certamente abençoará os esforços daqueles que


Ev - Pag. 52  

saírem no temor de Deus, proclamando a mensagem que o Salvador deu aos primeiros discípulos: "O reino de Deus está próximo." Mar. 1:15. Manuscrito 65, 1908.

Famílias Missionárias Para Cidades e Vilas

Os irmãos que quiserem mudar de residência, que tiverem em vista a glória de Deus e que sentirem que pesa sobre seus ombros a responsabilidade individual de fazerem o bem aos outros, beneficiando e salvando almas pelas quais Cristo não poupou Sua preciosa vida, devem mudar-se para as cidades e vilas onde existe pouca ou nenhuma luz e onde possam ser de real préstimo e ser uma bênção para os outros, com seu trabalho e com a experiência que têm. Há necessidade de missionários que vão para as cidades e vilas, e lá ergam o estandarte da verdade, para que Deus tenha testemunhas espalhadas por toda a superfície da Terra, a fim de que a luz da verdade penetre os lugares ainda não atingidos, e o estandarte da verdade seja erguido onde não é conhecido. ...

Jesus não negligenciou as vilas. As Escrituras declaram que Ele "andava de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus". ... Luc. 8:1.

Ora, não deviam, alguns que estão ociosos aqui (Battle Creek), sair para onde podem representar a Cristo e Sua preciosa verdade? General Conference Bulletin, 20 de março de 1891.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>