Evangelismo

CAPÍTULO 10

Firmar e Conservar Novos Conversos

Ev - Pag. 334  

Métodos que Assegurem a Continuidade

A Segunda Série de Reuniões

Quando os argumentos em favor da verdade presente são apresentados pela primeira vez, difícil é fixar os pontos na mente. E se bem que alguns vejam suficientemente para tomar uma decisão, apesar de tudo isto, há necessidade de repassar tudo outra vez, e fazer outra série de reuniões. Carta 60, 1886.

Fixar Distintamente a Verdade

Depois de haverem sido feitos os primeiros esforços em um lugar mediante uma série de conferências, há na verdade maior necessidade de uma segunda série. A verdade é nova e surpreendente, e o povo necessita de que as mesmas coisas lhes sejam apresentadas pela segunda vez a fim de tornar os pontos distintos, e fixar as idéias na mente. Carta 48, 1886.

Importância de Repetir Pontos da Verdade

Se os que conheciam a verdade e já estavam firmados nela necessitam realmente de que a importância dela lhes seja sempre conservada diante dos olhos e seu espírito despertado por sua repetição, quão importante é que não se negligencie isto também para com os recém-chegados à fé! Tudo na interpretação da Escritura é novo e estranho para eles, e estão em perigo de perder a força da verdade e aceitar idéias incorretas.


Ev - Pag. 335  

Em muitas séries de reuniões realizadas, a obra foi deixada incompleta. Carta 60, 1886.

Cuidadosos Planos Para a Série Subseqüente

Talvez seja aconselhável mudar de local e ter congregações novas, mas toda vez que fizerdes uma segunda série de reuniões, fazei-a com tanto esmero como se a primeira série não tivesse sido efetuada. Seja todo talento dos obreiros posto nas mãos dos banqueiros. Faça cada um o máximo ao seu alcance e desempenhe com energia sua parte na obra e serviço de Deus.

Há várias espécies de trabalho a serem feitas. As almas são preciosas à vista de Deus; ao abraçarem a verdade, educai-as, e ensinai-as, a assumirem encargos. Aquele que vê o fim desde o princípio, que pode fazer com que as sementes semeadas sejam todas frutíferas, estará convosco em vossos esforços. Carta 48, 1886.

Exemplo de uma Completa Obra de Reforço

Terminou nossa reunião. Desde o primeiro dia, 21 de outubro, até o presente (10 de novembro), o interesse não esmoreceu. Na primeira conferência, a grande tenda estava regurgitando, e havia do lado de fora como uma muralha de gente.

Falei seis vezes no sábado, domingo, e quarta de tarde à multidão aglomerada naquela assembléia, e cinco vezes, em vários sentidos, a nosso povo. Tivemos o melhor do trabalho ministerial. ... A palavra foi falada sem hesitação nem fraqueza, mas em demonstração do Espírito e com poder. O interesse foi superior a qualquer coisa que tenhamos visto em qualquer reunião campal neste país. Sentimo-nos verdadeiramente gratos ao Senhor por esta oportunidade de dar a conhecer a luz da verdade presente. Como no tempo de Cristo, o povo ouve e fica admirado e cativo. Dizem: "Nunca ouvimos uma coisa assim. Oh, como desejaria ter ouvido tudo isso antes! Eu nunca


Ev - Pag. 336  

soube que essas coisas estivessem na Bíblia. Vejo que o que me cumpre fazer é examinar as Escrituras como nunca fiz."

A Palavra de Deus, tem sido na verdade como uma espada, penetrante e poderosa. As multidões escutam com interesse por uma e quase duas horas sem mostras de fadiga. Oh, sinto-me tão alegre, tão reconhecida! Com minha voz, louvo ao Senhor de alma e coração. ...

Vários obreiros estão cuidando dos interesses em Stanmore. Este interesse não desfalece. A grande tenda foi desarmada e enviada a Melbourne. A tenda de 12 metros está sendo aumentada no centro, de modo a fornecer lugar para o maior número possível, e será usada aqui. Foi alugada uma casa para acomodar os obreiros. Arranjaram um quarto para mim, e caso seja possível, irei provavelmente a Sydney esta semana para unir-me aos obreiros. Precisamos fazer tudo ao nosso alcance a fim de tornar essa série de reuniões um sucesso. O Pastor Haskell escreve de modo animador quanto à obra ali, e ao incessante interesse. Carta 27, 1897.

Confirmando o Interesse Despertado

Os obreiros que venham depois de haver sido despertado um interesse, podem ser homens dotados até de menos habilidade do que os que deram início à obra; mas se forem humildes homens de Deus, podem apresentar a verdade de tal maneira que desperte e impressione o coração de alguns até então indiferentes. O Senhor revela a verdade a espíritos diversos em diversos aspectos, de modo que por meio da apresentação de um homem alguns pontos da verdade se tornam mais claros do que por intermédio de outro, e justamente por essa razão o Senhor não dá a um homem apenas a obra de lidar com as mentes humanas. ...

Pode um homem levar sua parte do trabalho até aonde lhe seja possível, e então o Senhor enviará outro de Seus


Ev - Pag. 337  

obreiros a fazer outra parte da obra que o primeiro não viu a necessidade de executar, e contudo era essencial que ela fosse feita. Portanto homem algum pense ser seu dever começar e levar avante uma obra inteiramente por si. Uma vez que Deus permita dar outros dons a outros obreiros para trabalhar na conversão de pessoas, coopere de boa vontade com eles. Manuscrito 21, 1894.

Novos Conversos bem Instruídos

Nossos esforços não devem cessar por haverem sido interrompidas por algum tempo as reuniões públicas. Enquanto houver pessoas interessadas, precisamos dar-lhes oportunidade de aprenderem a verdade. E os novos conversos precisam ser instruídos por fiéis instrutores da Palavra de Deus, para que cresçam no conhecimento e no amor da verdade, e se desenvolvam até à estatura completa de homens e mulheres em Cristo Jesus. Eles devem ser agora cercados pelas influências mais favoráveis para o crescimento espiritual. Review and Herald, 14 de fevereiro de 1907.

Desenvolver o Talento Local

Fazei a obra de um evangelista - regar e cultivar a semente já semeada. Depois de haver-se erguido uma nova igreja, ela não deve ser deixada sem auxílio. Ao pastor cumpre desenvolver o talento na igreja, para que as reuniões se mantenham proveitosas. Timóteo foi mandado ir de igreja em igreja realizando esse serviço, e edificando as igrejas na santíssima fé. Devia fazer a obra de um evangelista, e isto é uma obra ainda mais importante que a dos pastores. Devia pregar a Palavra, mas não assumir a liderança de uma só igreja. Review and Herald, 28 de setembro de 1897.

Visitar Repetidamente Novos Membros

A obra não deve ser abandonada prematuramente. Vede que todos estejam esclarecidos na verdade, firmados na fé, e interessados em


Ev - Pag. 338  

todo ramo da obra, antes de os deixar para ir a outro campo. E então, como o apóstolo Paulo, visitai-os com freqüência para ver como vão. Oh, a obra negligente que é feita por muitos que pretendem ser comissionados por Deus para pregar Sua Palavra, faz com que os anjos chorem! Testimonies, vol. 5, pág. 256 (1885).

Regra Sobre Regra, Mandamento Sobre Mandamento

Não é somente a pregação que deve ser feita. Precisa-se de incomparavelmente menos pregação. Importa devotar mais tempo a educar pacientemente outros, dando aos ouvintes oportunidade para se exprimirem. É de instrução que muitos necessitam, regra sobre regra, mandamento sobre mandamento, um pouco aqui, um pouco ali.

É, porém, muito difícil impressionar a mente de nossos irmãos do ministério com a idéia de que sermões não podem por si sós realizar a obra de que nossas igrejas precisam. Necessitam-se esforços pessoais; estes são essenciais para a prosperidade dos indivíduos e das igrejas. Manuscrito 7, 1891.

Auxílio no Começo da Nova Vida

Onde quer que se desperte um interesse como o que se manifesta agora em ______, escolham-se homens da maior habilidade para ajudar na série de reuniões. Eles devem entrar de coração na obra de visitar e dar estudos bíblicos aos recém-vindos à fé e aos que estão interessados, procurando firmá-los na fé. Os crentes novos devem ser instruídos cuidadosamente, de modo a terem uma clara percepção dos vários ramos da obra confiada à igreja de Cristo. Um ou dois não devem ser deixados sozinhos com a responsabilidade de tal obra.

Muito depende da obra feita pelos membros da igreja em ligação com as reuniões da tenda a serem feitas em nossas cidades, e acompanhando-as. Durante as reuniões, muitos, convencidos pelo Espírito, podem ficar cheios de desejo de


Ev - Pag. 339  

iniciar a vida cristã; mas a menos que haja contínua vigilância por parte dos obreiros que permanecem para atender o interesse, as boas impressões causadas na mente do povo tornar-se-ão indistintas. O inimigo, cheio de raciocínios sutis, aproveitar-se-á de toda falha da parte dos obreiros de Deus no zelar pelas pessoas como aqueles que hão de dar conta delas. Review and Herald, 2 de março de 1905.

Um Baluarte em Torno dos Novos Crentes

Exatamente após serem tomadas as decisões, as forças dos poderes das trevas apoderam-se dessas mentes que foram convencidas e que resistiram à convicção do Espírito de Deus. Elas têm uma superstição, e Satanás opera sobre elas até haver uma intensa oposição à verdade e a todo aquele que nela crê, e julgam estar a serviço de Deus, como Cristo nos disse: "Qualquer que vos matar cuidará fazer um serviço a Deus." João 16:2.

Podemos ver assim a intensidade do espírito deles. Onde se acha a intensidade do outro lado? Uni-vos com o Espírito do Deus vivo para apresentar um baluarte em torno de nosso povo e de nossa juventude, para educá-los e prepará-los. Isto deve ser enfrentado, e devemos levar avante a verdade de Deus custe o que custar. Compreendemos alguma coisa a esse respeito, mas muitos há que não entendem nada quanto a isso; portanto, devemos conduzi-los, instruí-los com bondade, brandamente, e caso esteja conosco o Espírito de Deus, saberemos exatamente o que devemos dizer. Manuscrito 42, 1894.

Compreensão do Desígnio de Deus

O estudante deve aprender a ver a Palavra como um todo, e bem assim a relação de suas partes. Deve obter conhecimento de seu grandioso tema central, do propósito original de Deus em relação a este mundo, da origem do grande


Ev - Pag. 340  

conflito, e da obra da redenção. Deve compreender a natureza dos dois princípios que contendem pela supremacia, e aprender a delinear sua operação através dos relatos da História e da profecia, até à grande conclusão. Deve enxergar como este conflito penetra em todos os aspectos da experiência humana; como em cada ato de sua vida ele próprio revela um ou outro daqueles dois princípios antagônicos; e como, quer queira quer não, ele está mesmo agora a decidir de que lado do conflito estará. Educação, pág. 190.

Ensinar os Novos Crentes a Enfrentar o Inimigo

É um método deficiente o deixar uns poucos aqui e outros ali, sem serem alimentados e cuidados, expostos aos lobos devoradores, ou a se tornarem alvo do fogo aberto do inimigo. Foi-me mostrado que foi feito muito trabalho assim entre nós como um povo. Campos promissores foram estragados para um trabalho futuro devido a serem penetrados prematuramente, sem contar as custas, sendo depois deixada a obra pela metade. Por haver sido feita uma série de reuniões, cessa-se então a obra, corre-se a novo campo para fazer aí o trabalho pela metade, e essas pobres almas que não obtiveram senão um leve conhecimento da verdade são abandonadas sem que se tomem as medidas próprias para confirmá-las e estabelecê-las na fé e educá-las como soldados bem treinados na maneira de enfrentarem os ataques do inimigo e vencê-lo. Carta 60, 1886.

Integrar Novos Crentes na Igreja

Conduzidos Como Crianças

"Naquela mesma hora, chegaram os discípulos ao pé de Jesus, dizendo: Quem é o maior no reino dos Céus? E Jesus, chamando uma criança, a pôs no meio deles e disse: Em verdade vos digo que, se não


Ev - Pag. 341  

vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos Céus. Portanto, aquele que se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no reino dos Céus. E qualquer que receber em Meu nome uma criança tal como esta a Mim Me recebe. Mas qualquer que escandalizar um destes pequeninos que crêem em Mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar." Mat. 18:1-6.

Por "pequeninos" Cristo não quer dizer nenês. Ele Se refere àqueles que são "pequeninos, que crêem em Mim" os que ainda não obtiveram experiência em segui-Lo, os que necessitam ser conduzidos como crianças, por assim dizer, no buscarem as coisas do reino do Céu. Manuscrito, 60, 1904.

Conselhos aos Novos na Fé

Gostaria de dirigir-me a vós, que chegastes ao conhecimento da verdade em ______ . Sois jovens na fé, e há grande necessidade de andardes humildemente diante de Deus, e de aprenderdes diariamente na escola de Cristo pelo demorar-vos particularmente em meditação e conversação sobre as lições dadas por Ele aos discípulos. Andai em toda a humildade de espírito, desconfiando do próprio eu, buscando sabedoria do Deus da sabedoria, para que todos os vossos caminhos e métodos estejam em firme e íntima ligação com os caminhos e a vontade de Deus, para que não haja nenhuma confusão. ...

Precisamos não esquecer em tempo algum quão difícil é remover erros longamente nutridos da mente dos homens, os quais foram ensinados desde a infância. Precisamos ter em mente que a Terra não é o Céu, e que haverá desânimos a enfrentar e a vencer, porém importa que se cultivem paciência, brandura e piedade para com todos quantos se acham em trevas. Se os levarmos a ver a luz, isto não se fará apenas por


Ev - Pag. 342  

meio de argumentos; deverá ser pela obra da graça de Cristo em vosso coração, revelada em vosso próprio caráter com firmeza, e todavia com a mansidão e a simplicidade de Cristo. Por meio de muita oração importa que trabalheis pelas almas, visto ser este o único método pelo qual podereis atingir corações. Não é a vossa obra, mas a de Cristo, que Se acha ao vosso lado, e que impressiona os corações. ...

Estai resolvidos a não ter desinteligências entre vós mesmos, mas que a paz de Cristo esteja em vosso coração, e então será fácil tarefa introduzi-la na própria família. Quando, porém, é negligenciado o jardim do coração, logram desenvolver-se as venenosas ervas do orgulho, da presunção e amor-próprio. Cumpre-nos vigiar, individualmente, em oração.

O caráter que formamos, falará na vida de família. Caso haja agradável harmonia no círculo familiar, os anjos de Deus podem ministrar no lar. Caso haja sábia direção doméstica, bondade, mansidão, paciência, aliadas à firmeza de princípios, então estai certos de que o marido é um laço do lar; ele une a família com santos laços, e apresenta-a a Deus, ligando-se com ela sobre o altar do Senhor. Que luz irradia de uma família assim!

Essa família, devidamente dirigida, é um argumento favorável em prol da verdade, e o chefe de tal família desenvolverá na igreja a mesma espécie de obra que se manifesta no lar. Onde quer que se apresentem severidade, aspereza e falta de afeição e amor no sagrado círculo doméstico, haverá muito seguramente falha nos planos e liderança da igreja. A unidade no lar, a unidade na igreja, revelam mais a maneira e a graça de Cristo do que sermões e argumentos. ... Está a verdade, a verdade avançada que recebemos, produzindo em nosso coração os frutos da paciência, da fé, da esperança e caridade, e deixando assim sua salvadora influência no espírito humano,


Ev - Pag. 343  

revelando que somos varas da Videira verdadeira porque produzimos viçosos cachos? Carta 6b, 1890.

Ter Raiz

Não é desígnio de Deus que a igreja seja mantida pela vida tirada do pastor. Seus membros devem ter raiz em si mesmos. As novas evangélicas, a mensagem de advertência, a terceira mensagem angélica, devem ser anunciadas por membros da igreja. Manuscrito 83, 1897.

Todo aquele que se professa cristão, tem a responsabilidade de manter-se em harmonia com a orientação da Palavra divina. Deus considera cada pessoa responsável por seguir, por si mesma, o modelo dado na vida de Cristo, e ter um caráter purificado e santificado. Manuscrito 63, 1907.

Não Pôr o Pastor em Lugar de Deus

Se bem que os recém-conversos devam ser ensinados a pedir conselho dos mais experientes na obra, devem ser ensinados igualmente a não pôr o pastor em lugar de Deus. Os pastores não passam de criaturas humanas, homens cercados de fraquezas. Cristo, eis a quem nos cumpre olhar em busca de orientação. Testimonies, vol. 7, pág. 20.

Pontos em que Firmar os Crentes Novos

Os pastores negligenciam com freqüência esses importantes ramos da obra - a reforma de saúde, os dons espirituais, a beneficência sistemática e os grandes ramos da obra missionária. Por seu trabalho, grande número talvez abrace a teoria da verdade, mas a seu tempo verificar-se-á que há muitos que não suportarão a prova de Deus. ...

Quão melhor seria para a causa, se os mensageiros da verdade houvessem educado fiel e cabalmente esses conversos quanto a todos esses assuntos essenciais, mesmo que houvesse menos pessoas por ele acrescentadas à igreja por seus esforços!


Ev - Pag. 344  

Os pastores precisam incutir no espírito daqueles com quem trabalham a importância de eles tomarem responsabilidades em relação com a obra de Deus. Devem ser instruídos no sentido de que todo departamento da obra do Senhor deve mobilizar-lhes o apoio, granjear-lhes o interesse. O grande campo missionário está franqueado aos homens, e o assunto deve ser ventilado e ventilado repetidamente. O povo deve compreender que não são os ouvintes da Palavra mas os praticantes dela que hão de ter a vida eterna. Ninguém fica isento dessa obra de beneficência. Deus requer de todo homem a quem Ele concede os dons de Sua graça comunicar, não somente de seus meios para satisfazer às necessidades da atualidade no promover com êxito Sua verdade, mas dar-se a si mesmo a Deus sem reservas. ...

Não é um traço do coração natural ser beneficente; os homens devem ser ensinados, dando-se-lhes regra sobre regra, mandamento sobre mandamento quanto à maneira de trabalhar e de dar segundo Deus. Review and Herald, 12 de dezembro de 1878.

Novas Atitudes Para com a Obra de Deus

Quanto se gasta em coisas que são simples ídolos, coisas que absorvem os pensamentos e as afeições, pequenos ornamentos que exigem atenção para serem mantidos limpos e dispostos em ordem! Os momentos gastos em arranjar esses pequeninos ídolos, poderiam ser empregados em dizer a uma alma uma palavra a seu tempo, despertando o interesse em indagar: "Que farei para me salvar?" Essas pequenas coisas tomam o tempo que devia ser empregado em oração, em buscar ao Senhor e, pela fé, apoderar-se das promessas. ...

Quando vejo quanto se poderia fazer em países como este em que agora me encontro, o coração arde dentro de mim para mostrar àqueles que professam ser filhos de Deus quanto dinheiro eles estão esbanjando em roupas, e mobílias caras ou em prazeres egoístas, em excursões de mera satisfação pessoal.


Ev - Pag. 345  

Tudo isto é um desvio dos bens do Senhor, usando para agradar ao próprio eu aquilo que é inteiramente Seu e que deve ser consagrado a Seu serviço. Carta 42a, 1893.

Cristãos Prestimosos

A obra dos embaixadores de Cristo é muito maior e de mais responsabilidade do que muitos sonham. Eles não devem absolutamente ficar satisfeitos com o próprio êxito enquanto não puderem, por seus zelosos labores e a bênção de Deus, apresentar-Lhe cristãos prestimosos, possuídos de um verdadeiro senso de sua responsabilidade, e que realizem a obra que lhes foi designada. O devido trabalho e instrução levarão às fileiras do trabalho os homens e mulheres de caráter vigoroso e de tão firmes convicções, que coisa alguma de caráter egoísta tenha permissão de estorvá-los em sua obra, diminuir-lhes a fé ou detê-los no cumprimento do dever. Testemunhos Seletos, vol. 1, pág. 529.

O Evangelismo Pastoral

Cuidar dos Novos Crentes

Quando homens e mulheres aceitam a verdade, não devemos retirar-nos e deixá-los, sem sentir mais nenhuma responsabilidade por eles. Eles devem ser velados. Cumpre ter na alma uma preocupação por eles, e cuidar deles como mordomos que por eles têm de prestar contas. Então, ao falardes ao povo, dai a cada homem sua devida porção de alimento ao tempo devido; mas precisais encontrar-vos em situação em que vos seja possível distribuir esse alimento. Manuscrito 13, 1888.

"Apascenta os Meus Cordeiros"

O Senhor Jesus disse a Pedro: "E tu, quando te converteres, confirma teus irmãos" Luc. 22:32; e depois da ressurreição, justo antes de ascender ao Céu, Ele disse a Seu discípulo: "Simão, filho de Jonas, amas-Me


Ev - Pag. 346  

mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor; Tu sabes que Te amo. Disse-lhe: Apascenta os Meus cordeiros." João 21:15.

Esta era uma obra em que Pedro tinha bem pouca experiência; não podia, porém, estar completo na vida cristã a menos que aprendesse a alimentar os cordeiros, os que são tenros na fé. Exigiria grande cuidado e muita paciência e perseverança o ministrar aos ignorantes o devido ensino, abrindo-lhes as Escrituras e educando-os para a utilidade e o dever. Esta é a obra que deve ser feita na igreja hoje, do contrário os advogados da verdade ficarão atrofiados em sua experiência, e serão expostos à tentação e enganos. O encargo dado a Pedro deve chegar ao coração de quase todo pastor. De quando em quando se ouve a voz de Cristo repetindo a recomendação a Seus subpastores: "Apascenta os Meus cordeiros", "apascenta as Minhas ovelhas."

Nas palavras dirigidas a Pedro, são expostas diante do ministro evangélico que tem o cargo do rebanho de Deus, as suas responsabilidades. Carta 3, 1892.

Apascentar o Rebanho

Meus irmãos no ministério evangélico, apascentemos o rebanho de Deus. Levemos a todo coração animação e alegria. Desviemos os olhos de nossos irmãos e irmãs dos traços desagradáveis de caráter que quase todos possuem, e ensinemo-los a olharem para Cristo, Aquele que é inteiramente desejável, o Primeiro entre dez mil. ...

Deus confiou aos mortais preciosos tesouros de verdade. Esses tesouros podem ser assemelhados a belo fruto, que deve ser apresentado ao povo em vasos limpos e puros e santos, de modo que eles recebam esse fruto e o saboreiem para glória de Deus. Manuscrito 127, 1902.

Visitar Toda Família

Como pastor do rebanho, ele [o ministro], deve cuidar das ovelhas e cordeiros, procurando


Ev - Pag. 347  

os perdidos e extraviados, e levando-os novamente para o aprisco. Ele deve visitar toda família, não somente como hóspede para fruir-lhe a hospitalidade, mas para verificar as condições espirituais de cada membro da família. Sua própria alma deve achar-se possuída do amor de Deus; então, mediante bondosa cortesia, é-lhe possível achar caminho ao coração de todos, e trabalhar com êxito por pais e filhos, rogando, advertindo, animando, segundo o caso o exigir. Signs of the Times, 28 de janeiro de 1886.

Aproximar-se dos Corações

Aproximai-vos de vossos irmãos; procurai-os, ajudai-os; achegai-vos ao coração deles como alguém que pode compadecer-se de suas fraquezas. Podemos assim obter vitórias que nossa pouca fé ainda não apreendeu. Deve-se dar aos membros dessas famílias alguma obra a realizar em benefício de almas. O mútuo amor e a confiança, dar-lhes-ão força moral para serem coobreiros de Deus. Manuscrito 42, 1898.

É Preciso Arrancar os Espinhos

Muitos que professam ser cristãos andam tão absorvidos com cuidados deste mundo, que não têm tempo para cultivar a piedade. Não consideram a verdadeira religião de primeira importância. Um homem talvez pareça receber a verdade, porém se não vencer seus traços de caráter não cristãos, esses espinhos se desenvolverão e fortalecerão, matando as preciosas graças do Espírito. Os espinhos do coração precisam ser extirpados e lançados fora, pois o bem e o mal não podem crescer juntos no coração. As inclinações e desejos humanos não santificados devem ser desarraigados da vida como obstáculos ao crescimento cristão. Carta 13, 1902.

Reprovar e Exortar

Há trabalho pastoral a fazer, reprovar e exortar com toda a longanimidade e doutrina; isto é, o pastor deve apresentar a Palavra de Deus, para mostrar


Ev - Pag. 348  

onde haja alguma deficiência. Caso haja alguma coisa no caráter dos professos seguidores de Cristo, certamente o pastor deve preocupar-se com isto, não sentir-se como senhor da herança de Deus. Lidar com o espírito humano é a mais bela tarefa que já foi confiada ao homem mortal. Manuscrito 13, 1888.

Transformar a Reunião do Sábado em Classe Bíblica

Tem-me sido muitas vezes mostrado que deve haver menos pregações por parte dos pastores que desempenham apenas o papel de pastores locais de igreja, e que se façam maiores esforços pessoais. Nosso povo não deve ser levado a pensar que precisam de escutar cada sábado um sermão. Muitos que ouvem freqüentes sermões, mesmo que a verdade seja apresentada em linhas claras, não aprendem senão pouca coisa. Seria muitas vezes mais proveitoso se as reuniões de sábado fossem da natureza de um estudo bíblico. A verdade bíblica deve ser apresentada de maneira tão simples e interessante, que todos possam facilmente compreender e apreender os princípios da salvação. Carta 192, 1906.

Mais do que Sermões

Um pastor é uma pessoa que pastoreia [que serve]. Se limitais vossa obra a pregar sermões, o rebanho de Deus sofrerá; pois necessitam de esforço pessoal. Sejam breves vossos discursos. Os sermões longos fatigam-vos a vós e ao povo. Caso os pastores fizessem seus sermões apenas de metade do comprimento, fariam mais benefício e sobrar-lhes-iam forças para efetuar trabalho pessoal. Visitai as famílias, orai com elas, privai com elas, examinai as Escrituras com elas, e far-lhes-eis bem. Demonstrai-lhes que buscais sua prosperidade, e quereis que sejam cristãos saudáveis. Manuscrito 8a, 1888.

Levar o Incensário do Amor Fragrante

Os obreiros do Senhor necessitam do enternecedor amor de Jesus


Ev - Pag. 349  

no coração. Viva cada pastor como um homem entre os homens. Vá ele, com métodos bem regulados, de casa em casa, levando sempre o incensário da fragrante atmosfera celeste de amor. Ide ao encontro dos pesares, dificuldades e aflições dos outros. Tomai parte nas alegrias e cuidados, tanto dos grandes como dos pequenos, dos ricos como dos pobres. Carta 50, 1897.

Pregação Para Crianças

Repita-se às crianças em todas as ocasiões oportunas, a história do amor de Jesus. Deixe-se em cada sermão um lugarzinho para benefício delas. O servo de Cristo pode fazer desses pequeninos, amigos duradouros. Não perca ele, portanto, oportunidade de os ajudar a se tornarem mais inteligentes no conhecimento das Escrituras. Isso contribuirá mais do que avaliamos para impedir o caminho aos ardis de Satanás. Se as crianças cedo se familiarizam com as verdades da Palavra de Deus, erguer-se-á uma barreira contra a impiedade, e elas serão habilitadas a enfrentar o inimigo com as palavras: "Está escrito." Mat. 4:4. Obreiros Evangélicos, pág. 208.

Consagrar Crianças

Não se esqueça o pastor de animar os preciosos cordeiros do rebanho. Cristo, a majestade do Céu, disse: "Deixai os pequeninos e não os estorveis de vir a Mim, porque dos tais é o reino dos Céus." Mat. 19:14. Jesus não manda as crianças aos rabis; não as manda aos fariseus, pois sabe que esses homens as ensinariam a rejeitar seu melhor amigo. As mães que levaram seus filhos a Jesus, fizeram bem. Lembrai-vos do texto: "Deixai os pequeninos e não os estorveis de vir a Mim, porque dos tais é o reino dos Céus." Mat. 19:14. Levem as mães hoje seus filhos a Cristo. Tomem os ministros do evangelho as crianças nos braços, e abençoem-nas em nome de Jesus. Sejam dirigidas palavras do mais terno amor aos pequeninos; pois Jesus tomou os cordeiros do


Ev - Pag. 350  

rebanho nos braços, e os abençoou. Review and Herald, 24 de março de 1896.

Sermões de Sábado Para Visitas

Quando se acham presentes no local do culto homens de saber, estadistas e os chamados homens dignos de honra, o pastor pensa que lhes deve apresentar um banquete intelectual; buscando fazer isto, porém, ele perde preciosa oportunidade de ensinar as próprias lições que foram apresentadas pelo maior Mestre que o mundo já conheceu. Todas as congregações de nossa terra precisam aprender mais de Cristo, e Cristo crucificado. Uma experiência religiosa que não se baseia em Cristo e nEle unicamente, é destituída de valor. Esses homens de capacidade intelectual necessitam de uma apresentação clara, escriturística do plano da salvação. Seja-lhes apresentada a verdade, em sua singeleza e poder. Se isto não prender a atenção e despertar o interesse, nunca eles se poderão interessar nas coisas celestiais e divinas. Há, em toda congregação, almas insatisfeitas. Todo sábado elas querem ouvir alguma coisa definida, que explique a maneira por que podem ser salvas, como se podem tornar cristãs. O importante para elas saberem é: Como pode um pecador apresentar-se diante de Deus? Seja o caminho da salvação apresentado diante delas em simplicidade, tão claramente como o apresentaríeis a uma criança. Exaltai a Jesus como a única esperança do pecador. Manuscrito 4, 1893.

Negligenciar a Obra Para Ler e Estudar

Os deveres de um pastor são muitas vezes vergonhosamente negligenciados, porque o pastor não tem resistência para sacrificar suas inclinações pessoais para o isolamento e o estudo. O pastor deve fazer visitas de casa em casa entre o seu rebanho, ensinando, conversando e orando com cada família, e velando pelo bem-estar de suas almas. Os que têm manifestado desejo de se relacionar com os princípios de nossa fé, não


Ev - Pag. 351  

devem ser negligenciados, mas completamente instruídos na verdade. Obreiros Evangélicos, pág. 337.

A Responsabilidade dos Leigos Consagrados

Para com os Recém-Convertidos

A Igreja Deve Ajudar Pacientemente aos Recém-Convertidos

Os recém-chegados à fé devem receber um trato paciente e benigno, e é dever dos membros mais antigos da igreja cogitar meios e modos para prover auxílio, simpatia e instrução para os que se retiraram conscienciosamente de outras igrejas por amor da verdade, separando-se assim dos cuidados pastorais a que estavam habituados. A igreja tem responsabilidade especial quanto a atender essas almas que seguiram os primeiros raios de luz recebidos; e caso os membros da igreja negligenciem este dever, serão infiéis ao depósito a eles confiado por Deus. Review and Herald, 28 de abril de 1896.

Vigilante Atenção e Animação

Depois de as pessoas se haverem convertido à verdade, cumpre sejam cuidadas. Parece que o zelo de muitos pastores esmorece assim que alcançam certa medida de êxito em seus esforços. Não compreendem que os novos conversos necessitam ser atendidos - vigilante atenção, auxílio, animação. Não devem ser deixados a si mesmos, presa das mais poderosas tentações de Satanás; eles precisam ser instruídos com relação a seus deveres, ser bondosamente tratados, conduzidos e visitados, orando-se com eles. Essas almas necessitam do alimento dado a seu tempo a cada homem.

Não admira que alguns desanimem, retardem-se pelo caminho, e sejam deixados por presa aos lobos. Satanás se acha no encalço de todos. Envia seus agentes para levarem de volta


Ev - Pag. 352  

a suas fileiras as almas que perdeu. Deve haver mais pais e mães para tomarem ao colo esses infantes na verdade, e animá-los e orar com eles, para que sua fé não se confunda.

Pregar é uma pequena parte da obra a ser feita pela salvação de almas. O Espírito de Deus convence os pecadores da verdade, e depõe-nos nos braços da igreja. Os pastores podem fazer sua parte, mas nunca poderão efetuar a obra que deve ser feita pela igreja. Deus requer que a igreja cuide dos que são jovens na fé e na experiência, que vão ter com eles, não no intuito de tagarelar com eles, mas de orar, de dirigir-lhes palavras que sejam "como maçãs de ouro em salvas de prata". Prov. 25:11.

Necessitamos todos estudar o caráter e as maneiras, a fim de sabermos lidar adequadamente com os diferentes espíritos, e usar os melhores esforços para ajudá-los a ter correta compreensão da Palavra de Deus, e chegar a uma genuína vida cristã. Cumpre-nos ler a Bíblia com eles, desviando-lhes a mente das coisas temporais para seus interesses eternos. É dever dos filhos de Deus serem-Lhe missionários, relacionarem-se com os que carecem de auxílio. Se alguém está coxeando sob a tentação, seu caso deve ser considerado cuidadosamente, e tratado com sabedoria; pois acha-se em jogo seu interesse eterno, e as palavras e atos dos que estão trabalhando por ele podem ser um cheiro de vida para vida, ou de morte para morte. Testemunhos Seletos, vol. 1, págs. 454 e 455.

O Plano de Proteção

Em Cristo, somos todos membros de uma família. Deus é nosso Pai, e espera que nos interessemos nos membros dessa família, não com um interesse casual, mas decidido e constante. Como varas da videira


Ev - Pag. 353  

mãe, tiramos nutrição da mesma fonte e, por meio de voluntária obediência, tornamo-nos um com Cristo.

Caso um membro da família de Cristo caia em tentação, os outros membros devem olhar por ele com bondoso interesse, procurando firmar os pés que se estão desviando para caminhos falsos, e conquistando-o para uma vida pura e santa. Este serviço requer Deus de todo membro de Sua igreja. ... Os membros da família do Senhor devem ser sábios e vigilantes, fazendo tudo ao seu alcance para salvar seus irmãos mais fracos das ocultas redes de Satanás.

Isto é trabalho missionário doméstico, e é tão proveitoso para os que o fazem, como para aqueles por quem é feito. O bondoso interesse que manifestamos no círculo doméstico, as palavras de simpatia que dizemos aos nossos irmãos e irmãs, habilitam-nos a trabalhar pelos membros da família do Senhor, com quem, uma vez que permaneçamos fiéis a Cristo, viveremos por todos os séculos. "Sê fiel até à morte", diz Cristo, "e dar-te-ei a coroa da vida." Apoc. 2:10. Portanto, quão cuidadosamente devem os membros da família do Senhor guardar seus irmãos e irmãs! Tornai-vos amigos seus. Se eles são pobres, e necessitados de alimento e vestuário, ministrai-lhes as necessidades temporais da mesma maneira que as espirituais. Ser-lhes-eis assim dupla bênção. Manuscrito 63, 1898.

Ajudar os Crentes Novos a Ganhar Almas

Instruir os Crentes Novos a Ganhar Almas

Um lugar após outro deve ser visitado; uma igreja após outra, ser estabelecida. Os que se põem do lado da Verdade devem ser organizados em igrejas, e então, deve o pastor passar a outros campos igualmente importantes.

Logo que seja organizada uma igreja, ponha o pastor os


Ev - Pag. 354  

membros a trabalharem. Terão eles que ser ensinados a trabalhar com êxito. ...

O poder do evangelho deve sobrevir aos grupos já formados de crentes, habilitando-os para o serviço. Alguns dos novos conversos serão de tal modo cheios do poder de Deus que se porão imediatamente a trabalhar. Trabalharão com tanta diligência que não terão tempo nem vontade de enfraquecer as mãos de seus irmãos com críticas descorteses. Seu único desejo será levarem a verdade às regiões além. Testemunhos Seletos, vol. 3, págs. 82 e 83.

Acentuar a Responsabilidade Pessoal Para com Deus

Responsabilidade e atividade pessoal no buscar a salvação de outros, eis a educação que deve ser ministrada a todos quantos chegaram recentemente à fé. ... A fé individual deve ser vivida e posta em prática, cultivada a santidade pessoal, e a mansidão e humildade de Cristo devem tornar-se parte de nossa vida prática. Importa que haja uma obra cabal e profunda no coração de todo instrumento humano.

Aos que professam receber e crer a verdade, deve ser mostrada a influência mortal do egoísmo, e seu poder infeccioso, corruptor. O Espírito Santo precisa trabalhar no instrumento humano, do contrário, outro poder regerá a mente e o discernimento. O conhecimento espiritual de Deus e de Jesus Cristo a quem Ele enviou, eis a única esperança da alma. Toda alma deve ser ensinada por Deus, regra sobre regra, mandamento sobre mandamento; ela deve sentir sua responsabilidade individual para com Deus, de empenhar-se em serviço para seu Mestre, a quem pertence e a quem cumpre servir na obra de salvar almas da morte. Manuscrito 25, 1899.

Os Votos Batismais - Compromisso de Ganhar Almas

O povo de Deus deve experimentar nobre e generosa simpatia por todo ramo de serviço levado avante no grande campo da seara. Por seus votos batismais, acham-se comprometidos a fazer diligentes, abnegados esforços para promover,


Ev - Pag. 355  

nas partes mais difíceis do campo, a obra de salvar almas. Deus tem posto em todo crente a responsabilidade de esforçar-se a fim de salvar os desamparados e oprimidos. Australasian Union Conference Record, 1º de junho de 1903.

Os Verdadeiramente Convertidos Trabalharão por Outros

A graça divina nos recém-conversos é progressiva. É uma graça crescente, que é recebida, não para ser oculta sob o alqueire, mas comunicada para que outros sejam beneficiados. Aquele que está verdadeiramente convertido trabalhará para salvar outros que se encontram em trevas. Uma alma realmente convertida esforçar-se-á com fé para converter outra e ainda outra. Os que isto fazem são instrumentos de Deus, Seus filhos e filhas. Fazem parte de Sua grande firma, e a obra deles é ajudar a reparar a brecha feita por Satanás e seus instrumentos na lei de Deus pisando o sábado verdadeiro, e pondo em seu lugar um falso dia de descanso. Carta 29, 1900.

Por que Alguns Crentes Novos não Progridem

Almas humildes, simples de coração, confiantes, podem realizar uma obra que cause regozijo no Céu entre os anjos de Deus. Sua obra no lar, na vizinhança e na igreja será, em seus resultados, vasta como a eternidade. É por falta dessa obra que a vida cristã dos jovens conversos nunca excede ao ABC nas coisas divinas. São sempre crianças, necessitando sempre de serem alimentados de leite, e nunca aptos a partilhar do verdadeiro manjar do evangelho. Carta 61, 1895.

Confirmados na Fé Pelo Serviço

Quando almas se convertem, ponde-as a trabalhar imediatamente. E, ao trabalharem elas segundo a sua capacidade, tornar-se-ão mais fortes. É enfrentando as influências oponentes que somos confirmados na fé. Ao brilhar a luz em seu coração, difundam


Ev - Pag. 356  

elas os seus raios. Ensinai aos recém-conversos que devem entrar em comunhão com Cristo, a serem suas testemunhas, e tornarem-nO conhecido ao mundo.

Ninguém deve ser presunçoso para entrar em debates, mas contar a simples história do amor de Jesus. Todos devem examinar constantemente as Escrituras quanto à razão de sua fé, de modo que, ao serem interrogados, possam dar "com mansidão e temor" "a razão da esperança que há" (I Ped. 3:15) neles.

O melhor remédio que podeis ministrar à igreja, não é pregar ou fazer sermões, mas providenciar trabalho para os membros. Caso se empenhasse em trabalho, o desalentado esqueceria em breve seu desânimo, o fraco se tornaria forte, o ignorante inteligente, e todos estariam preparados para apresentar a verdade tal como é em Jesus. Encontrarão um infalível ajudador nAquele que prometeu salvar a todos quantos se chegam a Ele. Review and Herald, 25 de junho de 1895.

A Relação da Atividade com a Espiritualidade

Os que se acham mais ativamente empenhados em fazer, com interessada fidelidade, sua obra de ganhar pessoas para Jesus Cristo, são os mais desenvolvidos em espiritualidade e devoção. Seu trabalho ativo proporcionou os meios à sua espiritualidade. Há risco de a religião perder em profundidade o que adquire em amplitude. Não é necessário que seja assim, uma vez que, em vez de longos sermões, seja ministrada sábia instrução aos recém-convertidos à fé. Ensinai-os dando-lhes alguma coisa a fazer, em qualquer ramo de serviço espiritual, para que seu primeiro amor não arrefeça, mas aumente em fervor. Fazei-os sentir que não devem ser carregados e apoiar-se na igreja; mas devem ter raízes em si mesmos. Eles podem, segundo suas várias aptidões, ser úteis à igreja em muitos sentidos, ajudando-a a aproximar-se mais de Deus, e


Ev - Pag. 357  

trabalhando de vários modos para atuar junto às pessoas de fora da igreja, o que será um meio de atuar beneficamente sobre ela. A sabedoria e prosperidade desta exercem poderosa influência em seu favor. O salmista orava pela prosperidade da igreja: "Deus tenha misericórdia de nós e nos abençoe; e faça resplandecer o Seu rosto sobre nós. Para que se conheça na Terra o Teu caminho, e em todas as nações a Tua salvação." Sal. 67:1 e 2. Carta 44, 1892.

O Desenvolvimento Cristão

Coisa alguma solapa mais rapidamente a espiritualidade da alma, do que encerrá-la no egoísmo e no cuidar unicamente de si. Os que condescendem com o próprio eu e negligenciam cuidar da alma e do corpo daqueles pelos quais Cristo deu a vida, não estão se alimentando do pão da vida, nem bebendo da água do poço da salvação. Acham-se secos e destituídos de seiva, como uma árvore que não dá fruto. São anões espirituais, que consomem os próprios recursos com o eu; mas "tudo o que o homem semear, isso também ceifará". Gál. 6:7.

Os princípios cristãos patentear-se-ão sempre. Os princípios interiores manifestar-se-ão por mil modos. Morando Cristo na alma, é como uma fonte que jamais se esgota. Review and Herald, 15 de janeiro de 1895.

Manter a Igreja Viva Mediante o Serviço

Busque ele [o pastor] manter a igreja viva ensinando seus membros a trabalharem com ele pela conversão dos pecadores. Isto é ser bom general; e o resultado se demonstrará muito melhor do que se ele procurar realizar a obra sozinho. Review and Herald, 23 de abril de 1908.

Proteger os Membros Novos Contra o Erro e o Fanatismo

Satanás Aborrece e Perturba os Novos Crentes

Onde quer que haja um pequeno grupo de crentes, Satanás está


Ev - Pag. 358  

constantemente procurando aborrecê-los e desviá-los. Quando alguém do povo se desvia de seus pecados, supondes acaso que ele o deixará em paz? De modo nenhum! Queremos que considereis bem o fundamento de vossa esperança. Queremos que façais com que vossa vida e vossas ações testifiquem de que sois filhos de Deus. Manuscrito 5, 1885.

Não Faltam Ismos Para Iludir os Crentes Novos

Satanás está continuamente buscando levar os homens ao erro. Ele é o deus de toda dissensão, e não lhe faltam ismos a apresentar para iludir. Levantam-se de contínuo novas seitas para desviar da verdade; e em vez de serem alimentados com o pão da vida, serve-se ao povo um prato de fábulas. As Escrituras são torcidas e, tiradas de seu devido contexto, são citadas a fim de darem à falsidade aparência de verdade. Subtraem-se as vestes da verdade para ocultar o aspecto da heresia.

Paulo implantou as puras verdades do evangelho na Galácia. Pregou a doutrina da justiça pela fé, e seu trabalho foi recompensado vendo a igreja gálata convertida ao evangelho. Então Satanás começou a trabalhar por intermédio de falsos mestres para confundir o espírito de alguns dos crentes. A ostentação desses mestres, e a manifestação de seu poder de realizar maravilhas, cegaram a visão espiritual de muitos dos novos conversos, e foram induzidos ao erro. ...

Por algum tempo, Paulo perdeu o domínio sobre os que haviam sido enganados; apoiando-se, porém, na Palavra e no poder de Deus, e recusando as interpretações dos mestres apóstatas, foi capaz de levar os conversos a verem que haviam sido iludidos, derrotando assim os desígnios de Satanás. Os novos conversos volveram à fé, preparados para, com inteligência tomar sua decisão em favor da verdade. Manuscrito 43, 1907.


Ev - Pag. 359  

Doutrinas Errôneas por Parte de Crentes Professos

Seremos todos provados. Pessoas que pretendem crer na verdade virão a nós e insistirão por nos convencer de doutrinas errôneas, que perturbarão nossa fé na verdade presente, caso lhes demos atenção. Unicamente a verdadeira religião subsistirá à prova do juízo. Review and Herald, 2 de dezembro de 1884.

Os Esforços de Satanás Para Dividir o Povo de Deus

Cristo predisse que o aparecimento de enganadores seria acompanhado de mais perigos para Seus discípulos do que a própria perseguição.

Esta advertência é várias vezes repetida. Contra os sedutores, com seus problemas científicos, deviam acautelar-se mais do que contra qualquer outro perigo que eles tivessem de enfrentar; pois a entrada desses espíritos sedutores significa a introdução dos erros engenhosamente preparados por Satanás para enfraquecer as percepções espirituais dos que não tiveram senão pequena experiência nas operações do Espírito Santo, e dos que ficam satisfeitos com um bem limitado conhecimento espiritual. O esforço dos sedutores tem sido destruir a confiança na verdade de Deus e tornar impossível discernir a verdade do erro. Problemas científicos admiravelmente aprazíveis, fantasiosos, são apresentados com insistência à atenção dos descuidados; e a menos que os crentes se achem em guarda, o inimigo, disfarçado em anjo de luz, induzi-los-á a seguirem falsos caminhos. ...

Satanás pode jogar habilmente a partida da vida com muitas almas, e opera de maneira capciosa, enganadora, para estragar a fé do povo de Deus e o desanimar. ... Ele trabalha hoje como o fez no Céu, para dividir o povo de Deus, justamente na derradeira etapa da história terrestre. Ele busca suscitar dissensão, levantar contenda e discussão, e remover, se possível, os antigos marcos da verdade confiada ao povo


Ev - Pag. 360  

de Deus. Procura fazer parecer como se o Senhor Se contradissesse.

É quando Satanás aparece como anjo de luz que ele apanha as almas em sua cilada, enganando-as. Homens que pretendem haver sido ensinados por Deus, adotarão teorias enganadoras, e em seu ensino adornarão por tal forma esses enganos que introduzirão ilusões satânicas. Assim se apresentará o adversário como um anjo de luz, e terá oportunidade de introduzir suas fábulas aprazíveis.

Esses falsos profetas terão de ser enfrentados. Farão um esforço para enganar a muitos, induzindo-os a aceitar falsas teorias. Muitas passagens serão de tal modo mal aplicadas, que as teorias enganosas basear-se-ão aparentemente nas palavras que Deus proferiu. A preciosa verdade será destinada a comprovar e constatar o erro. Esses falsos profetas, que pretendem ser ensinados por Deus, tomarão belos textos dados para adornar a verdade, e usá-los-ão como um vestido de justiça para encobrir teorias falsas e perigosas. E mesmo alguns daqueles que, em tempos passados, foram honrados pelo Senhor, apartar-se-ão tanto da verdade que advogarão teorias desorientadoras com respeito a muitos aspectos da verdade, inclusive a questão do santuário. Manuscrito 11, 1906.

A Igreja Será Peneirada

É sempre difícil manter firme o princípio de nossa confiança até ao fim, e a dificuldade aumenta quando há influências ocultas sempre em operação para introduzir outro espírito, um elemento antagônico, no lado satânico da questão.

Na ausência da perseguição, têm entrado para nossas fileiras homens que parecem sãos, de inquestionável cristianismo, mas que, caso surgisse a perseguição, sairiam de nós. No momento da crise, veriam força em especiosas razões que têm tido


Ev - Pag. 361  

influência em seu espírito. Satanás tem preparado laços vários para os vários espíritos.

Quando for anulada a lei de Deus, a igreja será peneirada por ardentes provações, e uma proporção maior do que agora prevemos dará ouvidos a espíritos sedutores e a doutrinas de demônios. Em vez de serem fortalecidos quando levados a situações angustiosas, muitos provam não serem varas vivas da Videira verdadeira, não dão fruto, e o lavrador os corta fora. Carta 3, 1890.

Apegar-se Firmemente à Verdade Bíblica

O cristão deve estar "arraigado e fundado" na verdade, a fim de permanecer firme contra as tentações do inimigo. Precisa ter constante renovação de forças, e apegar-se firmemente à verdade bíblica. Fábulas de toda espécie serão introduzidas para seduzir o crente a afastar-se de seu concerto com Deus, porém ele deve olhar para cima, crer em Deus, e permanecer firmemente arraigado e fundado na verdade.

Mantende firme apego ao Senhor Jesus, e nunca O largueis. Tende convicções firmes quanto ao que credes. Guiem-vos as verdades da Palavra de Deus a consagrar espírito, alma, coração e forças ao cumprimento de Sua vontade. Apegai-vos resolutamente a um claro "Assim diz o Senhor". Seja vosso único argumento: "Está escrito." Assim devemos batalhar pela fé uma vez entregue aos santos. Essa fé não perdeu nada de seu caráter sagrado, santo, embora possam seus oponentes julgá-la objetável.

Os que seguem a seus próprios pensamentos e andam em seus próprios caminhos, formarão caráter torcido. Doutrinas vãs e sentimentos sutis serão introduzidos com apresentações plausíveis, para enganar, se possível, até os escolhidos. Estão os membros da igreja construindo sobre a Rocha? A tempestade vem, a tempestade que há de provar a fé de todo homem,


Ev - Pag. 362  

de que espécie é. Os crentes devem estar agora firmemente arraigados em Cristo, do contrário serão extraviados por algum aspecto do erro. Seja a vossa fé confirmada pela Palavra de Deus. Agarrai firmemente o testemunho vivo da verdade. Tende fé em Cristo como Salvador pessoal. Ele tem sido e será sempre a nossa Rocha dos Séculos. O testemunho do Espírito de Deus é verdadeiro. Não troqueis vossa fé por qualquer aspecto de doutrina, que vos seduza a alma, por mais aprazível que pareça.

Os enganos de Satanás estão se multiplicando agora, e os que se apartam da senda da verdade perderão o seu apoio. Não tendo nada em que ancorar, flutuarão de um engano para outro, impelidos de um para outro lado pelos ventos de doutrinas estranhas. Satanás desceu com grande poder. Muitos serão enganados por seus milagres. ...

Rogo a todos que estejam esclarecidos e firmes quanto a certas verdades que temos ouvido e recebido e advogado. As declarações da Palavra de Deus são claras. Firmai os pés na plataforma da verdade eterna. Rejeitai qualquer aspecto do erro, mesmo que ele se ache velado com uma aparência de realidade. Review and Herald, 31 de agosto de 1905.

Desvios dos Marcos Bíblicos

Muitos conhecem tão pouco da Bíblia, que não estão firmados na fé. Removem os marcos antigos, e os enganos e ventos de doutrina os impelem para lá e para cá. A falsamente chamada ciência, está corroendo o fundamento dos princípios cristãos; e aqueles que se achavam outrora na fé se afastam dos marcos bíblicos, e se divorciam de Deus ao passo que pretendem ainda ser Seus filhos. Review and Herald, 29 de dezembro de 1896.

Novos Grupos de Crentes Professos

A igreja precisa despertar para a compreensão dos poderes sutis dos instrumentos


Ev - Pag. 363  

satânicos que importa enfrentar. Caso se conservem revestidos de toda a armadura, serão capazes de vencer todos os inimigos que encontrarem, alguns dos quais ainda não se desenvolveram.

Aumentarão em número e poder as confederações, à medida que nos aproximarmos do fim do tempo. Estas confederações suscitarão influências contrárias à verdade, formando novos grupos de professos crentes que viverão segundo suas enganadoras teorias. Aumentará a apostasia. "Apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios." I Tim. 4:1. Homens e mulheres se têm confederado para opor-se ao Senhor Deus do Céu, e a igreja não está senão meio desperta quanto à situação. Importa que haja muito mais oração, muito mais esforço fervoroso entre os crentes professos. Review and Herald, 5 de agosto de 1909.

Perigo na Ignorância de Nossa História Passada

Toda experiência genuína nas doutrinas religiosas, apresentará o cunho de Jeová. Todos devem ver a necessidade de compreender a verdade por si mesmos, individualmente. Precisamos compreender as doutrinas que foram estudadas com cuidado e oração. Foi-me revelado que há entre nosso povo grande falta de conhecimento quanto ao surgimento e progresso da terceira mensagem angélica. Grande é a necessidade de examinar o livro de Daniel e o de Apocalipse, e aprender cabalmente os textos, a fim de sabermos o que está escrito.

A luz que me foi dada tem acentuado realmente que muitos hão de sair do nosso meio, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios. O Senhor deseja que toda alma que professa crer na verdade tenha um conhecimento inteligente do que seja a verdade. Levantar-se-ão falsos profetas e enganarão a muitos. Será sacudido tudo quanto possa ser sacudido. Não cumpre então a cada um compreender as razões de nossa fé?


Ev - Pag. 364  

Em lugar de haver tantos sermões, deve haver mais aprimorado estudo da Palavra de Deus, abrindo as Escrituras texto por texto, e procurando as fortes evidências que apóiam as doutrinas fundamentais que nos trouxeram ao ponto em que nos encontramos hoje, sobre a plataforma da verdade eterna.

Minha alma se entristece muito ao ver quão prontamente alguns que têm tido a luz da verdade aceitarão os enganos de Satanás, e serão seduzidos por uma santidade espúria. Quando os homens se desviam dos marcos estabelecidos pelo Senhor a fim de compreendermos nossa posição segundo se acha indicada na profecia, vão indo sem saber para onde. Manuscrito 148.

Erros Atrativamente Ensinados

São comuns ao nosso redor falsas doutrinas, falsa piedade, falsa fé e muito do que é na aparência sincero. Mestres virão vestidos como anjos de luz; e, se possível enganarão até aos escolhidos. A juventude precisa aprender tudo quanto lhe seja possível da verdade, caso não queira ser enganada pelo enredo de falsidades que Satanás inventará. Eles devem viver à luz da justiça de Cristo. Precisam estar arraigados e fundados na verdade, de modo a poderem comunicar a outros a luz que recebem. The Youth"s Instructor, 22 de abril de 1897.

Os Perigos da Religião Sensacionalista

Não há nenhuma segurança, muito menos benefício para nosso povo, em assistir a essas reuniões populares de santidade; examinemos antes as Escrituras com muito cuidado e fervorosa oração, a fim de compreendermos o fundamento de nossa fé. Não seremos então tentados a misturar-nos com os que, ao passo que fazem altas profissões, encontram-se em oposição à lei de Deus.

Não devemos ter uma religião sensacional, destituída de


Ev - Pag. 365  

fundamento na verdade. Importa dar ao povo sólida instrução quanto às razões de nossa fé. Precisam ser instruídos, em grau incomparavelmente maior do que têm sido, nas doutrinas da Bíblia, e especialmente nas lições práticas dadas por Jesus a Seus discípulos. Os crentes precisam ser impressionados com a grande necessidade que têm de conhecimento bíblico. Requer penoso esforço o gravar na mente de todos os sólidos argumentos da verdade; pois todos serão provados, e os que se acham arraigados e fundados na obra de Deus, não serão abalados pelas heresias que se levantarão de todos os lados; mas se qualquer um negligenciar obter o necessário preparo, será assolado pelos erros que têm aparência de verdade. Gospel Workers, págs. 228 e 229.

Confusões de Babilônia e do Anticristo

É nosso dever individual andar humildemente diante de Deus. Não devemos buscar nenhuma mensagem nova e estranha. Não devemos pensar que os escolhidos de Deus, os quais estão buscando andar na luz, compõem Babilônia. As igrejas das denominações caídas, são Babilônia. Babilônia tem fomentado doutrinas venenosas, o vinho do erro. Esse vinho do erro constitui-se de falsas doutrinas, como a imortalidade natural da alma, o tormento eterno dos ímpios, a negação da preexistência de Cristo antes de Seu nascimento em Belém, e a defesa e exaltação do primeiro dia da semana acima do santificado e santo dia de Deus. Estes e outros erros congêneres são apresentados ao mundo pelas várias igrejas. ...

Os anjos caídos formam na Terra confederações com os homens maus. Nesta época o anticristo aparecerá como o verdadeiro Cristo, e então a lei de Deus será inteiramente anulada nas nações de nosso mundo. A rebelião contra a santa lei de Deus amadurecerá plenamente. Mas o verdadeiro líder de toda essa rebelião é Satanás, vestido como anjo de luz.


Ev - Pag. 366  

Os homens serão enganados e exaltá-lo-ão ao lugar de Deus, e deificá-lo-ão. Review and Herald, 12 de setembro de 1893.

Os Crentes Devem Continuar a Examinar as Escrituras

Não basta meramente ler, mas a Palavra de Deus precisa penetrar-nos no coração e no entendimento, a fim de nos podermos firmar na bendita verdade. Se negligenciarmos pesquisar por nós mesmos as Escrituras, para sabermos o que é a verdade, então se formos desviados, somos responsáveis por isto. Cumpre-nos examinar as Escrituras cuidadosamente, de maneira a conhecermos toda condição que o Senhor nos deu; e se somos dotados de limitada capacidade mental, mediante diligente exame da Palavra de Deus podemos tornar-nos poderosos nas Escrituras, e as podemos explicar aos outros. Review and Herald, 3 de abril de 1888.

Nossos Livros Valiosos em Firmar Crentes Novos

Muitos se desviarão da fé e darão ouvidos a espíritos enganadores. Patriarcas e Profetas e O Grande Conflito são livros especialmente próprios para os que recentemente aceitaram à fé, para que sejam firmados na verdade. São indicados os perigos que devem ser evitados pelas igrejas. Os que se familiarizam inteiramente com as lições desses livros, verão os perigos que lhes estão adiante, e serão aptos a discernir a senda plana e direita para eles traçada. Serão guardados de caminhos estranhos. Farão retos caminhos para seus pés, para que o coxo se não desvie.

Em O Desejado de Todas as Nações, Patriarcas e Profetas, O Grande Conflito e Daniel e Apocalipse, há preciosas instruções. Estes livros precisam ser considerados como de especial importância, e todo esforço deve ser feito para os pôr diante do povo. Carta 229, 1903.

Bom Discernimento em Lidar com os Novos Membros

Ações precipitadas e imprudentes são resultantes


Ev - Pag. 367  

de falta de discernimento, e levam a fazer mal. Mas o que é mais para lamentar é que os novos conversos serão prejudicados por essa influência, e sua confiança na causa de Deus será abalada. Oremos para que quando vier o tempo de agir, possamos estar preparados. Carta 16, 1907.

Recuperar os Desviados

Guardar-se da Apostasia

Cumpre exercer cuidado no educar os conversos jovens. Eles não devem ser deixados a si mesmos, para serem desviados por falsas apresentações, para andarem em caminho errado. Estejam os vigias constantemente em guarda, não sejam almas iludidas por palavras suaves e belos discursos e enganos. Ensinai fielmente tudo quanto Cristo ordenou. Todo aquele que recebe a Cristo deve ser exercitado em desempenhar alguma parte na grande obra a ser realizada em nosso mundo. Carta 279, 1905.

Causa de Apostasia da Parte de Novos Membros

Deve-se gravar em todo recém-converso a verdade de que todo conhecimento permanente só se pode obter mediante diligente labor e estudo perseverante. Em regra, os que se convertem à verdade que pregamos não foram anteriormente diligentes estudantes das Escrituras; pois nas igrejas populares há pouco estudo real da Palavra de Deus. O povo espera que os pastores pesquisem as Escrituras por eles, e expliquem o que ensinam.

Muitos aceitam a verdade sem cavar fundo para entender seus princípios básicos; e, ao ser ela atacada, esquecem os argumentos e provas que as fundamentam. Foram levados a crer na verdade, mas não foram instruídos plenamente quanto ao que ela seja, ou guiados ponto por ponto no conhecimento de Cristo. Muitas vezes sua piedade degenera numa


Ev - Pag. 368  

forma e, quando já não se fazem sentir os apelos que primeiramente os despertaram, tornam-se espiritualmente mortos Obreiros Evangélicos, pág. 368.

Lidar com Membros Faltosos

Os que são mandados por Deus a fazer uma obra especial, serão chamados a repreender heresias e erros. Eles devem exercer a caridade bíblica para com todos os homens, apresentando a verdade tal como é em Jesus. Alguns serão diligentíssimos e zelosíssimos em sua resistência à verdade; mas se bem que suas faltas devam ser expostas firmemente, e suas más práticas condenadas, importa exercer longanimidade, paciência e clemência para com eles. "E tende piedade de uns, usando de discernimento: aos outros porém, salvai com temor, arrebatando-os do fogo, aborrecendo até a túnica manchada da carne." Trad. Trinitariana.

Talvez a igreja seja chamada a demitir de sua comunhão os que não se corrigirem. É um doloroso dever que tem de ser cumprido. Triste é, na verdade um tal passo, e não deve ser dado enquanto não houver falhado todo outro meio de corrigir e salvar o que está em erro.

Cristo nunca fez paz mediante qualquer coisa como a transigência. O coração dos servos de Deus transbordará de amor e simpatia pelos errantes, como nos é apresentado na parábola da ovelha perdida; não terá, porém, palavras suaves para o pecado. Mostram a mais verdadeira amizade os que reprovam o erro e o pecado sem parcialidade e sem hipocrisia. Jesus viveu em meio de uma geração pecaminosa e perversa. Ele não podia estar em paz com o mundo a menos que os deixasse sem advertência, sem reprovação, e isto não estaria de acordo com o plano da salvação. Carta 12, 1890.

Lidar com os Erros ao Modo de Deus

Deus não Se agrada com a obra negligente feita nas igrejas. Ele espera que Seus mordomos sejam leais e fiéis em reprovar e corrigir.


Ev - Pag. 369  

Eles têm de expelir o erro segundo a regra que Deus deu em Sua Palavra, não segundo suas próprias idéias e impulsos. Não se devem usar meios ásperos, não se faça nenhuma obra injusta, precipitada, impulsiva. Os esforços feitos para purificar a igreja da contaminação moral devem ser feitos ao modo de Deus. Não deve haver nenhuma parcialidade, nem hipocrisia. Não deve haver favoritos, cujos pecados sejam considerados como menos pecaminosos que os de outros. Oh, quanto necessitamos todos do batismo do Espírito Santo! Então procederemos sempre no espírito de Cristo, com bondade, compaixão e simpatia, mostrando amor pelo pecador ao mesmo tempo que aborrecemos o pecado com ódio perfeito. Manuscrito 8a, 1888.

Como Paulo Corrigia os Erros

As contendas no corpo de crentes não são segundo o sistema de Deus. Elas procedem da manifestação dos atributos do coração natural. A todos quantos introduzem desordem e desunião, aplicam-se as palavras de Paulo: "E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. Com leite vos criei e não com manjar, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis." I Cor. 3:1 e 2. Paulo dirige-se aqui a um povo cujo desenvolvimento não era proporcional a seus privilégios e oportunidades. Eles deviam ter estado capazes de suportar ouvir a positiva Palavra de Deus, mas se encontravam na posição em que estavam os discípulos quando Cristo lhes disse: "Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora." João 16:12. Eles deviam ter estado muito mais adiantados no conhecimento espiritual, aptos a compreender e praticar as mais elevadas verdades da Palavra; porém não estavam santificados. Haviam esquecido que precisavam purificar-se de suas tendências hereditárias e cultivadas para o mal, e que não deviam nutrir atributos carnais.


Ev - Pag. 370  

Impossível era ao apóstolo reprovar o mau procedimento sem que alguns que professavam crer na verdade ficassem ofendidos. O testemunho inspirado não podia fazer bem a essas pessoas; pois haviam perdido o discernimento espiritual. Os ciúmes, as ruins suspeitas, as acusações, cerravam a porta à operação do Espírito Santo. Paulo se haveria de boa vontade demorado em verdades mais altas e difíceis, verdades ricas em nutrição, mas suas instruções haveriam ferido diretamente as tendências deles para os ciúmes, e não haveriam sido recebidas. Os mistérios divinos da piedade, que os teriam habilitado a apreender as verdades necessárias para aquele tempo, não podiam ser ditas. O apóstolo precisava escolher as lições que, à semelhança do leite, podiam ser tomadas sem irritar os órgãos digestivos. Verdades do mais profundo interesse não podiam ser ditas, porque os ouvintes as aplicariam e adaptariam mal, apresentando-as a novos conversos que necessitavam apenas das mais simples verdades da Palavra. ...

Santidade a Deus por meio de Cristo é requerido dos cristãos. Caso haja erros na igreja, devem merecer imediata atenção. Alguns talvez tenham de ser severamente repreendidos. Isto não é fazer nenhuma injustiça ao faltoso. O fiel médico da alma corta fundo, a fim de que não seja deixada nenhuma parte contaminada para tornar a brotar. Depois de haver sido dada a repreensão, vêm o arrependimento e a confissão, e Deus perdoará abundantemente e curará. Ele perdoa sempre que é feita a confissão. Review and Herald, 11 de dezembro de 1900.

Perturbadores de Sião

Há em nossas igrejas pessoas que professam a verdade, as quais não passam de estorvos à obra de reforma. São embaraços às rodas do carro da salvação. Esta classe encontra-se em freqüentes provas. Dúvidas, ciúmes, suspeitas, são frutos do egoísmo, e parecem estar entretecidos em sua própria natureza. Denominarei essa classe


Ev - Pag. 371  

murmuradores crônicos da igreja. Eles lhe causam mais dano, do que dois pastores são capazes de desfazer. São uma sobrecarga à igreja, e grande peso aos ministros de Cristo. Vivem numa atmosfera de dúvidas, ciúmes e suspeitas. São exigidos muito tempo e labor dos embaixadores de Cristo para desfazer sua má obra, e restaurar na igreja a harmonia e a união. Isto saca o ânimo e as energias dos servos de Deus, incapacitando-os para a obra que Ele tem para eles - salvar da ruína as almas que perecem. O Senhor retribuirá a esses perturbadores de Sião segundo as suas obras.

Os ministros de Cristo devem ocupar seu lugar, e não serem entravados no trabalho que lhes cabe por esses agentes de Satanás. Haverá bastantes desses para duvidar e torcer, e criticar para manter os ministros de Deus constantemente ocupados, caso eles se permitam ser detidos na grande obra de dar a última salvadora mensagem de advertência ao mundo. Caso a igreja não tenha força para se opor aos sentimentos profanos, rebeldes dos murmuradores da igreja, melhor é deixar cair ao mar igreja e murmuradores juntamente, do que perder a oportunidade de salvar centenas que formariam igrejas melhores, e que possuem em si mesmas os elementos da força, da união e do poder.

A melhor maneira de agir para os pastores e as igrejas, é deixar essa classe crítica e torcida voltar ao seu próprio elemento, e remar para longe da praia, atirar-se ao mar alto, lançando a rede do evangelho novamente em busca de peixes que lhes compensem o trabalho com eles. Satanás exulta quando abraçam a verdade homens e mulheres naturalmente críticos e que lançarão contra o progresso da obra de Deus toda treva e entraves que lhes for possível. Os pastores não podem agora, nesta importante fase da obra, ser detidos para escorar homens e mulheres que vêem e sentiram


Ev - Pag. 372  

uma vez a força da verdade. Cumpre-lhes firmar em Cristo cristãos que crêem - em Cristo, que é capaz de os suster e guardar irrepreensíveis para Sua vinda, ao irem eles para novos campos de labor. The True Missionary, fevereiro de 1874.

Rebatismo

Quando o Batismo Anterior Não Satisfaz

Muitos há, atualmente, que violaram, sem saber, os preceitos da lei de Deus. Quando o entendimento é esclarecido, e as reivindicações do quarto mandamento são insistentemente apresentadas à consciência, eles se reconhecem pecadores diante de Deus. "O pecado é a transgressão da lei" I João 3:4 e "qualquer que... tropeçar em um só ponto tornou-se culpado de todos." Tia. 2:10.

O sincero indagador da verdade não alega ignorância da lei como desculpa para a transgressão. A luz estava ao seu alcance. A Palavra de Deus é clara, e Cristo lhe manda examinar as Escrituras. Ele reverencia a lei de Deus como santa, justa e boa, e se arrepende de sua transgressão. Alega, pela fé, o sangue expiador de Cristo, e apodera-se da promessa de perdão. Seu batismo anterior não o satisfaz agora. Viu-se pecador, condenado pela lei de Deus. Experimentou novamente a morte para o pecado, e deseja ser de novo sepultado com Cristo no batismo, para que possa ressurgir para andar em novidade de vida. Tal atitude está em harmonia com o exemplo de Paulo batizando os judeus convertidos. Esse incidente foi registrado pelo Espírito Santo como lição instrutiva para a igreja. Sketches From the Life of Paul, pág. 133.

Não se Tornar um Ponto de Prova Para os Novos Crentes

A questão do rebatismo deve ser tratada com o


Ev - Pag. 373  

com o máximo cuidado. Depois de ser apresentada a questão do sábado e outros pontos importantes de nossa fé, e de as almas manifestarem coragem moral para se colocarem ao lado da verdade, verão esta questão à luz da Bíblia, uma vez que estejam plenamente convertidas. Mas alguns têm tratado desavisadamente desses assuntos, e Deus tem enviado repetidas reprovações. Os que colocam na frente o assunto do rebatismo, fazendo-o de tanta importância como o do sábado, não estão causando a devida impressão na mente das pessoas, nem apresentando corretamente a questão. Requer grande discriminação introduzir verdades afins com o sábado, manejando bem a Palavra, dando a cada um no devido tempo, sua porção de alimento.

Os que tomam sobre si a cruz do sábado, têm tremenda batalha a combater com o próprio eu e os interesses egoístas que se querem interpor entre sua alma e Deus. Então, ao darem este grande passo e firmarem os pés na plataforma da verdade eterna, precisam ter tempo para se habituarem a essa nova posição, sem que os apressem na questão do rebatismo. Ninguém deve tornar-se consciência para outro ou insistir e fazer pressão quanto ao rebatismo.

Isto é um assunto em que cada indivíduo precisa conscienciosamente tomar sua atitude no temor de Deus. Deve ser cuidadosamente apresentado no espírito de benignidade e de amor. Portanto, o dever de insistir não pertence a ninguém senão a Deus; dai-Lhe oportunidade de atuar por meio de Seu Espírito Santo na mente, de modo que o indivíduo seja perfeitamente convencido e satisfeito no que respeita a esse passo avançado. Nunca se deve permitir que se introduza e prevaleça nesse assunto o espírito de debate e contenda. Não tomeis a obra do Senhor das Suas para vossas próprias mãos. Os que têm tomado conscienciosamente uma atitude quanto


Ev - Pag. 374  

aos mandamentos de Deus, uma vez que se lide com eles devidamente, hão de aceitar toda verdade essencial. Exige, porém, sabedoria o lidar com a mente humana. Alguns serão mais tardios em ver e compreender algumas verdades correlacionadas do que outros, especialmente no que respeita ao rebatismo; porém há mão divina a guiá-los - um espírito divino impressionando-lhes o coração, e eles saberão o que lhes cumpre fazer, e o farão.

Nenhum de nossos zelosos irmãos faça mais que o necessário nessa questão. Estarão em risco de ir adiante do Senhor, e criar para outros provas que Ele os não solicitou a criar. Não é a tarefa de nenhum de nossos instrutores insistir no rebatismo de ninguém. Cumpre-lhes assentar os grandes princípios das verdades bíblicas; isto especialmente no que diz respeito ao rebatismo. Deixai então a Deus a obra de convencer a mente e o coração. ...

Toda alma sincera que aceita o sábado do quarto mandamento, verá e compreenderá a seu tempo o dever que lhe cabe. Mas isto levará tempo da parte de alguns. Não é um assunto a ser impelido ou forçado quanto aos que chegaram recentemente à verdade, porém esse assunto atuará como o fermento; o processo será lento e quieto, mas fará sua obra, caso nossos irmãos que ministram não sejam demasiado apressados e malogrem o desígnio de Deus.

Os que atentaram por muito tempo para esse assunto, vêem-no bem claramente, e pensam que todos os outros deviam ver tal como eles vêem. Não consideram que, para alguns dos recém-chegados à fé, isso parece como negar toda a sua vida religiosa passada. A seu tempo, porém, chegarão a ver e considerar o assunto diferentemente. Como a verdade esteja constantemente se desenvolvendo no seu espírito, verão os passos avançados que devem dar; nova luz irradiará em seu caminho; o Espírito de Deus lhes atuará na mente, uma vez que homens não interfiram e os procurem impelir às atitudes que julgam ser a verdade.


Ev - Pag. 375  

Ora, fique claramente compreendido, de tempos a tempos, em toda a nossa experiência, Deus me tem dado testemunhos de advertência para nossos irmãos relativamente ao tratar do rebatismo. Nosso bom irmão ______ e vários outros de nossos pastores, foi-me mostrado, estavam cometendo um erro em determinado ponto de sua vida em acentuar o rebatismo e fazer dele uma prova de discipulado. Esta não é a maneira por que a questão deve ser tratada. É assunto para ser lidado como um grande privilégio e bênção, e todos quantos são rebatizados, caso tenham a justa idéia acerca dessa questão, assim hão de considerá-la. Esses bons irmãos não estavam levando os recém-chegados à fé passo a passo, cautelosamente, e o resultado é que alguns se desviaram da verdade, quando um pouco de tempo e um trato benigno e cuidadoso com eles haveriam impedido todos esses tristes resultados. Carta 56, 1886.

Reconversão e Rebatismo de Adventistas do Sétimo Dia

O Senhor requer decidida reforma. E quando uma alma está verdadeiramente reconvertida, seja ela rebatizada. Renove ela seu concerto com Deus, e Deus renovará Seu concerto com ela. ... Importa haver reconversão entre os membros, para que, como testemunhas de Deus, testifiquem da autoridade e poder da verdade que santifica a alma. Carta 63, 1903.

Providenciar Edifícios de Igreja

Monumentos da Verdade

Quando se desperta um interesse em qualquer vila ou cidade, esse interesse deve ser atendido. O lugar deve ser cabalmente trabalhado, até que se erga humilde casa de culto como sinal, um monumento do sábado de Deus, uma luz em meio da treva moral.


Ev - Pag. 376  

Esses monumentos devem ser construídos em muitos lugares como testemunhas da verdade. Em Sua misericórdia, Deus providenciou para que os mensageiros do evangelho vão a todo país, e língua, e povo, até que a bandeira da verdade seja plantada em todas as partes do mundo habitado. Testimonies, vol. 6, pág. 100.

Uma Obra Estável

Onde quer que se levante um grupo de crentes, deve construir-se uma casa de culto. Não deixem os obreiros o lugar sem fazer isto.

Em muitos lugares em que a mensagem tem sido pregada e almas a têm aceito, elas se encontram em situação restrita, e não podem fazer senão pouca coisa no sentido de assegurar vantagens que dariam crédito à obra. Muitas vezes isto torna difícil o estender o trabalho. Ao se interessarem as pessoas na verdade, é-lhes dito por pastores de outras igrejas e essas palavras são ecoadas pelos membros da igreja -"Esse povo não tem igreja, e vocês não têm lugar de culto. Vocês são um pequeno grupo, pobre e iletrado. Dentro de pouco tempo os pastores irão embora, e então o interesse se extinguirá. Então vocês abandonarão todas essas idéias novas que aceitaram".

Podemos nós supor que isto não cause forte tentação aos que vêem as razões de nossa fé, e são convencidos pelo Espírito de Deus quanto à verdade presente? Tem de ser muitas vezes repetido que, de um pequeno começo, podem-se desenvolver grandes interesses. Caso se manifestem de nossa parte sabedoria, santo discernimento e hábil direção no fundamentar os interesses do Reino de nosso Redentor, faremos tudo em nosso poder para assegurar o povo da estabilidade de nossa obra. Humildes santuários serão erguidos, onde os que aceitarem a verdade encontrem um lugar para adorar a Deus segundo


Ev - Pag. 377  

os ditames de sua consciência. Testimonies, vol. 6, págs. 100 e 101.

Propriedades na Cidade

Em toda cidade em que a verdade for proclamada, devem-se construir igrejas. Em algumas cidades grandes, importa haver templos em várias partes da cidade. Em alguns lugares, oferecer-se-ão casas de culto por preços razoáveis, as quais se podem comprar com vantagem. Carta 168, 1909.

Não Mais Humildes que Nossas Habitações

Tem havido ocasiões em que pareceu necessário adorar a Deus em lugares bem humildes; mas o Senhor não retirou o Seu Espírito nem recusou Sua presença por causa disto. Era o melhor que Seu povo podia fazer no momento, e caso O adorassem em espírito e verdade, Ele não reprovaria ou condenaria jamais os seus esforços. Ele, porém, nos tem abençoado com recursos, e gastamos esses meios em tornar nossas casas atrativas, em fazer projetos e executá-los para nos agradar, honrar e glorificar a nós mesmos; se estamos contentes de assim deixar a Deus fora de nossos planos e adorá-Lo em um lugar muito mais pobre e mais inconveniente do que aquele em que nós mesmos queremos viver; se, digo, nossos desígnios egoístas são assim tornados supremos e Deus e Seu culto secundários, Ele não nos concederá a Sua bênção. Manuscrito 23, 1886.

Simples, Correto e Perfeito em Sua Construção

Não temos nenhuma ordem de Deus para construir um edifício que se compare ao templo em riqueza e esplendor. Mas cumpre-nos construir uma humilde casa de culto, simples, correta e perfeita em sua construção.

Vejam então os que têm recursos que sejam tão liberais e de bom gosto no construir um templo em que adorem a Deus, como foram em localizar e construir e mobiliar sua própria casa. Manifestem eles boa vontade e desejo de mostrar


Ev - Pag. 378  

maior honra a Deus do que a si mesmos. Edifiquem com bom gosto, mas não com extravagância. Seja a casa construída conveniente e cabalmente, de modo que, ao ser ela apresentada a Deus, Ele a possa aceitar e fazer Seu Espírito pousar sobre os adoradores que visam unicamente a Sua glória. Coisa alguma deve interferir entre a glória de Deus e nós; nada de planos egoístas, nem expedientes egoístas nem desígnios egoístas. Deve haver concórdia. Manuscrito 23, 1886.

Edifícios Sólidos

Alguns talvez perguntem: Por que usa a irmã White sempre as palavras "simples, correto e sólido" ao falar de edifícios? É porque desejo que nossos prédios representem a perfeição que Deus requer de Seu povo.

"Mas", dirá alguém, "se o Senhor vem tão logo, porque insiste a senhora em que nossos construtores ponham o melhor material nos edifícios que constroem?" Ousaríamos nós consagrar a Deus uma casa feita de material barato, e construída de maneira tão imperfeita que ela quase seja erguida de seus alicerces quando sacudida por um vento forte? Ficaríamos envergonhados de pôr material sem valor numa construção para o Senhor. E eu não aconselharia ninguém a pôr material sem valor numa casa. Não vale a pena. O soalho de nossa residência deve ser de madeira bem seca. Isto custará um pouco mais, mas poupará afinal bastante aborrecimento. A estrutura de um edifício deve ser bem igualada e bem ajuntada. Cristo é nosso exemplo em tudo. Ele trabalhava no ofício de carpinteiro com Seu pai José, e todo artigo que fazia, era bem feito, as diferentes partes se ajustando exatamente, o todo capaz de suportar a prova.

Seja o que for que fizerdes, seja isto feito tão bem quanto o possam fazer os retos princípios e vossa força e habilidade. Seja vossa obra segundo o modelo que vos foi mostrado no monte.


Ev - Pag. 379  

Os edifícios construídos em breve serão rigorosamente provados. Manuscrito 127, 1901.

Os Membros Ajudarem a Construir

Ao ser erguida uma igreja, os membros devem levantar-se e construir. Trabalhem os recém-convertidos por suas mãos, sob a orientação de um pastor guiado pelo conselho de seus colegas de ministério, dizendo: Necessitamos de uma igreja, e precisamos ter uma, e faremos, cada um, o melhor que nos for possível em ajudar a construir. ...

Revelemos a Cristo fazendo progresso. Deus roga aos que professam seguir a Jesus que façam esforços animosos e unidos em Sua causa. Faça-se isto, e em breve ouvir-se-ão vozes de ações de graças: "Que coisas Deus tem obrado!" Carta 65, 1900.

Auxílio Financeiro de Fora

Todos devemos estar bem alerta quanto ao fato de que, ao abrir-se o caminho, podemos adiantar a obra nas grandes cidades. Estamos muito atrasados em seguir as instruções para entrar nessas cidades, e construir monumentos para Deus. Passo a passo devemos levar almas à plena luz da verdade. Cumpre-nos continuar trabalhando até que se organize uma igreja, e seja edificada uma humilde casa de culto. Sou grandemente animada a crer que muitas pessoas não pertencentes à nossa fé ajudarão consideravelmente com seus recursos. A luz que me é dada é que em muitos lugares, especialmente nas grandes cidades da América do Norte, essas pessoas hão de dar auxílio. Review and Herald, 30 de setembro de 1902.

Diferentes Estilos Arquitetônicos

Constroem-se igrejas em muitos lugares, porém estas não precisam ser todas construídas precisamente no mesmo estilo. Vários estilos de construção se podem adaptar aos vários lugares.

No peitoral do sumo sacerdote havia muitas pedras, mas cada uma tinha seu aspecto especial, acrescentando à beleza do todo. Cada pedra tinha seu significado especial, apresentando sua importante mensagem de Deus. Havia muitas pedras


Ev - Pag. 380  

porém um só peitoral. Assim há muitas mentes, mas uma só Mente. Na igreja há muitos membros, tendo cada um suas características particulares, porém todos formam uma só família. Carta 53, 1900.

Atender à Ventilação

Sábado de tarde, a bela e cômoda casa de oração de ______ estava repleta. O dia estava quente, e necessitava-se de abundante ventilação. Mas as belas janelas coloridas não haviam sido feitas para abrir. Em resultado, a congregação sofria intensamente, e a oradora estava tão intoxicada, que por uma semana sofreu grandemente, e mal pôde atender a um dos três compromissos que tinha na cidade de Nova Iorque. Por que há de um povo possuidor de abundantes informações no que respeita à saúde, à higiene e à ventilação, permitir que igrejas mal construídas permaneçam ano após ano na condição de fechados reservatórios de ar envenenado? Review and Herald, 25 de novembro de 1909.

Prover a Escola de Igreja

Obreiros em um novo território não se devem sentir à vontade para deixar seu campo de trabalho enquanto não houverem sido providenciados os necessários recursos para as igrejas sob seu cuidado. Não somente se deve erguer humilde casa de culto, como tomar todas as providências necessárias para o estabelecimento permanente da escola de igreja.

Esta questão foi-me claramente apresentada. Vi surgindo em diferentes lugares novos grupos de crentes, e casas de culto sendo estabelecidas. Os recém-chegados à fé ajudavam com mãos voluntárias, e os que dispunham de meios, ajudavam com eles. Na parte térrea da igreja, acima do solo, foi-me mostrada uma sala providenciada para escola onde as crianças se pudessem educar nas verdades da Palavra de Deus. Professores consagrados foram escolhidos para ir a esses lugares.


Ev - Pag. 381  

Não havia grande número na escola, mas constituía um feliz começo. Testimonies, vol. 6, pág. 108.

Avançar

Ao iniciarmos a obra em um campo, e reunirmos um grupo, consagramos os membros a Deus e então atraímo-los a unirem-se conosco em construir humilde casa de culto. Depois, quando a igreja está terminada e é consagrada ao Senhor, passamos adiante a outros campos. Veio-nos, clara e distinta, a ordem: "Ide avante"; e assim que a mensagem de advertência foi dada em um lugar, e levantaram-se homens e mulheres para continuar a obra ali, passamos às partes não trabalhadas da vinha do Senhor. Carta 154, 1899.

Avante Para Novos Campos

Os Membros da Igreja Ensinados a Manterem-se Sozinhos

Ao viajar pelo Sul em caminho para as reuniões, vi uma cidade após outra que ainda não havia sido trabalhada. Por quê? Os pastores estão rondando entre as igrejas que conhecem a verdade enquanto milhares perecem sem Cristo.

Se fossem dadas as devidas instruções, caso fossem seguidos métodos apropriados, todo membro da igreja faria seu trabalho como membro do corpo. Faria trabalho missionário cristão. Mas as igrejas estão morrendo, e querem um pastor que lhes pregue.

Devem ser ensinados a dar fielmente o dízimo a Deus, para que os possa fortalecer e abençoar. Devem ser postos em ordem de trabalho, para que possam receber o alento do Senhor. Deve-se-lhes ensinar que, a não ser que possam permanecer por si sós, sem um pastor, precisam converter-se, sendo de novo batizados. Necessitam nascer de novo. Manuscrito 150, 1901.


Ev - Pag. 382  

Trabalhar Pelas Almas

Em vez de conservar os pastores trabalhando pelas igrejas que já conhecem a verdade, digam os membros das igrejas a esses obreiros: "Ide trabalhar pelas almas que perecem nas trevas. Nós mesmos levaremos avante os trabalhos da igreja. Nós realizaremos as reuniões, e, estando em Cristo, manteremos vida espiritual. Trabalharemos pelas almas que estão ao nosso redor, e elevaremos nossas orações e mandaremos nossas ofertas para manter os obreiros nos campos mais necessitados e destituídos de auxílio." Testimonies, vol. 6, pág. 30.

Chamado dos Obreiros das Associações Para Novos Campos

Como regra geral, os obreiros das associações devem sair das igrejas para novos campos, usando a habilidade que Deus lhes deu para buscar e salvar os perdidos. Carta 136, 1902.

Há Necessidade de Trabalho Intensivo

Nossos pastores devem planejar sabiamente, como mordomos fiéis. Devem sentir que não é seu dever rondar as igrejas já formadas, mas antes fazer trabalho evangélico ativo, pregando a Palavra e fazendo trabalho de casa em casa nos lugares que ainda não ouviram a verdade. ... Verão que nada é mais animador do que fazer trabalho evangelístico em novos campos. Carta 169, 1904.

Se os pastores saíssem do caminho, se eles fossem para novos campos, os membros seriam obrigados a levar as responsabilidades, e sua capacidade aumentaria pelo uso. Carta 56, 1901.

As Forças do Ministério São Gastas nas Igrejas Estabelecidas

Nosso povo tem tido grande luz, e ainda muita de nossa força ministerial é consumida nas igrejas, ensinando aqueles que deveriam ser mestres; iluminando os que deveriam ser "a luz do mundo"; regando aqueles de quem deveriam fluir fontes de água viva; enriquecendo os poderiam


Ev - Pag. 383  

ser verdadeiras minas de verdades preciosas; repetindo o convite do evangelho aos que deviam estar espalhados até às mais distantes partes da Terra, comunicando a mensagem dos Céus a muitos que não tiveram os privilégios que eles têm desfrutado; alimentando os que deveriam estar nos caminhos e valados dando o convite: "Vinde, que já tudo está preparado." Luc. 14:17. Vinde ao banquete do evangelho; vinde à ceia do Cordeiro; "que já tudo está preparado".

Agora é o tempo para lutar fervorosamente com Deus. Nossas vozes se devem unir à do Salvador naquela maravilhosa oração: "Venha o Teu reino. Seja feita a Tua vontade, tanto na Terra como no Céu." Mat. 6:10. Encha-se toda a Terra de Sua glória. Muitos poderão perguntar: "Para estas coisas quem é idôneo?" A responsabilidade repousa sobre cada indivíduo. "Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus." II Cor. 3:5. Review and Herald, 23 de julho de 1895.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>