Evangelismo

CAPÍTULO 17

Trabalho em Favor de Classes Especiais

Ev - Pag. 552  

Trabalhar por Todas as Classes

Pregar a Verdade a Todas as Classes

O convite do evangelho deve ser feito aos ricos e pobres, aos elevados e aos humildes e precisamos imaginar meios para levar a verdade a novos lugares, e a todas as classes de pessoas. Medicina e Salvação, pág. 312.

Dai-lhe uma Oportunidade de Compreender

Não deixeis que ninguém conceba a idéia de que os pobres e iletrados devam ser passados por alto. Os devidos métodos de trabalho não os excluirão de maneira alguma. Foi um dos testemunhos do messiado de Cristo o ser o evangelho pregado aos pobres. Devemos considerar o assunto de modo a dar a todas as classes uma oportunidade de compreender as verdades especiais para este tempo. Review and Herald, 25 de novembro de 1890.

Uma Mensagem Salvadora Para Toda Alma

Muitos têm profundo senso de necessidade que as riquezas terrenas ou os prazeres daqui não podem satisfazer; não sabem, porém, como alcançar aquilo por que anseiam.

O evangelho de Cristo é, de princípio a fim, o evangelho da graça salvadora. Ele é uma idéia distintiva e dominante. Será um auxílio aos necessitados, luz para os olhos cegos à verdade, e guia às almas em busca do verdadeiro fundamento. Salvação plena e perpétua acha-se ao alcance de toda alma. Cristo espera e almeja dar perdão, e comunicar a graça gratuitamente oferecida. Ele vela e espera. Dizendo como disse


Ev - Pag. 553  

ao cego de Jericó: "Que queres que te faça?" Mar. 10:51. Tirar-te-ei os pecados; lavar-te-ei em Meu sangue.

Em todas as estradas da vida há almas a serem salvas. Os cegos estão tateando nas trevas. Comunicai-lhes a luz, e Deus vos abençoará como colaboradores Seus. Carta 60, 1903.

Os Planos Para as Classes Elevadas Alcançarão a Todos

Alçai vossa mente à grandeza da obra. Vossos planos estreitos, as idéias limitadas, não devem ser incluídos em vossos métodos de trabalho. Precisa haver reforma a esse respeito, e mais recursos entrarão para habilitar a obra a ser elevada à alta e exaltada posição que sempre deve ocupar. Haverá homens de recursos que discernirão alguma coisa do caráter da obra, se bem que não tenham coragem de tomar a cruz e sofrer o descrédito que acompanha a verdade impopular. Alcançai primeiro as classes elevadas, se possível, mas sem que haja negligência das mais humildes.

O caso tem sido, todavia, que os planos e esforços têm sido moldados em muitos campos de tal jeito, que só se podem alcançar as classes mais humildes. Podem-se imaginar métodos para atingir as classes mais altas, que necessitam a luz da verdade da mesma maneira que as inferiores. Estas vêem a verdade, mas se acham, por assim dizer, na servidão da pobreza, e vêem a fome diante de si, caso aceitem a verdade. Planejai para aproximar-vos das classes altas, e não deixareis de alcançar as mais desfavorecidas. Carta 14, 1887.

Talento e Influência Convertidos

Os servos de Deus não devem gastar tempo e energias em trabalhar por aqueles cuja vida toda tem sido consagrada ao serviço de Satanás, a ponto de o ser inteiro se achar corrompido. Ao


Ev - Pag. 554  

virem os desprezados, e eles virão como foram a Cristo, não lho devemos proibir. Mas Deus chama obreiros a trabalharem por aqueles de classe mais elevada que, se convertidos, poderão por sua vez trabalhar pelos de sua própria posição. Ele quer ver convertidos talentos e influências, alistados em Sua obra. O Senhor está trabalhando em homens e mulheres de talento e influência, levando-os a unirem-se com aqueles que estão dando a última mensagem de misericórdia ao mundo. Manuscrito 6, 1902.

Os Métodos de Paulo Alcançaram Todas as Nações e Povos

Paulo reuniu, em suas viagens, as missões internas e estrangeiras. Ora prega aos judeus em seu lugar de culto. Ora prega aos gentios diante de seu templo e na própria presença de seus deuses. Tampouco proclama Paulo aos judeus um Messias que veio destruir a velha dispensação, mas sim que veio desenvolver toda a dispensação judaica de acordo com a verdade.

Aqueles dentre os discípulos que levaram a palavra da verdade mais longe, estavam prontos a suportar a prova de qualquer entrevista com os que se mantinham próximos de casa. Aí obteve o cristianismo decidida vitória, e os conversos judeus tomaram a elevada posição de reconhecer que o cristianismo e a salvação eram para todas as nações, línguas e povos sobre a face da Terra. Carta 17, 1900.

Alcançar Homens de Recursos e de Influência

Levar o Chamado aos Líderes no Comércio e no Governo

O chamado a ser feito nos "caminhos", tem de ser proclamado a todos quantos têm parte ativa nas obras do mundo, aos mestres e dirigentes do povo. Aos que têm sobre


Ev - Pag. 555  

si pesadas responsabilidades na vida pública, médicos e professores, advogados e juízes, funcionários públicos e comerciantes, deve ser dada uma mensagem clara, distinta. Testimonies, vol. 6, pág. 78.

Buscar os Influentes

Aqueles que pertencem às camadas sociais mais elevadas devem ser procurados com terna afeição e respeito fraternal. Homens de negócios, em altas posições de confiança, homens de faculdades inventivas e intuição científica, homens talentosos, mestres do evangelho, cuja atenção não foi dirigida para as verdades especiais deste tempo - esses devem ser os primeiros a ouvir o convite. A eles deve ser feito o convite. Parábolas de Jesus, pág. 230.

Muito falamos e escrevemos acerca dos pobres negligenciados; não se deveria dar alguma atenção aos negligenciados ricos? Muitos consideram essa classe como sem esperança, e pouco fazem para abrir os olhos dos que, cegados e deslumbrados pelo poder de Satanás, perderam de vista a eternidade. Milhares de ricos baixaram à sepultura sem serem advertidos porque foram julgados pelas aparências, e passados por alto como casos desesperados. Mas, por mais indiferentes que pareçam, foi-me mostrado que a maioria dessa classe é de almas opressas. Milhares de ricos acham-se famintos quanto ao alimento espiritual. Muitos que ocupam cargos oficiais, sentem a própria necessidade de alguma coisa que não possuem. Poucos entre eles vão à igreja, porque acham que não recebem nenhum benefício. O ensino que ouvem não toca a alma. Não faremos nós esforço pessoal em seu favor? Testemunhos Seletos, vol. 2, págs. 386 e 387.

Obreiros Hábeis Para Trabalhar com as Classes Mais Altas

Não se tem feito o esforço devido para atingir as classes mais altas. Ao passo que nos cumpre pregar o evangelho aos pobres, devemos apresentá-lo também, em seu mais atrativo aspecto aos que são dotados de capacidade e de talento,


Ev - Pag. 556  

e fazer esforços muito mais sábios e decididos, no temor de Deus, do que têm sido feitos até aqui, a fim de conquistá-los à verdade.

Para isto conseguir, porém, todos os obreiros se devem manter em um elevado nível de entendimento. Não podem fazer esta obra e imergir em um nível baixo, comum, achando que não importa muito a maneira por que trabalham, ou o que dizem, uma vez que estão trabalhando pelas classes pobres e ignorantes. Têm de aguçar-se, e estar aparelhados e preparados a fim de apresentar inteligentemente a verdade às classes mais elevadas, e alcançá-las. Seu espírito precisa erguer-se mais alto, e manifestar maior vigor e clareza. ...

Uma razão por que não se têm feito até aqui esforços em benefício das classes mais altas como vos tenho apresentado, é a falta de fé e verdadeiro ânimo em Deus. Manuscrito 14, 1887.

Com um Anzol Devidamente Iscado

Os inteligentes, os cultos, são por demais passados por alto. O anzol não está iscado para apanhar esta classe, e não são ideados, com oração, meios e métodos para alcançá-los com a verdade capaz de torná-los sábios para a salvação. Muito em geral, os seguidores da moda, os ricos, os orgulhosos, compreendem pela experiência, que a felicidade não se consegue com a soma de dinheiro que possuem, nem por custosos edifícios, nem mobiliários e quadros ornamentais. Querem alguma coisa que não possuem. Mas essa classe se atrai uma à outra, e difícil é encontrar acesso a elas; e por isso muitos estão a perecer em seus pecados, anelando algo que lhes dê descanso e paz, e tranqüilidade de espírito. Necessitam de Jesus, a luz da justiça.

Há certa rotina de trabalhos realizados de certa maneira a qual faz com que uma vasta classe fique intacta. ...

Os ricos deixados sós, sem nenhum esforço para salvá-los,


Ev - Pag. 557  

ficam mais e mais fechados em suas próprias idéias. Sua própria corrente de pensamentos e associações, perde de vista a eternidade. Tornam-se mais orgulhosos e egoístas, duros de coração e insensíveis à impressão, suspeitosos de que todos queiram tirar dinheiro, ao passo que os pobres são invejosos dos ricos, que necessitam mais de piedade do que de ser invejados. Levai-os, a todos esses, para debaixo do poder da verdade salvadora, e a obra da edificação do reino de Deus irá avante com muito maior êxito. Manuscrito 66, 1894.

Encantados Pela Verdade Bíblica

Homens que ocupam altas posições de confiança no mundo, ficarão encantados com uma clara, direta declaração da verdade escriturística. Carta 111, 1904.

Evitar Argumentos Incisivos

Os grandes homens, os homens cultos, podem melhor ser atingidos pela simplicidade de uma vida piedosa, do que pelos argumentos incisivos que se possam acumular sobre eles. Causam-se boas impressões quando a religião é cheia de vitalidade, de molde a promover vida e progresso. Quando a preciosa semente da verdade encontrar abrigo no coração, o recebedor, pelo Espírito de Cristo, descobrirá a pecaminosidade das paixões, das vaidades, da ignorância humanas. Tudo isto deve ser expurgado do templo da alma, tornando-se a graça de Deus um princípio permanente. Então todos os princípios da verdade florescerão no jardim de Deus: humildade, mansidão, paciência e amor. Carta 6b, 1890.

A Verdade Presente em Figuras e Parábolas

A verdade deve ser apresentada em diferentes modos. Alguns nas mais altas esferas da vida apreendê-la-ão quando apresentada em figuras e parábolas. Medicina e Salvação, pág. 318.

Atraídos Pela Simplicidade do Evangelho

Mesmo os grandes homens são mais facilmente atraídos pela simplicidade do evangelho do que por qualquer esforço feito no poder


Ev - Pag. 558  

humano. Precisamos mais de Deus e muito menos do próprio eu. Deus realizará pelo mais fraco dos instrumentos humanos possuído de Seu Espírito. Carta 72, 1899.

O Talento da Inteligência e dos Bens

Devemos fazer trabalho especial por aqueles que estão em elevada posição de confiança. O Senhor pede àqueles a quem confiou os Seus bens, que usem em Seu serviço os seus talentos de intelecto e de bens. Alguns serão impressionados pelo Espírito Santo a investir os recursos do Senhor de modo que Sua obra vá avante. Eles cumprirão o Seu propósito ajudando a criar centros de influência em nossas grandes cidades. Nossos obreiros devem fazer diante desses homens uma clara exposição de nossas necessidades. Que eles saibam de que necessitamos para ajudar os pobres e necessitados e para estabelecer a obra em bases firmes. Medicina e Salvação, pág. 329.

Trabalhar por Homens Como Cornélio

Podemos aprender uma lição do caso de Cornélio, lição que bem faremos em compreender. O Deus do Céu envia Seus mensageiros à Terra para movimentar uma cadeia de circunstâncias que porão Pedro em ligação com Cornélio, para que este aprenda a verdade. Mediante o ministério dos anjos, Pedro é posto em cooperação com as almas indagadoras que já têm tudo preparado para ouvir a verdade e receber mais luz. ...

A conversão de Cornélio e sua casa, foram apenas as primícias de uma colheita a ser feita no mundo. Dessa casa foi levada avante em uma cidade pagã uma vasta obra de graça. Carta 17, 1900.

É preciso que haja um despertamento entre o povo de Deus, para que Sua obra seja levada avante com poder. Necessitamos o batismo do Espírito Santo. Necessitamos compreender que Deus acrescentará às fileiras de Seu povo homens


Ev - Pag. 559  

de capacidade e influência, os quais hão de desempenhar sua parte no advertir o mundo. Nem todos no mundo são desenfreados e pecaminosos. Deus tem muitos mil que não dobraram os joelhos a Baal. Há homens tementes a Deus nas Igrejas caídas. Se assim não fora, não nos seria dada a mensagem a proclamar: "Caiu! Caiu Babilônia. ... Apoc. 14:8. Sai dela, povo Meu." Apoc. 18:2 e 4.

O evangelho deve ser proclamado em nossas cidades. Homens de saber e influência têm de ouvir a mensagem. Não só brancos, mas homens negros dotados de habilidade, hão de aceitar a fé. Estes hão de trabalhar por seu povo, e devem ser apoiados no efetuar a obra que o Senhor deseja que seja feita.

Importa introduzir-se na obra de Deus muito mais oração, muito mais semelhança com Cristo, muito mais conformidade com a vontade de Deus. A ostentação, o extravagante dispêndio de meios, não realizarão a obra a ser feita. Muitos estão anelando por um sopro da vida do Céu. Reconhecerão o evangelho ao ser-lhes levado pela maneira designada por Deus.

Cristo veio a um mundo movimentado, cheio do ruído e altercações do comércio, onde os homens buscavam egoistamente tirar para si tudo quanto pudessem; e, acima do burburinho, como a trombeta de Deus, fez ouvir Sua voz: "Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? ou que dará o homem em recompensa da sua alma?" Mat. 16:26.

Cristo indica aos homens um mundo mais nobre, com o qual deixaram de contar, e declara que a única cidade que perdurará, é aquela cujo artífice e construtor é Deus. Mostra-lhes o limiar do Céu, inundado da glória viva de Deus, e assegura-lhes que os tesouros celestes são para aqueles que vencem. Convida-os a porfiar com santificada ambição


Ev - Pag. 560  

por assegurar a herança imortal. Insiste para que entesourem junto ao trono de Deus. Então, em vez de sobrecarregar-se quase além de suas forças para adquirir riquezas terrenas, eles trabalharão com todas as faculdades do corpo e da mente por Cristo. Empregando seus talentos e meios para ganhar almas para Ele, estarão realizando uma obra mais importante que qualquer outra que haja no mundo.

Há entre os homens de dinheiro na Terra, alguns que darão ouvidos à mensagem de advertência: "Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas desfrutarmos; que façam o bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente e sejam comunicáveis; que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a vida eterna." I Tim. 6:17-19. Carta 51, 1902.

Reis e Governadores Devem Ouvir

A luz deve ser levada perante reis e perante os grandes homens da Terra, ainda que a recebam da mesma maneira por que o fez Faraó ao testemunho dos servos do Senhor, e perguntem: "Quem é o Senhor, cuja voz eu ouvirei?" Êxo. 5:2.

Reis, governadores e grandes homens ouvirão sobre vós por intermédio do testemunho dos que vos são adversários, e vossa fé e vosso caráter serão deturpados diante deles. Mas os que são assim falsamente acusados terão oportunidade de aparecer na presença de seus acusadores a fim de responderem por si mesmos. Terão o privilégio de levar a luz perante aqueles que são chamados os grandes da Terra, e se houverdes estudado a Bíblia, se estiverdes preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que pedir uma razão da esperança que há em vós, vossos inimigos não serão capazes


Ev - Pag. 561  

de contradizer vossa sabedoria. Review and Herald, 26 de abril de 1892.

Advertir os Líderes Nacionais

Os governadores das nações precisam pôr os pés na plataforma da verdade eterna. Não se deixe que, por causa da ignorância, construam sua casa sobre a areia. Esses homens não devem ser adorados como deuses. Eles são responsáveis perante Deus pelo seu procedimento. Terão de responder diante dEle quanto a se tornarem ou não um cheiro de morte para morte para os que se acham sob sua jurisdição. Carta 187, 1903.

Os Perigos da Prosperidade

Aprendemos, na história dos homens, quão perigosa é a prosperidade. Não são os homens que perderam o dinheiro e as propriedades os que se encontram em maior risco, mas os que obtiveram fortuna e se acham em alta posição. Estes necessitam de cuidadoso e diligente trabalho. A adversidade pode deprimir, mas a prosperidade eleva à presunção.

Solicitam-se freqüentemente orações em favor de homens e mulheres que se acham em aflição, e assim deve ser; as mais fervorosas orações, porém, devem ser pedidas em benefício daqueles que se acham colocados em situação próspera. Estes homens estão no maior perigo de perder a alma. No vale da humilhação, é-nos possível andar com segurança, enquanto reverenciamos a Deus e nEle pomos nossa confiança. No exaltado pináculo em que se ouvem os louvores, onde nossa sabedoria e grandeza são aplaudidas, necessitamos de poder especial, um braço especial que nos sustenha.

Eis o aspecto em que nos cumpre considerar os que não pertencem a nossa fé. Os homens exaltados e louvados precisam maior auxílio na simplicidade de Cristo, do que recebem. Necessitam de mais fervorosa e perseverante oração, a fim de serem salvos da destruição. Carta 72, 1899.


Ev - Pag. 562  

pastores de Outras Denominações

Aproximar-se de pastores de Outras Denominações

Nossos pastores devem procurar aproximar-se dos pastores de outras denominações. Orai por estes homens e com eles, por quem Cristo está fazendo intercessão. Pesa sobre eles solene responsabilidade. Como mensageiros de Cristo, cumpre-nos manifestar profundo e fervoroso interesse nestes pastores do rebanho. Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 376.

Importância de Trabalhar por Outros pastores

Deve-se dispensar o mais prudente e mais firme trabalho aos pastores que não pertencem a nossa fé. Muitos há que não sabem nada melhor do que serem desviados por pastores de outras Igrejas. Orem e trabalhem obreiros fiéis, tementes a Deus e fervorosos, cuja vida está escondida com Cristo em Deus, orem e trabalhem, digo, pelos pastores sinceros que foram ensinados a interpretar mal a Palavra da Vida.

Nossos pastores devem fazer sua obra especial o trabalhar por pastores. Não devem entrar em polêmica com eles mas, com a Bíblia na mão, insistir com eles para que estudem a Palavra. Feito isto, muitos pastores que agora pregam o erro hão de pregar a verdade para este tempo. Carta 72, 1899.

Sabedoria Para Alcançar Pessoas de Influência

Muito tem sido perdido por nosso povo devido a seguirem planos tão estreitos, que as classes mais inteligentes, mais bem-educadas, não são atingidas. Demasiadas vezes tem a obra sido dirigida de tal maneira, que os incrédulos recebem a impressão de ser ela de bem pouca importância - um extraviado rebento do entusiasmo religioso, de todo abaixo de sua atenção. Muito se tem perdido por falta de métodos sábios de trabalho. Cumpre fazer todo esforço a fim de dar reputação e dignidade à obra.

Muita sabedoria é necessária para atingir pastores e homens de influência. Mas por que haviam eles de ser negligenciados


Ev - Pag. 563  

como têm sido por nosso povo? Esses homens são responsáveis diante de Deus exatamente na proporção dos talentos a eles confiados. Onde foi dado muito, muito também se pedirá. Não deve haver mais profundo estudo e muito mais oração por sabedoria, para que aprendamos a maneira de aproximar-nos dessas classes? Não se deve usar de sabedoria e tato para conquistar essas almas que, caso sejam verdadeiramente convertidas, serão instrumentos polidos nas mãos de Deus para chegar a outros? ... Caso nos seja possível ganhar para Cristo e a verdade almas a quem Deus confiou grandes aptidões, nossa influência, por intermédio deles, estender-se-á constantemente, e tornar-se-á uma força de vasto alcance para o bem.

Deus tem a fazer uma obra que os obreiros ainda não compreenderam plenamente. pastores e homens de saber do mundo têm de ser provados pela luz da verdade presente. A terceira mensagem angélica tem de ser-lhes apresentada adequadamente, em sua verdadeira dignidade. Importa que haja mais diligente buscar a Deus, mais cabal estudo; pois as faculdades mentais serão exercitadas ao máximo delineando planos que ponham a obra de Deus em mais elevada plataforma. Aí é que ela devia ter estado sempre, mas as idéias estreitas dos homens e seus planos restritos a têm restringido e abaixado. Review and Herald, 25 de novembro de 1890.

Nem Todos Aceitarão a Verdade

Depois dos mais diligentes esforços feitos para levar a verdade àqueles a quem Deus confiou grandes responsabilidades, não vos desanimeis se eles rejeitam a verdade. Fizeram o mesmo nos dias de Cristo. Certificai-vos de manter alta a dignidade da obra por bem organizados planos e piedosa conversação. Não penseis que pusestes demasiado alta a norma. Carta 12, 1887.

Falar em Outras Igrejas

Talvez tenhais oportunidade de falar em outras Igrejas. Aproveitando essas ocasiões, lembrai-vos


Ev - Pag. 564  

das palavras do Salvador: "Portanto, sede prudentes como as serpentes e símplices como as pombas." Mat. 10:16. Não desperteis a malignidade do inimigo com denunciadores discursos. Fechareis assim as portas à verdade. Cumpre apresentar mensagens claras. Guardai-vos, no entanto, de suscitar antagonismo. Muitas almas há a salvar. Refreai toda expressão áspera. Na palavra como na ação, sede prudentes para a salvação, representando Cristo a todos com quem entrardes em contato. Fazei com que todos vejam que tendes os pés calçados com a preparação do evangelho da paz e da boa vontade para com os homens. Maravilhosos são os resultados que havemos de ver se entrarmos na obra imbuídos do Espírito de Cristo. Há de vir-nos auxílio em nossa necessidade, se levarmos avante a obra em justiça, misericórdia e amor. A verdade triunfará, e alcançará a vitória. Manuscrito 6, 1902.

Trabalhar Pela Classe Média

Um Grupo Mais Acessível

Há uma classe mais acessível. Muitos deles são mais dignos que os mais ricos, pois os afortunados nem sempre obtiveram sua riqueza por meio dos mais estritos princípios de integridade. Alguns há que não sacrificariam princípios ou a estrita honestidade a fim de possuir qualquer quantidade de dinheiro. Esta é a classe que, sendo-lhes a verdade apresentada com sabedoria, havia de recebê-la, e daria obreiros dignos de confiança para colaborar com Deus. O obreiro, pela sabedoria dada por Deus, trabalhará de maneira a atrair essas pessoas, reunindo-as em Cristo Jesus. Manuscrito 66, 1894.

Como as Podemos Atingir?

E como alcançar o povo comum? Cristo procurou trabalhar com os mais altos dignitários da nação. Mas eles não O quiseram aceitar, porque Ele


Ev - Pag. 565  

lhes dizia a verdade. Esses dignitários possuíam elevada idéia da própria piedade. Não queriam ser instruídos. Julgavam que sua obra era instruir os outros, não serem eles mesmos ensinados. Mas dos pobres, testifica a Escritura: "E a grande multidão O ouvia de boa vontade." Mar. 12:37. "Tu, ó Deus, proveste o pobre da Tua bondade. O Senhor deu a palavra; grande era o exército dos que anunciavam as boas novas." Sal. 68:10 e 11. Manuscrito 125, 1897.

Cristo Ia ao Encontro de Seus Pensamentos

Muito poderemos fazer dentro de pouco tempo, caso trabalhemos como fazia Cristo. Podemos refletir com proveito em Sua maneira de ensinar. Ele buscava ir ao encontro dos pensamentos do povo comum. Seu estilo era claro, simples, compreensivo. Tirava Suas ilustrações das cenas com que os ouvintes estavam mais familiarizados. Pelas coisas da Natureza ilustrava as verdades de importância eterna, ligando assim o Céu e a Terra. Manuscrito 24, 1903.

Estudar a Simplicidade de Cristo

O Salvador veio "pregar o evangelho aos pobres". Em Seus ensinos empregava os termos mais simples e os mais singelos símbolos. E foi dito que "a grande multidão O ouvia de boa vontade". Mar. 12:37. Os que estão buscando fazer Sua obra neste tempo, necessitam mais profunda visão das lições por Ele dadas. A Ciência do Bom Viver, pág. 443.

O Povo do Senhor É na Maioria Gente Comum

O povo do Senhor é na maioria composto dos pobres deste mundo, do povo comum. Não muitos sábios, nem muitos poderosos, nem muitos nobres são chamados. Deus "escolheu ... pobres deste mundo". Tia. 2:5. "Aos pobres é anunciado o evangelho." Mat. 11:5. Os ricos são chamados em certo sentido; são convidados, mas não aceitam o convite. Mas nessas cidades ímpias o Senhor tem muitos que são humildes, e todavia confiantes. Manuscrito 17, 1898.


Ev - Pag. 566  

Se For Acariciada a Luz de Deus

Para Deus não existem classes sociais. Ele desconhece qualquer coisa dessa espécie. Toda alma é valiosa aos Seus olhos. Trabalhar pela salvação das almas é um emprego subidamente honroso. Não importa qual seja a forma de nosso trabalho, ou entre que classe seja, se é alta, se é baixa. À vista de Deus, essas distinções não lhe afetarão o real valor. A alma sincera, fervorosa, contrita, embora ignorante, é preciosa aos olhos do Senhor. Ele coloca Seu selo sobre os homens, julgando-os, não pela categoria que ocupam nem por sua riqueza, ou pela grandeza intelectual, mas por sua unidade com Cristo. O ignorante, o excluído, o escravo que haja aproveitado o melhor possível suas oportunidades e privilégios, se tem acariciado a luz que lhe foi dada por Deus, tem feito tudo quanto se exige. O mundo talvez lhe chame ignorante, mas Deus o considera sábio e bom, e assim o nome dele se acha registrado nos livros celestes. Deus o habilitará para O honrar, não somente no Céu mas na Terra. Obreiros Evangélicos, pág. 332.

Trabalho Pela Humanidade Caída

A Humanidade Caída é Nosso Campo

Os indolentes, os dados ao fumo, os adeptos do álcool, são muitos. Mas a verdade deve ir a eles. Ela tem operado maravilhas aqui mesmo [Austrália], e ainda fará grandes coisas. Nossa fé no Senhor Jesus Cristo e na verdade presente não deve ficar apenas com os que recebem a Cristo. Cristo morreu para salvar o mundo, e cumpre-nos trabalhar mais zelosamente no desempenho da parte que nos cabe. É nosso dever olhar à humanidade caída como nosso campo. Deus cuida deles. ... Nenhuma alma deve ser deixada em trevas. Carta 76, 1899.


Ev - Pag. 567  

Alguns Ricos Degradados a Serem Salvos

Nossas grandes cidades estão atingindo rapidamente à condição representada pelo estado do mundo antes do dilúvio, quando "viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente". Gên. 6:5. Os pecados que desonram a Deus são praticados por pessoas que habitam residências magnificentes; mas alguns dentre esse mesmo povo, ante a pregação da última e decisiva mensagem, ficarão convictos e serão convertidos.

De seu inexaurível tesouro de graça, pode Deus dotar a todos quantos a Ele forem. Olhando à humanidade caída e degradada, Ele declara que o Espírito Santo será derramado sobre toda carne. Muitos que nunca ouviram as verdades peculiares para este tempo, experimentarão a convicção do Espírito ao escutarem a mensagem de abaladora importância. ...

Deus suscitará obreiros que ocupem esferas particulares de influência, obreiros que levarão a verdade aos menos promissores lugares. Os homens dirão: "Sim", onde outrora diziam: "Não." Alguns que eram outrora inimigos, tornar-se-ão valiosos auxiliadores, promovendo a obra com seus meios e sua influência. Review and Herald, 30 de setembro de 1902.

A Obra Pelos Caídos

Coisa alguma dará tanta reputação, nem poderá dar, à obra na apresentação da verdade como ajudar o povo exatamente onde ele se encontra; como esta obra samaritana. Uma obra devidamente dirigida para salvar os pobres pecadores passados por alto pelas Igrejas, será a cunha de entrada onde a verdade encontrará lugar permanente. É preciso estabelecer-se uma ordem diferente de coisas entre nós como um povo, e ao fazer esta espécie de trabalho criar-se-ia uma atmosfera inteiramente diversa, circundando a alma dos obreiros, pois o Espírito Santo aquinhoa a todos os que fazem o serviço de Deus, e os que são movidos pelo


Ev - Pag. 568  

Espírito Santo serão uma força para o bem em elevar, fortalecer, e salvar as almas prestes a perecer. Manuscrito 14a, 1897.

Guardar o Povo de Ficar Abandonado

Devemos usar nossos meios e talentos de influência em proclamar a verdade que evitará que o povo fique abandonado. Se empreendermos a obra, que o Senhor nos deu a fazer, a verdade alcançará por muitas maneiras, muitos dessa classe. Não devemos, porém, negligenciar os ramos de trabalho que o Senhor nos instruiu especialmente quanto a levar avante. Todas as classes têm de ser alcançadas.

Caso os que trabalham pelos abandonados e caídos trabalhassem no temor do Senhor, esforçando-se por fazer aqueles por quem trabalham compreender o que seja a verdade, muitos desses desprezados se distinguiriam como filhos de Deus. Carta 143, 1904.

Escolha de Obreiros Para os Marginalizados

Grande cuidado deve tomar-se no trabalho pelos excluídos. Nem rapazes nem moças devem ser enviados aos lugares mais perigosos de nossas cidades. Os olhos e os ouvidos dos jovens devem ser guardados do mal. Há muita coisa que a juventude pode fazer pelo Mestre. Se vigiarem e orarem e puserem em Deus sua confiança, serão preparados para fazer diferentes espécies de excelente trabalho sob a supervisão de obreiros experientes. Medicina e Salvação, pág. 312.

Os Estrangeiros em Nosso Meio

Alcançar Todas as Nacionalidades, Classes e Credos

Cristo não conhecia distinção de nacionalidade, posição ou credo. Os escribas e fariseus desejavam fazer dos dons celestes um privilégio local e nacional, e excluir o resto da família de Deus no mundo. Mas Cristo veio derrubar todo o muro de


Ev - Pag. 569  

separação. Veio mostrar que Seu dom de misericórdia e amor é tão ilimitado como o ar, a luz ou a chuva que refrigera a terra. A Ciência do Bom Viver, pág. 25.

Estrangeiros em Terra Estranha

Nos cortiços e vielas das grandes cidades, nos caminhos solitários do campo, há famílias e indivíduos - talvez estrangeiros em terra estranha - que não pertencem a nenhuma igreja, e na solidão chegam a sentir que Deus deles Se esqueceu. Não sabem o que devem fazer para serem salvos. Muitos sucumbem no pecado. Muitos estão acabrunhados. Estão opressos de sofrimentos e vicissitudes, incredulidade e desespero. Acometem-nos doenças de toda espécie, da alma e do corpo. Anelam encontrar consolo para os tormentos, e Satanás tenta-os a procurá-lo nos prazeres e divertimentos que conduzem à ruína e morte. Oferece-lhes os pomos de Sodoma, que se reduzirão a cinzas em seus lábios. Gastam dinheiro naquilo que não é pão, e trabalham por aquilo que não satisfaz. Parábolas de Jesus, págs. 232 e 233.

O Desígnio de Deus Para os Estrangeiros em Nossa Terra

Ao passo que se estão elaborando planos para advertir os habitantes de várias nações em terras distantes, muito se deve fazer em benefício dos estrangeiros que vieram ter às praias de nossa própria terra. As almas na China não são mais preciosas do que as que se encontram à sombra de nossas portas. O povo de Deus deve trabalhar fielmente em terras distantes, segundo Sua providência abrir caminho; e devem também cumprir seu dever para com os estrangeiros de várias nacionalidades nas cidades e aldeias e nos distritos rurais vizinhos.

É bom que os que ocupam posições de responsabilidade estejam agora projetando sabiamente proclamar a terceira mensagem angélica às centenas de milhares de estrangeiros


Ev - Pag. 570  

residentes na América do Norte. Deus quer que Seus servos cumpram plenamente seu dever para com os inadvertidos milhões das cidades, e especialmente para com os que vieram de todas as nações da Terra a essas cidades de nosso país. Muitos desses estrangeiros, pela providência de Deus, acham-se aqui a fim de terem oportunidade de ouvir a verdade para este tempo.

Grandes benefícios adviriam à causa de Deus nas regiões distantes, caso se fizessem fiéis esforços em favor desses estrangeiros que habitam nas cidades de nossa pátria. Acham-se entre esses homens e mulheres alguns que, ao aceitarem a verdade, habilitar-se-iam em breve para trabalhar por seu povo neste e em outros países. Muitos poderiam volver ao lugar de onde vieram, na esperança de ganharem seus amigos para a verdade. Poderiam procurar seus parentes e vizinhos, e comunicar-lhes o conhecimento da terceira mensagem angélica. Review and Herald, 29 de outubro de 1914.

Um Meio de Estender a Obra a Todas as Nações

Deus Se agradaria de ver muito mais realizado por Seu povo na apresentação da verdade para este tempo aos estrangeiros residentes na América do Norte, do que se tem feito até aqui. ... Como tenho testificado durante anos, caso fôssemos prontos em discernir as portas abertas pela providência de Deus, seríamos capazes de ver nas oportunidades que se multiplicam para nos aproximarmos de muitos estrangeiros domiciliados na América do Norte um meio divinamente designado para estender rapidamente a terceira mensagem angélica a todas as nações da Terra. Em Sua providência, Deus tem trazido os homens a nossas próprias portas, lançando-os, por assim dizer, em nossos braços, para que aprendam a verdade, e sejam habilitados a fazer uma obra que não nos seria possível fazer em levar a luz ao povo de outras línguas.

Acha-se diante de nós uma grande obra. O mundo tem de ser advertido. A verdade tem de ser traduzida em muitas línguas, a fim de que todas as nações possam fruir sua influência pura e


Ev - Pag. 571  

vitalizante. Esta obra requer o exercício de todos os dons que Deus nos confiou à guarda: a pena, a imprensa, a voz, a bolsa e as santificadas afeições da alma. Cristo nos fez embaixadores a fim de darmos a conhecer Sua salvação aos filhos dos homens; e se estivermos revestidos com a justiça de Cristo e cheios da alegria da presença de Seu Espírito, não poderemos ficar em silêncio. Review and Herald, 29 de outubro de 1914.

À Sombra de Nossas Portas

A mensagem precisa ser dada aos milhares de estrangeiros que vivem nessas cidades, no campo nacional. ...

Quem sente seriamente a preocupação de ver a mensagem proclamada na Grande Nova Iorque e nas muitas outras cidades até aqui não trabalhadas? Nem todo o dinheiro que se possa reunir tem de ser mandado da América do Norte para as terras distantes, enquanto no campo nacional há tão providenciais oportunidades de apresentar a verdade a milhões de almas que nunca a ouviram. Entre esses milhões, encontram-se os representantes de muitas nações, muitos dos quais estão preparados para receber a mensagem. Resta muito a fazer à sombra de nossas portas - nas cidades da Califórnia, Nova Iorque e muitos outros Estados. ...

Despertai, despertai, irmãos e irmãs meus, e entrai nos campos da América do Norte ainda não trabalhados. Depois de haverdes dado alguma coisa para os campos estrangeiros, não julgueis estar cumprido o vosso dever. Há uma obra a realizar nos campos estrangeiros, mas há uma obra a fazer na América do Norte, obra da mesma importância. Nas cidades americanas existem pessoas de quase todas as línguas. Estas necessitam da luz que Deus deu a Sua igreja. Testimonies, vol. 8, págs. 34-36.

Regozijamo-nos de que os esforços feitos pelos pioneiros entre os estrangeiros residentes nos Estados Unidos e no Canadá


Ev - Pag. 572  

tenha produzido farta colheita de almas. Review and Herald, 29 de outubro de 1914.

Bases Urbanas Para a Obra Estrangeira

Viajamos para ver a recém-estabelecida Missão Sueca, em Oak Street [Chicago]. Foi-nos aí mostrado um edifício que nossos irmãos suecos, sob a orientação do Pastor ______, adquiriram ultimamente para sede de seu trabalho em Chicago. O prédio tem bom aspecto. No porão, eles têm um bem aparelhado restaurante vegetariano. No primeiro andar há uma aprazível e cômoda sala para as reuniões, com assentos confortáveis para uma congregação de cerca de cento e cinqüenta pessoas, e os dois andares superiores estão alugados a moradores. Alegrei-me muito ao ver esta demonstração de progresso na obra sueca em Chicago.

Há grande obra a fazer pelo povo de todas as nações nas grandes cidades da América do Norte, e pontos de reunião como esse podem ser de grande benefício no sentido de atrair a atenção do povo, e no preparo de obreiros. Em toda cidade grande da América do Norte há pessoas de diferentes nacionalidades, as quais precisam ouvir a mensagem para este tempo. Anseio ver provas de que os ramos de trabalho delineados pelo Senhor estão sendo desinteressadamente empreendidos. Obra semelhante à que está sendo efetuada em Chicago pelo povo sueco, deve ser feita em muitos lugares. Review and Herald, 9 de fevereiro de 1905.

Empregar Métodos Cuidadosos

Há um homem que tem estado a trabalhar em ______, ... e nós trabalhamos com ele, e buscamos com o maior zelo ajudá-lo a empenhar-se na obra, não como um lutador, contendendo e debatendo, como era seu costume, afugentando o povo da verdade em vez de atraí-lo para ela. Ele viu que pregávamos a verdade, não de maneira tempestuosa; não atacando o povo com acusações, como saraiva. ...


Ev - Pag. 573  

Esse irmão ... disse haver recebido muita luz, e que havia de trabalhar de modo inteiramente diverso daquele por que o fizera. Os ______ são um povo irritável. Põem de repente todas as faculdades em operação e, em grande entusiasmo, exclamam: "É isto assim? Que fareis? Guardareis o sábado? Dizei Sim ou Não!" São tão cortantes como navalha, [e], cortam as orelhas do povo, ... e isto é o fim do negócio no que respeita a convertê-los à verdade.

Agora, temos que trabalhar com esses homens, que são realmente inteligentes, da mesma maneira que trabalhamos com eles, um por um, na infância da obra adventista do sétimo dia; tirando dessas preciosas almas seus caminhos e maneiras não santificados; falando com eles acerca de Jesus, de Seu grande amor, Sua mansidão, humildade e abnegação. Essas pedras rudes, trazemos, se possível, à oficina de Deus, onde serão talhadas e adaptadas, tirar-se-lhes-ão as arestas, e serão polidas sob a mão divina, até que se tornem pedras preciosas no templo de Deus e sejam pedras vivas que emitam luz. Assim poderão elas crescer para templo santo de Deus. Carta 44, 1886.

Publicações em Todas as Línguas

Dar a todas as nações a mensagem de advertência - eis o que deve ser o objetivo de nossos esforços. ... De cidade em cidade e de país em país, devem eles levar as publicações portadoras da promessa da próxima vinda do Salvador. Essas publicações devem ser traduzidas em toda língua; pois a todo o mundo deve o evangelho ser pregado. Review and Herald, 9 de fevereiro de 1905.

Aproximar-se dos Católicos

Cuidar de Nossa Maneira de Aproximar-nos

Não devemos, ao entrar em um lugar, criar barreiras desnecessárias


Ev - Pag. 574  

entre nós e outras denominações, especialmente os católicos, de maneira que eles pensem que somos declarados inimigos seus. Não devemos suscitar preconceito desnecessariamente em seu espírito, fazendo ataques contra eles. ... Pelo que Deus me tem mostrado, grande número será salvo dentre os católicos. Manuscrito 14, 1887.

Uma Obra Cautelosa

Sede cautelosos em vossos esforços, irmãos, não ataqueis com demasiado vigor os preconceitos do povo. Não se deve sair do caminho para investir contra outras denominações; pois isto só cria um espírito combativo, e cerra ouvidos e corações à entrada da verdade. Temos nossa obra a fazer, a qual não é derrubar, mas construir. Temos de reparar a brecha feita na lei de Deus. A obra mais nobre, é edificar, apresentar a verdade em seu vigor e poder, e deixar que ela abra caminho através de preconceitos e revele o erro em contraste com a verdade.

Há perigo de que nossos pastores digam demasiado contra os católicos e provoquem contra si mesmos os mais fortes preconceitos dessa igreja. Muitas almas há, na fé católica romana, que olham com interesse a este povo; mas o poder do padre sobre seu rebanho é grande, e se, por seus argumentos, pode prevenir o espírito do povo para se manter afastado, de modo que, ao ser-lhe exposta a verdade quanto às Igrejas caídas, não lhe dê ouvidos, ele certamente o fará. Mas como coobreiros de Deus, são-nos providas armas espirituais poderosas para derrubar as fortalezas do inimigo. Carta 39, 1887.

Evitar Acusações Maldosas

Que aqueles que escrevem em nossas revistas não dirijam rudes ataques e alusões que por certo hão de causar dano, e que obstruirão o caminho e nos impedirão de fazer a obra que devemos fazer a fim de alcançar todas as classes, inclusive os católicos. É nossa


Ev - Pag. 575  

obra falar a verdade em amor, e não misturar com a verdade os elementos não santificados do coração natural, e falar coisas que se assemelhem ao mesmo espírito possuído por nossos inimigos. Todas as ásperas acusações recairão sobre nós em medida dupla, quando o poder estiver nas mãos dos que o podem exercer para nosso dano. Muitas e muitas vezes me foi dada a mensagem de que não devemos, a menos que isso seja positivamente necessário para vindicar a verdade, dizer, especialmente em relação a pessoas, uma palavra nem publicar uma sentença que possa instigar nossos inimigos contra nós, e despertar suas paixões até à incandescência. ...

É verdade que nos é ordenado: "Clama em alta voz, não te detenhas, levanta a voz como a trombeta e anuncia ao Meu povo a sua transgressão e à casa de Jacó, os seus pecados." Isa. 58:1. Esta mensagem tem de ser dada, mas conquanto tenha de ser dada, devemos ter cuidado em não acusar, e apertar e condenar os que não possuem a luz que nós possuímos. Não devemos sair de nosso caminho para fazer duras acusações aos católicos. Entre eles existem muitos que são conscienciosíssimos cristãos, que andam em toda a luz que sobre eles brilha, e Deus operará em seu favor. Os que têm tido grandes privilégios e oportunidades, e que não têm aproveitado suas faculdades físicas, mentais e morais, mas antes vivido para agradar-se a si mesmos, e se têm recusado a desempenhar-se da sua responsabilidade, esses estão em maior perigo e em maior condenação diante de Deus, do que os que se acham em erro no que respeita à doutrina, mas que não obstante procuram viver para fazer bem aos outros. Não censureis outros; não os condeneis. Obreiros Evangélicos, págs. 326-329.

Fechar a Porta em Seu Rosto

Pregai a verdade, mas refreai palavras que manifestem um espírito áspero; pois tais palavras não podem ajudar ou esclarecer a ninguém. O Echo é


Ev - Pag. 576  

uma revista que deve ser amplamente disseminada. Nada façais que lhe prejudique a venda. Não há razão por que ele não seja como a luz brilhando em lugar escuro. Mas, por amor de Cristo, dai ouvidos às admoestações dadas quanto a não fazer demolidoras observações quanto aos católicos. Muitos deles lêem o Echo, e entre estes há almas sinceras que hão de aceitar a verdade. Mas fazem-se coisas que são como fechar-lhes a porta no rosto quando estão a ponto de entrar. Ponde no Echo mais animadores testemunhos de ação de graças. Não lhe obstruais o caminho, impedindo-o de ir a toda parte do mundo por torná-lo mensageiro de expressões duras. Satanás se regozija quando se encontra em suas páginas uma palavra mordaz. Counsels to Writers and Editors, pág. 45.

Exponde o Engano Pela Apresentação da Verdade

Importa fazerem-se decididas proclamações. A respeito dessa espécie de trabalho, porém, sou instruída a dizer a nosso povo: Sede cautelosos. Ao apresentar a mensagem, não façais investidas pessoais a outras Igrejas, nem mesmo à católica romana. Os anjos de Deus vêem nas diversas denominações muitos que só podem ser alcançados com a maior precaução. Sejamos portanto cuidadosos com nossas palavras. Não sigam nossos pastores os próprios impulsos em acusar e expor os "mistérios da iniqüidade". Sobre esses temas, o silêncio é eloqüente. Muitos se acham enganados. Falai a verdade em tons e palavras de amor. Cristo Jesus seja exaltado. Apegai-vos à afirmativa da verdade. Nunca deixeis o caminho reto traçado por Deus, no intuito de fazer um ataque a alguém. Esse ataque poderá causar muito dano mas nenhum bem. Poderá extinguir a convicção em muitos espíritos. Deixai que a Palavra de Deus, que é a verdade, conte a história da incoerência dos que se acham no erro.

Não se pode esperar que o povo veja imediatamente a


Ev - Pag. 577  

vantagem da verdade sobre o erro que têm acariciado. O melhor meio de expor a falácia do erro é apresentar as provas da verdade. Isto é a maior repreensão que se possa dar ao erro. Dissipai a nuvem de obscuridade que paira sobre o espírito, refletindo a brilhante luz do Sol da Justiça. Manuscrito 6, 1902.

Talvez Tenhamos Menos Para Dizer

Há necessidade de um estudo mais aprimorado da Palavra de Deus; especialmente Daniel e Apocalipse devem merecer atenção, como nunca antes na história de nossa obra. Talvez tenhamos menos a dizer em certos aspectos, quanto ao poder romano e ao papado, mas devemos chamar atenção ao que os profetas e apóstolos escreveram pela inspiração do Espírito de Deus. O Espírito Santo tem moldado os assuntos, tanto no dar a profecia, como nos acontecimentos descritos, de forma a ensinar que o instrumento deve ser mantido fora de vistas, oculto em Cristo, e o Senhor Deus do Céu e Sua lei devem ser exaltados. Counsels to Writers and Editors, págs. 45 e 46.

A Verdade Ilustrada Atrai os Católicos

O Pastor S. está despertando bom interesse por suas reuniões. Gente de todas as classes vão ouvir, e ver as imagens de tamanho natural que ele tem dos animais de Apocalipse. Grande número de católicos vai ouvi-lo. Muito de sua pregação são palavras textuais da Bíblia. Usa o mínimo possível de suas próprias palavras. De modo que se os ouvintes combaterem o que ele diz, combatem contra a Palavra de Deus. Carta 352, 1906.

Ninguém precisa pensar que os católicos se acham fora de seu alcance. Manuscrito 14, 1887.

Grande Colheita Dentre os Judeus

Os Judeus Sendo Contados com o Israel de Deus

Nesta nossa época, vemos os gentios começarem a se


Ev - Pag. 578  

regozijar com os judeus. Há conversos judeus ora trabalhando em ______ e em várias outras cidades, em favor de seu povo. Os judeus estão vindo para as fileiras dos escolhidos seguidores de Deus, e estão sendo contados com o Israel de Deus nestes dias finais. Assim alguns deles serão mais uma vez reintegrados com o povo de Deus e as bênçãos do Senhor repousarão ricamente sobre eles, se chegarem à posição de regozijo apresentada na Escritura: "E outra vez diz: Alegrai-vos, gentios, com o Seu povo." Rom. 15:10. Manuscrito 95, 1906.

Muitos Virão à Luz

Há uma poderosa obra a ser feita no mundo. O Senhor declarou que os gentios serão recolhidos, e não somente os gentios, mas os judeus. Há entre os judeus muitos que serão convertidos e por meio de quem veremos a salvação de Deus sair como lâmpada ardente. Há judeus por toda parte, e a eles deve ser levada a luz da verdade presente. Há entre eles muitos que virão para a luz, e que proclamarão a imutabilidade da lei de Deus com admirável poder. O Senhor Deus atuará. Fará coisas maravilhosas em justiça. Manuscrito 87, 1907.

Os Judeus em Muitas Terras

Tem sido para mim coisa estranha que tão poucos se sintam preocupados com o trabalho pelo povo judeu, disperso por tantas terras. Cristo estará convosco ao buscardes fortalecer vossas faculdades perceptivas, a fim de verdes mais claramente o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. As faculdades adormecidas do povo judeu devem ser despertadas. As Escrituras do Antigo Testamento, em conjunto com as do Novo, serão para eles como o alvorecer de uma nova criação, ou como a ressurreição da alma. Avivar-se-á a memória ao verem Cristo descrito


Ev - Pag. 579  

nas páginas do Antigo Testamento. Salvar-se-ão almas dentre a nação judaica, ao serem as portas do Novo Testamento descerradas com a chave do Antigo Testamento. Cristo será reconhecido como o Salvador do mundo, ao ver-se quão claramente o Novo Testamento explica o Antigo. Muitos dos judeus hão de, pela fé, aceitar a Cristo como seu Redentor. Carta 47, 1903.

Judeus Convertidos na Finalização da Obra

Haverá muitos conversos entre os judeus, e esses conversos ajudarão a preparar o caminho do Senhor, e fazer no deserto caminho direto para nosso Deus. Judeus conversos hão de ter parte importante a desempenhar nos grandes preparativos a serem feitos no futuro para receber a Cristo, nosso Príncipe. Nascerá uma nação em um dia. Como? Por homens que Deus designou se converterem à verdade. Ver-se-á "primeiro, a erva, depois, a espiga, e, por último, o grão cheio na espiga". Mar. 4:28. Cumprir-se-ão as predições da profecia. Manuscrito 75, 1905.

Evangelismo Infantil

Crianças Dispostas a Ouvir e Aceitar

Nas crianças que foram postas em contato com Ele, Jesus viu os homens e as mulheres que deviam ser herdeiros de Sua graça, e súditos de Seu reino, e alguns dos quais se tornariam mártires por amor dEle. Sabia que essas crianças haviam de Lhe dar ouvidos e aceitá-Lo como Seu Redentor muito mais prontamente do que o fariam os adultos, alguns dos quais eram sábios segundo o mundo e endurecidos de coração. Ensinando, Ele descia ao seu nível. Ele, a Majestade do Céu, respondia-lhes às perguntas, e simplificava Suas importantes lições para alcançar-lhes o infantil entendimento. Plantava-lhes no


Ev - Pag. 580  

espírito a semente da verdade que, nos anos por vir, brotaria e daria frutos para a vida eterna.

Quando Jesus disse aos discípulos que não impedissem as crianças de ir a Ele, estava falando a Seus seguidores de todos os séculos - aos oficiais da igreja, aos pastores, auxiliares, e a todos os cristãos. Jesus está atraindo as crianças, e nos manda: "Deixai-as vir"; como se quisesse dizer: "Elas virão, caso as não impeçais."

Não deixeis que vosso caráter não cristão represente mal a Jesus. Não conserveis os pequeninos afastados dEle pela vossa frieza e aspereza. Nunca lhes deis motivo de pensar que o Céu não seria um lugar aprazível para eles, se lá estivessem. Não faleis de religião como de uma coisa que as crianças não possam compreender, nem procedais como se não se esperasse delas que aceitassem a Cristo em sua infância. Não lhes deis a falsa impressão de que a religião de Cristo seja uma religião sombria, e que, indo ao Salvador, elas devem renunciar a tudo quanto faz a vida agradável.

Ao tocar o Espírito Santo o coração das crianças, cooperai com Sua obra. Ensinai-lhes que o Salvador as está chamando, que coisa alguma Lhe poderá causar maior alegria do que se entregarem a Ele na florescência e vigor de seus anos.

O Salvador considera com infinita ternura as almas que Ele comprou com Seu sangue. São a reivindicação de Seu amor. Ele as olha com inexprimível anelo. Seu coração se dilata, não somente para as mais bem-educadas e mais atrativas crianças, mas para as que, por herança ou negligência, têm objetáveis traços de caráter. A Ciência do Bom Viver, págs. 42-44.

As Impressões da Infância Influenciam a Vida Posterior

As lições ensinadas às crianças e aos jovens produzem


Ev - Pag. 581  

sobre sua mente impressões que influenciam seu caráter em grau muito maior do que o imaginam os adultos. Em minha infância um pastor que chegou à casa de meu pai em Portland, Maine, leu em Atos o capítulo que narra o livramento de Pedro, quando um anjo de Deus tomou a presa ao inimigo que determinara destruí-lo. O capítulo foi lido devagar e solenemente, e causou em minha mente infantil uma impressão que conservou a narração vívida diante de mim até ao dia de hoje.

Ora, segundo a luz que me foi dada por Deus, sei que, como um povo, não temos aproveitado nossas oportunidades para a educação e preparo da juventude. Devemos ensinar-lhes a ler e entender as Escrituras. Sempre que há um curso bíblico para os pastores e o povo, devemos, em ligação com ele, organizar uma classe para a juventude. Seus nomes devem ser registrados. Todos devem sentir a importância do plano de educar os jovens para compreenderem as Escrituras. Seja a obra empreendida na singeleza da própria verdade. Dirigi a mente dos jovens de verdade para verdade, mais e mais alto, mostrando-lhes como texto explica texto, sendo uma passagem a chave de outras passagens. Assim a própria Escritura será o poder educador, levando os pensamentos cativos a Cristo. Carta 27a, 1892.

Reuniões de Crianças em Séries de Conferências

O terceiro anjo está a voar pelo meio do céu, e leva em sua bandeira a inscrição: "Os mandamentos de Deus e a fé em Jesus." Apoc. 14:12. Em todo lugar em que se arma uma tenda, devem-se fazer desde o princípio diligentes esforços para pregar o evangelho aos pobres e curar os doentes. A obra de dar vista espiritual aos cegos tem ajuntado muitas almas a nosso número daqueles que se hão de salvar.


Ev - Pag. 582  

As reuniões para crianças devem realizar-se, não meramente para educá-las e entretê-las, mas a fim de que possam converter-se. E isto se dará. Se exercermos fé em Deus, seremos habilitados a mostrar-lhes o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Deve-se trabalhar por todos os que assistem às nossas reuniões maiores. Os altos e os baixos, ricos e pobres, devem ser alcançados por esta espécie de trabalho. Manuscrito 6, 1900.

O Amor Atrai as Crianças a Cristo

Por vossa maneira de tratar com os pequenos, podeis pela graça de Cristo moldar-lhes o caráter para a vida eterna, ou por um modo errado de proceder podeis imprimir-lhes um caráter satânico. Nunca procedais seguindo a um impulso, no governo das crianças. Una-se o afeto à autoridade. Acariciai e cultivai tudo que é bom e amável, e levai-os a desejar o mais alto bem, mediante o revelar-lhes Cristo. Ao mesmo tempo que lhes negais as coisas que lhes seriam nocivas, levai-os a verem que os amais e quereis torná-los felizes. Quanto mais destituídos de atrativos eles são, tanto mais vos deveis esforçar por lhes revelar vosso amor a eles. Se a criança tem confiança de que a quereis tornar feliz, o amor derrubará toda barreira. Este é o princípio do trato do Salvador com os homens; é o princípio que tem de ser introduzido na igreja. Carta 23a, 1893.

Bem Planejado Esforço em Favor das Crianças

O interesse aqui [na Austrália] em nossas reuniões campais excede a tudo que já vimos em qualquer reunião na América do Norte ou em qualquer outra terra. Mesmo nos dias feriados, com todos os seus emocionantes divertimentos, tivemos em dias de semana até mil e duzentas pessoas na tenda - pessoas fervorosas e inteligentes. Vêm muitas crianças de pessoas não da igreja. No domingo passado estiveram presentes cerca de quatrocentos


Ev - Pag. 583  

na reunião das crianças. Essas reuniões estão sob a liderança da irmã ______. Ela arrumou as crianças em classes sob a orientação de professores, a quem ela instrui, ajudando-os no trabalho. São seguidos os métodos do jardim da infância, tanto quanto possível. ...

O dinheiro despendido em Carros Evangélicos poderia ter sido muito melhor usado se empregado em alguma coisa sólida e permanente. É verdade que os Carros Evangélicos realizarão algum bem. Mas vi que haveria decepção quanto aos resultados finais. Em contraste com isso, outra obra me foi apresentada à vista. Nas estações apropriadas do ano eram levadas tendas a diferentes lugares. Realizavam-se reuniões campais em muitas localidades. Eram dirigidas por homens capazes, tementes a Deus, ajudados por auxiliares habilitados. Realizavam-se reuniões infantis e reuniões de avivamento, para levar o povo a colocar-se ao lado da verdade. ...

Nessa reunião campal tem sido feito exatamente o trabalho devido. As reuniões infantis, ou jardim da infância bíblico, têm realizado boa obra. As lições dadas são repetidas pelas crianças em seus lares, e as mães mostram seu interesse preparando primorosamente as crianças para a escola. A maioria são filhos de pessoas não da nossa fé. As sementes da verdade bíblica têm caído no solo do coração. Não é tarefa fácil, mas está dando bons resultados. Fazem-se impressões no coração dos pais e seus filhos. O grande dia de Deus revelará o bem que essas reuniões têm realizado. É este um campo vasto a ser cultivado. Seja continuado este trabalho. Onde melhor poderão ser usados os talentos? Esses obreiros semeiam para terem uma colheita. ... Homens, mulheres e crianças estão ansiosos por saber o que fazer para herdar a vida eterna. Carta 2, 1899.


Ev - Pag. 584  

Lições da Natureza

As reuniões para as crianças realizavam-se duas vezes ao dia. Depois da lição da manhã, nos dias de bom tempo, professores e crianças faziam um longo passeio, e durante o mesmo, pela margem do rio, ou nos campos relvosos, fazia-se alto, sendo ministrada breve lição sobre a Natureza. Era de notar que nos dias em que as crianças haviam tido uma excursão pelo campo, ficavam bem quietas e ordeiras no acampamento. A assistência às reuniões matinais quando só as crianças do acampamento se achavam presentes, era de trinta. À tarde, quando vinham as da escola da vizinhança, havia de cinqüenta a sessenta. Manuscrito 27, 1895.

Alcançar os Pais por Meio dos Filhos

Nossas reuniões campais são dos mais importantes instrumentos em nossa obra. Em todas as reuniões campais deve-se fazer trabalho pelas crianças. Dê-se a obreiros aptos o cuidado de educar constantemente as crianças. Pedi a bênção do Senhor sobre a semente semeada, e a convicção do Espírito de Deus tomará posse mesmo dos pequeninos. Por meio dos filhos, muitos pais serão alcançados. Manuscrito 52, 1900.

Os que se Encontram em Centros de Turismo

Por que Jesus Escolheu Cafarnaum

Durante Seu ministério terrestre, o Salvador aproveitou as oportunidades que se ofereciam nos grandes centros de passagem de viajantes. Era em Cafarnaum que Jesus morava nos intervalos de Suas viagens para lá e para cá, e ela chegou a ser conhecida como "Sua cidade". Esta cidade adaptava-se bem a servir de centro para a obra do Salvador. Situada na estrada de Damasco para Jerusalém e o Egito, bem como para o Mar Mediterrâneo, era uma grande via de comunicação. Gente de muitas terras passava pela cidade, ou aí se detinha para descansar em suas


Ev - Pag. 585  

jornadas de um lado para outro. Aí podia Jesus encontrar todas as nações e gente de todas as posições - os ricos e grandes, da mesma maneira que os pobres e humildes; e Suas lições podiam ser levadas a outros países e a muitos lares. Estimular-se-ia assim o estudo das profecias; seria chamada atenção para o Salvador, e Sua missão levada perante o mundo. Testimonies, vol. 9, pág. 121.

Prender a Atenção da Multidão

Nas famosas estâncias de saúde e centros de turismo, apinhadas com muitos milhares dos que andam em busca de saúde e de prazer, devem postar-se pastores e colportores capazes de prender a atenção de multidões. Vigiem os obreiros as ocasiões de apresentar a mensagem para este tempo, e realizar reuniões quando se lhes oferecer oportunidade. Aproveitem eles prontamente as oportunidades de falar ao povo. Acompanhados pelo poder do Espírito Santo, vão ao encontro do povo com a mensagem dada por João Batista: "Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos Céus." Mat. 3:2. A Palavra de Deus tem de ser apresentada com clareza e poder, de modo que os que têm ouvidos para ouvir, ouçam a verdade. Assim será o evangelho da verdade presente posto no caminho daqueles que o não conhecem, e não poucos o receberão, levando-o a seu lar em todas as partes do mundo. Testimonies, vol. 9, pág. 122.

Reuniões em Tenda nos Grandes Centros de Turismo

Reuniões em tendas precisam ser efetuadas em tantos dos grandes centros de turismo, longe e perto, quantos a Associação ______ possa atingir com os obreiros de que dispõe. Se nunca houve necessidade de despertar para a importância do trabalho em lugares assim, essa necessidade existe agora. Carta 138, 1902.

Onde o Povo Vai e Vem

É preciso fazer-se uma obra especial em lugares onde o povo está constantemente indo e vindo.


Ev - Pag. 586  

Cristo trabalhou grande parte do tempo em Cafarnaum, porque ela era um lugar por onde os viajantes passavam constantemente, e onde muitos com freqüência se demoravam. Review and Herald, 12 de julho de 1906.

Obreiros Para Centros de Turismo

É difícil encontrar rapazes e moças capazes, que entrem nas cidades e efetuem serviço eficaz. Nesses centros turísticos, aonde muitos viajantes vão em busca de saúde e prazeres, necessitamos grandemente de jovens cabalmente firmados na verdade da terceira mensagem angélica, que andem no meio do povo, e os ajudem, dizendo uma palavra a seu tempo a um, e proporcionando conforto a outro. Review and Herald, 12 de julho de 1906.

A Reunião em Praça Pública

Alcançar Alguns Mediante Reuniões ao Ar Livre

As cidades devem ser mais trabalhadas. Lugares há em que o povo pode ser mais facilmente alcançado por meio de reuniões ao ar livre. Muitos há que podem fazer essa espécie de trabalho, mas precisam revestir-se de toda a armadura da justiça. Somos por demais delicados em nossa obra; todavia a propriedade e o bom senso são necessários. Special Testimonies, pág. 15.

Problemas dos que Vão e Vêm

Estas reuniões [ao ar livre] podem ser realizadas às vezes, e em ocasiões especiais serão o melhor meio de alcançar o povo; mas tornar este um sistema regular de trabalho não surtirá, presentemente, os resultados desejados. O obreiro não poderá provar plenamente seu ministério. Um sermão ou discurso casual pode levar os ouvintes a uma cadeia de pensamentos que poderá, mediante outras circunstâncias que possam influir, resultar em sua


Ev - Pag. 587  

conversão; mas são raros esses casos. Gospel Workers, págs. 339 e 340.

Nas reuniões ao ar livre não se pode fazer aquela obra completa em concluir o trabalho para que ele possa apresentar todo homem perfeito em Cristo Jesus. Por vezes pode-se realizar grande bem por esta espécie de trabalho. Em regra, porém, é melhor chegar ao povo por outro modo. Carta 2, 1885.

A apresentação de Cristo em família, no lar, e em pequenas reuniões em casas particulares, é muitas vezes mais bem-sucedida em atrair almas para Jesus, do que sermões feitos ao ar livre, às multidões em movimento, ou mesmo em salões ou Igrejas. Obreiros Evangélicos, pág. 193.

Reuniões de Temperança ao Ar Livre

Devemos estar em atividade nos cantos escuros da Terra. ... Tenho estado freqüentemente ao ar livre para falar a grupos de pessoas que se reúnem para me ouvir. Tenho visto senhoras com crianças nos braços, ficarem de pé por uma hora para ouvir-me. Havia homens e mulheres em todo o redor. Perguntei-lhes: "Quantos de vocês têm uma fé esclarecida em Jesus Cristo? Quantos são cristãos? Os que forem, levantem a mão." Nem uma mão se ergueu. Não necessitariam eles de Cristo? Não necessitariam de conhecimento da verdade? Não necessitariam de aprender lições de temperança? Sim, na verdade.

Deus quer que estejamos onde nos seja possível advertir o povo. Ele quer que empreendamos o assunto da temperança. Por hábitos errôneos no comer e beber, os homens estão destruindo a faculdade que têm de pensar, e a inteligência. Não precisamos pegar um machado e penetrar em seus bares. Possuímos arma mais forte do que isto - a Palavra do Deus vivo. Esta abrirá caminho por entre a sombra infernal que Satanás procura lançar através de seu caminho. Deus é forte e


Ev - Pag. 588  

poderoso. Falar-lhes-á ao coração. Nós O temos visto proceder assim. Temos visto almas trazidas à verdade. General Conference Bulletin, 23 de abril de 1901.

<< Capítulo Anterior Próximo Capítulo >>